O feedback é uma parte essencial da rotina de qualquer líder. Através dele, a empresa pode crescer como um todo diante de uma liderança mais forte e aberta a sugestões. A satisfação de receber um feedback positivo pode ser um grande motivador. Porém, receber um feedback negativo não é tão fácil.
Grandes líderes sabem como oferecer feedback, mas nem todos sabem como lidar com o feedback negativo dos colaboradores. Afinal, estar em uma posição de alto nível não deixa ninguém imune aos efeitos de críticas. Aqui, você confere as dicas mais relevantes para usar o feedback negativo ao seu favor, não deixando que isso se torne uma problemática na vida profissional ou mesmo pessoal.
Existem várias maneiras de reagir a um feedback negativo. Primeiramente, você não pode se desesperar e precisa ouvir cautelosamente o que o outro tem a dizer. Ao invés de responder de imediato, procure assimilar as informações e não se deixar levar pelo calor do momento. Controlar-se é crucial!
Para tornar o feedback negativo em algo positivo, utilize-o como uma ferramenta para o seu próprio desenvolvimento. Ao receber um feedback negativo, busque as opiniões de outras pessoas para compreender o que é válido e apto a ser melhorado. Depois, não deixe de confiar nas suas qualidades, mas trabalhe em pontos de melhoria para se desenvolver cada vez mais.
Um ciclo de feedback negativo indica uma série de problemas que precisam ser corrigidos em um processo ou sistema. Quando ele é recebido por um indivíduo, pode gerar desmotivação. No entanto, o ideal é aproveitar isso ao seu favor, transformando o feedback negativo em algo positivo e que leve ao desenvolvimento.
Para saber como lidar com o feedback negativo:
Com o termo derivado do inglês, o conceito de feedback não é difícil de entender. Basicamente, ele se refere a receber informações, avaliações ou opiniões a respeito do seu comportamento, tensões, atividades, processos ou qualquer situação relacionada ao ambiente laboral.
É normal que, ao receber feedbacks positivos, os indivíduos fiquem imensamente animados e engajados. Mas quando o contrário acontece, se a mente não for capaz de buscar a melhoria e gerenciar os feedbacks, grandes problemas podem surgir – tanto para o indivíduo quanto para o negócio.
Portanto, na sua trajetória como líder, é primordial compreender que os feedbacks sempre surgirão e que você precisa estar pronto para lidar com eles – independente da sua procedência ou natureza.
Imagine a seguinte situação: você passou horas trabalhando em um projeto para garantir que a sua equipe tivesse o melhor desempenho possível. Depois de tanto esforço, alguém do grupo te chama no escritório e critica a sua performance.
Diante deste cenário, é normal sentir um certo nível de confusão e frustração. E, é claro, se perguntar o que você fez de errado. Por vezes, as críticas são levadas para o lado pessoal e as emoções ficam à flor da pele. Ainda mais quando elas vêm dos funcionários – e não de alguém da alta administração, por exemplo.
Contudo, como líder, você precisa entender como lidar com o feedback negativo. Independente da fonte ou do motivo! Para isso, é necessário encará-lo não como uma ofensa, mas como uma oportunidade de melhoria constante. Caso este momento chegue, e ele sempre chegará (pois é parte do processo de liderança), é importante seguir as diretrizes a seguir:
O feedback negativo quase sempre chega nos momentos mais inesperados e ninguém gosta de recebê-lo. Portanto, aqui, é natural que uma onda de emoções negativas venha à tona.
Primeiro, vem a negação. “Eles estão enganados sobre essa crítica. Eu não estou errado!”. Depois, vem a frustração. “Por que isso está acontecendo comigo depois de todo o esforço e dedicação que investi nesse projeto ou nessa empresa?”.
Por último, surge a raiva e a vontade de contestar as críticas recebidas. E este é o momento onde as coisas podem sair do controle e gerar consequências indesejadas se você não souber como lidar com o feedback negativo apropriadamente.
Entrar em conflito com a chefia da sua empresa nunca é uma boa ideia. E o mesmo vale para o feedback negativo dos funcionários. Afinal, sua posição de liderança te coloca como um exemplo a ser seguido. E você não quer que tal exemplo mostre descontrole, certo?
Sendo assim, o primeiro passo é respirar fundo, acalmar os pensamentos e ouvir atentamente o que está sendo dito. Desta forma, você entende a raiz do problema e pode buscar uma solução, respondendo adequadamente e trabalhando no curso de suas novas ações.
Lembre-se: os feedbacks negativos são parte de qualquer trabalho, especialmente em posição de liderança. O que diferencia os grandes líderes dos demais é a sua capacidade de encarar as críticas e os desafios como uma oportunidade de crescimento.
Não leve para o lado pessoal. Após controlar as suas emoções, é o momento de seguir o próximo passo ao pensar em como lidar com o feedback negativo!
Uma vez que as emoções estejam controladas, é hora de ouvir, de fato, o feedback. Realmente ouvir, não apenas escutar enquanto espera por uma chance de argumentar. Na grande maioria das vezes, o feedback negativo pode te fazer notar certos comportamentos que até então passavam despercebidos.
Reconhecer tais comportamentos e pensar em maneiras de mudá-los vai te tornar um líder melhor. Considere o motivo por trás daquele feedback negativo e o que deu errado com a mente livre. Reflita sobre as suas ações, comportamentos e atitudes e tente entender como eles influenciaram o seu desempenho. Ou, ainda, como aquilo pode te prejudicar ao longo do tempo.
Só assim um bom líder é capaz de transformar um feedback negativo em algo positivo, vindo a nutrir a confiança como líder e cultivar relacionamentos corporativos saudáveis – vencendo o desafio de como lidar com o feedback negativo.
O primeiro instinto de muitas pessoas em relação ao feedback é ignorá-lo ou evitá-lo a qualquer custo. Contudo, como líder, você deve encarar o feedback como um aliado e buscá-lo ativamente. Pois é desta forma que você vai saber como lidar com o feedback negativo como um verdadeiro profissional.
Por isso, não espere ouvir apenas o que os líderes da empresa têm a dizer. Independente da origem de tal feedback, escute também os demais membros da sua equipe.
Diversas pesquisas recentes vêm mostrando que os funcionários felizes são muito mais produtivos. Fora isso, os estudos revelam que o nível de satisfação dos trabalhadores influencia em sua criatividade e nas relações interpessoais no trabalho.
Sendo assim, saber como buscar e lidar com o feedback negativo dos funcionários também é importante para o bom desempenho do seu departamento. Não se deixe abalar caso pareça que você está preso em um loop de feedback negativo. É assim que as mudanças são feitas.
Por último, mas não menos importante, leve em consideração a opinião sincera de pessoas que você conhece e nas quais confia. Não precisa nem mesmo ser alguém com quem você trabalhe. As pessoas em nossa vida pessoal por vezes têm insights muito úteis sobre o nosso comportamento, bem como sobre os nossos defeitos. Portanto, é uma dica e tanto a seguir!
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Este é um ponto essencial de uma administração de sucesso. No caso dos seus superiores, eles geralmente se sentirão confiantes em oferecer opiniões negativas. Sobretudo se eles entenderem o poder de gerenciar um feedback negativo!
Os funcionários, por outro lado, podem não compartilhar da mesma facilidade em expressar ou receber opiniões menos favoráveis. Por isso, é importante incentivar um ambiente de trabalho onde todos sintam que as suas opiniões são válidas e relevantes para os resultados. Focando, assim, em processos comunicativos abertos.
Como mencionamos no ponto anterior, saber como lidar com o feedback negativo dos funcionários é tão importante quanto saber lidar com as recomendações de superiores.
Mas como criar este ambiente de comunicação aberta e construtiva? Primeiramente, deixe claro que nenhum feedback negativo respeitoso terá repercussões. Em segundo lugar, lembre-se da primeira dica e não deixe as emoções tomarem conta. Jamais demonstre fúria diante dos funcionários. A serenidade é indispensável.
Assim, você saberá nutrir a confiança como líder, terá mais facilidade em gerenciar os seus próprios feedbacks e estimulará o time a fazer o mesmo.
Agora que você estabeleceu um bom diálogo e aprendeu tudo sobre como lidar com o feedback negativo como um líder, é hora de elaborar uma estratégia prática para melhorar os aspectos mencionados na avaliação de colegas de trabalho. Nada de desanimar e desistir em meio a um loop de feedback negativo!
Coloque os seus receios e dúvidas de lado e demonstre confiança para seguir em frente. Desta forma, você deixará claro para todos sob a sua liderança que está tudo sob controle e que você se importa o suficiente para levar os comentários negativos em consideração e buscar melhorias de forma ativa.
Existem várias formas de atingir crescimento pessoal através de feedback. Você pode buscar melhorar a sua performance através de cursos, workshops e aquisição de conhecimento específico para a sua área.
Caso o feedback negativo tenha sido relacionado a sua atitude e comportamento, você pode buscar melhorias ao considerar cuidadosamente como se comunica com as pessoas ao seu redor, por exemplo. Cada problema terá uma solução diferente. O importante é ter disposição para aceitar as mudanças e reconhecer os seus próprios erros.
Um dos aspectos mais complexos de lidar com o feedback negativo como líder é saber quais ações devem ser tomadas no momento e quais precisam ser mantidas a longo prazo. Frequentemente, concentramos todos os nossos esforços em melhorias logo depois de receber um feedback negativo, mas a determinação tende a esvair ao longo do tempo.
Não deixe isso acontecer. Um bom líder sabe equilibrar paciência e eficiência para oferecer resultados de acordo com as necessidades da empresa e as suas necessidades pessoais. O processo pode ser lento, mas desistir não deve nem passar pela sua cabeça. Busque o desenvolvimento contínuo e instigue todo o time a pensar de tal maneira!
Outro aspecto desafiador ao lidar com feedback negativo é saber reconhecer que os pontos negativos não te definem como líder (muito menos como pessoa). As suas contribuições e o seu valor não se resumem a pequenos erros ou percalços no seu desempenho.
Saiba reconhecer as suas qualidades com a mesma imparcialidade com a qual reconhece as suas falhas. Descubra quais são os seus pontos fortes e cultive-os enquanto trabalha para solucionar os seus pontos fracos.
Para isso, vale se atentar ao feedback positivo da sua equipe e dos supervisores. Afinal, tanto o feedback negativo quanto o positivo devem fazer parte da cultura da empresa e precisam sempre estar em equilíbrio. É fundamental!
Como visto ao longo deste artigo, a necessidade de saber como lidar com o feedback negativo é cada vez mais real, especialmente quando você está em posição de liderança. A dinâmica de poder em empresas do mundo inteiro está mudando nesta nova geração, e é preciso se adaptar ao aprender a receber e dar críticas com respeito e paciência.
Para cumprir tal objetivo, o autoconhecimento é indispensável. Os líderes excepcionais sabem exatamente como realizar autoanálises para encontrar maneiras de melhorar constantemente.
Embora o feedback negativo seja desconfortável e até mesmo desagradável, ele faz parte do processo de evolução e autoconhecimento. A comunicação aberta estimula o engajamento entre a equipe e abre espaço para os ajustes na rotina de trabalho. Por isso, líderes que sabem lidar com o feedback negativo têm uma vantagem enorme no mercado.
Então se você chegou até aqui, já deu o primeiro passo em direção ao conhecimento e a uma performance otimizada. Portanto, você já está no caminho certo para ser um profissional ainda melhor.
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