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Como implementar metas em sua empresa

Ariane Jaeger
9 de abril de 2021
Última atualização: 21 de junho de 2024

Se você possui um negócio, sabe o desafio que pode ser definir as metas de uma empresa. Ao longo deste percurso, vários obstáculos aparecem e os erros podem custar caro no final. Dessa forma, é fundamental que o planejamento de metas siga alguns preceitos básicos.

Para ajudar um pouco nesse processo, trazemos algumas dicas de elaboração de metas que podem contribuir para o sucesso do seu planejamento.

Como definir metas de uma empresa?

O processo de definir metas de uma empresa pode parecer complexo. Entretanto, seguindo algumas dicas simples, ele pode ser muito mais simples do que você imagina. Tudo é uma questão de planejamento, comprometimento e aperfeiçoamento.

Para ter sucesso em uma tarefa como elaborar um plano de metas para empresa, você tem que seguir esses três princípios à risca. Entretanto, existem outras dicas e técnicas que podem ajudá-lo a aperfeiçoar e entender melhor a importância de traçar metas.

7 Dicas sobre como traçar metas para uma empresa

Existem inúmeras dicas que podem contribuir positivamente para o aperfeiçoamento das metas. Porém,  nós fizemos uma seção de apenas 7 dicas e insights que podem impactar diretamente no sucesso do plano de metas de uma empresa.


1. Metas irrealistas não ajudam

Uma das primeiras etapas para definir metas que levam a um resultado bem sucedido é ser realista. Não adianta fazer um planejamento de crescimento anual de 500% se os números não corroboram com essa possibilidade.

A menos que o seu negócio receba um aporte financeiro incrível, ele provavelmente não terá essa taxa de crescimento anual. Nesse sentido, use métricas do passado para definir as metas do futuro.

Sem saber de onde você veio, é difícil decidir para onde você deve ir. O desempenho anterior pode ajudar a informar uma série de seus objetivos de negócios futuros.

Caso você não possua métricas nas quais possa basear suas metas, é hora de construí-las. Afinal, as suas metas devem ter a sua própria realidade como base e elas são o que tornam o sucesso de qualquer mudança aplicada mensurável.

2. Metas bem definidas são indispensáveis

Em alguns casos específicos, os objetivos da sua empresa podem ser amplos. Entretanto, nunca deixe que eles sejam vagos. Uma meta vaga é quase tão útil quanto não ter nenhuma.

Desse modo, certifique-se de que os critérios a serem atingidos dentro da sua meta são quantificáveis. Ou seja, evite metas como:

●      Melhorar as vendas anuais...

●      Reduzir custos mensais...

●      Converter mais leads em clientes...

Em outras palavras, esses objetivos são todos positivos para a sua empresa. Porém, eles possuem um erro indiscutível. Eles não estão quantificados em unidades mensuráveis. Ao especificar suas metas com o maior número de detalhes possível, você terá métricas mais valiosas.

Nesse mesmo sentido, objetivos com dados, porcentagens, especificações claras e planejamento são o que você precisa.

3. Planejamento é essencial

Planejar é o segredo para o sucesso de qualquer projeto. Dessa forma, ao definir metas de uma empresa, o planejamento de como alcançá-las será o seu guia. A princípio, é importante que o seu planejamento tenha o maior número de detalhes possível.

Além disso, todo bom planejamento possui mais de um caminho para chegar ao mesmo objetivo. Ou seja, por mais que você planeje tudo perfeitamente, os imprevistos podem acontecer e atrasar os seus planos. Por isso, caso o plano A não funcione, é importante que haja um plano B, C ou até Z a depender da importância da sua meta.

4. Comprometimento é a chave

O comprometimento com as metas é mais do que essencial. Assim, uma vez que você tenha definido as suas metas e planejado como alcançá-las, não volte atrás. Os obstáculos surgirão e você deve enfrentá-los de maneira cabeça erguida.

É por isso que um planejamento eficiente não pode faltar ao definir metas de uma empresa. Tanto você quanto os seus colaboradores devem estar comprometidos com o objetivo em comum. Por isso, um recurso que pode ajudar bastante com a motivação são as recompensas. Falaremos delas logo a seguir.


5. Recompensas são um excelente fator motivacional

Uma das etapas mais importantes de como elaborar um plano de metas para empresa é a definição de recompensas. Ou seja, você até pode estipular metas sem oferecer nenhuma recompensa em troca. Porém, a motivação para realizar uma tarefa possui um papel importantíssimo. A sua equipe de trabalho pode trabalhar muito bem sem recompensas, mas com elas, eles podem trabalhar ainda melhor.

A recompensa não é apenas para o seu time de colaboradores, mas também para você. Ao atingir uma meta, não se esqueça de celebrar. Afinal de contas, o sucesso do planejamento é um reflexo do seu esforço como gestor. Se você investiu tempo, determinação e energia para alcançar um objetivo, certifique-se de fazê-lo memorável.

6. Esteja aberto ao feedback

Obter insights dos funcionários é uma estratégia inteligente, pois dará à sua equipe de liderança a visão da empresa daqueles que estão no térreo da organização. Ou seja, você poderá entender o ponto de vista de todos que compõem a empresa.

Dessa maneira, as estratégias para alcançar as metas poderão ser melhor ajustadas à realidade de cada departamento. Portanto, se você pedir um feedback, esteja aberto para realmente usá-lo para melhorar o planejamento. Caso contrário, os funcionários estarão menos propensos a expor suas opiniões no futuro.

7. Uma ferramenta eficiente faz a diferença

Por fim, esta é uma das dicas mais úteis sobre como traçar metas para uma empresa: use as ferramentas adequadas. Essa parte é especialmente ignorada por muitos líderes e gestores na hora de definir metas de uma empresa.

Uma ferramenta que permite a análise de métricas é o mínimo que você irá precisar. Em adição, você pode precisar de ferramentas para criar mapas mentais, gerenciar tarefas, fazer reuniões, enviar convites, calendários compartilhados e muito mais.

Uma opção é usar uma ferramenta individual para cada atividade dessas. Porém a solução mais prática é certamente fazer uso de um software CRM. Por exemplo, o Bitrix24 conta com todas as ferramentas necessárias para realizar essas tarefas gratuitamente.

Dessa forma, você centraliza todo o planejamento, execução e aperfeiçoamento das metas da uma empresa em apenas um software.

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