Gerenciamento de projetos orientado por metas
Cadastrar

8 dicas para otimizar processos em sua empresa

Ariane Jaeger
10 de março de 2021
Última atualização: 21 de junho de 2024

Está buscando dicas para otimizar processos em sua empresa? Confira nossa lista de dicas para otimização de processos e recursos.

A otimização de processos é uma tarefa contínua implementada por todas as empresas ao longo do tempo. Afinal de contas, melhorar processos internos leva a uma rotina de trabalho mais eficiente e produtiva.

O que significa otimização de processos?

Basicamente, podemos definir a otimização de processos como o ato de ajustar as etapas de um processo para melhorá-lo. Nesse sentido, o objetivo a ser alcançado geralmente é a minimização dos custos de execução do processo, bem como aumentar a eficiência. Enfim, agora vamos ao que interessa, as dicas para otimizar processos em sua empresa.

8 dicas para melhorar processos internos

Para ajudá-lo na jornada de otimizar processos em sua empresa, preparamos algumas dicas úteis. As dicas abaixo podem ser aplicadas na maioria das empresas e são mais gerais.

1. Faça uma delegação de tarefas adequada

Um gerente que centraliza a maior parte das tarefas pode ser um grande problema para qualquer empresa. Essa centralização abala a imagem de uma liderança responsável e cria uma sobrecarga de trabalho e responsabilidade para um mesmo profissional.

Isso afeta drasticamente o engajamento da equipe e a própria eficiência dos processos em seu negócio. É importante ter em mente que um bom líder não procura concentrar as tarefas em si mesmo e deve saber delegá-las aos membros da equipe.

Um gerente deve apenas realizar apenas as tarefas necessárias e delegar todas as demais atividades. É necessário que o gestor defina prazos ao longo da realização da tarefa. Além disso, se forem encontrados problemas, o gerente deverá supervisioná-la de forma mais rígida.



2. Digitalize o seu negócio

A maioria das empresas que caminham para a desmaterialização tem como objetivo principal reduzir o uso de papel. Mas a digitalização tem muitas outras vantagens como:

  • Facilitação do trabalho diário;

  • Redução de riscos de perda de arquivos;

  • Agilização do processamento de documentos;

  • Otimização de verificações de conformidade;

  • Manutenção e controle de documentos;

  • Redução de armazenamento de arquivos

  • Contribuição com a preservação do meio ambiente.

Além disso, a própria legislação nacional incentiva a digitalização. Mais do que uma restrição, esta é uma grande oportunidade para otimizar processos gestão.

A substituição de processos manuais por automatizados fornece segurança, evitando erros humanos, e ganhos de produtividade. A utilização de ferramentas como um software CRM pode ser justamente o que você precisa para otimizar processos em sua empresa.

3. Automatize as suas faturas

As faturas feitas manualmente têm um alto custo e tempo de processamento longo. Além disso, há um alto risco de erros de entrada de dados. Para completar, o arquivamento será dificultado e o controle do histórico e status das faturas mais complicado.

Existem muitas desvantagens em gerenciar seu faturamento manualmente. Por isso, muitas ferramentas permitem a automação de faturas do seu negócio. De maneira geral, a automação permite a distribuição de todas as suas faturas em diversos formatos para envio e pagamento mais rápidos. Algumas das vantagens da automação:

  • Adaptação aos requisitos de faturamento e restrições de seus clientes;

  • Melhor relacionamento com o cliente;

  • Eliminação de erros relacionados ao processamento manual;

  • Redução de custos e do número de litígios;

  • Maior nível de visibilidade e rastreamento de faturas.

4. Facilite os pagamentos e transações financeiras

Para facilitar o pagamento, ofereça aos seus fornecedores e clientes soluções práticas, Algo como uma página on-line onde podem visualizar ou contestar uma fatura ou fazer um pagamento. Além disso, é importante que seja emitida uma nota fiscal.

Logo, a digitalização das faturas dos clientes com uma solução de pagamento integrada garante assim 100% de visibilidade. Nesse sentido, você pode conferir o status de pagamento das faturas com mais agilidade, segurança e rastreabilidade.


5. Escolha as ferramentas e equipamentos apropriados

Antes de investir em equipamentos para melhorar processos internos do seu negócio, você precisa conhecer suas necessidades atuais e futuras. Algumas perguntas para se fazer incluem:

  • O seu equipamento atual tem um bom desempenho e atende aos seus objetivos?

  • O novo equipamento pode ser substituído ou usado em outra parte da empresa?

  • A aquisição de novas ferramentas está dentro do seu orçamento?

  • Você planejou a aquisição a longo prazo?

Essas perguntas, entre muitas outras, o ajudarão a se posicionar e a tomar as decisões certas. Assim, você poderá otimizar processos em sua empresa e principalmente fazer uma otimização de recursos.

6. Motive seus funcionários com responsabilidades

Repetir o mesmo processo por semanas e meses rapidamente se torna enfadonho. Mesmo que a otimização do processo e os resultados melhorem, os membros da equipe terão dificuldade em se manter motivados na mesma tarefa repetitiva.

Em vez de apenas delegar tarefas, delegue um pouco de responsabilidade também. Deixe os membros da sua equipe serem responsáveis ​​por suas métricas, estabelecendo metas a serem alcançadas. Uma meta motivadora deve ser difícil, mas alcançável.

7. Possua uma documentação detalhada dos processos

A otimização de processos requer uma documentação extremamente bem detalhada. Cada etapa do processo deve ser documentada de forma perfeitamente clara e detalhada.

Não deixe espaço para desculpas ruins. Se um funcionário não entender totalmente parte do processo, ele deve se questionar imediatamente. E uma vez que todas as etapas do processo estejam totalmente determinadas, a responsabilidade pela realização dessa tarefa recai sobre ele.

Se as etapas forem confusas ou não estiver claro quem deve concluir uma tarefa específica, a otimização de processos não será eficaz.

8. Mantenha os processos otimizados com monitoramento regular

Os processos de negócios precisam ser mensuráveis, portanto, é necessário implementar um sistema de monitoramento. Se você não acompanhar os resultados de um processo, terá vários problemas, incluindo a incapacidade de calcular retorno de investimento de muitas atividades.

Ter um sistema de relatórios sólido implementado evitará que você perca tempo depois de verificar se a otimização de processos está funcionando. Seguindo essas dicas simples, você pode ter uma boa ideia de quão eficiente é seu processo.

Também é possível analisar se seus funcionários estão melhorando, mantendo ou diminuindo seu desempenho. Por fim, não há uma receita para otimizar processos em sua empresa. Logo, é fundamental seguir boas dicas e estratégias bem como experimentar para encontrar os melhores resultados.

Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
Cadastrar
Você pode gostar também
Sucesso com clientes
7 dicas para fornecer atendimento ao cliente em um chat on-line
Crescimento de equipe e RH
7 dicas de negócios para melhorar a satisfação dos funcionários
Crescimento de vendas e receita
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
Trabalho em equipe de alto desempenho
Erros no trabalho em equipes: Como Evitar Armadilhas Comuns
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação - Saiba mais.
Agora você está na versão lite da página. Se deseja encontrar mais informações sobre nossa política de cookies, por favor, vá para a versão completa do site.