Os benefícios de estimular a criatividade de uma equipe vão muito além de agregar produtividade na rotina corporativa ou ampliar o desenvolvimento. Quando um líder foca na criatividade em equipe, soma-se valor competitivo, há maior capacidade de se adaptar em cenários adversos – vencendo as instabilidades – e até a comunicação interna é melhorada.
Por sorte, existem diversas táticas que podem ser aplicadas para transformar meros grupos de trabalho em equipes criativas de alto potencial. Com curiosidade para conferir as principais? Então fique com os passos fundamentais de como ser mais criativo em equipe neste artigo!
As equipes criativas tendem a ganhar em vários sentidos – seja dentro ou fora da empresa. Elas estão inclinadas a serem mais inovadoras, preparadas para vencer as adversidades e encontrar facilmente a resolução para grandes problemas. Fora o fato de serem mais animadas, o que é muito bem-vindo!
Mas como se tornar mais criativo e fazer o mesmo com o seu time? Siga os princípios a seguir para estimular a criatividade de uma equipe.
"Como se tornar mais criativo" é uma pergunta que assola muitos profissionais. E vários deles, inclusive, possuem muita dificuldade de aplicar isso junto ao seu time quando estão em posição de gerenciamento ou liderança. Contudo, a verdade é que o segredo para isso não envolve uma resposta única, mas sim um conjunto de passos essenciais capazes de melhorar a criatividade em equipe e aguçar o melhor de tal instinto.
E é exatamente aí que entra um pilar que é fundamental: focar na colaboração entre o seu grupo de trabalho. Mas como ela pode ajudar? A questão é que, comunicando-se eficientemente e colaborando em conjunto, torna-se possível transmitir, adequadamente, as devidas ideias e pensamentos – o que acaba estimulando a criatividade dos funcionários. Fora o fato de aproximar mais os profissionais para que, juntos, eles possam ter novas referências, realizar descobertas partilhadas e muito mais.
Algumas ações práticas que podem te ajudar a atingir tal feito incluem: atuar com ferramentas de colaboração e canais de comunicação, como bate-papos, intranet, painéis de trabalho e calendários compartilhados; criar uma cultura pautada nos feedbacks; eliminar ruídos comunicativos; promover atividades de formação de equipe; abrir portas para a cocriação; oferecer oportunidades de mentoria e outros. O que não faltam são possibilidades prontas para serem desbravadas.
Sempre que as empresas se preocupam em estimular a criatividade de uma equipe, surge uma recomendação frequente: compor times a partir da diversidade. E, neste caso, a diversidade pode ser explorada de formas totalmente distintas, quer se esteja falando de habilidades, de personalidade, de faixa etária ou mesmo da experiência profissional.
Mas qual é a razão por trás disso? A questão é que a divergência de ideias, comportamentos e pontos de vista acaba por fomentar a criatividade de uma maneira maravilhosa – gerando até soluções inovadoras para as empresas.
Neste caso, as diferenças não vêm para gerar discórdias ou afastar o pessoal, mas sim para estimular a criatividade. A ideia é que, ao compartilhar pontos de vista como tais, os membros de uma equipe possam aprender mais uns com os outros e ter insights que podem ser úteis em suas atuações pessoais – fora outros benefícios.
Ainda assim, lembre-se de que isso deve ser pensado amplamente, e já ser considerado no seu processo seletivo, por exemplo. De fato, se na contratação for prezado pelo mesmo perfil profissional e comportamental, pode ser mais complexo buscar a diversidade. Assim, discorra sobre o assunto junto ao RH e encontrem soluções práticas para já trabalhar em tal ponto antes mesmo de montar uma equipe definitiva.
Da mesma maneira que você não deve temer as diferenças, ainda, conscientize para que os seus funcionários pensem o mesmo. A inclusão e o respeito à diversidade são tão importantes quanto o pontapé inicial para abordá-la no ambiente de trabalho. Por conseguinte, mostre tal relevância ao seu grupo, exponha as vantagens pessoais e coletivas e deixe claro que há espaço para todos – e o bem-estar global é extremamente almejado.
Bitrix24: Grátis e para Usuários Ilimitados
Um colaborador teve uma ideia um tanto quanto inusitada? Mesmo que a sua implementação esteja fora da zona de conforto – ou mesmo da viabilidade momentânea – de uma empresa, não o ridicularize e nem prive o seu senso criativo. Pois, uma das estratégias para aumentar a criatividade consiste, exatamente, em apreciar as ideias uns dos outros – independentemente do seu cargo.
Crie uma cultura corporativa positiva, em que os membros do time de trabalho não tenham medo de apresentar as suas ideias e propor soluções para os casos. Mostre que a opinião de todos é valorizada, ainda que não seja tão convencional quanto o esperado.
Adotar uma conduta como tal abre portas para que os indivíduos possam pensar em coisas ainda mais brilhantes, sem se sentirem oprimidos, leva-os a explorar o melhor do seu potencial criativo. Portanto, o seu direcionamento deve ser em gerar lotes de ideias – e não querer ter apenas as mais corretas.
Em sessões de brainstorming, igualmente, lembre-se de que ninguém está no ato para julgar. O objetivo é coletar insights e ouvir todos da mesma maneira – sem menosprezo. Se uma equipe partir para o comportamento oposto, ela estará indo contra qualquer tentativa de fomentar a criatividade. Inclusive, recompensar quem traz novas ideias – ainda que seja através de uma valorização moral – estimula tal conduta em meio ao coletivo é extremamente bem-vinda para estimular a criatividade de uma equipe.
Assim, siga sempre tal raciocínio: aumentar a confiança irá trazer novas ideias – pois, quando os funcionários se sentirem seguros, eles ficarão mais relaxados e criativos. E, no cenário oposto, se reprimidos, terão anseios e guardarão os seus pensamentos para si – é algo natural.
Se o seu desejo é estimular a criatividade de uma equipe, jamais deixe de visar e incentivar para que os seus membros busquem mais conhecimento. Pois é o aprendizado frequente que abre as portas para soluções e ideias novas e pode promover a criatividade no seu time.
Invista em capacitações internas, em treinamentos focados e diversos, trabalhe com programas e bolsas de auxílio à educação (como MBAs e pós-graduações, por exemplo) e dê oportunidades para que novas habilidades não sejam apenas aprendidas – como também colocadas em prática.
Parte de estimular a criatividade de uma equipe depende disso. Pois é fato que ideias incríveis e inovadoras podem surgir através de insights que aparecem em cursos, conhecimentos sobre novas tendências, conversas com profissionais com mais experiência no ramo – ou mesmo em áreas relacionadas – e mais.
O caminho como um todo indica que: quanto mais estudo e busca pelo conhecimento, maiores as possibilidades para gerar novas conexões neurais, ideias e trabalhar a partir de referências – se mostrando fundamental para estimular a criatividade em sua equipe em tempos voláteis, em que tudo muda muito rápido. Consequentemente, deixe que os indivíduos saiam da sua zona de conforto e depois colha os resultados!
Você com certeza já deve ter parado para reparar em como as crianças são muito mais criativas do que a maioria dos adultos, não é mesmo? A questão é que a vida delas está mais propícia a momentos de diversão – portanto, os líderes devem explorar tal ponto natural como uma das estratégias para aumentar a criatividade no ramo corporativo.
Se você já não sabe mais como ser mais criativo em equipe e instigar o mesmo nos demais, experimente abrir portas para a diversão. Que tal iniciar, então, provendo uma cultura corporativa mais envolvente, leve e alegre? Adotando um tom de voz mais positivo e divertido? E criando dinâmicas em equipe para tal – como atividades direcionadas de team building – ou reuniões semanais mais despretensiosas, unindo os colegas?
Da mesma maneira, proporcionar um ambiente de trabalho mais desinibido – com elementos que instiguem a inovação e a criatividade – pode ajudar. Afinal, um espaço físico que considere isso pode ser inspirador, concorda?
Caso o seu time trabalhe virtualmente, lembre-se de que pode não ser tão simples manter aceso o senso de pertencimento e criar dinâmicas em equipe – contudo, está longe de ser impossível, definitivamente.
Em espaços de trabalho on-line como o Bitrix24, pode exemplo, você pode estimular a criatividade em sua equipe com áreas personalizadas (totalmente voltadas para a sua realidade), rede social interna com posts e comentários, murais virtuais, quadros de tarefas interativos e muito mais. Fora o suporte para comunicação, que permite a realização de chamadas de vídeo de alta qualidade – e chat por outros canais – em tempo real!
Bitrix24: Grátis e para Usuários Ilimitados
A criatividade em equipe pode ser estimulada – e nem sempre um time já nasce com o terreno fértil para a inovação. Portanto, caso o seu propósito atual seja estimular a criatividade de uma equipe, inicie a partir dos insights expostos neste artigo e então siga para a prática.
Obviamente, tudo deve ser adaptado de acordo com a realidade da sua companhia – e, sobretudo, do seu time, pois pode haver alguma ação relacionada que já esteja em vigor e outras (que ainda não foram citadas aqui) que careçam de mais atenção ao melhorar a criatividade em equipe. O mais relevante é abrir o olhar para as possibilidades, entender a relevância do tema e achar soluções viáveis para tal. Sem dúvidas, você irá encontrar maneiras de estimular a criatividade de uma equipe – exatamente da forma que ela precisa.
Em alguns casos, a criatividade em equipe será mais facilmente atingida do que em outros. Mas não há um número exato para se guiar: o mais importante é notar as transformações reais que ela fará no dia a dia. Quando um líder age com profissionalismo e sabedoria, ele está pronto para explorar isso – aplique você também a partir de hoje, criando espaço e tempo para a criatividade em equipe florescer.
Para estimular a criatividade em uma equipe:
As cinco maneiras que podem ser usadas para promover a criatividade incluem:
Existem vários motivos que explicam o porquê vale a pena estimular a criatividade no ambiente de trabalho, incluindo:
Os 4 passos do processo criativo são:
Os 4 hacks para trabalhar o processo criativo no ambiente de trabalho são: