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8 técnicas para melhorar a venda social (social selling) nos negócios

Ariane Jaeger
14 de dezembro de 2021
Última atualização: 21 de junho de 2024

À primeira vista, muitos indivíduos poderiam imaginar que as mídias sociais só serviriam para se comunicar com amigos e parentes. No entanto, vemos que, cada vez mais, as marcas estão as utilizando como um meio para interagir e criar relacionamentos com os seus clientes – construindo credibilidade e visando melhorar a venda social (social selling). 

Ao longo deste guia, trouxemos algumas técnicas para companhias que pretendem aumentar o seu índice de vendas nas redes sociais. Acompanhe desde o conceito básico até estratégias para nutrir e conquistar clientes e melhorar as taxas de conversões em vendas – mesmo que a longo prazo. 

O que é venda social?

Também conhecida como social selling, a venda social é um conceito que veio para ficar. Neste processo, o objetivo comercial é criar relacionamento com os consumidores e estimular a venda nas redes sociais.

Embora isso possa ser feito de diferentes maneiras, redes como o Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok estão entre as preferidas de quem já tem sucesso ou busca formas de como vender nas redes sociais.

Quais são os benefícios do social selling?

É importante ter em mente que, quando bem realizado, o social selling não soma benefícios apenas para fechar uma venda específica, trazendo lucro imediato. A venda social permite que:

·       A marca maximize o seu relacionamento com o público-alvo, ganhando valor de mercado

·       O ciclo de vendas não seja tão complexo  – reduzindo-o

·       Possa atrair clientes sem a necessidade de prospectá-los diretamente

·       O custo de aquisição de novos clientes seja minimizado

·       Haja um aumento dos níveis de retenção e fidelização dos clientes 


Dicas de como melhorar a venda social (social selling) e alavancar no digital

Agora que você já sabe o que é venda social e as vantagens envolvidas, saiba como melhorar a venda nas redes sociais através de algumas táticas:

 

1. Jamais venda diretamente. Primeiro, gere conteúdo de valor

Um dos principais meios para obter sucesso e melhorar a venda social (social selling) é criar conteúdo de qualidade. Você jamais terá êxito com a sua estratégia se simplesmente sair oferecendo determinado produto ou serviço. Crie e compartilhe um ótimo conteúdo, alinhado sempre com as expectativas do seu público. Ao longo do tempo, isso trará consumidores potenciais de forma automática – sem que você precise sair prospectando ativamente cada um deles. É uma proposta muito similar ao inbound marketing. Vale a pena desbravar!

 

2. Tenha uma marca profissional

Graças à revolução digital, na internet, o consumidor se depara com um mundo de opções. Cada vez mais seletivo, ele irá optar por empresas que acredita serem as mais profissionais. Portanto, adotar uma postura de marca profissional mostrará o quão ativo você é em seu setor e repassará confiança, agregando melhores resultados. Tenha uma identidade visual definida e estabeleça uma comunicação única para a sua marca.

 

3. Esteja atento aos problemas dos seus clientes – ouça estrategicamente

Uma das táticas para melhorar a venda social (social selling) é acompanhar de perto o que o seu público-alvo vem discutindo. Ouvindo estrategicamente e criando laços. Participar de discussões e estar sempre presente permitirá aprofundar o vínculo e criar uma forte presença de mercado. Da mesma maneira, esteja pronto para oferecer ajuda ou conselhos – mesmo que isso não esteja totalmente envolvido com o produto ou serviço que você tem para oferecer.

 

4. Construa uma rede focando nas pessoas certas

Para melhorar a venda social (social selling), de nada adianta ter uma mídia social repleta de seguidores que não fazem o perfil da sua persona ou cliente alvo. Cresça a sua rede focando em indivíduos que realmente possam ser impactados e tenham maiores possibilidades de interagir com a sua marca. Seus esforços serão bem recompensados ao direcionar as estratégias corretas para o público almejado.

 

5. Esteja na mesma mídia em que o seu cliente está

Sair criando uma conta em cada canal de tendência não fará você melhorar a venda social (social selling). Você precisa estar plenamente ativo nos mesmos locais frequentados por seus clientes. Caso o seu público-alvo seja mais jovem, por exemplo, e prefira o TikTok ao Facebook, direcione os seus esforços para acompanhar as suas prioridades. Pesquisas de mercado e definição do perfil do consumidor poderão te ajudar!

 

6. Estimule envolvimentos com o seu conteúdo            

Você cria conteúdo de valor, mas não tem certeza se ele está gerando os efeitos desejados? Taxas de respostas e envolvimentos com as suas publicações podem ser métricas e tanto para indicar isso. Trabalhar com artes atrativas e uma escrita persuasiva e personalizada (copywriting), levará ao maior envolvimento com os seguidores – estimulando-os a interagirem com a sua marca.

 

7. Seja autêntico sempre

Com inúmeras marcas disponíveis no mercado, é a originalidade que o fará se sobressair em meio a tanta concorrência. Portanto, seja autêntico em todos os materiais que publicar e condutas que adotar. Trabalhe com uma identidade visual própria, um tom de voz específico e seja único (seguindo seu propósito, missão e valores) para com o público-alvo.

 

8. Mantenha a constância

Muitas vezes, a constância é o que diferencia as empresas que conseguem melhorar a venda social (social selling) das que não. Não espere por resultados imediatos. Ou muito menos que algumas publicações já gerem grande engajamento. Tenha paciência e esforços contínuos para estabelecer um relacionamento verdadeiro com potenciais clientes. O importante é sempre avançar com suas campanhas, e não deixar o conteúdo desativado ou desistir.

Para o sucesso, organize suas campanhas e ações de marketing social

Adote as dicas e táticas que citamos neste guia para melhorar a venda social (social selling), engajando e gerando valor para seu consumidor alvo. Estabeleça estratégias e se dedique para que elas sejam bem-sucedidas organizando suas tarefas, ações e campanhas de marketing.

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