Trabalho remoto: 10 dicas para empresas e proprietários

5 min de leitura
Ariane Jaeger
14 de janeiro de 2021
Última atualização: 5 de março de 2021
Trabalho remoto: 10 dicas para empresas e proprietários

Em meio a revolução tecnológica pela qual passamos, o trabalho remoto vem se tornando gradativamente mais presente no mundo moderno. Muitas tarefas que antes exigiam a presença física para a sua execução, agora já podem ser realizadas de forma totalmente remota.

Se você pesquisar por “trabalho remoto significado” no Google, descobrirá que as tarefas, processos e metas são praticamente as mesmas.  Porém, diferentemente dos empregos tradicionais, não há necessidade de comparecer a um escritório da empresa diariamente.

Entretanto, o trabalho remoto produtivo exige uma rotina ainda mais bem planejada e algumas mudanças de comportamento. Quer saber como trabalhar remotamente? Continue lendo pois ao longo deste artigo vamos abordar algumas dicas para trabalho remoto.


1. Comunique-se com a sua equipe

O trabalho remoto também depende da colaboração em equipe e, para isso, é necessário que o time esteja sintonizado. Para que haja uma relação harmoniosa entre os membros do time, deve-se construir uma relação cordial e profissional.

Mantenha contato frequente com seus companheiros de trabalho. Apesar de eles não estarem fisicamente ao seu lado, não tenha medo de perguntar caso possua uma dúvida sobre qualquer parte do seu trabalho. Porém, seja razoável com os horários de trabalho de cada um e evite interrompê-los em horários inadequados.

2. Faça chamadas de vídeo quando possível

O contato via texto ou áudio pode ser útil em alguns momentos, mas as vídeo-chamadas proporcionam uma experiência totalmente diferente. Afinal de contas, esse contato olho no olho é o mais próximo que podemos alcançar de um ambiente de trabalho físico.

Vale ressaltar que o ecossistema Bitrix24 conta com chamadas de vídeo gratuitas para todos os seus usuários. Então, caso você o utilize para gerenciar o seu projeto ou negócio, não deixe de usar este excelente recurso de comunicação.

3. Planeje a sua rotina de trabalho remoto

Às vezes, a flexibilidade de tempo que temos ao trabalhar desde o conforto das nossas casas pode ser um empecilho. Isso acontece quando fazemos mal uso desta vantagem e não planejamos bem nosso horário de trabalho.

Caso não possua um horário de trabalho fixo, planeje sua rotina para não atrasar as suas metas semanais. Inclusive, com o Bitrix24, você pode controlar o tempo total estimado para a realização de uma tarefa.

4. Tenha um espaço e ferramentas de trabalho remoto adequadas

Isto é bastante óbvio, mas vale repetir, invista no seu escritório pessoal. Se possível, tenha um local de trabalho confortável, sem muitas distrações para atrapalhar o desenvolvimento das suas tarefas.

Isto também vale para as suas ferramentas de trabalho, principalmente o seu computador. Ele é a sua área de trabalho remota, logo é essencial que ele não te deixe na mão durante uma tarefa ou reunião importante.

5. Aproveite o seu tempo

Embora seja importante desenvolver uma rotina, ela não precisa ter a mesma aparência que se você estivesse indo para o escritório todos os dias. Aproveite as vantagens de estar remoto.

O ponto principal é que você pode usar o tempo livre do deslocamento de casa ao trabalho em outras atividades. Que tal começar aquela aula de Yoga que você sempre quis mas não tinha tempo suficiente?

6. Use ferramentas para a geração de ideias em equipe

O processo de ideação de um projeto ou tarefa é uma das fases mais cruciais para que estes futuramente sejam bem sucedidos. Por isso, é importante que, mesmo remotamente, a sua equipe possa participar e interagir entre si para encontrar as melhores soluções.

O Bitrix24 conta com diversas ferramentas gráficas específicas para essa etapa, onde você pode criar mapas mentais, diagramas ou usar um quadro para melhor organizar as suas ideias.

7. Utilize ferramentas de colaboração

A colaboração em equipe é um dos pontos mais importantes de qualquer empresa, seja o trabalho realizado física ou digitalmente. De maneira geral, existem muitas ferramentas disponíveis que facilitam a comunicação e o trabalho em equipe.

O Bitrix24 é, sem dúvidas, a mais completa solução para a gestão de projetos do seu negócio. Além de ser um CRM, o Bitrix24 também conta com calendários e gerenciamento de arquivos compartilhados, bate-papo, chamadas de vídeo, comentários e diversos outros recursos úteis.

8. Crie listas para evitar a procrastinação

O trabalho remoto requer um certo comprometimento com uma rotina. Desta forma, você conseguirá entregar tudo no prazo esperado. Além de criar listas com as suas tarefas diárias que devem ser realizadas durante o dia, você pode criar listas do que não pode fazer.

Quando estamos trabalhando no computador em casa, a procrastinação é nossa maior inimiga. É muito comum abrir uma aba do navegador e acessar as redes sociais ou ver um vídeo no YouTube enquanto trabalhamos.

Logo, percebemos que perdemos diversos minutos ou até mesmo horas de trabalho devido a isso. Para evitar essas atitudes, você pode criar uma lista de procrastinação e definir punições leves para cada vez que você tomar certa atitude durante a sua rotina de trabalho remoto.

9. Defina intervalos de trabalho

Em uma rotina de trabalho tradicional, muitas vezes os funcionários até pulam o horário de almoço para conseguir completar uma tarefa. Porém, todos sabem que isso é extremamente danoso à saúde, bem como não aumenta a sua produtividade geral.

Porém, da forma como funciona trabalho remoto, não é necessário que estas atitudes sejam tomadas. Você deve otimizar o seu tempo e, independentemente de tudo, definir intervalos entre as suas tarefas diárias.

10. Dê um tempo do trabalho remoto e exercite-se

Esta é uma das dicas mais importantes que eu posso abordar neste artigo. Quando falamos de saúde e bem-estar, também estamos falando de produtividade. Para evitar problemas de saúde e mesmo para que você trabalhe mais disposto, nada melhor do que fazer pelo menos 30 minutos de exercícios diários.


Como melhorar o trabalho remoto?

Agora que você já sabe como funciona trabalho remoto, basta aplicar todas essas dicas na sua própria rotina. Comece mudando aos poucos os seus maus hábitos de trabalho remoto e substitua-os por bons hábitos.

Mais populares
Prompts para o CoPilot
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Novidade: Regras de automação para mensagens
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Conheça o Bitrix24 CoPilot!
Aplicativos
Nova integração do Mercado Livre com o Bitrix24
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Assinatura de documentos eletrônicos no Bitrix24
Índice
1. Comunique-se com a sua equipe 2. Faça chamadas de vídeo quando possível 3. Planeje a sua rotina de trabalho remoto 4. Tenha um espaço e ferramentas de trabalho remoto adequadas 5. Aproveite o seu tempo 6. Use ferramentas para a geração de ideias em equipe 7. Utilize ferramentas de colaboração 8. Crie listas para evitar a procrastinação 9. Defina intervalos de trabalho 10. Dê um tempo do trabalho remoto e exercite-se Como melhorar o trabalho remoto?
Você também pode gostar
Artigos
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Automatizando o trabalho de qualquer departamento com a ajuda do Bitrix24
Dicas e Artigos úteis
Automatizando o trabalho de qualquer departamento com a ajuda do Bitrix24
1 min de leitura
Perguntas frequentes sobre o Suporte do Bitrix24
Dicas e Artigos úteis
Perguntas frequentes sobre o Suporte do Bitrix24
1 min de leitura