Os softwares CRM (Customer Relationship Management) são indispensáveis em meio ao dinamismo da rotina empresarial moderna. Entretanto, você sabe como escolher um bom CRM? Se não, trazemos para você 8 dicas de como escolher corretamente um CRM.
Ao longo desse artigo, vamos mostrar todos os principais aspectos ao que você deve atentar-se na hora de escolher o melhor software de Customer Relationship Management.
Primeiramente, vale a pena falar um pouco sobre o que é de fato um CRM. Se você não está familiarizado com o conceito de CRM, aqui vai uma explicação simplificada.
Um CRM é basicamente um software que permite administrar diversos aspectos das relações comerciais entre um negócio e seus clientes. Eles são ferramentas completas que possibilitam que você realize dezenas de atividades fundamentais de maneira centralizada em apenas um software. Por exemplo:
E-mail marketing
Gestão de leads
Faturas e orçamentos
Videoconferência e bate papo em equipe
Gerenciamento de projetos e tarefas
Automação de processos
Gestão de contatos
Integração com outros serviços e mídias sociais
Entre tantos outros recursos que seria impossível mencionar todos sem extrapolar o comprimento deste artigo. Logo, é importante analisar bem a existência ou ausência de cada um desses recursos na hora de escolher CRM. Confira nossas 8 dicas de como escolher corretamente um CRM na seção abaixo.
Sem mais enrolação, vamos ao propósito deste artigo. Logo abaixo, você pode encontrar 8 dicas de como escolher corretamente um CRM que nós preparamos especialmente para você.
Geralmente esta é uma parte que exige uma investigação extensiva. Afinal de contas, cada CRM pode possuir dezenas, senão centenas de funcionalidades específicas. Isso pode dificultar a sua pesquisa bem como confundi-lo na hora de escolher o melhor CRM.
Para facilitar um pouco o seu processo de como escolher um software CRM, aqui vão alguns recursos que vale a pena conferir: colaboração simultânea, comunicação, personalização, suporte, segurança e integração.
Existem muitos outros, mas estes são os principais e mais importantes para prestar atenção ao escolher o melhor software de Customer Relationship Management.
Você sabe quanto custa um software CRM?
A pergunta para essa resposta varia de acordo com o vendedor, recursos, planos etc. Existem muitos deles que oferecem a maioria dos seus recursos gratuitamente e com alguns limites de escalabilidade, por exemplo o Bitrix24.
Entretanto, alguns deles são totalmente pagos e ao máximo oferecem um teste gratuito limitado a alguns dias. Como tudo na vida, antes de comprar algo, vale a pena comparar os preços com o que é entregue e então tirar o melhor custo-benefício.
Cada negócio possui suas singularidades ou, de maneira mais geral, cada nicho possui suas especificidades. Logo, isso é algo que não pode ser ignorado na hora de escolher o melhor CRM.
É fundamental identificar em quais áreas do seu negócio um software CRM seria útil. Por exemplo, as faturas da sua empresa são criadas e enviadas manualmente? Que tal automatizar esse processo através de um sistema de faturas recorrentes?
Diversas tarefas com as quais você gasta tempo e dinheiro diariamente para realizar podem ser feitas de uma maneira mais eficiente. Logo, adquirir um CRM para solucionar esses problemas e liberar os seus funcionários para outras atividades pode significar uma boa economia de recursos. Alguns problemas comuns que justificam a compra de um CRM incluem:
Dificuldade para gerar leads
Comunicação pobre entre agentes e clientes
Incapacidade de encontrar e utilizar os dados de clientes
Dificuldade para fidelizar ou reter clientes
Problemas para organizar tarefas e projetos eficientemente
Apesar da proposta do software CRM ser uma central de relacionamento com o cliente completa, nenhum deles é perfeito. Em outras palavras, existem recursos exclusivos de cada marca e que podem fazer a diferença de você precisa deles.
Alguns deles possuem um foco mais concentrado no processamento e análise de dados dos clientes. Outros focam na automatização de processos e do marketing e alguns que tentam fazer tudo ao mesmo tempo. Ou seja, cuidar das vendas, marketing, análise de dados, automação de processos e mais.
Logo, na hora escolher CRM, preste atenção no qual possui a maior quantidade de recursos específicos que serão úteis para o seu negócio. Dessa forma, tendo em consideração seu nicho específico.
A empresa por trás do software CRM que você usará é quase tão importante quanto o próprio software. Afinal de contas, é óbvio que você precisa conferir credibilidade, segurança e integridade da empresa à qual você confiará os dados do seu negócio, seus clientes, fornecedores e parceiros.
Assim como ao comprar um carro você precisa fazer um test drive antes de finalmente comprá-lo, o mesmo vale para um CRM. A maioria deles oferece dezenas de recursos gratuitos ou versões de teste por alguns dias. Antes de implementá-lo em todos os departamentos da sua empresa, você pode testá-lo em menor escala para avaliar o seu desempenho.
Além de possuir todos os principais recursos mencionados, o software escolhido não pode ser difícil de usar. É importante certificar-se de que as interfaces são fáceis de navegar, que os recursos são fáceis de configurar e que o CRM roda sem consumir muitos recursos dos seus dispositivos.
Por fim, não esqueça de verificar a disponibilidade do CRM para diferentes dispositivos e sistemas operacionais. Além disso, é fundamental que ele possua uma versão baseada na nuvem que você pode usar sem precisar instalar nada. Ainda assim, é interessante que o mesmo possibilite a instalação em um servidor próprio.
Em outras palavras, é importante que o CRM empodere os agentes e clientes. Você escolhe como e onde quer usá-lo, seja em nuvem privada, em um dispositivo móvel, pela web ou no computador desktop.
E aí, curtiu as nossas 8 dicas de como escolher corretamente um CRM? Sabemos que esta é uma decisão bastante individual, mas seguindo boas dicas, você tem maiores chances de fazer uma escolha certeira.