O marketing é imprescindível para o crescimento de uma empresa. Por isso, a sua equipe precisa saber como criar um plano de marketing repleto de ações que cativеm o público-alvo, se encaixem no orçamento proposto e gerem incríveis resultados. Através deste artigo, conheçam os dez passos mais importantes para atingir tal feito com o sucesso máximo!
Um plano de marketing é um roteiro que ajuda uma empresa a estabelecer metas, compreender o seu público-alvo e direcionar melhor as suas campanhas e estratégias de marketing.
Um plano de marketing deve ter:
Para elaborar um plano de marketing, primeiramente, a empresa precisa discutir sobre os objetivos que pretende atingir, qual é o seu propósito a longo prazo (pensando em sua missão e valores), quem é o seu público-alvo e quais estratégias podem ser utilizadas para conquistá-lo.
O plano de marketing é um documento que foca em detalhar todas as ações que uma equipe deve executar para atingir os seus objetivos (em termos de marketing).
Embora ele ainda seja ignorado por alguns profissionais, para ter sucesso na era digital, as empresas precisam saber como criar um plano de marketing que adicione valor para a marca e foque em resultados a curto, médio e longo prazo – e não apenas de imediato.
Nos tópicos seguintes, saibam como elaborar um plano de marketing efetivo e completo, que prioriza todos os pontos essenciais. Acompanhem já!
Quer saber como criar um plano de marketing efetivo e que traz resultados? Comece pelo primeiro elemento da estrutura de um bom plano de marketing: o sumário executivo. A partir de um resumo atrativo e bem escrito, o seu objetivo deve ser o de animar os leitores para entenderem mais sobre os seus planos. Mas, claro, sem enchê-los de muitos detalhes!
De maneira concisa e prática, apresente quais são os principais objetivos das campanhas de marketing da empresa, alguns marcos importantes, fatos sobre a marca e as metas futuras.
Adotar uma estrutura enxuta, de no máximo três ou quatro parágrafos é o mais recomendado. Ainda, lembre-se que tal resumo servirá como uma porta de entrada para o seu plano de marketing. Portanto, ele deve ser escrito com um tom de voz que transmita o seu propósito e se adeque perfeitamente à marca. É crucial ter tais detalhes em mente ao desenvolver um plano de marketing.
Alguns indivíduos se preocupam tanto em buscar ideias de como criar um plano de marketing que acabam esquecendo de algo importantíssimo: o ato de repassar a essência da marca (e pensar em suas metas) a cada posicionamento.
Como consequência, antes mesmo de pensar em uma série de estratégias, reveja a visão, a missão e os valores do negócio. Até porque, de uma forma ou de outra, os objetivos do próprio marketing devem refletir aquilo que a empresa deseja atingir ao longo do tempo – sem envolver apenas um alvo instantâneo.
Então compreender as atividades atuais e os planos futuros, vendo onde se pretende chegar, é algo que não pode ser ignorado em um bom plano de marketing!
Quando se questionam sobre como criar um plano de marketing, os gestores devem ter em mente que o estabelecimento de metas é uma parte essencial – e que tal processo deve ser feito da forma mais clara o possível. Portanto, assim que o seu sumário executivo estiver pronto e você tiver revisto a missão do negócio, é a hora de estabelecer e expor as suas metas de marketing.
Fique longe de termos e de propostas vagas e apoie os seus objetivos com números e cronogramas reais. Quer um exemplo? Ao invés de dizer, simplesmente, que você quer aumentar o número de seguidores no Instagram, mude o discurso incluindo detalhes e o indicador de desempenho que será utilizado.
Assim, a meta ideal poderia ser: “aumentar em pelo menos 10% o número de seguidores do Instagram até o primeiro trimestre de 2023, utilizando como KPI a contagem direta de perfis seguidores em conta”.
Viu como a abordagem se torna muito mais eficiente? Pois, desta maneira, você e os demais colaboradores sabem, exatamente, qual é o objetivo a ser atingido e como a companhia terá a ideia de que o propósito foi (ou não) alcançado. Quanto mais específico o seu time for aqui, melhores serão os resultados ao construir um plano de marketing.
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Ao buscarem por ideias de como criar um plano de marketing, muitos indivíduos não dão a devida importância para a definição do público-alvo. Apesar de saberem, pelo menos mentalmente, qual é o perfil do seu consumidor ideal. No entanto, descrever, cautelosamente, quem são as personas do negócio e das suas soluções é uma parte primordial!
Ao construir um plano de marketing, os responsáveis não devem se preocupar apenas em atrair mais pessoas para o seu negócio. A chave é que eles precisam chamar as pessoas certas! E é exatamente daí que vem a importância desta abordagem.
Tendo o pleno conhecimento de tais características, a partir de pesquisas de mercado e até de entrevistas diretas com os usuários, a empresa consegue adaptar o seu plano de marketing pensando no público certo e na melhor forma de impactá-lo e se comunicar com ele – o que realmente gerará lucratividade a longo prazo.
Pouco importa se você ainda não sabe direito como criar um plano de marketing ou já é expert no assunto: uma das principais dicas para o processo é seguir com uma análise firme da concorrência.
Perguntas como estas são grandes aliadas (embora sejam apenas algumas das opções) durante a sua pesquisa de mercado. O fato é que, quanto mais informações detalhadas você tiver a respeito da concorrência, mais fácil será considerar os pontos fortes e fracos das marcas que trabalham em paralelo para gerar grandes oportunidades.
Para não perder o foco, é sempre recomendado partir da análise de três concorrentes, pensando em empresas-chave que atuam ativamente no seu nicho. Pelo menos de início, evite estender muito a pesquisa e se concentre em passos menores, mas plenamente efetivos (sem querer lidar com várias marcas ao mesmo tempo e ampliar o seu leque de análise).
Com tantas ações a tomar, é fácil se perder em meio a tudo o que precisa ser realizado em um plano de marketing. Para facilitar a trajetória, uma das atitudes mais indicadas é desenvolver o seu plano e utilizar recursos visuais para organizá-lo.
Tente apelar para recursos como mapas mentais, linhas do tempo ou fluxogramas ao mostrar as etapas das suas estratégias de marketing. Isso não apenas ajudará a compor o passo a passo que deve ser realizado, como também fornecerá uma visão mais clara de como os componentes se articulam como um todo.
O objetivo é que qualquer pessoa envolvida nas suas campanhas de marketing consiga entender o que está sendo executado e quais são as diferentes partes da estratégia. Seja ele um profissional da área de TI ou mesmo do setor orçamentário. Prezar pela facilidade de compreensão de todas as partes fará uma imensa diferença no sucesso – tanto no planejamento quanto na execução. Coloque em prática!
Muitos profissionais ainda pensam que, para aparecer na mídia, você precisa, fielmente, depender de anúncios e propagandas pagas. Mas, atualmente, o marketing da nova era é totalmente diferente. Tanto é que, se você deseja construir um relacionamento verossímil a ponto de engajar com o usuário, nem sempre o tráfego pago trará bons resultados.
Por isso, antes mesmo de explorar como criar um plano de marketing, tenha em mente que as propostas de inbound marketing podem te apoiar imensamente! Seja através da atividade nas mídias sociais, um blog com conteúdos ou o enfoque em Search Engine Optimization (o famoso SEO), diferencie a sua empresa da concorrência, atraindo a sua atenção organicamente.
Ter um conteúdo original e que agrega valor para o usuário gera um melhor envolvimento com o público, te posiciona melhor nos mecanismos de busca e é altamente recomendado em toda e qualquer estratégia de marketing. Considere explorar durante a criação do seu roteiro!
Criar um plano de marketing efetivo exige planejamento do início ao fim da confecção do documento. E, durante o processo, uma das preocupações deve ser a de definir os canais preferenciais para conduzir as atividades e atingir os objetivos do marketing.
Depois de avaliar quais canais de marketing podem fazer sentido para os seus objetivos, fica muito mais fácil saber como criar um plano de marketing pensando nos locais em que as suas táticas serão colocadas em pauta.
É lógico que, além de saber como criar um plano de marketing digital, você gostaria de ter o maior orçamento possível para cumpri-lo – mas, raramente, isso é verdade. De fato, os recursos são limitados em todas as esferas de uma empresa, e não poderia diferir no departamento de marketing.
Desde os softwares para disparar e-mails marketing até os custos com profissionais terceirizados e mídias pagas, aloque bem os recursos e liste tudo em seu plano de marketing.
Ainda que os valores possam sofrer alterações no curso dos projetos, ter ao menos uma estimativa te ajudará a prever gastos, pensar a respeito do cronograma das tarefas e quais são os ativos necessários para cumprir com o trabalho. Jamais deixe de considerar!
De nada adianta se preocupar em saber como criar um plano de marketing para depois não aplicar nenhum tipo de rastreamento. Independentemente do quão boa seja a sua tática: sempre reserve um tempo para estabelecer métricas e acompanhar os resultados das suas ações de marketing.
Como você saberá que está seguindo no caminho certo? Que os feitos atingidos foram bem-sucedidos? E que algo precisa ser melhorado? Desde o princípio, trabalhe com diretrizes que te permitam mensurar os resultados com frequência, adaptando, mudando ou seguindo firmemente com determinados aspectos do seu plano de marketing.
O interessante é que tais indicadores (junto ao seu rastreamento e análise) ajudam a traçar planos futuros, indo muito além de apenas criar um plano de marketing e abandoná-lo – o que traz frutos reais a longo prazo.
Não importa se você quer saber como criar um plano de marketing digital ou se seguirá aplicando as suas estratégias no meio físico (bem longe da internet). Em ambos os casos, certamente, tais dicas serão úteis para alavancar as suas campanhas e fazer a sua empresa atingir o máximo potencial!
Após saber como criar um plano de marketing, conte com o apoio do Bitrix24 para coordená-lo. Através desta plataforma com múltiplas funcionalidades, comunique-se com todo o time, edite o documento em tempo real, coordene as estratégias de marketing, organize os calendários e gerencie os orçamentos. Não faltarão recursos que te ajudarão a desenvolver o plano e, posteriormente, colocá-lo em vigor (até analisando o progresso e os resultados). Aproveite!
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