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Construindo a confiança nas equipes: 10 maneiras de estabelecer a credibilidade na liderança

Ariane Jaeger
27 de agosto de 2022
Última atualização: 30 de outubro de 2024

O sucesso de qualquer time é baseado em confiança. Isso é válido para todo aspecto da vida humana, especialmente no ambiente de trabalho. Quando há confiança entre os membros de uma equipe, as coisas tendem a fluir melhor.

Mas como estabelecer a credibilidade na liderança e construir um relacionamento que estimule a produtividade entre os membros do seu time? Leia o artigo de hoje e descubra 10 maneiras de agir construindo a confiança nas equipes e tornando-se um líder melhor.

Perguntas frequentes

O que é a confiança na equipe?

A confiança na equipe é um elemento-chave na colaboração, que ocorre quando os integrantes de um time acreditam uns nos outros. Eles sabem que os colegas ou subordinados vão cumprir com o combinado e vão tentar dar o seu melhor em prol do bem coletivo. Quando uma equipe possui confiança mútua, é muito mais fácil alcançar grandes resultados.

O que você costuma fazer para ganhar a confiança da sua equipe?

Existem várias coisas que você pode fazer para ganhar a confiança da sua equipe. No geral, é preciso saber:

  • Ouvir o próximo;
  • Reconhecer as qualidades;
  • Trabalhar com uma comunicação clara;
  • Instigar os feedbacks construtivos;
  • Seguir um "código de ética" coletivo;
  • Manter-se fiel aos seus valores;
  • Cumprir com o combinado.

Como você constrói a confiança com os colegas de trabalho?

Para construir a confiança com os colegas de trabalho:

  • Aja com autenticidade;
  • Trabalhe a autoconfiança;
  • Cumpra com aquilo que você promete;
  • Adote uma comunicação transparente;
  • Mantenha um desempenho consistente;
  • Reconheça os seus próprios erros;
  • Mostre as suas capacidades;
  • Alinhe as expectativas junto ao coletivo.

A importância de seguir construindo a confiança nas equipes

A confiança no ambiente de trabalho traz inúmeros benefícios, como o aumento da produtividade, a diminuição nas taxas de demissões e a satisfação geral do time.

Nas últimas décadas, houve uma maior preocupação das empresas em manter os funcionários motivados, engajados e felizes. Essa mudança na cultura empresarial ocorreu, principalmente, devido a diversos estudos que comprovaram um aumento considerável no desempenho de trabalhadores satisfeitos.

Em contrapartida, a falta de confiança pode ser prejudicial a longo prazo, pois causa problemas como um menor engajamento entre os funcionários e níveis elevados de estresse – que podem gerar afastamentos no futuro.

Por este e por outros motivos, no topo da lista de prioridades de um bom líder deve estar o ato de seguir construindo a confiança nas equipes. Assim, os desafios do dia a dia e a rotina de trabalho correrão de maneira muito mais tranquila.


10 atitudes essenciais para uma liderança que inspira a confiança

Construir a confiança nas equipes não é algo que acontece do dia para a noite. Muito pelo contrário, é um processo que deve ser colocado em prática diariamente. Não importa se o seu objetivo é construir a confiança e a credibilidade com uma nova equipe ou com um time já estabelecido, os passos são os mesmos – sendo listados a seguir:

1. Saiba ouvir e compreender os seus liderados

Os funcionários querem se sentir ouvidos e valorizados. Eles não querem uma liderança arrogante que não leva em conta os seus anseios e opiniões pessoais. Quando sentem que as suas ideias e opiniões não estão sendo apreciadas, a tendência é que busquem oportunidades em outros lugares.

Por isso, reconheça que os seus pensamentos não são os únicos que merecem espaço e saiba escutar ativamente todos os demais membros da equipe. Um bom líder valoriza a voz do próximo, ainda que o seu cargo o coloque em uma posição hierárquica superior. E isso jamais deve ser ignorado – sendo um dos comportamentos que criam confiança em equipes virtuais ou físicas.

2. Ofereça feedback constante – expressando-o com respeito

O feedback é uma parte essencial da comunicação e confiança entre as equipes. Através do feedback, é possível dar um retorno construtivo e saudável (quando bem aplicado) sobre a performance de alguém. Sendo assim, ele é indispensável para um ambiente acolhedor e propício para o crescimento profissional.

Porém, é necessário saber expressar o feedback negativo com cuidado e respeito, sobretudo ao construir a confiança e a credibilidade com uma nova equipe. Pensar com cautela em como expor uma avaliação negativa é a melhor conduta para evitar comportamentos que possam prejudicar o relacionamento e acabar com a sua dedicação enquanto estiver construindo a confiança nas equipes.

Em conjunto, trabalhar sempre com uma comunicação direta e transparente facilitará este cenário e apoiará ainda mais o time – então jamais deixe de abordar ambos os fatores ao construir a confiança em equipes virtuais, híbridas ou 100% presenciais.

3. Esteja aberto às críticas e também saiba lidar com as opiniões negativas

Como mencionado no ponto anterior, o feedback é necessário, mas isso vale não só para a equipe, como também para os líderes. Um ambiente onde a comunicação é podada pode se tornar tóxico rapidamente – e você estará cada vez mais longe de vencer o desafio de como construir a confiança com os membros de sua equipe.

Consequentemente, esteja sempre aberto às sugestões de como você pode melhorar e deixe claro que os funcionários estão em um ambiente seguro para expressarem aquilo que pensam e darem sugestões.

Quando o líder estimula o ambiente e instiga para que os funcionários possam expor os seus anseios, sabendo lidar mesmo com o feedback negativo, a confiança é estimulada de forma incrível!

4. Faça elogios e reconheça o trabalho alheio

As palavras gentis têm um poder que por vezes é subestimado. Muitos líderes focam no que os funcionários estão fazendo de errado e esquecem de mostrar apreciação por tudo que está sendo feito corretamente e com dedicação.

Sempre que puder, faça elogios sinceros. Isso vai te ajudar enquanto estiver construindo a confiança nas equipes e fazer com que todos se sintam valorizados. Fora isso, a tendência é que os colaboradores fiquem ainda mais motivados e engajados para agregar melhores resultados. Pense a respeito e aplique enquanto estiver construindo a confiança nas equipes.


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5. Confie genuinamente no seu time e não microgerencie

Às vezes, é difícil resistir ao impulso de querer controlar cada aspecto do trabalho desenvolvido, mas acreditar no potencial do colaborador e delegar com sabedoria são algumas das qualidades que todo bom líder deve possuir – sobretudo ao construir a confiança em equipes virtuais.

Em paralelo, ficar longe do microgerenciamento é crucial para desenvolver a confiança em uma equipe! Não se esqueça de motivar a autonomia do seu time e apenas gerenciar os resultados dos projetos. Isso mostrará que você confia neles, tornando muito mais fácil que eles acreditem, igualmente, em você.

6. Seja consistente nas suas ações e alinhe-as conforme as suas promessas

Um líder inconsistente prejudica o desempenho de qualquer equipe. Afinal, a sua palavra é o seu bem mais valioso. Portanto, se você fizer promessas, cumpra-as. Se estabelecer regras, siga-as.

Para se manter construindo a confiança nas equipes, as suas ações precisam estar alinhadas com as suas palavras. Não exija comportamentos da sua equipe se você não está disposto a seguir as mesmas diretrizes. A consistência será a sua grande aliada e jamais deve ser ignorada!

7. Crie uma cultura inclusiva e estimule o senso organizacional

A cultura organizacional abrange tudo aquilo que a define: as suas crenças, filosofias e objetivos. Uma cultura inclusiva, onde toda a equipe é tratada com respeito, promove um ambiente de trabalho mais saudável. Consequentemente, ela traz mais produtividade e resultados.

Quando todos os membros da empresa aceitam e acreditam na cultura da mesma, o time estará disposto a investir mais no sucesso dela. Portanto, estimular para que os indivíduos se sintam parte do todo é um dos comportamentos que cria a confiança em equipes virtuais e físicas e que deve ser explorado.

8. Saiba reconhecer os pontos fortes da sua equipe

Cada membro do seu time é único e possui os seus pontos fortes, bem como fraquezas. Como líder, é seu trabalho reconhecer no que cada membro da sua equipe se destaca e colocar os conhecimentos desta pessoa em prática.

Por outro lado, reconhecer os pontos fracos te ajudará a estabelecer melhores parcerias e incentivar a colaboração entre membros cujas habilidades sejam complementares. É um ponto-chave a ser considerado ao construir a confiança e a colaboração em uma equipe virtual ou presencial!

Portanto, dedique-se a entender mais sobre as qualidades e os defeitos para delegar tarefas e se comunicar da melhor forma possível com cada membro do seu time.

9. Seja um exemplo e tenha confiança em si

Nada é mais eficaz para quem está construindo a confiança nas equipes do que liderar com exemplos. Mas o que isso quer dizer? Basicamente, você deve adotar os comportamentos que espera do seu time e motivá-los a fazer o melhor.

Por último, não se pode deixar de ressaltar a importância da autoconfiança em bons líderes. Se você se mostrar inseguro sobre os seus objetivos, sua equipe reconhecerá isso e tal fator pode acabar prejudicando a motivação de todos. Sendo assim, pense bem: como construir a confiança e a credibilidade com os membros de sua equipe se você não confia em si mesmo?

Os líderes sem convicção projetam as suas inseguranças na sua própria equipe. Por isso, a confiança em suas próprias habilidades é um dos primeiros passos rumo a uma liderança de sucesso.

Porém, não confunda autoconfiança com a falta de vulnerabilidade. Ninguém espera a perfeição dos seus líderes. Parte de ser autoconfiante é saber reconhecer os próprios erros e apresentar soluções sem medo de expressar vulnerabilidade. De modo geral, confiamos em pessoas que percebemos como genuínas. Ou seja, não há necessidade nem espaço para fingimento. Tenha tais detalhes em mente!

10. Aprecie outros pontos de vista e estimule a criatividade

Seja no trabalho remoto ou no trabalho presencial, um time precisa saber trabalhar junto e cooperar, levando em conta outros pontos de vista e usando tais ideias para melhorar o desempenho.

Todos os aspectos desta lista estão conectados. Lembra que foi mencionado sobre a importância de uma comunicação aberta e sincera? Pois bem. É exatamente tal comunicação que criará o ambiente ideal para que todos se sintam à vontade para expressar a sua criatividade e pensar de forma inovadora.

Em uma empresa, esta troca entre diferentes vivências e culturas tratá resultados ricos e completos. No entanto, para que isso aconteça, você precisa incentivar a voz e a individualidade dos membros da sua equipe diariamente – o que, de uma forma ou de outra, resultará em uma maior confiança mútua entre a equipe.


O que é mais relevante para os líderes que estão construindo a confiança nas equipes?

Diante de todas essas dicas, fica claro que o mais importante para os líderes que estão construindo a confiança nas equipes é o respeito mútuo. Sem ele, o ambiente de trabalho pode rapidamente se tornar psicologicamente exaustivo tanto para o líder quanto para o resto do grupo. 

Por isso, praticar e estimular a cortesia é indispensável para uma atmosfera agradável e colaborativa. Caso você identifique qualquer situação onde algum membro da sua equipe trate um colega de trabalho sem cordialidade, não ignore o fato. Deixe claro que comportamentos desse tipo são inaceitáveis e terão consequências.

E, como mencionado anteriormente, lidere através de exemplos. Antes de tudo, mantenha um tom educado com o seu time, seja na hora de dar feedback, por exemplo, ou na comunicação diária. Desta forma, você poderá estabelecer a credibilidade na liderança e construir a confiança e a colaboração em uma equipe virtual ou presencial.


Conclusão

Independentemente do contexto no qual o seu time está inserido, seja ele virtual ou não, construir a confiança nas equipes tratá uma base sólida através da qual todos poderão atingir o sucesso juntos.

Vale ressaltar uma vez mais a importância de uma comunicação clara e concisa. Uma das funções mais cruciais dos grandes líderes é saber se expressar com precisão.

Deixe claro desde o início como é a dinâmica do time e quais são as responsabilidades de cada membro. Quanto mais claras forem as intenções, menores as chances de surgirem ruídos de comunicação que podem acabar prejudicando os seus esforços enquanto estiver construindo a confiança nas equipes.

Junto a isso, seguindo as dicas dispostas neste artigo, certamente, você estará um passo à frente, sabendo como construir a confiança com os membros de sua equipe, desenvolvendo melhor a sua posição de liderança e contribuindo para o sucesso organizacional.


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