Não é necessário ser um gerente e líder experiente para reconhecer o nível de importância que o setor comercial da empresa possui em seu sucesso. Este é um setor no qual o responsável deve estar sempre atento aos processos, como estão sendo conduzidos e como os colaboradores estão se comportando durante eles, o que é uma tarefa bastante complicada.
Todos esses processos, se realizados e supervisionados manualmente, podem deixar o gerente esgotado e tornar todos os procedimentos menos eficientes e sujeitos a erros. Uma característica presente em todas as empresas que possuem processos de venda bem desenvolvidos e lucrativos é a tecnologia.
Temos à disposição uma lista enorme de ferramentas e softwares com diferentes funções que podem facilitar diversos processos para o setor comercial da empresa. No entanto, mesmo com grande acessibilidade, são poucas as empresas que conseguem otimizar seus processos para alcançar suas metas de faturamento durante o ano.
Talvez isso seja causado pela dificuldade de escolha das ferramentas certas para o setor de vendas comercial, afinal, são centenas disponíveis. Pensando nisso, separamos aqui mesmo uma seleção com as melhores ferramentas de vendas para o seu negócio em 2024. Acompanhe com atenção.
O objetivo de todo negócio, seja pequeno ou grande, é tornar-se mais eficiente para aumentar sua margem de lucro utilizando os mesmos recursos. Neste novo mundo baseado na tecnologia em que vivemos, milhares de plataformas, softwares e ferramentas estão disponíveis para facilitar, automatizar e tornar mais eficientes os processos do setor comercial.
Tudo isso é pensado na gestão de vendas da empresa, que é o processo de planejamento, organização, controle e acompanhamento dos processos com o objetivo de venda no negócio. Aqui, o gerente tem a função de criar estratégias e soluções para o setor comercial e seus colaboradores, para que possam ser mais eficientes e obter melhores resultados para a empresa.
Em todos os principais processos de venda presentes em um negócio, existem ferramentas que podem facilitá-los e torná-los mais eficientes. Veja alguns exemplos::
Automatização de processos repetitivos
Controle e gerenciamento de leads
Automatização do processo de prospecção
Avaliação completa da performance do vendedor no setor comercial
Gráficos, comparativos e análises completas do desempenho da equipe de vendas em diferentes períodos
Esses são apenas alguns exemplos das vantagens que as ferramentas de vendas e a tecnologia podem trazer para o setor comercial de sua empresa. Além disso, há ferramentas que podem ser integradas em outras áreas da empresa, criando um ecossistema que pode gerenciar melhor os resultados.
Por exemplo, as ferramentas de marketing trabalham diretamente com o setor comercial e podem otimizar ainda mais o fluxo de clientes, gerenciando o momento de compra para cada um dos leads e tomando decisões estratégicas mais eficientes.
O seu negócio é merecedor das ferramentas mais avançadas de 2024 e o Bitrix24 contém todas elas!
EXPERIMENTE AGORAAgora que já sabemos sobre a importância de se atualizar e investir em ferramentas de vendas para qualquer negócio, vamos ver quais são as principais ferramentas disponíveis no mercado que você pode integrar ao seu processo de vendas para torná-lo melhor e mais eficiente. Fizemos uma seleção levando em conta os principais processos de vendas que um setor comercial precisa ter, vamos ver todos os detalhes sobre cada uma, confira:
O CRM é uma ferramenta obrigatória para todo tipo de negócio. Seu nome é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em português. É um banco de dados no qual todos os dados dos clientes da empresa estão organizados e armazenados, para que todas as equipes da empresa tenham acesso facilitado.
O objetivo principal desta ferramenta é auxiliar no atendimento aos clientes. Com os dados, o vendedor e a empresa podem entregar um atendimento personalizado, aumentando as chances de venda e fidelização. Os dados dos clientes são a base para as estratégias de marketing e vendas no setor comercial, segmentando os clientes e tratando cada um deles de acordo com suas preferências e perfis.
Os principais tipos de CRM são:
Este é o início da jornada do cliente no negócio. Neste tipo de CRM são coletados os dados principais do cliente, organizados e catalogados dentro do banco de dados. Estes dados organizados ficam disponíveis imediatamente para diferentes setores da empresa, principalmente o setor comercial, que pode tomar providências com relação ao cliente dependendo da sua posição na jornada de compra.
Com os dados coletados nas operações que vimos anteriormente, neste nível de CRM estes dados são analisados de perto. O seu principal objetivo é encontrar os padrões, segmentar os clientes e encontrar alguns insights que possam ser utilizados pelo setor comercial para chegar à venda.
Neste terceiro tipo, todo o processamento de dados feitos em operações e análises são disponibilizados para todos os setores da empresa. Aqui, temos um acesso unificado e facilitado por todos os setores responsáveis e seus respectivos colaboradores e vendedores.
Aqui temos um dos estágios finais no processo, em que todos os dados anteriores são analisados de forma mais abrangente. O setor comercial poderá observar possíveis cenários de mercado, concorrentes, mudanças e padrões de comportamento de compra que o lead ou cliente possa apresentar e incluí-los em suas estratégias de vendas.
Aqui o foco total é nas vendas, utilizando todos os dados complexos coletados, analisados e processados nos tipos de CRM anteriores, sendo possível definir uma gestão de venda eficiente para a empresa. Uma ferramenta completa que pode oferecer tudo isso e muito mais é a ferramenta de CRM integrada da Bitrix24, são mais de 12 milhões de empresas utilizando a ferramenta, clique e saiba mais.
Muitos vendedores experientes concordam que o processo mais complicado em vendas é a prospecção de possíveis clientes. Este é um processo vital para a empresa que consiste em encontrar clientes em potencial que se encaixam na persona ideal de comprador que um negócio possui e dar o primeiro passo entrando em contato para que se inicie um processo de venda.
Neste processo, a venda é o objetivo, mas a prospecção se tornou um processo de entrega de soluções em busca da construção de um relacionamento com o cliente, para ganhar sua fidelidade. É um processo complexo que envolve a pesquisa, captação de contatos, criação de relacionamento e direcionamento dos interesses do lead até as soluções que a empresa possui.
E este processo, se feito manualmente, pode gastar muito tempo e energia do setor comercial, tornando a empresa menos eficiente e até aumentando os seus gastos. Por isso, é importante investir em uma ferramenta que possa oferecer prospecção automatizada, para que o processo de captação, segmentação e qualificação dos leads captados possa se tornar muito mais simples e eficiente.
Além disso, esses processos consomem muito tempo do colaborador, e se uma ferramenta automática fizer o trabalho duro, esse colaborador poderá focar em tomar decisões estratégicas mais importantes.
Diversas ferramentas conseguem fazer todo o processo automaticamente 24 horas por dia e 7 dias por semana, basta que seja configurada corretamente com os dados da empresa, a persona ideal e ligada aos canais de captação que a empresa possui, para que o vendedor possa atuar trazendo os contatos de clientes já segmentados e qualificados.
A comunicação é um fator determinante que faz diferença em qualquer negócio, seja entre os próprios colaboradores, entre os setores da empresa, ou com os clientes e possíveis clientes. Geralmente, esse processo é feito manualmente para que a empresa tenha maior controle sobre o que é feito e dito, especialmente no caso de processos de vendas.
No entanto, existem alguns tipos de comunicação que podem ser automatizados por ferramentas, tornando o processo mais simples para todos. No caso dos clientes, ferramentas de atendimento automático podem esclarecer dúvidas e até mesmo manter uma conversa natural com os clientes por meio de inteligência artificial, encaminhando-os para um profissional da empresa, se necessário.
Para a comunicação interna da empresa, algumas ferramentas podem facilitar videochamadas de forma simples e acessível, permitindo salas online com vários colaboradores em uma mesma reunião, sem a necessidade de estarem fisicamente no mesmo local.
Essas são apenas algumas das soluções oferecidas por ferramentas de comunicação voltadas para negócios, poupando tempo dos colaboradores para que possam focar em tarefas mais importantes. Isso torna os processos da empresa mais eficientes, evitando a perda de tempo com tarefas que não levam a resultados reais.
Os processos que compõem uma venda podem ser burocráticos e repetitivos em diversos tipos de negócios, e estes processos geralmente tomam muito do tempo do vendedor. Este é um dos principais problemas de eficiência enfrentados em empresas que precisam aumentar o seu volume de vendas, os processos burocráticos acabam inflando todo a engrenagem do negócio, o tornando mais lento e menos eficiente.
Por isso, investir em uma ferramenta que possa automatizar processos de venda é um passo importante em direção a resultados mais atrativos e interessantes em qualquer tipo de negócio, como e-commerce. Novamente, temos de frisar que o setor comercial deve ter mais tempo para se concentrar em tarefas de nível estratégico, que tragam mais resultados para empresa, em vez de perderem tempo com processos trabalhosos e burocráticos.
Uma boa ferramenta de automatização pode coletar dados, preencher fichas online, preencher e enviar relatórios obrigatórios e até otimizar o tempo da equipe assumindo papéis operacionais. Até o atendimento automático a clientes em fases de compra que não demandam muita atenção pode ser automatizado, incluindo o agendamento de reuniões, chamadas ou encaminhamento para o setor responsável.
As estratégias de marketing estão sempre relacionadas a processos repetitivos que podem ser facilmente automatizados por uma ferramenta simples. Este é um dos setores mais importantes da empresa e deve agir em conjunto com o setor comercial, por isso é preciso atenção aos detalhes e fazer com que a ferramenta possa agir em conjunto com qualquer outra ferramenta ou plataforma de vendas e de prospecção.
Mas, é totalmente possível e indicado para empresas de todos os tamanhos que automatizem o máximo dos seus processos de vendas e marketing digital. Exceto pelos processos estratégicos de marketing digital, todo o processo operacional e até o criativo pode ser automatizado com uma boa ferramenta de automação.
Os processos operacionais são os mais simples de se configurar, definindo os caminhos certos que cada lead deve ser segmentado de acordo com as suas preferências e interações, de acordo com o canal de prospecção. Felizmente, com o avanço tecnológico, já é possível automatizar boa parte do processo de marketing de uma empresa, desde a pesquisa, até a segmentação no processo de vendas.
Desta forma, os profissionais nesta área poderão trabalhar em suas estratégias e em como podem tornar o processo de pesquisa e captação mais simples e eficiente, aumentando o nível de eficiência do negócio, sua produtividade geral em diferentes setores e diminuindo os custos gerais operacionais.
O seu negócio é merecedor das ferramentas mais avançadas de 2024 e o Bitrix24 contém todas elas!
EXPERIMENTE AGORAComo vimos neste artigo, não faltam opções em ferramentas que possam ajudar o seu processo de vendas a se tornar melhor e mais eficiente.
Todas as ferramentas que vimos são as mais importantes e vitais para o seu negócio, não importa o tamanho ou o tipo. Todas podem ser incorporadas em seus processos facilmente, escolha com sabedoria e boa sorte.
É uma ferramenta construída para facilitar o processo de vendas em um negócio, pode ter diferentes funções dentro de todo o processo de vendas e pode oferecer uma experiência mais eficiente e rápida de vendas.
A gestão de vendas é um processo complicado que deve ser feito com cuidado, é uma função na empresa que deve conectar diferentes setores para melhorar as vendas da empresa e, consequentemente, os seus lucros.
A automação de vendas é a integração de ferramentas que possam executar alguns processos de vendas, principalmente os processos operacionais e repetitivos, aumentando a eficiência da empresa e diminuindo seus custos.