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Como aumentar sua equipe de vendas: 7 dicas

Ariane Jaeger
17 de dezembro de 2021
Última atualização: 21 de junho de 2024

Quando uma empresa está em fase de crescimento ou deseja alcançar um crescimento rápido, ela precisa focar em estratégias de como aumentar sua equipe de vendas. Sendo capaz, assim, de adicionar representantes a sua equipe, garantir novos negócios e avançar de forma ágil.

Mas para aumentar exponencialmente as vendas e evoluir o negócio, não basta adicionar novos membros. Enquanto estiver construindo uma equipe de vendas, é preciso trabalhar com estratégias para torná-la produtiva e eficiente. Confira as dicas para alcançar um time de vendas de sucesso logo a seguir! 

A premissa básica: ter um produto ou serviço bom não é tudo

Não importa qual seja a área do seu negócio, a verdade é que a concorrência nunca atingiu níveis tão altos. Sobretudo com a expansão dos negócios digitais e da possibilidade de encontrar melhores oportunidades a cliques de distância.

Em meio a um cenário tão competitivo, oferecer um serviço ou produto de excelência é importante – mas não o suficiente. Vender é uma das chaves para atingir o sucesso, mantendo e alavancando o seu empreendimento cada vez mais!

E, para isso, você precisará fomentar uma excelente estrutura da equipe de vendas. Através dos tópicos seguintes, saiba como aumentar sua equipe de vendas visando escalar o negócio com efetividade.

Saiba como aumentar sua equipe de vendas com dicas práticas:

O sucesso da sua equipe de vendas é totalmente influenciável sobre a escalabilidade e o sucesso de todo o seu negócio. Pois as vendas são responsáveis não apenas pela expansão, como pela própria sobrevivência dentro do mercado.

Considerando tal importância, torna-se necessário construir um time de vendas escalável, pronto para vencer os desafios e contribuir para que a companhia como um todo seja bem-sucedida. Quer saber como aumentar sua equipe de vendas e expandir com qualidade? Siga as ideias abaixo:

 

1. Adote um treinamento inicial consistente

Para ter uma equipe uniformemente bem treinada, garanta que todos os novos colaboradores sejam integrados com um treinamento pautado nas mesmas premissas e informações. De acordo com os objetivos da companhia, claro!

Crie um programa de treinamento abrangente para a equipe de vendas e coloque-o em prática sempre que for realizar o onboarding de um novo membro. Garantindo a mesma recepção inicial, experiência e formação para cada um deles.

Além da consistência, certifique-se de mensurar o processo de treino para ter a certeza de que os resultados esperados estão sendo alcançados. E de que todos os indivíduos estão prontos para agregarem pontos positivos em seu processo de vendas!

 

2. Invista em capacitações frequentes para o seu time

É muito vago treinar o colaborador apenas durante a sua integração e esquecer da importância do aprendizado constante. Afinal de contas, mantê-los atualizados e bem-informados fará com que tenham maior propriedade ao lidar com os clientes – gerando ainda mais conversões e vendas.

Já que os treinamentos e as capacitações podem gerar um diferencial competitivo e tanto para o seu time de vendas, jamais deixe de promovê-los! Como recomendações para fortalecer a estrutura da equipe de vendas, recomendamos formações para áreas como: humanização do atendimento, relacionamento com o cliente, técnicas de persuasão, organização pessoal e estratégias de vendas.

 

3. Cogite adotar o trabalho remoto

Caso você ainda não o tenha feito, considere adotar o trabalho remoto entre o seu time de vendas. Isso permitirá expandir o grupo de trabalho, independente da localização geográfica dos seus membros.

Quando estão limitadas ao espaço físico do escritório, muitas empresas perdem a oportunidade de atrair novos talentos que fariam enorme diferença! Quem sabe você não contrata aquele talento de peso para compor o seu time de vendas – mesmo que ele esteja do outro lado do planeta?

Se a falta de interação física for uma preocupação para si, experimente trabalhar com uma plataforma colaborativa como o Bitrix24. O engajamento é estimulado através de diferentes canais, incluindo até mesmo uma rede social corporativa. Vale a pena explorar!

 

4. Apoie o trabalho da equipe com uma plataforma de CRM qualidade

Não importa se você está lidando como uma equipe de vendas SaaS ou de qualquer outro nicho. É fato que o time de vendas precisa de uma interface que apoie a gestão de relacionamento com o cliente (CRM). 

Um software CRM facilita a rotina e otimiza as ações de times de todos os tamanhos, acompanhando o ciclo de vendas completo. E isso vale desde quem ainda está pensando sobre como aumentar sua equipe de vendas até quem já expandiu e comanda grandes grupos. 

Para que a sua experiência seja a mais satisfatória possível, utilize uma interface preocupada com a UX do seu usuário. O Bitrix24 é a ferramenta #1 colaborativa gratuita com CRM de todo o Brasil. Com ela, desfrute de um suporte ao cliente omnicanal, controle de campanhas de e-mail marketing, gestão do funil de vendas e muito mais – até mesmo com a assinatura gratuita.

 

5. Alinhe os objetivos dos departamentos de vendas e marketing

Marketing e vendas são dois departamentos que não podem atuar de forma independente. De modo a evitar o retrabalho, agregar produtividade e poder focar os esforços para o sucesso e aumento da equipe de vendas, integre ao máximo ambas as áreas.

Permita que os funcionários operem em paralelo, discutam as prioridades e possam interligar as suas atividades. Utilizar uma ferramenta colaborativa, treinar gestores e líderes e conscientizar ambos os times sobre tal importância o ajudará com isso! 

 

6. Tenha funcionários-chave extremamente qualificados e motivados

Crescer uma equipe de vendas não significa, exatamente, que você apenas deve sair contratando dezenas de funcionários. Muitas vezes, no início, é mais vantajoso trabalhar com um pequeno time de vendas – mas com colaboradores superqualificados e engajados – do que o contrário.

A motivação da equipe de vendas, somada a colaboradores com desempenho alto, permite desenvolver um modelo de negócios escalável, lucrativo e reproduzível.

Caso a sua equipe já tenha sido formada, tenha carinho e cuidado especiais com vendedores que já mostram alto desempenho. Cultive um bom relacionamento e não corra o risco de perdê-los para empresas concorrentes. Assim, será muito mais fácil expandir o time ao perder um funcionário e ter que procurar por outros como ele.

 

7. Não deixe de cuidar dos clientes que você já possui 

A pressa pelo crescimento rápido pode fazê-lo perder o foco naquilo que é essencial: seu cliente. Já que os consumidores e o time de vendas estão plenamente relacionados, um requisito para aumentar a equipe de vendas é manter os clientes já existentes plenamente satisfeitos.

Quando estiver integrando novos membros, cuide para que a transição e entrada de vendedores não prejudique o seu relacionamento. Sobretudo com aqueles clientes de maior relevância para o seu faturamento.

Além disso, permita que os vendedores recém integrados saibam com quem estão lidando durante o atendimento. Manter a lista de clientes atualizada, junto com informações relevantes sobre eles, permitirá que os agentes personalizem a interação e possam dar o suporte necessário ao consumidor – entendendo mais sobre as suas necessidades. É uma dica e tanto para explorar! 

Expanda o time, as vendas e a sua empresa

Neste trio, tudo está interligado: agentes de atendimento, conversões/vendas e o sucesso do seu negócio. Então, se você dedicar o tempo aplicando estratégias de como aumentar sua equipe de vendas, resultados incríveis podem ser alcançados! 

Escolha os agentes de venda com cautela e treine-os para que atuem de acordo com os princípios da sua companhia. Motive-os e promova os meios necessários para que o trabalho flua e saia como o planejado.

Para que o time de vendas opere com o máximo de produtividade, conte com a ajuda do Bitrix24. Com mais de 35 ferramentas, é o CRM perfeito para quem está aumentando uma equipe de vendas. Explore hoje mesmo e surpreenda-se!

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