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Como os CRMs estão transformando o mercado brasileiro

Ariane Jaeger
18 de setembro de 2024
Última atualização: 18 de setembro de 2024

Você sabe qual é o impacto dos CRMs no mercado brasileiro? Nos últimos anos, o customer relationship management (CRM, na sigla em inglês, ou gestão de atendimento ao cliente, em tradução livre) recebeu um boom devido às novas plataformas. Antes, certas tecnologias eram limitadas às médias e grandes empresas, dificultando a vida de micro e pequenas empresas.

Hoje, isso já não se repete mais por causa das novas plataformas de relacionamento com o cliente, como RD Station Marketing, RD Station CRM, Zoho CRM, HubSpot CRM e Bitrix24, sendo este último um dos mais populares para as empresas brasileiras devido ao seu plano gratuito. No entanto, nesta nova mudança de mercado, nem todas as empresas estão atentas ao que deve acontecer.

Com mais alternativas de CRM de vendas, as companhias elevam a régua de qualidade na gestão de relacionamento com os clientes. Isso está longe de ser um problema, mas, ao mesmo tempo, gera urgências para que as empresas evoluam neste sentido. Hoje, entre as mudanças em andamento, pouco se vê de uma empresa investindo em CRM.

Investimentos em Tecnologia pelos Grandes Players Brasileiros

De acordo com um relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 86% dos grandes players brasileiros utilizam e investem em tecnologia.

86%

Investem em Tecnologia

Foco em Tecnologias Avançadas:

  • Impressão 3D
  • Internet das Coisas (IoT)
  • Realidade Aumentada (RA)
  • Inteligência Artificial
  • Banco de Dados
  • Capacidade Operacional

Essas empresas, atuando há mais de 50 anos, concentram esforços em soluções tecnológicas para melhorar sua capacidade operacional.


Após as mudanças comportamentais e de consumo, o atendimento remoto se tornou algo mais rotineiro. À medida que mais leads buscam fechar negócios de forma remota, seja no segmento B2C ou B2B, é surpreendente a baixa procura por uma ferramenta que melhora a gestão de metas comerciais e o gerenciamento de projetos de venda. Os empresários devem estar atentos às ferramentas que podem otimizar seu funil de vendas, como o Bitrix24.

Neste conteúdo especial, vamos destacar o que são os CRMs no mercado brasileiro e os seus impactos, especialmente no aspecto comercial para micro, pequenas, médias e grandes empresas!

Grátis. Ilimitado. On-line.

O CRM do Bitrix24 é ideal para empresas que querem ganhar dinheiro sem gastar uma fortuna. Com um plano gratuito e para usuários ilimitados, o Bitrix24 tem mais de 40 ferramentas que vão impulsionar a sua empresa. Gerencie leads, clientes, vendas e equipes em um lugar só!

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Qual é o impacto dos CRMs no Brasil para micro, pequenas, médias e grandes companhias

O impacto dos CRMs no Brasil é perceptível ao comparar qualquer empresa que operava sem e hoje possui um plano para organizar a geração de leads nos seus canais de alta conversão. Afinal, os clientes são a alma do negócio para qualquer setor.

Em um cenário onde o negócio opera sem a gestão de relacionamento, os clientes entram e saem sem necessariamente a empresa tirar o máximo proveito comercial. Isso aumenta KPIs negativos da marca, como:

  • Alta taxa de turnover de clientes;

  • Baixo valor de LTV;

  • ROI baixo;

  • Pouca previsibilidade de vendas e conversões;

  • Equipe de vendedores mais desconectada;

  • Perda de oportunidades no funil de vendas.

Por outro lado, as empresas que focam em um CRM de alta qualidade, como o Bitrix24, passam a ter recursos que agregam valor à experiência do cliente e, ao mesmo tempo, otimizam o fluxo de trabalho da equipe comercial. Caso utilize uma ferramenta de automação de marketing, o benefício acaba sendo ainda melhor, porque há sinergia entre as ações. Abaixo, você confere os impactos dos CRMs no Brasil!

1. Maior capacidade de automação

A união de tantas tecnologias permite criar um fluxo de processos que começam e terminam sozinhos, com o boleto faturado devidamente enviado. Esse funil completo é possível devido à integração do CRM com outras automações, especialmente de marketing digital.

Na prática, os clientes chegam por meio de ações de tráfego pago e se cadastram nas páginas de alta conversão da plataforma. A partir disso, esses clientes se tornam leads e aguardam um atendimento da equipe comercial, que hoje pode ser feito com o auxílio da inteligência artificial. Se as vendas acontecerem, as próximas etapas avançam, incluindo a emissão de contrato e boleto faturado.

Vale lembrar que a automação depende de um software de CRM mais completo. Nem todas as plataformas oferecem esse tipo de integração e, quando oferecem, os custos podem ser excessivamente altos, especialmente para pequenas e médias empresas. A grande alternativa é o Bitrix24, que possui as ferramentas necessárias para automatizar os processos de CRM do início ao fim.


2. Geração de dados úteis às empresas

As interações que acontecem durante o processo de vendas são armazenadas. Assim, todas as atividades fornecem dados que podem ser úteis para aperfeiçoar e entender as necessidades dos clientes. Inclusive, é possível exportar esses dados para relatórios de vendas complexos.

A tecnologia CRM no Brasil também contribui para uma gestão de dados unificada. Isso significa que todos os dados ficam presentes em um único lugar para análise. Esse tipo de inovação proporcionada pelo CRM auxilia os gestores de vendas na hora de definir quais tarefas podem provocar um crescimento nas vendas.

Por exemplo, observa-se que o relacionamento com o cliente é melhor quando o lead vem de um artigo ou conteúdo rico, como e-books ou vídeos. Sabendo disso, é possível planejar ações com base no sucesso dessas iscas digitais, repetindo a fórmula de vendas para alcançar um maior público.

3. Otimização no processo de vendas

Por gerar dados úteis durante o processo de vendas, a ferramenta de CRM também garante uma otimização constante nesse processo. Dependendo da fórmula que a sua equipe utiliza, é possível corrigir, aprimorar ou eliminar ações que não entregam os resultados esperados.

Além disso, a otimização conta com soluções especiais, como testes A/B, criação de templates personalizados, uso de lembretes de follow-up e outros alertas. Tudo isso melhora naturalmente o que o time de vendas entrega e entregará.

As equipes também podem ser escaladas conforme a função. Portanto, é possível alocar líderes, colaboradores e centralizar toda a gestão da equipe de CRM de marketing em um só lugar. Esse tipo de função ajuda a otimizar processos e identificar eventuais gargalos no fluxo de trabalho.


4. Melhora o comportamento preditivo de vendas

Uma melhoria do atendimento ao cliente com CRMs mais elogiada é o refino no comportamento preditivo de clientes. Ou seja, aumenta a experiência e a capacidade de prever os resultados em vendas graças à soma de dados úteis e à centralização de informações.

Geralmente, o sistema preditivo é feito de forma mais arcaica, tirando a média e comparando com o mesmo período. Isso no Brasil costuma ser feito com maior frequência, mas não necessariamente precisa ser dessa forma, especialmente com um software de CRM completo.

A plataforma Bitrix24 possui um dashboard preditivo para acompanhar toda a gestão no processo de marketing e vendas sem dificuldades. Desde que você alimente a plataforma com dados úteis, é possível obter um panorama de como o seu negócio se desenvolverá nos meses seguintes.


Vantagens dos CRMs para empresas brasileiras

Os sistemas de CRM são úteis na hora de prospectar e manter o relacionamento com os clientes. Entre diferentes benefícios, destaca-se o aumento da capacidade de vendas a partir de funcionalidades verdadeiramente úteis, e não apenas discagens automáticas baseadas em mala direta.

Com a necessidade de um atendimento ao cliente cada vez mais personalizado, as empresas que focam em customizar a experiência sempre acabam saindo na frente.

Entre os benefícios mais relevantes do CRM no mercado brasileiro estão:

  • Melhora da relação entre empresas e clientes;

  • Aumento na capacidade operacional;

  • Fornecimento de dados e insights;

  • Facilitação do processo comercial para PMEs;

  • Facilidade de integração;

  • Diferenciais no mercado;

  • Conformidade com as diretrizes de proteção de dados.

Nas vantagens mencionadas acima, uma que todo brasileiro aprecia é o valor. Existem CRMs completos que operam de forma gratuita, permitindo que uma pequena empresa tenha todas as funções principais sem gastar a mais por isso. Muitas vezes, esses recursos vêm de forma simplificada, à medida que se tornam cada vez mais acessíveis.

Contudo, o impacto dos CRMs no mercado brasileiro deve aumentar drasticamente nos próximos meses. Isso porque os CRMs estão operando com planos gratuitos. O já mencionado Bitrix24, por exemplo, oferece um plano totalmente gratuito para as empresas brasileiras. De fato, vale a pena experimentar com sua equipe e colocar em prática um plano robusto sobre o ciclo de vida dos clientes. 

Como utilizar um CRM de vendas no mercado brasileiro

Você quer que a sua empresa faça parte da transformação com CRMs? Se a resposta for sim, saiba que você pode começar com um plano gratuito do melhor CRM do país, o Bitrix24. Reconhecida internacionalmente, esta plataforma reúne todas as funções necessárias para uma gestão completa, como:

  • Automação de vendas;

  • Ferramentas de marketing;

  • Pagamentos online;

  • Orçamentos e agendamentos;

  • Faturas e envio de boletos;

  • Negócios B2B;

  • Iscas digitais e geração de leads.

O CRM brasileiro Bitrix24 une todas essas funções em um só lugar. Para PMEs, a parte interessante é a possibilidade de criar uma conta gratuitamente. Mesmo no plano gratuito, a empresa e a equipe de vendas aproveitam diferentes funções úteis, além do envio de e-mails e métricas de ciclo de vida da empresa.

Para começar, você só precisa criar a sua primeira conta. A criação da conta é bem fácil e leva breves instantes. Você deve acessar a plataforma e fazer o seu registro.

O melhor é que tudo está em português, incluindo recursos, detalhes, blog com dicas e muito mais. Depois disso, basta integrar o Bitrix24 com o seu sistema ERP para ter acesso a todas as funções. Colocando em prática, a usabilidade é impecável e fica claro que tudo foi pensado para o público brasileiro.

Grátis. Ilimitado. On-line.

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Para qual tipo de negócio o CRM é útil?

O CRM no mercado brasileiro se mostra útil para praticamente qualquer segmento. Isso acontece porque todos os negócios demandam uma boa relação com os clientes, independentemente de serem do segmento B2B ou B2C, ou do nicho e tamanho da empresa.

Para entender melhor a aplicação do CRM de acordo com o seu tipo de empresa, preparamos os principais exemplos abaixo. Confira já:

1. Varejo e eCommerce

O varejo e os demais eCommerces aproveitam bastante o CRM. Ao realizar vendas, o CRM permite enviar e-mails a cada nova etapa no processo de vendas, o que melhora a experiência e a percepção de bom negócio. Além disso, também está alinhado com as vendas omnichannel.

As vendas multicanal (omnichannel, em inglês) consideram as diferentes formas de se fazer uma compra. Hoje, além das lojas físicas e sites, é possível entrar em contato pelas redes sociais, e-mail, WhatsApp, entre outros exemplos. Com um CRM refinado, todos os canais são centralizados em um só lugar.

2. Fintechs, startups e demais serviços financeiros

Especialmente para os fãs da Startup Enxuta, a metodologia consiste em fazer lançamentos a partir do MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável, em português). Nele, a ideia é executar uma tarefa da forma mais simples possível e escalonar conforme tiver sucesso.

Para fintechs e afins, é possível entregar uma experiência otimizada aos clientes com um plano gratuito do Bitrix24. Conforme mais negócios e leads são convertidos, os planos podem ser escalados, melhorando e aperfeiçoando o que estiver dando certo a partir de aplicativos móveis e soluções mais complexas.

3. Indústria

No segmento industrial, a grande preocupação é entender o ciclo de vida do produto devido à maturidade da ideia e ao preço em si. Para isso, o CRM Bitrix24 consegue contribuir com um atendimento pós-venda e soluções de análise preditiva.

A otimização de processos também é uma possibilidade. Para grandes empresas com fluxos definidos, é possível centralizar toda a gestão pela plataforma. Dessa forma, entende-se a cadeia logística da indústria e ao mesmo tempo compara-se com outras funções, como o processo comercial.

Comentários finais

A inovação empresarial com CRMs tem tudo para se tornar realidade, especialmente com a solução Bitrix24, que oferece a chance de micro, pequenas e médias empresas aproveitarem as principais funções de CRM gratuitamente. Já as grandes empresas podem continuar investindo em tecnologia e ir além, utilizando IoT, inteligência artificial e banco de dados para gerar insights valiosos por meio do Bitrix24!

No fim do dia, contar com uma plataforma que auxilie os profissionais a otimizarem os processos internos da empresa e levarem o contato com o cliente para o próximo nível é uma oportunidade que não deve ser ignorada por aqueles que almejam ter sucesso profissional.

Grátis. Ilimitado. On-line.

O CRM do Bitrix24 é ideal para empresas que querem ganhar dinheiro sem gastar uma fortuna. Com um plano gratuito e para usuários ilimitados, o Bitrix24 tem mais de 40 ferramentas que vão impulsionar a sua empresa. Gerencie leads, clientes, vendas e equipes em um lugar só!

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O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
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