Se você mora em grandes capitais, como São Paulo, uma vaga remota pode melhorar significativamente a sua qualidade de vida. Essa modalidade de trabalho elimina o estresse do deslocamento diário e facilita a busca por vagas para PcD (pessoas com deficiência), promovendo maior inclusão. Quem trabalha remotamente sabe das inúmeras vantagens, mas há um desafio importante: sem uma boa administração, o trabalho remoto pode acabar com o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.
Para que você possa aproveitar ao máximo essa nova realidade e se manter saudável física e psicologicamente, é fundamental adotar melhores práticas para aumentar a produtividade no trabalho remoto. Vamos dar algumas dicas que podem contribuir para esse aumento. Continue a leitura e saiba mais a seguir.
Antes de mostrar como você pode ser uma pessoa mais produtiva, precisamos definir o que é produtividade. Podemos dizer que é a arte de completar suas tarefas de maneira eficiente com as poucas horas que você tem disponíveis.
No trabalho remoto, é normal trabalhar mais tempo do que o esperado, mas não se preocupe, pois, apesar dos desafios do home office em relação à gestão de tempo e produtividade, sempre é possível organizar a rotina e ter uma vida saudável. Você pode começar reservando um tempinho do seu dia para gerenciar a jornada de trabalho semanal, por exemplo.
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Cadastre-se agoraNão estamos dizendo que se trata de algo fácil de colocar em prática, mas existem algumas técnicas que podem te ajudar com a produtividade no trabalho e fazer com que você sinta maior realização pessoal. Saiba quais são as principais:
O importante é nunca confiar apenas na sua memória para gerenciar os compromissos. Antes mesmo de começar a trabalhar, separe alguns minutos para conferir o que precisa ser feito naquele dia e para otimizar sua agenda.
Se surgir uma tarefa extra durante o trabalho, pare tudo e anote imediatamente, para que você não precise memorizar. Além disso, no final do dia, vale a pena anotar os eventos marcados para os próximos dias. Isso vai ajudar na gestão do tempo em home office, pois você não vai se confundir nem esquecer nenhuma tarefa pendente.
Liquidificador ligado enquanto você está em uma reunião importantíssima, pet pedindo colo, avó visitando à tarde e criança chorando enquanto você trabalha: se você tem um trabalho remoto, essa é sua realidade. Outras pessoas em casa podem demorar a entender o quanto você está ocupado. Pela paz no seu lar, evite discussões a todo custo. Garantimos que eles não fazem isso para te atrapalhar. Converse com cada um deles com carinho. Em caso de reuniões, explique que a conversa é muito importante e que você ficará desconfortável se ocorrerem interrupções.
No caso de crianças e pessoas idosas, é preciso ter ainda mais cuidado ao explicar, pois, para eles, você está apenas olhando para uma tela e digitando. Como isso poderia ser importante? Escolha sua linguagem, dê exemplos para que eles entendam a importância do trabalho que você está fazendo e explique os horários em que estará disponível para visitas e brincadeiras. Se você acha que isso não é o suficiente, crie o hábito de fechar a porta do cômodo ou usar fones com abafadores de ruídos; assim, fica mais fácil se concentrar no trabalho remoto e ninguém fica chateado.
Muitas vezes, quem trabalha em casa não tem um escritório adequado e precisa improvisar algum cantinho em um cômodo da casa. Isso exige um esforço extra na organização, pois você precisa se preocupar com a disposição de tudo. Nem todos acreditam, mas trabalhar em um ambiente desorganizado pode atrapalhar sua produtividade. Use organizadores, gaveteiros e prateleiras para deixar tudo sempre à disposição quando você precisar.
Além disso, aquele lanchinho da tarde ou almoço na mesa de trabalho deve ser evitado a todo custo, pois, além de fazer bagunça, você não vai perceber que está se alimentando, e isso não faz bem para o seu corpo. Quando tiver fome, bloqueie seu computador, guarde seu smartphone e curta sua refeição em família sem interrupções.
Redes sociais são divertidas e importantes para socializar, mas também podem ser viciantes, com suas barras de rolagem infinita. Por isso, recomendamos que você desinstale os aplicativos que não usa profissionalmente. Se o único jeito de acessar a rede for pelo navegador, você pensará duas vezes antes de navegar durante o trabalho. Mesmo que acesse, a navegação levará menos tempo do que no aplicativo do celular. Além disso, é mais fácil impedir notificações no desktop e notebook.
No caso de você não poder desinstalar os aplicativos durante o trabalho remoto, considere baixar um gerenciador que limite seu tempo nas redes sociais. Muitos smartphones oferecem funcionalidades que alertam sobre o uso excessivo de aplicativos; pesquise no seu e utilize essa ferramenta.
Comece o dia revisando suas tarefas pendentes e estabelecendo metas claras para o que realmente precisa ser feito. Ao lidar com e-mails, defina horários específicos para verificá-los. Isso ajuda a evitar interrupções constantes que podem desviar sua atenção de tarefas prioritárias. Dessa forma, você consegue se concentrar no que é mais importante e manter sua produtividade ao longo do dia. No final da sua jornada de trabalho, revise o que foi alcançado e ajuste suas prioridades para o dia seguinte, garantindo um fluxo contínuo de trabalho e resultados.
Além dessas dicas, existem alguns métodos que podem ajudar a organizar sua jornada de trabalho com base na importância ou urgência das tarefas. Confira a seguir:
Esta técnica ajuda a categorizar as tarefas por importância e urgência, permitindo que você descubra rapidamente o que é realmente prioritário. Assim, é possível delegar o que é importante, mas não urgente, e eliminar o que não é nem importante nem urgente.
Esse método consiste em criar uma lista de prioridades com até seis itens que precisam ser feitos ao final de cada expediente. As tarefas devem ser enumeradas em ordem de importância. No dia seguinte, basta trabalhar na primeira tarefa da lista e seguir para a próxima somente quando a primeira for completada.
Nesta técnica, você divide seu dia em blocos de tempo e concentra tarefas semelhantes para facilitar a execução. A organização do seu dia em blocos de tempo pode aumentar a sua produtividade, reduzindo as distrações. Temos um artigo discutindo o método: Time Blocking para gerentes de projetos: como fazer funcionar.
Uma vez que você economiza tempo ao evitar deslocamentos, aproveitar essa oportunidade para fazer cursos online e investir no aperfeiçoamento da sua carreira é uma ótima ideia. Hoje em dia, ter apenas o ensino médio pode limitar suas chances de conquistar as melhores vagas em grandes empresas. Manter-se atualizado é essencial, pois o mercado muda rapidamente, e os cursos ajudam a evitar que você fique para trás.
Existem diversos cursos disponíveis na internet. Procure em institutos federais, SENAI e sites de educação renomados. Muitos cursos são oferecidos em diversas áreas e emitem certificados de conclusão que podem ser anexados ao seu perfil no LinkedIn.
Além de se preocupar com sua formação profissional, você também pode se divertir com aplicativos interativos que ensinam idiomas, uma habilidade muito útil tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Dedicar apenas alguns minutos do seu dia pode fazer uma grande diferença na sua fluência.
Entenda que não há função bem feita sem saúde mental no trabalho. O bem-estar começa no momento em que você separa sua vida pessoal da profissional.
Trabalhadores orientados por resultados ou freelancers muitas vezes misturam essas duas esferas. Embora a produção garanta sua renda, é fundamental reconhecer que a saúde mental é crucial. Se você adoecer ou enfrentar um burnout, não conseguirá mais trabalhar. Há inúmeros relatos de pessoas que passaram por isso e aprenderam a valorizar sua saúde mental.
O ideal é definir horários claros para trabalhar, mesmo que sejam inusitados ou incluam finais de semana. É essencial ter uma separação clara entre momentos de lazer e trabalho. Evite ler e-mails durante seu tempo de descanso! Essa organização ajudará a manter o controle sobre sua rotina diária e a preservar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
Trabalhar em casa pode fazer com que você sinta que sua vida se resume a acordar, trabalhar e dormir, o que não é saudável. Encontre um hobby que você realmente goste! Não se sinta culpado por ter um projeto pessoal; hobbies são essenciais para manter a saúde mental.
Além disso, o home office pode ser solitário. Participar de grupos de esporte, aulas de artesanato ou clubes do livro pode trazer inspiração e motivação para sua rotina semanal. Essa é uma excelente maneira de conciliar trabalho e saúde mental.
Embora você possa preferir descansar ou passar tempo com pessoas queridas, é fundamental incluir atividades físicas em sua rotina. Ficar sentado por longos períodos pode trazer problemas de saúde; a única maneira de manter seu corpo flexível e saudável é se movimentando.
Não precisa se exercitar todos os dias; qualquer atividade física é melhor do que nenhuma. Não espere sentir vontade de se exercitar; simplesmente faça. Seu eu futuro agradecerá por essa decisão.
Saber o que você deseja, gosta e sonha é essencial para definir sua rotina. Reserve um tempo para si mesmo e reflita se sua vida está seguindo o rumo desejado e para estabelecer novas metas pessoais.
Identifique os momentos do dia em que você tem mais energia e aproveite-os para realizar tarefas mais complexas. O autoconhecimento ajuda a reconhecer se você está sobrecarregado, se deve desacelerar ou se é hora de investir em novos projetos. Ouça essa voz interior e dê atenção às suas necessidades.
A tecnologia é uma aliada que pode facilitar sua vida e aumentar a produtividade. Conheça os melhores sistemas para aprendizado, gerenciadores de projetos, ferramentas de comunicação e agendas eletrônicas.
Se a tecnologia envolver inteligência artificial, melhor ainda. Com a automação de tarefas repetitivas, você pode se concentrar no que realmente importa no trabalho: o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a comunicação com seus clientes e equipe.
Ferramentas de colaboração também são essenciais para evitar duplicidade de esforços. Se você busca uma ferramenta que ajude a conciliar sua vida pessoal e profissional, o Bitrix24 pode ser a solução ideal. Além de um gerenciador de tarefas e ferramentas de colaboração e armazenamento integradas, o sistema multiplataforma oferece:
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Ferramenta de marketing;
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Serviços de comunicação (bate-papo e videochamada);
Contact center;
Atendimento a clientes;
Transcrições de chamadas.
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Cadastre-se agoraSer focado nas tarefas e ter automotivação são qualidades importantes, mas para lidar com o volume crescente de trabalho, é essencial contar com uma ferramenta de produtividade eficiente. Essa ferramenta ajuda a conciliar diversas funções, facilitando a vida de quem trabalha em home office.
Para líderes de equipes, um software de gestão é um aliado valioso. Ele permite a emissão de relatórios que ajudam a identificar tendências e a formular novas estratégias para gerenciar sua equipe. Isso é especialmente útil em áreas como marketing, recursos humanos e vendas, onde o monitoramento de desempenho é crucial.
Um estudo da McKinsey & Company revela que a implementação de inteligência artificial em sistemas de CRM, como o Bitrix24, resultou em um aumento de até 50% nos leads e contratos fechados pelas empresas. Isso demonstra que uma ferramenta adequada pode realmente transformar a produtividade da equipe e impulsionar os resultados.
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