Neste artigo, o nosso objetivo é inspirar você a mudar o seu negócio com estratégias de marketing que dão certo. Para isso, citaremos exemplos de marketing reais de grandes empresas do mundo.
Analisando campanhas feitas por diferentes tipos de empresa em variados canais, a ideia é que você saia daqui com aquela inspiração na cabeça. Vamos começar definindo o que são essas estratégias e cada tipo de marketing? Acompanhe.
Uma estratégia de marketing é um conjunto de ações planejadas a partir do entendimento das necessidades e desejos de um público-alvo. É uma metodologia de trabalho a longo prazo, com objetivos claros, visando colocar determinada empresa, marca ou mesmo pessoa em uma vantagem competitiva no mercado.
Se ficou claro, vamos para o próximo tópico. Caso contrário, em breve os exemplos esclarecerão tudo. Antes de começarmos, veja a seguir as vantagens de direcionar seu investimento para isso.
Seus produtos e serviços podem ter a mais alta qualidade, mas se não forem vistos, não serão vendidos. Tão óbvio quanto o motivo para aderir a estratégias de marketing. Veja alguns benefícios disso:
Conhecer melhor o seu público-alvo e aprimorar seu produto.
Posicionamento da marca: marcar presença no mercado.
Conquistar e reter mais clientes.
Melhorar o clima organizacional.
Mais vendas.
E muito mais: provaremos nos exemplos de marketing mais abaixo.
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EXPERIMENTE AGORASaber cada tipo de marketing pode ser uma excelente forma de facilitar seu caminho para criar ações que realmente dão resultados. Cada empresa pode se beneficiar mais de um tipo de estratégia e ferramenta de marketing. Por isso, vamos mostrar quais são as suas possibilidades.
As vendas não começam no momento da transação. Embora isso pareça redundante, é disso que se trata o marketing de relacionamento. Seu foco é manter um contato com os clientes, fortalecendo a relação como uma parceria.
Ao invés de oferecer um produto, você oferece sua presença, o que pode ser atingido com um simples ato de postar em suas redes sociais. Publicações, stories, lives etc.
Definimos o que é uma estratégia de marketing acima. No marketing digital, basta acrescentar a palavra "online" nesse conjunto. Ou seja, são as ações feitas digitalmente para promover a sua empresa. Esse formato pode ser aplicado nos contextos que continuaremos a definir logo a seguir.
O endomarketing é um tipo de marketing feito para os seus próprios colaboradores. E não se trata de oferecer produtos para eles, é claro. O objetivo aqui é fortalecer a cultura, os recursos humanos e o clima organizacional.
As soluções dessa categoria podem ser dos mais diversos tipos, desde incentivos, capacitações e construção de um meio de trabalho confortável, acolhedor e focado no bem-estar.
Parado aí! Essas duas palavras anteriores são um tipo de marketing de guerrilha. Espero que não tenha ficado confuso, mas resumindo, é uma das estratégias de marketing que foca em criar algo inesperado, inovador e até mesmo fora do padrão da marca. O foco é chamar a atenção de clientes e pessoas que ainda não conhecem sua empresa.
Como no marketing de relacionamento, o inbound marketing está entre as estratégias mais introvertidas, digamos assim. Isso quer dizer que ao invés de ir atrás do seu público-alvo com anúncios e contatos diretos, você apenas joga a isca. Mas, e na prática? Você pode pensar em exemplos no marketing digital, como os blogs e redes sociais.
O outbound marketing envolve as estratégias de marketing mais clássicas, como anúncios, vendas diretas, telefonemas e muitos outros formatos. Se o inbound é dos introvertidos, essa é a estratégia dos extrovertidos. E claro, isso é apenas uma analogia para facilitar o seu entendimento.
Esse é bem comparado ao inbound marketing, pois também tem o objetivo de produção de conteúdo e não de uma venda direta. Podemos simplificar a questão classificando o marketing de conteúdo como um tipo de inbound marketing.
Constrói-se um conjunto de materiais que serão interessantes para um determinado público. Um exemplo fácil são conteúdos como "produtos para vender no natal". Esses tendem a ser bastante duráveis, oferecendo bons resultados a cada vez que essa época do ano chega.
O marketing de produto é autoexplicável por seu nome. Nele, a empresa busca aumentar as vendas de um produto ou serviço específicos. Aqui, a estratégia já pode variar um pouco. Você geralmente pensa em um público-alvo ainda mais estreito. A meta é fazer a divulgação e chegar no mercado com a linguagem ideal para encantar as pessoas ideais.
O marketing viral pode utilizar não apenas as redes sociais, mas o próprio "boca a boca". No Brasil, ele tem um espaço relevante, inclusive pelos próprios memes. Essa é uma estratégia interessante para atrair clientes naturalmente e construir uma imagem autêntica para a marca.
O marketing social coloca uma questão pública relevante em evidência, promovendo ações que contribuam de alguma forma para ela. É importante ter muito cuidado ao aplicar essas estratégias, por diversas questões éticas.
Após essas simples explicações sobre o marketing, vamos ao principal objetivo do nosso artigo. Confira uma análise dos principais elementos de diferentes estratégias e como elas devem ser aplicadas na sua empresa.
Como dissemos acima, cada case de sucesso explorará uma parte diferente dentro das possibilidades do marketing. Vamos lá!
Começamos os nossos exemplos reais com um estudo de caso da coca-cola. Provavelmente você não conhece essa marca, certo? Bom, veja um resumo da estratégia da empresa:
Um dos principais pontos da coca-cola é diversificar canais e tipos de marketing. Utilizando marketing de conteúdo, comerciais, e-mail, televisão, revistas e outdoor, ela tenta continuar presente para várias pessoas.
Oferecendo o produto certo para pessoas certas: na Ásia, o refrigerante é mais doce que o comum. É muito provável que isso seja um método intencional da empresa.
Foco em um público-alvo entre 10 e 35 anos – para os mais velhos, a tendência é oferecer a coca zero, dadas as possíveis restrições alimentares e a tendência a uma alimentação mais consciente das faixas etárias maiores.
A marca chamou celebridades específicas em cada país e fez campanhas internacionais como a clássica "compartilhe uma coca-cola", na qual a empresa colocou nomes nas latas de refrigerante. Isso deu mais personalidade à marca, que ainda incrementou a campanha com a possibilidade de compartilhar isso nas redes sociais.
Para falar das estratégias de marketing da Nike, precisaríamos de um (ou mais) texto completo. Porém, existem alguns pontos muito importantes dessa empresa. Além de construir uma imagem bem consistente, através da frase "Apenas faça", ela:
Segmenta muito bem seus clientes – a empresa é focada em calçados esportivos, e isso por si só já traz o diferencial da marca. Além disso, a Nike cria subcategorias de produtos, como para futebol, corrida, basquete etc.
A marca utiliza muitas modalidades de marketing, incluindo conteúdos valiosos e informativos e o abuso de personalidades em destaque, como Cristiano Ronaldo.
Vale também mencionar uma das suas maiores campanhas, o Air Jordan. Nesse caso, ela associou a rica história do atleta lendário Michael Jordan. Não basta usar os recursos certos, mas utilizá-los da forma certa.
A Nike promove campanhas tão ousadas como o seu slogan. Para a Copa do Mundo de 2022, a ideia no Brasil foi experimentar se associar com as características de superação e garra atribuídas aos brasileiros.
Com isso, a empresa direcionou tudo a partir da frase "Veste a garra". A companhia diversificou seus canais de divulgação e personalidades, incluindo Rodrygo e cantores associados a um público supostamente identificado com essa mensagem, como Djonga e Mc Hariel.
As selfies não começaram a se popularizar há tanto tempo assim. Mas, certamente, quando começaram a ficar famosas, uma das marcas que mais soube aproveitar isso foi a GoPro. Conseguindo reunir vários tipos de marketing, ela focou principalmente nas mídias digitais e redes sociais.
O esquema é simples: famosa por ser adotada por aventureiros em diversos ambientes naturais, a empresa começou a tecer seu posicionamento fazendo uma forma de divulgação muito rentável.
Aproveitando-se das selfies, a GoPro passou a compartilhar vídeos feitos pelos próprios clientes nos seus momentos de aventura. Isso traz muitos aspectos interessantes aqui:
Antes de tudo, a associação das emoções de aventura vividas com a marca.
A construção de um relacionamento forte com as pessoas e clientes.
Uma divulgação do produto com poucos gastos: mostrando seus vídeos, os clientes também divulgam a alta qualidade das filmagens dessa câmera.
A prova social gerada aqui é muito forte e trouxe uma consistência excelente para a empresa.
Suponha que você atue em um setor muito específico, entregando soluções B2B. Como atingir o consumidor final e construir relevância? Essa é uma das principais lições que o marketing da Intel nos traz.
Com a fabricação de produtos de alta tecnologia, como microchips, essa companhia poderia ser apenas um nome secundário. Servindo a empresas que entregam o produto final ao consumidor, como HP, LeNovo e até mesmo Apple, sua estratégia antes se concentrava apenas no marketing B2B.
Mas, o que permitiu uma virada de chave para esse time, aumentando os números da empresa significativamente, foi focar no B2C. E ela tomou e continua tomando as seguintes estratégias:
Contribuiu para o marketing dessas empresas em troca da possibilidade de inserir seu adesivo nos computadores e seu logotipo nessas campanhas.
Se reposicionou, criando o selo "Intel Inside", para mostrar que em cada modelo de tecnologia, quem estava por trás era a Intel.
Transmitir a imagem de uma empresa que patrocina o futuro, na tradução mais livre de "Sponsors of Future". Essa é uma campanha que fez muito sucesso e em nosso país foi chamada de "Apaixonados pelo futuro".
Segmentação e presença efetiva entre os diferentes públicos – sempre participando de eventos no Brasil, incluindo uma competição de games carregando o seu próprio nome.
A Revolut é uma empresa que surgiu em Londres a partir de um viajante incomodado com as taxas das transferências internacionais, Nikolay Storonsky.
Com isso em mente, ele decidiu criar um banco pela Internet que permitisse ao usuário se cadastrar em 1 minuto. Além de um produto com oferta consistente e bem nichada, a empresa se destacou graças ao seu marketing de referência.
Esse outro tipo de marketing funciona, de forma geral, através de indicações entre amigos ou conhecidos. Veja como a empresa inovou e obteve resultados:
A recompensa tradicional de entregar 60 euros para usuários que convidassem alguém de sua rede social para entrar no site e se registrar.
Uma recompensa inovadora, com a possibilidade de obter prêmios como sala VIP em aeroportos. Ela consiste em um cartão premium, dado quando os clientes convidam 5 amigos.
Premiar não quem convida, mas o convidado. Com o link de um amigo, o usuário registrado pode obter um cartão grátis.
Certamente, poderíamos ampliar essa análise também. Entretanto, esses tópicos já foram suficientes para mostrar como o marketing de referência pode ser uma alternativa para a sua empresa.
Com exemplos reais de diferentes estratégias de marketing, esse artigo ilustrou melhor como alavancar suas vendas com uma boa divulgação.
Diferentemente do marketing clássico, modalidades como marketing de relacionamento, inbound marketing e o marketing de referência podem ser diferenciais em qualquer empresa.
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EXPERIMENTE AGORAAs estratégias de marketing podem ser de diferentes tipos, desde antes da venda, até o pós-venda. No artigo acima, explicamos isso melhor. Confira.
O marketing digital é um tipo de marketing, frequentemente associado a estratégias mais independentes para se vender na Internet. Entretanto, a definição original é planejar ações e estratégias para atingir um objetivo específico, visando maior competitividade no mercado.