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5 dicas para integrar o WhatsApp com o Bitrix24

Ariane Jaeger
8 de outubro de 2024
Última atualização: 8 de outubro de 2024

Você já pensou nas vantagens que a integração entre o WhatsApp e o Bitrix24 pode proporcionar para o seu negócio? Ou quem sabe, já tentou, mas teve dificuldades em fazer essa integração? Ou então gostaria de saber mais sobre os benefícios reais antes de tomar essa decisão? O WhatsApp é um aplicativo bastante útil no ambiente corporativo. Com ele, tarefas como o atendimento ao cliente e geração de leads podem ser simplificadas. Então, por que não pensar em uma ferramenta de CRM integrada para o WhatsApp?

Com o Bitrix24 isso é possível. E o melhor é que o Bitrix24 não cobra pelo uso do WhatsApp. A plataforma usa o sistema WhatsApp Session Message, ao invés do WhatsApp Template Message, reduzindo significativamente os custos por cada mensagem enviada. Quer descobrir como fazer isso na prática e também entender quais são as vantagens do CRM integrado com Whatsapp? Convido você a continuar a leitura e fazer o seu cadastro gratuito para saber como o Bitrix24 pode ser facilmente integrado ao WhatsApp da sua empresa, além dos benefícios que essa integração pode proporcionar.

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1. Entenda os benefícios da integração entre WhatsApp e Bitrix24

O que é o Bitrix24?

O Bitrix24 é um software com tecnologia de IA que concentra os diversos aplicativos e serviços necessários para gerenciar sua empresa em uma única solução. Confira algumas das funcionalidades oferecidas:

  • Comunicação via bate-papos e chamadas;

  • Sistema de gestão de projetos;

  • Soluções de CRM integrado;

  • Marketing online;

  • Recursos de RH e automação;

  • Ferramentas de terceiros;

  • Assistente com inteligência artificial.

Como fica evidente, você já conta com um conjunto completo de ferramentas somente com o Bitrix24. Logo, a integração com o WhatsApp permitirá que todas as comunicações internas sejam centralizadas em um único sistema.

Como funciona na prática?

Na prática, é possível gerenciar todas as mensagens que o seu negócio recebe via WhatsApp na plataforma Bitrix24. E essa é a grande vantagem da integração entre o Bitrix24 e o WhatsApp. Você terá controle total das informações, incluindo histórico atualizado de conversas. Dessa forma, é possível acompanhar e registrar todas as interações com clientes, fornecedores ou outras pessoas que entrem em contato com sua empresa via WhatsApp.

Tudo isso se transforma em uma comunicação mais eficiente, segura e transparente. E o melhor: você pode armazenar e acessar todas essas interações no mesmo lugar, evitando que informações importantes se percam.

Aumento da produtividade através da automação de tarefas

Com o WhatsApp no Bitrix24, você pode automatizar diversas tarefas rotineiras, ganhando tempo e economizando recursos. Por exemplo:

  • Fazer a automação de respostas para perguntas frequentes;

  • Criar tarefas de forma automática, a partir das mensagens recebidas;

  • Realizar o agendamento de follow-ups.

Você pode, inclusive, integrar seu chatbot de IA diretamente ao CRM do Bitrix24 e, em seguida, direcionar de forma automática a conversão para o aplicativo WhatsApp. Portanto, você terá um CRM integrado com WhatsApp em suas mãos e contará com os recursos de IA.


Melhoria da gestão de leads

Como Bitrix24 conta com uma plataforma de CRM, é possível vincular interações via WhatsApp de forma direta para a geração de leads e novas oportunidades de negócio. Dessa maneira, você consegue acompanhar de perto o processo de conversão dos leads, além de registrar todas essas interações no seu CRM integrado.

E, é claro, isso fornece uma base de dados automática para elaboração de relatórios e diagnósticos futuros, que vão melhorar ainda mais a assertividade dos processos de vendas e conversão de leads do seu negócio.

Otimização de resultados com o assistente de IA do Bitrix24

Além dos benefícios do CRM integrado com Whatsapp, você poderá contar com os recursos de inteligência artificial do Bitrix24. Dados de uma pesquisa realizada pela nossa equipe demonstram que os clientes do Bitrix24 alcançaram uma melhora significativa dos resultados comerciais após a integração da IA ao CRM integrado.

Os dados evidenciam que a porcentagem de negócios que os clientes Bitrix24 fecharam em dezembro de 2023, antes de implementar a IA, saltou de 24% para 73% no mês de janeiro de 2024, após a implementação da IA. Essa porcentagem se estabilizou em 57% no mês de fevereiro. Desde então, diversos clientes Bitrix24 estão atingindo resultados similares.

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2. Integração do WhatsApp Instantâneo ao Bitrix24

O WhatsApp Instantâneo é um canal aberto que você pode conectar diretamente a uma funcionalidade no seu site. Então, quando o cliente ou qualquer pessoa interessada quiser falar com você pelo WhatsApp, basta clicar, digitar a mensagem e enviar, mesmo que esteja no computador. Dessa forma, funcionará bem no WhatsApp Web.

É possível integrar a ferramenta de CRM com o WhatsApp dentro do próprio sistema do Bitrix24, sem precisar de nenhuma outra ferramenta externa. Portanto, não há necessidade de se preocupar com isso, a não ser que você queira se conectar com uma ferramenta de terceiros.

Como realizar a integração

 Veja como é simples fazer a integração do CRM para Whatsapp:

  • Primeiro, entre no “CRM”, depois siga para “Clientes”, clique em “Contact Center” e finalmente em “WhatsApp Instantâneo”.

  • Selecione o canal aberto ou crie o seu próprio canal para conectar o WhatsApp.

  • Depois, é só clicar em “Conectar”.

 Ficou com dúvidas? Acesse nosso tutorial passo a passo com imagens nessa página.

3. Outras soluções de integração para CRM WhatsApp com o Bitrix24

O Bitrix24 é realmente muito versátil, pois permite que você faça a integração de outras ferramentas para que atuem como intermediárias entre seu WhatsApp e o Bitrix24. Dessa forma, você continuará recebendo todas as mensagens em nosso software, mas ainda poderá contar com os benefícios que a ferramenta escolhida proporcione.

Recursos disponíveis no marketplace do Bitrix24

Por exemplo, você pode optar pelo WhatsApp Business API, que é um CRM para WhatsApp gratuito disponível no nosso marketplace. Com o WhatsApp Business API, você contará com uma integração completa, que inclui os benefícios da automação para enviar mensagens automáticas através da interface de CRM, notificações e alertas, entre outras funcionalidades.

Acesse a página do Bitrix24.Market para conferir as várias soluções de parceiros, em sua maioria gratuitas. Dessa forma, sua empresa pode pesquisar e escolher a ferramenta que for mais conveniente. Outros bons aplicativos são o Wazzup e o Ultra Twilio Integration for Bitrix24, duas soluções de CRM populares para o WhatsApp, pois oferecem muitas possibilidades úteis de automação e personalização.

4. Use o CRM para criar funis de vendas integrados ao CRM WhatsApp

Outra dica bastante útil é criar um funil de vendas no CRM integrado com WhatsApp, sobre o qual comentamos mais a seguir. 


O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é uma estratégia de marketing que visa converter leads em clientes. O topo do funil corresponde ao processo de atração e conversão de leads, que pode acontecer através de anúncios nas redes sociais. O meio do funil de vendas visa o relacionamento e comunicação com o cliente, portanto, é nessa etapa que a plataforma de CRM com WhatsApp entra em ação. Um funil de vendas bem estruturado é uma prática necessária que um negócio de sucesso sempre utiliza. Sem dúvidas, com um bom funil, você pode acompanhar todos os processos de captação de leads, até a finalização bem-sucedida da venda.

Assim que você realizar a integração do CRM com WhatsApp, tiver formulários de captura e um chatbot configurado, será possível configurar seu funil de vendas diretamente na integração CRM do Bitrix24. Você poderá criar funis de venda personalizados. O que significa incluir diferentes etapas de processos comerciais, regras e seus próprios gatilhos de automação. Então, no momento em que os leads entrarem em seu funil de vendas via WhatsApp integrado ao Bitrix24, você poderá mover os cards pelas diferentes etapas do funil, usando regras específicas e gatilhos de automação.

5. Monitore tudo e faça análise de dados

Após todo esse investimento de tempo e recursos para criar seu funil de vendas via integração entre o WhatsApp e o Bitrix24, você pode estar se perguntando: como vou monitorar tantos processos? E será que é possível simplificar a análise de tantos dados?

Sim, é possível. Pois, com o Bitrix24 você pode criar dashboards personalizados e configurá-los para exibir dados importantes de suas interações no WhatsApp. Isso simplifica a visualização e evita que você precise procurar muito pelos dados que deseja verificar. Por exemplo, o painel pode mostrar dados como o número de interações via WhatsApp que sua empresa obteve em determinado período, quantas mensagens foram enviadas e recebidas, taxas de resposta, engajamento e até mesmo possíveis falhas na interação automatizada. 

Conte com gráficos e funcionalidades para auxiliar na visualização de dados

Analisar um grande volume de dados das suas interações via WhatsApp no Bitrix24 também não é um problema. A plataforma oferece gráficos e funcionalidades capazes de transformar seus dados em informações compreensíveis de forma simples. Por exemplo, você pode ver suas tendências de interações em determinado período de tempo organizadas em um gráfico de linhas. E até mesmo obter uma comparação entre o desempenho das suas campanhas de marketing via WhatsApp em diferentes períodos em um gráfico de barras.

Gere relatórios detalhados a partir dos seus resultados via WhatsApp

O Bitrix24 também simplifica a análise de dados através da geração de relatórios completos e detalhados sobre suas interações com os contatos no WhatsApp. Então, você pode contar com dados como:

  • Número de leads gerados;

  • Qual a taxa de conversão desses leads;

  • E a mensuração da eficácia das suas respostas automática.

Além disso, é possível segmentar os dados por categoria. Por exemplo, você pode dividir os dados em: imagem, áudio, texto e vídeo, obtendo informações importantes sobre os resultados de suas interações com cada tipo de mídia.


Por que a integração entre o WhatsApp e o Bitrix24 pode ser mais eficaz que o uso de um e-mail corporativo?

Será que a integração do WhatsApp com o Bitrix24 pode ser mais eficaz do que um e-mail corporativo? Bem, embora as estratégias de e-mail marketing continuem uma forma válida para a captação de leads e conversões, a resposta é sim. E há motivos reais que justificam essa afirmação.

Comunicação em tempo real

A comunicação em tempo real sempre será mais eficaz que o envio de mensagens via e-mail. Pois, o cliente já está ali, falando com sua empresa e expondo suas necessidades. Não é preciso se conectar a uma conta de e-mail, verificar as mensagens e pensar em uma resposta, que pode levar horas, ou dias, para ser respondida.

Maior taxa de resposta

O WhatsApp apresenta uma maior taxa de visualização de mensagens e respostas, quando comparado com e-mails. Muitas vezes, os e-mails ficam parados nas caixas de entrada dos destinatários, devido à sobrecarga de correspondências eletrônicas para ler. 

No WhatsApp, as coisas mudam de figura. A maioria das pessoas responde às mensagens pouco tempo depois que as recebem, também é importante levar em conta que o apelo do aplicativo de mensagens instantâneas também é muito maior, em comparação com e-mail. Isso acontece principalmente porque as mensagens chegam diretamente no telefone celular, ao qual estamos conectados na maior parte do tempo. Além disso, há uma notificação sonora e grande parte dos brasileiros usam o WhatsApp como seu principal aplicativo de conversação.

Facilidade de uso e recursos de comunicação

Além de ser uma ferramenta intuitiva e fácil de utilizar, pois você realmente está conversando com outra pessoa, a alternativa – os e-mails – pode deixar alguns usuários confusos, pois a associam a um meio de comunicação mais formal e ficam sem saber como formular uma resposta coesa, clara e cordial.

O WhatsApp tem uma natureza mais interativa e estimula a conversão. Inclusive, isso se reflete também nos recursos de comunicação que o app oferece. Você não precisa ficar restrito apenas às mensagens de texto, já que é possível enviar áudios, imagens e vídeos, além de compartilhar links e até documentos de texto com facilidade. E, é claro, que tudo isso ficará registrado no CRM do Bitrix24!

Conclusão

A integração entre o WhatsApp e o Bitrix24 é muito vantajosa para as empresas. Com ela, é possível centralizar suas conversas em um único lugar, para uma gestão unificada de dados e de tarefas. Dessa forma, você não precisará mais precisar acessar dois locais diferentes, pois suas interações importantes via WhatsApp estarão no CRM do Bitrix24. Inclusive, com dados organizados em gráficos, relatórios e outras ferramentas úteis, que facilitam seu dia a dia.

Que tal começar a explorar os benefícios da integração do Bitrix24 com o WhatsApp na prática? Para testar o Bitrix24, basta fazer um cadastro gratuito para começar. E se você gostar e achar interessante para sua empresa, poderá se juntar aos nossos milhares de clientes premium, escolhendo um plano que atenda às necessidades do seu negócio.

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Perguntas frequentes

O que significa Bitrix24?

O Bitrix24 é uma oferta completa de soluções empresariais, que conta com uma plataforma de CRM, software de colaboração, ferramentas de automação e de marketing online, além da possibilidade de integração com o WhatsApp.

Como funciona a solução Bitrix24?

O Bitrix24 funciona como uma ferramenta de SaaS abrangente, que oferece um sistema de gestão e controle de vendas, disponível tanto na versão online quanto auto-hospedada. A solução pode ser utilizada de forma gratuita, embora conte com diferentes planos premium.

O Bitrix24 é gratuito?

Sim, o Bitrix24 oferece um plano totalmente gratuito e você só precisa realizar um cadastro para usá-lo. No entanto, algumas funcionalidades só fazem parte dos planos pagos. Para encontrar o plano ideal para você, entre em contato com nossos parceiros.


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