Apresentando o Scrum: 10 passos para o sucesso do Scrum em sua empresa

5 min de leitura
Ariane Jaeger
8 de fevereiro de 2021
Última atualização: 5 de fevereiro de 2021
Apresentando o Scrum: 10 passos para o sucesso do Scrum em sua empresa

O mundo nunca mudou tão rápido quanto atualmente, e os profissionais precisam estar prontos para lidar com as adversidades de forma veloz. Para isso, o Scrum Framework pode ser um grande aliado. Confira o guia ‘Apresentando o Scrum: 10 passos para o sucesso do Scrum em sua empresa’ e aplique na prática.

Se você não faz ideia de como funcionam as ferramentas para gerenciamento de projetos Scrum, não precisa se preocupar. Neste artigo, aprenda desde os princípios básicos até a aplicação em um software Scrum para a gestão de projetos.

Antes de tudo: como funciona o gerenciamento de projetos com scrum?

Não importa se o seu projeto é pessoal ou corporativo, o fato é que uma boa gestão faz toda a diferença para atingir os resultados desejados. Mas para impedir que as mudanças de mercado (ou que a própria concorrência) atrapalhem os seus planos, nada melhor do que adotar o framework do Scrum para o gerenciamento de projetos.

A metodologia Scrum é uma abordagem inovadora para otimizar seu fluxo de trabalho. A ideia é aplicar a gestão de projetos ágeis, com uma equipe 100% integrada e em pleno comprometimento.

Pode até parecer difícil chegar num patamar desse, mas com a colaboração de equipes, um bom gestor e um fluxo de trabalho coordenado, é possível estar pronto para as necessidades do mundo moderno – de maneira ágil e eficiente.

Para te ajudar nessa trajetória, siga o ‘Apresentando o Scrum: 10 passos para o sucesso do Scrum em sua empresa’ e faça os projetos decolarem! Vamos lá?

br_scrum-10 (1).jpg

1. Defina a liderança para o projeto (Product Owner)

Durante o andamento de um projeto Scrum, o Product Owner é um dos principais papéis na equipe de projetos. Ele será responsável pela liderança, organizando os recursos, prioridades e objetivos.

Então, antes mesmo de iniciar o trabalho, um Product Owner precisa ser escolhido. Esse será o passo inicial para montar uma equipe de projetos Scrum de alta qualidade.

   

2. Escolha um coordenador para a equipe (Scrum Master)

Depois de definir o Product Owner, é o momento de verificar quem será o Scrum Master – aquela pessoa responsável por coordenar a equipe de trabalho.

Tome a decisão com cautela e escolha alguém com habilidades eficientes para a função. Afinal, o profissional será encarregado da performance da equipe como um todo, requerendo cuidados.

   

3. Selecione quem vai participar do time de desenvolvimento

Quais funcionários farão parte do projeto em questão? Você vai precisar de colaboradores externos (como freelancers) para realizar alguma função?

Monte uma equipe interdisciplinar, de acordo com as suas necessidades. E pense nas habilidades específicas de cada profissional antes mesmo de delegar tarefas. Isso será muito importante para garantir o sucesso como um todo!

 

4. Tenha prioridades bem definidas (Product Backlog)

O Product Owner (liderança) é o responsável por dizer quais são as prioridades do projeto – que no gerenciamento de projetos com Scrum é conhecido como ‘Product Backlog’.

Definir prioridades é crucial em um Framework Scrum, porque as tarefas mais importantes devem ser realizadas primeiro. Tudo para facilitar a gestão de projetos ágeis.

 

5. Separe o projeto por etapas, com prazos bem definidos (Sprints)

Junto com a lista de prioridade de tarefas (Product Backlog), determine passos e prazos a serem cumpridos (os Sprints).

Porque, afinal de contas, não adianta querer abraçar o mundo e não dar conta do básico. Fica muito mais fácil separar os projetos em subtarefas, estabelecendo um calendário de entrega por etapas. Até um projeto complexo pode ser vencido dessa maneira, é só se organizar.

 br_scrum-12 (1).jpg

6. Estimule a interação entre os membros da equipe

Não adianta apenas se comunicar. No andamento de projetos inteligentes, é preciso interagir.

Muitos dos casos de sucesso do Scrum só são possíveis porque a interação da equipe é estimulada. Afinal, você vai precisar que todos os colaboradores trabalhem de forma ágil e motivada para seguir com produtividade.

 

7. Mantenha todos bem informados com reuniões periódicas

Discuta o andamento do projeto, as falhas, o cenário interno/externo e os resultados esperados. Reuniões periódicas permitem se adaptar conforme as necessidades. Portanto, são fatores decisivos para seguir com sucesso diante dos seus planos – não deixe de realizá-las.

 

8. Revise os passos e calendários

Acompanhe as etapas do fluxo de trabalho para ter certeza de que nada importante foi esquecido. Também confira os cronogramas para ver se tudo está em dia. Como muitas tarefas são interdependentes, qualquer erro de revisão pode levar ao fracasso. Vale a pena sempre checar (principalmente em projetos grandes, complexos e com muitos membros).

 

9. Alie ferramentas para aumentar a produtividade

 Além de adotar um método ágil, garanta que os funcionários consigam trabalhar em um ambiente agradável e com máxima produtividade. Isso contribui para cada ponto do projeto, alcançando o desejado êxito com a gestão de tarefas.

 

10. Faça o gerenciamento de projetos com Scrum totalmente online

Para fazer parte do grupo de empresas com casos de sucesso do Scrum, é preciso colocar a mão na massa. E para ter sucesso com a metodologia inovadora na sua empresa, a recomendação é aproveitar todas as vantagens das ferramentas para gerenciamento de projetos scrum online.

Como o Scrum é um método muito rápido, softwares online são uma ajuda e tanto para tornar processos automatizados. Um quadro Scrum online inclui vários recursos interativos para que o trabalho seja coordenado com mais facilidade. Então, é só escolher uma plataforma que se encaixe nas necessidades da sua empresa para começar a operar.

Agora, com certeza será mais fácil analisar os desafios a vencer para uma implantação do Scrum de sucesso na sua equipe.

 

A chave do sucesso Scrum está ao seu alcance

Você precisa ser ágil para driblar a concorrência e dançar conforme as novidades do mercado. Realizando uma boa gestão de projetos Scrum, fica muito mais fácil lidar com as dificuldades e alcançar objetivos de curto a longo prazo.

Seguindo as dicas do guia ‘Apresentando o Scrum: 10 passos para o sucesso do Scrum em sua empresa’, você poderá tirar os projetos do papel e colocar o gerenciamento de tempo Scrum em prática.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a teoria por trás do assunto, confira todas as explicações em  ‘Metodologia Scrum: da teoria à prática’. A própria plataforma Bitrix24 reúne um quadro de Scrum personalizado, que permite deixar os conceitos ainda mais claros. Se tiver interesse, é só explorar o site para entender mais.

Mais populares
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Novidade: Regras de automação para mensagens
Aplicativos
Nova integração do Mercado Livre com o Bitrix24
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Conheça o Bitrix24 CoPilot!
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Assinatura de documentos eletrônicos no Bitrix24
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Novo canal do Bitrix24 com vídeos exclusivos de treinamento!
Índice
Antes de tudo: como funciona o gerenciamento de projetos com scrum? 1. Defina a liderança para o projeto (Product Owner) 2. Escolha um coordenador para a equipe (Scrum Master) 3. Selecione quem vai participar do time de desenvolvimento 4. Tenha prioridades bem definidas (Product Backlog) 5. Separe o projeto por etapas, com prazos bem definidos (Sprints) 6. Estimule a interação entre os membros da equipe 7. Mantenha todos bem informados com reuniões periódicas 8. Revise os passos e calendários 9. Alie ferramentas para aumentar a produtividade 10. Faça o gerenciamento de projetos com Scrum totalmente online A chave do sucesso Scrum está ao seu alcance
Você também pode gostar
Artigos
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Automatizando o trabalho de qualquer departamento com a ajuda do Bitrix24
Dicas e Artigos úteis
Automatizando o trabalho de qualquer departamento com a ajuda do Bitrix24
1 min de leitura
Perguntas frequentes sobre o Suporte do Bitrix24
Dicas e Artigos úteis
Perguntas frequentes sobre o Suporte do Bitrix24
1 min de leitura