10 dicas para representantes de vendas: como vender mais

5 min de leitura
Ariane Jaeger
15 de fevereiro de 2021
Última atualização: 8 de fevereiro de 2021
10 dicas para representantes de vendas: como vender mais

Ser um bom representante de vendas envolve muitos detalhes. Então que tal conferir o guia com ‘10 dicas para representantes de vendas: como vender mais’?

Para vender mais e ter mais qualidade, é necessário conhecer o cliente, o produto/serviço, entender a concorrência e prestar atenção em muitos outros fatores importantes. Por isso, nada melhor do que conhecer dicas práticas para aplicar no dia a dia e ter sucesso na carreira de representação de vendas. Vamos lá?

1. Antes de tudo: saiba bem sobre o produto ou serviço que você representa

O primeiro passo para ser um bom representante comercial é conhecer aquilo que você vende. Pensando nisso, algumas perguntas são válidas para poder direcionar melhor as vendas:

Ao olhar para o produto/serviço representado, pense no seguinte:

·       Como funciona o item oferecido?

·       Quais são as vantagens em comprá-lo?

·       Tem algum detalhe especial que precisa ser citado?

·       Quais são os diferenciais com relação a outros produtos vendidos pela concorrência?

Quando se entende características, detalhes e benefícios, é possível repassar confiança e conquistar ainda mais clientes. Então não poupe explicações e conhecimento para poder vender mais.

2. Não esqueça de estudar a empresa que está sendo representada

Além de saber apresentar o produto ou serviço, é essencial conhecer a empresa que você representa.

Faça perguntas importantes, como:

·       Quem é ela?

·       Qual é a história por trás da organização?

·       Como funciona seu posicionamento e participação no mercado?

Fique de olho nas políticas e informações principais, tendo ainda mais impulso para saber como vender mais.

3. Entenda as necessidades do cliente

Dependendo de como o usuário interage com o produto, ele pode ter uma reação positiva ou negativa sobre ele – isso é a famosa ‘User Experience’ (experiência do usuário).

Sabendo disso, uma das dicas para representantes de vendas é trabalhar exatamente sobre a necessidade do cliente. O que ele leva em consideração na hora de comprar um produto ou contratar um serviço? Quais são suas principais ambições? Como é o seu posicionamento?

Conhecer o cliente é requisito para implementar ferramentas de negócios para melhorar suas vendas – focando naquilo que é a cara do seu público-alvo!

br_sale2-25.png

4. Aperfeiçoe a comunicação para ser um bom representante comercial

A comunicação é tudo no universo das vendas! Afinal: você vai precisar usar argumentos convincentes para fechar negócio – além de falar sobre funcionalidades do produto ou serviço que deseja apresentar.

Pensando nisso, vale a pena ouvir o cliente (para tentar solucionar seu problema), passar uma mensagem clara e transmitir confiança nos pequenos detalhes. Só assim será possível convencê-lo a ponto de finalizar com sucesso uma venda.

5. Tenha resiliência para ouvir muitos ‘nãos’

Paciência e persistência são palavras-chave para quem trabalha como representante comercial. Porque nem sempre é uma tarefa fácil fechar uma venda. Dependendo do nicho de atuação, o processo pode ser ainda mais complicado.

Por isso, uma das dicas para representantes de vendas é ter resiliência para seguir em frente mesmo com os desafios.

Às vezes será necessário tentar mais de uma vez para ter sucesso com o ramo desejado. Apesar de muitas pessoas pensarem que é besteira, talvez esse seja um dos principais detalhes de ’10 dicas para representantes de vendas: como vender mais’.

6. Crie metas a serem atingidas

Quem trabalha com o ramo já sabe que é comum criar metas para vendas. Então, se você deseja ter sucesso na carreira com representação de vendas, estabeleça metas a serem cumpridas.

O salário do representante comercial vai depender dos seus esforços pessoais para conquistar cada vez mais clientes e vender mais. Inicie com metas pequenas e vá crescendo à medida que os resultados forem alcançados.

7. Fique de olho nos concorrentes

A concorrência nunca esteve tão grande quanto atualmente. E para sobreviver no mercado, você precisa estar pronto para agir mais rápido do que os próprios concorrentes.

Por isso, é crucial saber quem são os seus principais concorrentes e o que eles oferecem. Esteja atento para a maneira com que eles respondem às mudanças do mercado, ficando pronto para agir e se sobressair em meio às instabilidades.

8. Programe-se com horários, atendimentos e documentos

O dia a dia de um representante comercial pode ser mais atarefado do que se imagina. Portanto, é preciso manter os horários bem organizados, ter um roteiro de vendas definido e cuidar de toda a gestão de documentos dos clientes.

Certifique-se de que tudo está em dia semanalmente, evitando comprometer o seu trabalho pela falta de programação.

br_sale2-26.png

9. Jamais deixe de lado o pós-venda

Para ter sucesso a longo prazo, o pós-venda é uma etapa que jamais deve ser ignorada. Isso porque ela é importante para fidelizar o cliente, prestar um atendimento de qualidade e construir uma parceria duradoura.

Depois de concluir a venda, é válido mandar uma mensagem para saber se está tudo bem com o produto ou serviço contratado. Pergunte se ele possui alguma dúvida ou se há algo que você possa fazer para ajudá-lo. Em meio a grande concorrência de mercado, detalhes como esses fazem toda a diferença!

10. Conte com a ajuda da tecnologia para manter sua rotina organizada

Vender é um processo que por si só já é bem complexo. Você precisa lidar com clientes, com a empresa que representa e com todos os detalhes dos serviços/produtos que tem para vender.

Por isso, utilize ferramentas de vendas para manter a rotina organizada e não esquecer de tudo aquilo com que você precisa se preocupar.

Vários softwares podem ajudar com a gestão de representantes comerciais, incluindo:

·       CRM;

·       Organização de tarefas;

·       Gerenciamento de contatos e projetos;

·       E até videoconferências com clientes e fornecedores. 

Vale a pena testar plataformas bem consolidadas para ver qual se encaixa dentro das suas necessidades.

E o que fazer depois de conferir as ’10 dicas para representantes de vendas: como vender mais’?

Agora é a hora de colocar tudo em prática para atingir suas metas com vendas.
Se você se interessa por assuntos relacionados com a gestão de vendas online, pode explorar o site do Bitrix24 para saber mais.

Mais populares
CRM
Trabalhando com leads no CRM móvel
CRM
Proatividade na gestão de clientes com o novo modo do CRM Bitrix24
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Automação no CRM: simplificando a comunicação com o cliente!
Aplicativos
Nova integração do Mercado Livre com o Bitrix24
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Novidade: Regras de automação para mensagens
Índice
1. Antes de tudo: saiba bem sobre o produto ou serviço que você representa 2. Não esqueça de estudar a empresa que está sendo representada 3. Entenda as necessidades do cliente 4. Aperfeiçoe a comunicação para ser um bom representante comercial 5. Tenha resiliência para ouvir muitos ‘nãos’ 6. Crie metas a serem atingidas 7. Fique de olho nos concorrentes 8. Programe-se com horários, atendimentos e documentos 9. Jamais deixe de lado o pós-venda 10. Conte com a ajuda da tecnologia para manter sua rotina organizada
Você também pode gostar
Artigos
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Automatizando o trabalho de qualquer departamento com a ajuda do Bitrix24
Dicas e Artigos úteis
Automatizando o trabalho de qualquer departamento com a ajuda do Bitrix24
1 min de leitura
Perguntas frequentes sobre o Suporte do Bitrix24
Dicas e Artigos úteis
Perguntas frequentes sobre o Suporte do Bitrix24
1 min de leitura