Se estiver procurando por o que vender no carnaval ou quiser apenas aumentar as vendas de produtos na sua empresa, esse texto vai te ajudar. Com ideias de venda e marketing para o carnaval, nosso objetivo é mostrar oportunidades simples que esse período de festas pode trazer.
A seguir, descubra um guia não apenas para vender, mas para colocar sua empresa em destaque no mercado. Colocaremos também exemplos reais de ações que inovaram durante esse período. Acompanhe!
Essa é uma das datas comemorativas que levantam um paradoxo interessante: durante o carnaval, bilhões de reais são movimentados no Brasil. Mas, enquanto isso, alguns empreendimentos registram grandes quedas nas vendas.
Por isso, investir no marketing ou vendas durante esse momento pode ser essencial para o seu negócio. E não precisamos nos prender necessariamente aos resultados imediatos. Veja alguns benefícios possíveis de aproveitar as festividades na sua loja ou empresa:
Fidelização de clientes – manter as pessoas que já compraram com você, sejam elas caseiras ou foliões.
Conquistar seu público-alvo – o carnaval pode ser a oportunidade para a sua marca estar presente na folia e construir um novo público.
Identificar melhor quem são seus clientes, suas preferências, personalidades etc.
Converter não apenas novos clientes, mas também leads que já conhecem seu conteúdo e/ou comércio.
Com o software de CRM e Marketing do Bitrix24 você pode vender mais até mesmo quando todo mundo está festejando. Isso porque a plataforma de gestão empresarial do Bitrix24 conta com as ferramentas mais avançadas do mercado.
EXPERIMENTE AGORAVamos começar apresentando 17 estratégias para aproveitar esse evento da melhor forma na sua empresa. Se não estiver familiarizado com o marketing, a dica é reservar artigos como o marketing: visão geral para ler depois e obter um melhor panorama.
Depois disso, você também confere duas ações de marketing brasileiras que impressionaram até mesmo os especialistas na área. E, para finalizar, mostramos alguns produtos que podem representar boas oportunidades de vendas para além de clássicos como protetor solar, fantasias e acessórios.
Para um marketing de sucesso no carnaval, comece definindo um sentido para a sua ação. Você quer anunciar produtos, bebidas, roupas e atender a um número específico de vendas? Ou a sua demanda deve ser mais direcionada para alimentar leads e fortalecer a relação com os clientes? Conseguir vender de imediato não precisa ser seu principal objetivo.
Nada de começar sua estratégia na semana de carnaval. Faça um planejamento prévio e aproveite o período antes das festividades para gerar expectativa. Alguns negócios se beneficiarão mais das vendas antes das festividades. Já outros, podem investir no pós-carnaval. Ferramentas de gerenciamento de projetos podem ser boas aliadas aqui.
Quem são as pessoas que você pode entregar mais valor antes, depois e durante o carnaval? Em qualquer estratégia, conhecer bem o seu público-alvo é fundamental. Tendo suas alternativas em mente, segmente sua estratégia em pessoas específicas. Um exemplo genérico: homens a partir de 30 anos que buscam roupas confortáveis para o carnaval de rua.
Apesar de sabermos disso, talvez não esteja claro no contexto de comércio. Nem todas as pessoas aproveitam o feriado de carnaval indo às ruas. É aí que muitas marcas se destacam, oferecendo os produtos exatos para os que escolhem descansar. Por exemplo, livros, turismo, algum tipo de produto focado no bem-estar etc.
Você pode organizar uma ação de marketing levando em conta um tema especial. Para isso, foque em apenas um produto ou serviço, se necessário. Empresas que oferecem produtos para ajudar no calor podem utilizar palavras e ideias relacionadas ao frescor ou clima, por exemplo.
Se seu setor de atuação for digital, não se esqueça do presencial, e vice-versa. Adotar estratégias que mostram a presença da sua marca na Internet e no mundo físico pode fazer a diferença. Nas ruas e no online, sua empresa pode ser associada a momentos de alegria.
As dicas que demos acima servem muito bem principalmente se você atuar na perspectiva das campanhas de marketing. Isso é, criar uma estratégia que englobe todos os fatores já citados. Os tópicos seguintes também serão úteis. Por isso, reforçamos: defina um objetivo, tema, segmente o público e continue lendo para conferir mais etapas.
Como dissemos, mesmo lojas virtuais podem se beneficiar ao organizarem uma ação presencial. Caso tome essa decisão, saiba onde estar: quais áreas da cidade, quais blocos e como estabelecer parcerias que podem ser positivas.
Caso seu negócio não saia às festas de rua, tudo bem. Você pode oferecer experiências diferentes, facilitando a vida de quem decidiu aproveitar o feriado com mais calma. É possível até mesmo criar experiências online.
Dependendo do seu negócio, pode ser interessante otimizar o seu site para o período de carnaval. Caso tenha uma landing page, pode valer ainda mais a pena. Já nas redes sociais, a tendência é que isso funcione ainda melhor. A seguir, oferecemos algumas dicas para não limitar essa otimização apenas a uma questão de design.
Descontos de carnaval, promoções e brindes de compra são excelentes formas de atrair vendas ou fidelizar clientes. Além disso, você também pode criar desafios, jogos e outras formas de interação. Se isso for útil para o encontro entre as pessoas, suas chances de sucesso aumentam ainda mais.
Investir em pacotes de produtos ou serviços para o carnaval e dividir cada um deles em categorias facilitará suas vendas. Se possível, faça pequenas alterações, seja no produto ou no formato de entrega. Aproveite a segmentação do público e pense nas melhores oportunidades de venda possíveis para o seu negócio.
Está preocupado com o bem-estar dos seus clientes? Aproveite o carnaval para conscientizar e, assim, aproximar-se deles. Pense nos maiores problemas que as pessoas podem ter antes, durante e depois da folia. Inclua questões sociais, ambientais e veja como contribuir para todas.
Ao planejar sua campanha, identifique os canais possíveis para marcar sua presença. Veja alguns exemplos a seguir:
Redes sociais – investir no marketing viral e criar vídeos criativos pode ser uma alternativa. Que tal marcar presença nos stories de alguma forma?
Anúncios pagos – utilize anúncios pagos para que os consumidores conheçam seus produtos ou tenham contato com a sua empresa.
E-mail marketing – o e-mail continua sendo um dos principais canais de marketing. Por lá, você pode adotar várias estratégias, incluindo o marketing de conteúdo. Falaremos mais a seguir.
Você não precisa oferecer apenas os produtos que já tem. Uma estratégia adotada por diversos empreendedores é entregar valor pensando nas necessidades do público durante o carnaval. Isso inclui o marketing de conteúdo, que pode ser feito pelos canais acima e até mesmo em sites e blogs.
Informações sobre as festas na cidade, indicações de locais, saúde e muitos outros tipos de conteúdos caem bem nessa época. Seja criativo e entregue utilidade.
Independentemente da ação que tomar durante o carnaval, vale a pena fazer uma leitura dos resultados obtidos. Conforme seus objetivos, é claro, veja o que foi atingido e o que não foi. Aproveite o momento para aprender mais sobre os seus clientes.
O marketing de influência é basicamente outro canal que você pode aproveitar nesse período. Essa estratégia, que conta com influencers digitais e personalidades famosas, é uma das mais eficazes. A melhor dica aqui é incluir essas pessoas desde o início, construindo algo em conjunto.
Veja como sua campanha pode interagir com as características do influencer. Uma dica, apesar de não ser de carnaval: conhece o Air Jordan, famoso tênis da Nike? Ele fez muito sucesso por estar centrado em torno de uma personalidade, Michael Jordan, e os bons resultados não aconteceram apenas por ele ser famoso: a empresa soube contar muito bem a história do atleta e aproveitá-la em seu benefício.
Bom, em qualquer momento, é sempre válido checar o que os competidores vêm fazendo. Identifique seus pontos fortes e fracos e veja como pode fazer algo melhor na sua empresa. Você também pode utilizar ações de empresas de outros setores como inspiração. A seguir, separamos dois exemplos do carnaval 2024.
Em 2024, identificamos dois exemplos bastante inovadores de marketing na maior festa brasileira. Vamos ver como elas podem nos inspirar.
Em 2024, a Brahma (Ambev) distribuiu 800 celulares grátis e descartáveis para os foliões do Rio de Janeiro e Salvador. Mesmo com essa pequena quantidade, a repercussão atingida pela empresa foi enorme.
A ideia do aparelho foi muito interessante, pois suas funcionalidades estavam limitadas apenas a ligações, GPS, mensagens de texto, câmera e aplicativos de delivery. Tudo que uma pessoa precisa para a folia sem correr riscos.
Criando escassez e fazendo um marketing bastante inovador (afinal, essa é uma empresa de bebidas alcoólicas, não de tecnologia!), o fato é que a marca deixou ao menos uma forte presença como resultado.
Em 2024, uma colaboradora do setor de mídias sociais da empresa Stone, marca focada em tecnologia e finanças, cometeu uma grande gafe. A jovem acabou publicando um vídeo de si mesma em meio à folia de carnaval pela rede social da empresa. A repercussão foi enorme, é claro.
Mas, a empresa não perdeu tempo e utilizou isso em benefício do seu próprio marketing. Aproveitando a onda gerada pelo vídeo, ela conseguiu transmitir um marketing humanizado. Assim, soube se adaptar e fazer história nesse período importante de festas.
Quem deseja aproveitar o carnaval para ganhar dinheiro pode adotar diferentes táticas de venda, e alguns produtos podem ser especialmente úteis. Veja nossas ideias:
Um "kit festa" reunindo produtos da sua empresa que sejam úteis para quem irá ao carnaval. Um "kit viagem" ou "kit descanso" também são válidos aqui, para o público mais caseiro.
Quem trabalha com roupas ou em um setor similar, pode investir em fantasias ou roupas que se assemelham a elas. Blusas de super-heróis para crianças, joias, adereços etc.
Cosméticos.
Pochetes, doleiras etc.
Alimentos ou bebidas.
Seus produtos já existentes, mas customizados.
Nesse texto, você conferiu um compilado de 17 ideias e dicas interessantes para utilizar o carnaval em benefício da sua loja, e-commerce ou empresa. Discutimos como a venda imediata de produtos não precisa ser o único objetivo.
Aproveite o momento para construir uma conexão entre os clientes e os seus serviços. Não fique de lado e junte-se à festa da forma que for mais conveniente para você.
Precisa de ajuda na sua estratégia de marketing? Que tal gerar mais leads e conversões no carnaval Conheça as ferramentas de marketing Bitrix para tornar suas campanhas mais automatizadas e profissionais.
Junte-se a nós e esteja entre milhões de usuários que escolheram o Bitrix como a solução para os seus negócios. Aqui, tudo começa com um registro grátis e simples.
Com o software de CRM e Marketing do Bitrix24 você pode vender mais até mesmo quando todo mundo está festejando. Isso porque a plataforma de gestão empresarial do Bitrix24 conta com as ferramentas mais avançadas do mercado.
EXPERIMENTE AGORAPara ganhar dinheiro no carnaval, você pode adotar estratégias de marketing e vender produtos seguindo outras dicas que oferecemos no texto acima.
Separamos 17 ideias para carnaval, incluindo como fazer o marketing, selecionar e customizar seus serviços. Consulte o nosso artigo para entender melhor.
Para organizar uma ação de marketing no carnaval, tenha em mente seus objetivos, defina um tema e segmente seu público. Em seguida, você pode personalizar produtos, oferecer promoções e criar experiências diferentes para os seus clientes.
Para atrair mais clientes para a sua loja virtual ou empresa na maior festa do país, você pode adotar diferentes estratégias. Comece definindo suas metas, público e formas de divulgação. Confira outras táticas em nosso texto acima.