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9 dicas para facilitar o gerenciamento de projetos de marketing

Ariane Jaeger
16 de dezembro de 2021
Última atualização: 21 de junho de 2024

Gerenciar projetos de marketing é uma tarefa árdua que envolve muito mais que criar campanhas de marketing, desenvolver estratégias para impulsionar as vendas e reunir-se diariamente com possíveis investidores e parceiros comerciais.

Apesar dessas tarefas serem indispensáveis, há diversas outras funções atribuídas à responsabilidade de um coordenador de projetos de marketing.

Por isso, nossa equipe editorial traz uma série de dicas para facilitar o gerenciamento de projetos de marketing de pequenas, médias e grandes empresas.

O que é gestão de projetos de marketing?

Gerenciar projetos de marketing é um processo detalhado de gerenciamento de equipes cujo objetivo central é alcançar metas pré-definidas em campanhas de marketing empresariais e extrair o máximo potencial dos membros nas tarefas desenvolvidas.

Nesse sentido, este processo se estende desde o planejamento das tarefas até a sua execução de forma bem-sucedida. A fim de ajudá-lo a otimizar esse processo, você pode aplicar algumas técnicas e seguir algumas das dicas que daremos a seguir.

Como gerenciar projetos de marketing eficientemente

A fim de gerenciar projetos de marketing de forma mais eficiente? Então, confira nossa seleção de dicas que podem fazer a diferença para a sua empresa.

1. Tenha metas bem definidas

Na gestão de projetos de qualquer natureza, a ausência de metas e objetivos bem definidos são um dos principais motivos que causam o fracasso do projeto a longo prazo.

Portanto, é importantíssimo definir os objetivos do projeto de marketing desde a sua concepção. Além disso, certifique-se de definir metas quantificáveis que podem ser comparadas através de métricas sólidas ao longo da realização do projeto.

Por exemplo, alguns objetivos quantificáveis de uma campanha de marketing incluem aumento percentual de participação de mercado, ampliação do reconhecimento de marca ou do tráfego orgânico para o site da empresa.


2. Divida o seu projeto em etapas

Ao gerenciar projetos de marketing, uma das dicas mais úteis que você pode aplicar é fazer uma divisão eficiente do projeto. Ou seja, organize o projeto de marketing em etapas e tarefas menores com datas previstas de início e conclusão.

Ao usar uma ferramenta de gestão de tarefas, você pode priorizar de forma eficiente as tarefas em ordem de importância e urgência. Dessa forma, os recursos financeiros e humanos da empresa serão alocados de forma adequada para as tarefas e etapas que trazem o melhor retorno.

A divisão também facilita avaliar com métricas tangíveis o desempenho dos membros da equipe em suas tarefas individuais.

3. Faça uso de uma ferramenta de gestão de projetos

Gerenciar projetos de marketing sem o auxílio de uma ferramenta adequada não é viável para empresas do século XXI. Para facilitar a maioria dos processos, você pode usar uma ferramenta de gestão de projetos.

Um software de gestão de projetos de marketing permite que você organize o projeto em processos que vão desde a concepção, planejamento, execução e monitoramento até o encerramento do projeto.

Há uma grande variedade de ferramentas disponíveis no mercado para pequenas, médias e grandes empresas, mas nem todas possuem versões gratuitas e acessíveis como o Bitrix24.

4. Comunique-se e colabore em equipe

A comunicação é, sem dúvidas, um aspecto essencial para o sucesso de qualquer projeto de marketing. Uma equipe que não se comunica regularmente de forma eficiente encontrará muitas dificuldades para alcançar as suas metas pré-definidas.

A comunicação constante evita mal-entendidos e assegura que todos os membros da equipe receberão instruções para executar suas tarefas da melhor maneira possível.

Nesse sentido, faz-se indispensável usar uma boa ferramenta de videoconferência e chat em grupo, assim como soluções para a colaboração em equipe.

5. Revise a sua estratégia

Uma vez que os objetivos do projeto estão definidos, um bom coordenador de projetos de marketing deve liderar a sua equipe para alcançar as metas no tempo previsto e dentro do orçamento estimado.

Para isso, no entanto, ele deve aplicar uma estratégia eficiente em diversos aspectos como:  Escalabilidade, flexibilidade e replicabilidade.

Uma estratégia de marketing ideal deve ser escalável para projetos de vários escopos, ser flexível para adaptar-se à necessidade de vários clientes e, se possível, replicável em outros projetos.


6. Implemente um bom planejamento e controle de qualidade

Ao passo que o projeto foi dividido em menores etapas e tarefas, é necessário padronizar certos requisitos de qualidade. Ou seja, um bom gestor de projetos de marketing deve garantir o êxito no planejamento e execução do projeto.

No planejamento de qualidade de um projeto de marketing, o gestor deve conduzir um processo com o objetivo de identificar e determinar exatamente quais padrões de qualidade são de fato relevantes para o projeto.

Além disso, durante o planejamento, pode-se fornecer um guia ou um documento com instruções detalhadas sobre as tarefas a serem desenvolvidas pelos membros da equipe.

Nesse sentido, para implementar um controle de qualidade, é necessário seguir os passos certos. São necessárias informações como: métricas de qualidade, lista de verificação de qualidade, dados de desempenho do trabalho, solicitações de mudança aprovadas e assim por diante.

Por fim, os sistemas de qualidade devem ser auditados de forma consistente para garantir que os processos usados estejam produzindo resultados consistentes com o planejamento.

7. Considere adotar uma estratégia de gestão Agile

Uma estratégia de gestão de projeto Agile é uma forma de simplificar projetos complexos em etapas menores, assim como mencionamos anteriormente.  Essas etapas são chamadas de Sprints na gestão Agile.

Esse modelo de gestão se torna mais popular entre as equipes de marketing a cada dia e, quando aplicado de forma correta, pode otimizar os resultados de um projeto, reduzir os atrasos e possibilitar um melhoramento contínuo da equipe.

8. Teste e implemente fluxos de trabalhos para tarefas recorrentes

Os fluxos de trabalho são uma forma de automatizar processos de uma empresa. Na gestão de projetos de marketing, eles podem ser especialmente úteis em diversas tarefas recorrentes da rotina de uma equipe.

Por exemplo, uma forma de alcançar melhores resultados em campanhas de redes sociais é testar e implementar um fluxo de trabalho para publicar conteúdos nos horários onde identifica-se que há maior engajamento do parte dos seguidores.

9. Dê uma chance aos templates de projetos de marketing

O planejamento é uma das etapas mais demoradas e que exigem mais tempo e energia dos coordenadores ao gerenciar projetos de marketing.

Por isso, é recomendável manter uma biblioteca própria de templates de projetos anteriores que podem lhe ajudar a economizar recursos humanos e financeiros no futuro. Além de templates próprios, é possível usar templates de projetos de terceiros que sirvam ao seu propósito.

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