Trabalho em equipe de alto desempenho
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12 dicas poderosas para trabalhar em projetos em grupo

Ariane Jaeger
21 de março de 2022
Última atualização: 23 de outubro de 2024

Por mais que grande parte da força de trabalho moderna esteja pautada em habilidades individuais, sempre é preciso atuar em conjunto para alcançar grandes resultados. Quando se está trabalhando em projetos em grupo, é comum que pensamentos, capacidades e pontos de vista diferentes entrem em choque, sendo necessário equilibrá-los.

Ao longo deste artigo, apresentaremos dicas e estratégias valiosas para quem pretende atuar ou formar grupos em projetos. Prontos para conferir?

Dicas para quem está trabalhando em projetos em grupo

Trabalhar em grupo pode ser um desafio, ainda mais porque nem sempre podemos controlar e escolher quem faz parte daquele time. No entanto, é totalmente possível criar um ambiente agradável, respeitar as diferenças e unir os esforços para que a experiência aconteça da melhor forma possível.

Quer saber por onde começar? Então, confira dicas extremamente úteis quando se está trabalhando em projetos em grupo e corra logo para aplicá-las.

1. Preze por uma comunicação clara

Trabalhando em projetos em grupo, a comunicação transparente e eficiente deve ser considerada como o elemento principal. Afinal, o trabalho em conjunto só é bem-sucedido quando a equipe consegue trocar informações, acompanhar o progresso e colaborar regularmente.

Graças a soluções tecnológicas, até equipes remotas podem se manter em plena sintonia – ainda que cada pessoa esteja em uma parte do mundo. Assim, é importante contar com uma boa plataforma colaborativa para se comunicar, compartilhar documentos e discutir cada possível detalhe do trabalho em equipe.

2. Promova um ambiente de trabalho respeitoso, agradável e aberto a feedbacks

Quando participamos de um projeto em equipe, queremos nos sentir à vontade para exprimir as nossas opiniões, ouvir o próximo e agir de acordo com as nossas responsabilidades. As empresas que estimulam a criação de um ambiente agradável, respeitoso e com a troca de feedbacks construtivos acabam tendo ainda mais benefícios nos trabalhos em conjunto.

Os colegas devem confiar uns nos outros e jamais serem punidos por discordarem de alguma conduta. O ambiente laboral, as companhias e os gestores que se abrem a ouvir a opinião dos outros elementos do time com respeito só têm a ganhar. E esta é uma dica que pode ser a sua grande aliada!

3. Faça com que a equipe tenha plena consciência sobre a sua missão e objetivos

Quando se está trabalhando em projetos em grupo, é importantíssimo que a equipe saiba, exatamente, quais são os seus reais objetivos – incluindo o propósito e a missão. Pois só compreendendo tais fatores é que ela será capaz, de fato, de se empenhar com o máximo de sucesso para acançá-los.

A clareza ao trabalhar em equipe é reforçada quando os gestores abordam expectativas claras e traçam metas, criam listas de tarefas e atribuem responsabilidades com foco em resultados.


4. Estimule o senso de pertencimento

Uma das dicas mais importantes para quem está trabalhando em projetos em grupo é estabelecer um senso comunitário entre este time. Quando as pessoas sentem que fazem parte de algo maior, elas seguem com maior motivação e permanecem com o compromisso de dar o seu melhor em prol de objetivos comuns. Além de se sentirem bem por participarem das ações e decisões daquele grupo.

Por sorte, existem várias maneiras pelas quais os laços podem ser estreitados para melhorar a dinâmica de equipe. Usar plataformas colaborativas de qualidade (que incluem até recursos como redes sociais internas) pode ser o impulso ideal. Vale a pena explorar!

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5. Identifique os pontos fortes dos colegas ou colaboradores e foque no que há de melhor

Cada vez mais, as pesquisas e as experiências reais revelam que focar em aspectos positivos dos indivíduos pode ser muito mais vantajoso do que incentivá-los ao desenvolvimento de novas habilidades. Por isso, trabalhando em projetos em grupo, o ideal é identificar os pontos fortes dos membros do time e considerá-los ao direcionar a função para cada funcionário.

Isto não apenas trará uma melhor performance individual ao nível de resultados, como também leva ao aumento da produtividade como um todo e gera ainda mais engajamento perante aquela comunidade.

Ainda, um dos elementos mais interessantes ao trabalhar em equipe está no fato de que os pontos fortes, as experiências e as habilidades diferentes tendem a se complementar. Assim, o fato de cada colaborador ter o seu jeito, quando somado, é o que trará ainda mais riqueza e potencial ao grupo de trabalho.

É importante que, ao delegar tarefas, os gestores tenham isto em mente para fazê-lo da forma mais assertiva e produtiva o possível. Assim, pode-se desfrutar das diferenças a seu favor. Já que os pontos, as habilidades e as experiências divergentes podem formar um grupo único e ainda mais incrível.

6. Seja honesto e transparente

Não tem nada pior do que estar trabalhando em projetos em grupo e se deparar com uma equipe que não se dá bem e está cheia de comportamentos e relacionamentos tóxicos. Para evitar qualquer desentendimento, o ideal é instigar uma atitude honesta, respeitosa e transparente.

Os colegas de trabalho não são obrigados a concordar uns com os outros. Então, antes de surgir qualquer tensão no grupo, é importante que eles compartilhem os pontos de discórdia e abordem o problema abertamente – mantendo sempre o respeito. Isso não só ajudará a melhorar o relacionamento entre os membros da equipe como também fará com que o grupo atue de forma mais produtiva.

O gestor ou o líder deve ser capaz de pensar em negociações e ter habilidades de resolução de conflitos, sendo imparcial, para evitar qualquer problema e melhorar a dinâmica de grupo no local de trabalho.

7. Tenha o gerenciamento de tempo como o seu aliado

A partir do momento em que estamos trabalhando em projetos em grupo, precisamos gerenciar o tempo de forma eficaz para cumprir com os feitos desejados. Independente da complexidade ou extensão do projeto – ou do tamanho do grupo de trabalho – é essencial definir o seguinte:

  • Os prazos de entrega para as atividades;

  • Os pontos cruciais no calendário;

  • As reais expectativas para cada etapa;

  • E ter ao menos um esboço sobre as responsabilidades dos participantes da equipe ao longo dos estágios.

Quando bem aplicadas, as habilidades de gestão de tempo contribuirão para a redução da pressão e do estresse laboral, bem como para os níveis de organização pessoais, de performance e de alcance de metas e resultados. O que é essencial!

8. Abra portas à criatividade e inovação

Imagine que um colaborador propôs uma solução para um problema e o gestor simplesmente respondeu: “que ideia boba”. O que acontece logo em seguida? A tendência é que outros funcionários nem sequer percam o seu tempo tentando expor uma opinião.

Na verdade, toda e qualquer equipe deve incentivar a troca de ideias e valorizar os pontos de vista diferenciados. O esforço e a diversidade de pensamentos para resolver um problema podem fazer uma imensa diferença a longo prazo. E quando se conta com a ajuda da equipe, dotada de indivíduos tão distintos, abrimos portas para as oportunidades criativas e altamente inovadoras.

Por isso, é importantíssimo que as organizações estejam de portas abertas para os diferentes pontos de vista, o senso criativo e a inovação. Preste sempre atenção nisso!

9. Busque a melhoria contínua

Em um mundo em que tudo muda de forma rápida, nada está tão bom a ponto que não possa melhorar. Considerando tal ideia, é essencial que os times estejam em busca da melhoria contínua e progressiva. Por que estagnar quando se pode ir além?

Neste caso, em equipe, a atitude mais recomendada é que os próprios participantes possam agregar à melhoria de processos, práticas e interações. Quando o time discute abertamente sobre as possibilidades de melhoria, as estratégias e os desafios, as chances de atingir grandes feitos são ampliadas.

Além disso, tomar decisões em equipe melhora o senso de pertencimento, gera uma interação de qualidade e aumenta o comprometimento envolvido com o trabalho. Portanto, para melhorar a dinâmica de equipe e as suas chances de atingir melhores resultados (sobretudo a longo prazo), é mais que bem-vindo realizar reuniões frequentes e abrir espaço para soluções e melhora. Coloque em prática!

10. Mostre aos seus colaboradores boas práticas em projetos em grupo

Nem todos os funcionários já tiveram uma experiência positiva ao lidar, ativamente, em meio a um grupo de trabalho. Outros, ainda, fazem parte de gerações mais novas e modernas e não foram criados de forma muito colaborativa.

Independentemente do caso, é importante que as companhias e os gestores se dediquem a treinar os seus colaboradores sobre como desenvolver um projeto ou as suas atividades em grupo.

Invista em capacitações, dinâmicas de formação de equipe e treinamentos de inteligência emocional. Instigar comportamentos que envolvam a proatividade, a empatia, o respeito e o autoconhecimento são de alto interesse neste sentido. Em paralelo, mostre como um grupo de trabalho colaborativo pode ser mais eficiente, agradável e agregador de resultados.

Quanto maior for a noção dos benefícios envolvidos, maiores as chances de colocar em prática com efetividade!

11. Programe uma dinâmica de grupo no local de trabalho

Por que não aproveitar os exercícios de formação de equipe (também conhecidos como team building) para deixar o seu grupo mais coeso? De forma lúdica e descontraída, aumente o nível de conhecimento de uns sobre os outros e estimule o seu trabalho em conjunto – deixando de lado a temida tensão do escritório.

Mesmo que a sua equipe atue virtualmente, também é possível conduzir várias atividades de forma remota – é só contar com a ajuda da criatividade. Sem dúvidas, é uma alternativa e tanto para melhorar a colaboração e o engajamento trabalhando em projetos em grupo. Experimente!

12. Comemore e valorize os esforços

Um projeto penoso e que pressionou toda a equipe terminou? Comemorem a realização e recompensem os esforços individuais e coletivos da maneira desejada. Mesmo que, por um tempo, o ato de estar trabalhando em projetos em grupo cesse, provavelmente, surgirão outras oportunidades e a sua equipe estará mais que pronta e animada para iniciar um novo trabalho.

Analisar como o projeto foi finalizado e quais foram os pontos positivos, os negativos e os desafios ao longo do processo serão de grande ajuda para encontros futuros. E isso dá aquele impulso para não ter por que temer ou evitar trabalhar em grupo.

Conclusão

Como você viu nas dicas anteriores, não existe nenhuma fórmula pronta quando se trabalha com grupos que envolvem diferentes indivíduos. É preciso saber respeitar o próximo, aproveitar o melhor da diversidade, valorizar os esforços coletivos e pessoais e colocar em prática fundamentos para uma boa convivência em conjunto.

Esperamos que, através destas dicas, você e a sua equipe possam aplicar estes princípios e ter uma vivência mais pacífica e proveitosa entre o seu grupo de trabalho.

Lembre-se, ainda, que é extremamente bem-vindo recorrer a um espaço de trabalho colaborativo para coordenar projetos e grupos de trabalho. Aqui, a nossa recomendação é explorar as funcionalidades do Bitrix24, considerado como referência no mercado. Desfrute ao máximo!

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Perguntas frequentes

Quais são os fundamentos para uma participação bem-sucedida no trabalho em grupo?

Para ter uma participação bem-sucedida ao trabalhar em projetos em grupo, é preciso cultivar algumas habilidades fundamentais, como: Comunicação clara e eficiente;
  • Proatividade;
  • Flexibilidade;
  • Resiliência;
  • Gestão de tempo e conflitos;
  • Paciência;
  • Confiança;
  • Inteligência emocional;
  • Respeito;
  • Empatia;
  • Autoconhecimento.

Como você trabalha efetivamente em grupo?

Para trabalhar efetivamente em grupo, o profissional deve:
  • Respeitar a diversidade cultural, de ponto de vista e de opiniões;
  • Saber ouvir o próximo e se colocar em seu lugar;
  • Ter liberdade e flexibilidade para expor a sua opinião sem repressão;
  • Comunicar-se de forma clara com os líderes e os colegas de trabalho;
  • Possuir metas e objetivos em equipe (bem como individuais) claros e definidos;
  • Estar aberto à troca de feedbacks e ao progresso contínuo;
  • Confiar em sua equipe e se sentir pertencente ao time;
  • Gerir o seu tempo;
  • Ser honesto e transparente.

Como resolver conflitos em um projeto em grupo?

Para resolver conflitos quando se está trabalhando em projetos em grupo, é preciso:
  • Identificar a causa primordial e entender o problema;
  • Ouvir (de forma imparcial) quem está envolvido com a situação, colocando-se em seu lugar;
  • Buscar possíveis soluções;
  • Argumentar com respeito, flexibilidade e empatia;
  • E tentar chegar a um acordo para resolver o conflito.
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