Sem dúvidas, a contratação de pessoal é uma tarefa árdua para muitas empresas e seus setores de recursos humanos (RH). E para reduzir frustrações e taxas de rotatividade, é essencial que o processo seletivo seja conduzido com efetividade.
As empresas podem usar diferentes procedimentos para contratação de funcionários. Por isso, algumas dicas podem ser úteis na hora de buscar e contratar os talentos ideais.
Por que é tão importante contratar os melhores funcionários?
Quem já participou das etapas de contratação de funcionários sabe o quanto é satisfatório encontrar o perfil ideal e ver (a longo prazo) que aquele profissional realmente foi a melhor escolha.
Mas quando o processo de seleção não sai como o esperado, é preciso arcar com as consequências, que podem causar estresse e perda de recursos importantes para as companhias.
Prejuízos de uma contratação errada
Os cuidados na contratação de pessoal trazem benefícios que vão muito além do sucesso no preenchimento da vaga. Os seguintes prejuízos podem ser sentidos como resultado de uma contratação errada (por companhias de diferentes nichos e tamanhos):
· Aumento de custos com novos processos seletivos;
· Perda de recursos pela rotatividade (seja pelo investimento de tempo ou treinamentos despendidos com um colaborador não-ideal);
· Queda da produtividade associada às tarefas;
· Despesas com demissões (até mesmo a possibilidade de processos administrativos desagradáveis);
· Malefícios para a saúde organizacional e para as equipes relacionadas.
Considerando tamanha importância, nada melhor do que conferir algumas dicas para ter mais sucesso com a contratação de pessoal. Vamos lá?
7 Dicas para uma contratação de pessoal eficaz
1. Seja bem específico quando publicar a vaga
Se você e sua empresa desejam ter uma contratação de RH altamente qualificada, o primeiro passo é prestar atenção na hora de divulgar a própria vaga de emprego.
O departamento de RH precisa ter cuidado especial para detalhar e publicar a vaga. É recomendado incluir informações que podem ser úteis para o processo de seleção e contratação, como:
· Atividades que deverão ser realizadas (com detalhes gerais sobre a função);
· Exigências específicas para o cargo (como cursos, habilidades ou uso de ferramentas);
· Perfil esperado para o candidato;
· E uma breve ideia sobre a cultura organizacional e atuação da empresa.
Neste momento, quanto mais detalhamento, melhor. Assim, é possível aumentar o filtro entre os candidatos e as chances de contratar os melhores funcionários – que se encaixam exatamente no perfil desejado.
2. Tenha cautela ao analisar o perfil dos candidatos
Muitas vezes, ao analisar currículos, nos deparamos com candidatos incríveis (com aquelas referências impecáveis). Mas, é preciso ter cuidado, pensando se o perfil do funcionário realmente se encaixa com aquilo que a empresa está buscando para o momento.
Alguns questionamentos podem ser úteis, ajudando a selecionar o candidato ideal para a função:
· O candidato cumpre com as exigências para a vaga?
· Será que o seu perfil e comportamento está de acordo com a função que ele irá realizar?
· Ele tem as habilidades necessárias para o cargo?
· E se adequa aos ideais gerais da empresa?
A equipe de RH precisa estar atenta ao analisar os currículos, tentando filtrar ao máximo aqueles que estão próximos dos objetivos atuais da companhia.
Sem contar que, quando os procedimentos para contratação de funcionários seguem de maneira ideal, até os índices de turnover (ou rotatividade) tendem a ser reduzidos a longo prazo.
3. Antes de efetivar a contratação, faça uma pesquisa extra na internet
Em uma era em que o acesso à informação nunca esteve tão fácil, vale a pena reservar um tempo extra para pesquisar na internet sobre o candidato desejado.
Perfis no LinkedIn ou currículos em plataformas como Lattes (dependendo da área) também podem ser úteis, porque expõem recomendações, experiências profissionais prévias e demais informações que podem ser relevantes para o cargo.
Assim, fica ainda mais fácil focar em uma contratação de RH altamente qualificada.
Nessas horas, informação nunca é demais. E ter referências sobre antigas experiências profissionais podem ajudá-lo a tomar a decisão adequada.
Dentro do mundo corporativo, não é incomum que empresas busquem por referências. Então, não se acanhe ao entrar em contato com outras companhias. Você pode perguntar sobre o motivo da demissão ou ter uma ideia geral sobre o perfil e atuação do profissional.
5. Elabore um roteiro para conduzir a entrevista
Para facilitar o recrutamento e a contratação de pessoal, uma ação bem-vinda é ter um roteiro pré-estabelecido para as entrevistas.
Além de garantir que nenhum detalhe importante seja esquecido, os setores de RH garantem a padronização de processos seletivos – o que traz inúmeras vantagens para a empresa.
Certifique-se de compartilhar o documento com o pessoal responsável pelas contratações, assim, a equipe consegue ter ideias interessantes para otimizar cada vez mais a contratação de funcionários.
Digite seu endereço de e-mail para obter o guia com um passo a passo completo para aumentar as vendas remotas.
OBTER AGORA
6. Planeje um processo de seleção personalizado e interativo
Quanto mais organizado for o seu processo de seleção, maiores as chances de acertar em cheio e contratar o funcionário ideal. Por isso, considere incluir ações que vão além da entrevista oral.
Será que uma dinâmica em grupo não seria interessante de acordo com a vaga que precisa ser preenchida? Ou até mesmo uma prova prática para avaliar melhor seu posicionamento na função?
Explore diferentes possibilidades, adaptando sempre conforme as necessidades de cada companhia e da vaga desejada.
7. Organize os procedimentos para contratação de funcionários
Já passou da época de conduzir processos seletivos com aquelas pilhas de papéis em cima da mesa. No mundo moderno, empresas bem-sucedidas contam com a ajuda da tecnologia para levar o departamento de RH a outro patamar.
Por isso, recomenda-se utilizar um software de colaboração de equipes, que ajuda com processos seletivos, gestão de documentos e muito mais.
Tecnologias mais recentes, como a do Bitrix24, permitem que as empresas desbravem plataformas para organizar os seus processos seletivos. Desta maneira, é muito mais simples coordenar todas as etapas do recrutamento e ter ainda mais sucesso com a seleção. Vale a pena explorar!
Seguindo tais dicas, é possível reduzir o estresse da contratação de pessoal e tornar os processos seletivos mais