As épocas festivas como o Natal e o Ano Novo são perfeitas para estreitar os laços em qualquer tipo de relacionamento – e o mesmo pode ser aplicado em meio às suas relações comerciais. Já pensou a respeito?
Além dos mimos corporativos em si, que já são bastante populares, há diversas formas de surpreender os seus clientes e abrir terreno para um novo ano de parceria. Neste artigo, confira 8 estratégias práticas para impressionar os clientes e alavancar o seu poder de satisfação e fidelização. Acompanhe a leitura!
Para impressionar os clientes:
É importante impressionar os clientes porque isso estimula a memória afetiva e permite que eles tenham boas lembranças relacionadas à sua marca. Consequentemente, é mais fácil nutrir um bom relacionamento, instigar a satisfação e a fidelização, e potencializar o sucesso do seu negócio.
Para encantar o cliente no Natal:
Vários itens podem ser dados de mimo para os clientes no Natal, incluindo:
Para vender mais no Natal, você precisa impressionar os seus clientes:
Um negócio é composto por diversas partes – e é a engrenagem toda que garante o seu sucesso e pleno funcionamento. Mas, de fato, qualquer companhia é inexistente quando não existem os tão almejados clientes, e é por isso que você deve gerenciá-los com cuidado!
Para somar valor diante de um mercado altamente competitivo, as empresas precisam se preocupar em impressionar os clientes. E por que não aproveitar uma das épocas mais esperadas do ano para fazê-lo?
Independentemente do nicho, a época de férias e as comemorações de final de ano deixam tudo uma loucura. Portanto, uma das melhores formas de impressionar os clientes positivamente é se preparar previamente para tal – pensando em qualquer interação deles com a sua empresa.
Quer alguns exemplos? Se o atendimento ao cliente for feito presencialmente ou por telefone e você já prevê as grandes filas de espera, tente contornar o desafio antecipando os problemas. Será que não é uma boa ideia contratar uma equipe temporária para te ajudar? Há formas de reduzir as decepções? Tente encontrar alternativas!
Além disso, para impressionar os clientes durante o Natal, preocupe-se com a qualidade do relacionamento. As coisas podem se tornar frustrantes se o cliente for mal recebido no seu estabelecimento ou sentir não haver ninguém se preocupando com ele. Neste caso, prevenir os cenários desagradáveis, pensando nos desafios da época com antecedência, é a melhor solução. No varejo, então, o cuidado é redobrado!
Uma das melhores formas de impressionar os clientes durante as épocas festivas é lançar boas promoções sazonais. No Brasil inteiro, o mercado fica aquecido – e você pode aproveitar esta época não só para vender mais, aumentando o seu faturamento, como, sobretudo, para surpreender os clientes e atrair novos consumidores para o seu negócio.
Dê preferência para aquelas ofertas que irão incentivar um relacionamento de longo prazo e que realmente mostrem o seu devido valor ao cliente. Em paralelo, tente fugir das condutas corriqueiras usadas pela concorrência – buscando formas criativas de se diferenciar. Para se destacar mais no Natal e na temporada festiva como um todo:
· Ofereça condições realmente atrativas – incluindo formas e prazos de pagamento mais flexíveis;
· Divulgue as suas ofertas nos canais certos – onde o seu público realmente está;
· E use abordagens de marketing e vendas personalizadas de acordo com a sua audiência.
Quer impressionar os clientes durante a temporada de férias? Se o seu negócio se encaixa na indústria varejista, realizando vendas em si, personalize as embalagens usadas com frequência focando em tal temporada festiva!
Os seres humanos se impressionam com um visual bonito e atrativo – e, consequentemente, os seus clientes ficarão ainda mais felizes de terem comprado aquele item chamativo ou recebido tal lindo presente. Fora isso, atraindo o olhar, você encontra uma oportunidade de se destacar em meio à concorrência – fazendo o seu próprio marketing!
Ainda que o seu foco não esteja na venda de produtos, mas sim de serviços, lembre-se de que ainda há maneiras de impressionar os clientes com itens customizados neste caso. Cartões de presente, que valem como vouchers para o seu serviço, podem ser entregues em versões especiais e envelopes muito bem decorados. É um ótimo exemplo de como surpreender, ainda que a solução ofertada não seja, de fato, palpável fisicamente.
Uma única plataforma para administrar seus negócios
Quanto mais rápido você atender o cliente durante essa época tumultuada, mais impressionado ele ficará – ainda mais se o atendimento for feito com qualidade exímia, claro. Com o consumidor cada vez mais impaciente, devido à instantaneidade dos canais digitais, esta se torna uma nova realidade. Válida, inclusive, para o ano inteiro.
Uma ótima alternativa para agilizar os seus atendimentos, inclusive em múltiplas plataformas, é contar com um CRM como o Bitrix24 para personalizar as suas comunicações e permitir o apoio ao cliente 24/7 em todos os canais.
Ter respostas rápidas e customizadas, e não meramente feitas por robôs, te ajudará a impressionar o cliente e mostrar que você está pronto para acolhê-lo, ao mesmo tempo em que se preocupa com ele. Ainda, treine o seu time para atuar sempre com empatia, paciência e cuidado no atendimento ao cliente.
Se você está preocupado em impressionar os seus clientes com a chegada do final de ano, experimente demostrar a gratidão pelo período de parceria enviando notas de agradecimento. Por mais simples que possa parecer, esta conduta é poderosa para estreitar os laços e mantê-lo ativo na mente dos clientes.
Demonstre o quanto você os valoriza e como é grato por tê-los no seu negócio, aproveitando tal conexão para gerar uma visão mais positiva da sua marca no mercado. Dependendo do tamanho da operação, pode ser difícil focar em mensagens personalizadas para tais clientes.
Neste caso, campanhas gerais seguidas de certas abordagens individualizadas – para clientes-chave – podem ser a alternativa mais válida. De todo modo, busque uma forma inteligente de garantir que tais mensagens surtam um efeito positivo e humano em um meio regido pelo digital. Quanto maior for a sua capacidade de mexer com as emoções dos clientes, enviando até bilhetinhos reais (físicos), maiores as chances de surpreendê-los drasticamente!
Seguindo a mesma linha de raciocínio listada anteriormente, pode ser interessante para o seu negócio impressionar os clientes com mimos corporativos – indo além dos e-mails ou bilhetes. Mais uma vez, nem todas as companhias podem encontrar viabilidade neste formato – mas, quando possível, ele é extremamente válido. Sobretudo para as parcerias-chave!
Por isso, experimente enviar para o seu endereço físico uma cesta de presentes ou mesmo um panetone natalino – algo extremamente significativo. Ainda, se você quiser dar algo mais customizado ao cliente, mas quiser fugir da ideia de lembrancinhas ou presentes, não se preocupe.
Neste caso, pense em promover uma vivência diferenciada, seja ao proporcionar uma janta para ele em um restaurante refinado e de qualidade ou então adquirir o passe para uma experiência virtual única. Há muito o que ser explorado, basta encontrar aquela solução criativa que mais se encaixa ao desejado!
Você sabia que ser transparente em cada interação também é uma forma de impressionar os seus clientes? Durante a temporada de festas, o aumento do movimento global pode acabar prejudicando a clareza de certas operações – bem como o entendimento de políticas de troca, reembolso e outros serviços relacionados.
Assim, as empresas que conseguem expor os seus termos e políticas com transparência – e que são mais flexíveis com relação a eles – têm muito a ganhar! Durante a época natalina, por exemplo, leve em conta a necessidade frequente de trocas por conta de presentes – e exponha com clareza como funciona o processo ao seu cliente.
Em conjunto, adotar uma política de devolução facilitada e até mesmo gratuita é um comportamento altamente recomendado. Grandes varejos brasileiros costumam exibir todas as suas vantagens para as compras de final de ano logo em sua página principal – e também é indicado que você faça o mesmo. Se possível, inclua na lista a possibilidade de reembolso caso não encontre o produto/serviço adequado. Isso pode fazer a diferença!
Há diversas maneiras de impressionar os clientes durante o encerramento do ano, mas nem todos se dão conta, neste caso, do poder do acompanhamento. Na verdade, o simples fato de checar como anda a experiência do cliente e o que pode ser trabalhado no futuro já é uma forma incrível de sensibilizá-lo – principalmente porque isso não é feito por muitos concorrentes.
Portanto, certifique-se de perguntar presencialmente, fazer uma ligação ou mandar um e-mail para ver como tudo está funcionando para ele – e, em caso de problemas ou desafios, abra-se para possibilidades de otimização na nova época em que está chegando.
Lembrar que o relacionamento não chega ao fim no momento em que uma aquisição é finalizada é algo muito valioso atualmente – e ainda mais especial em épocas como o Natal e o Ano Novo, em que os corações se enchem de esperança – e isso pode ser positivo para muitas parcerias. Aproveite ao seu favor!
Se, ao final deste artigo, as dicas te deixaram com inspiração para impressionar os clientes durante a temporada de férias, aproveite este incentivo para programar as suas ações e superar os desafios de mercado.
Os clientes são o foco de qualquer negócio – e nunca é demais buscar formas de satisfazê-los constantemente. Dedique um tempo para encerrar o ano com sucesso e gerar ainda mais valor para as suas parcerias, mas não se esqueça que a magia acontece no dia a dia.
Assim, programe-se para usar, durante o ano todo, um CRM de qualidade para gerenciar cada relacionamento – e garantir uma conexão de sucesso com cada cliente. Com o Bitrix24, você não precisará esperar a temporada de festas ou o Natal para impressionar os seus clientes, podendo:
· Atingir um relacionamento avançado e inteligente, capaz de encantar cada vez mais clientes;
· Manter uma central de atendimento única, com acesso ao banco de dados de cliente e o seu histórico completo – somando vantagens ao atendimento;
· Acessar relatórios detalhados do funil de vendas, para acompanhar de perto o ciclo de vida do cliente;
· Gerar faturas, agendar eventos e realizar chamadas dentro do próprio programa de CRM;
· Monitorar os prospectos e gerar formulários on-line;
· Permitir a comunicação com os clientes em múltiplos-canais e até o andamento de campanhas automatizadas – mas ricas em significado e repletas de planejamento – de e-mail marketing.
Cultive os seus relacionamentos comerciais frequentemente e saia na frente da concorrência. Vá além com a ajuda do Bitrix24. Experimente hoje mesmo!
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