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Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças

Ariane Jaeger
3 de março de 2023
Última atualização: 1 de outubro de 2024

O gerenciamento de projetos nunca foi tão buscado quanto atualmente – e a demanda por profissionais que atuam neste ramo continua a crescer. Diante disto, os indivíduos se deparam com duas grandes possibilidades: o papel de coordenador de projeto ou de gerente de projeto.

Mas qual é a diferença entre eles? É exatamente tal dúvida que este artigo se propõe a resolver. Siga a leitura na íntegra e entenda tudo sobre o embate coordenador de projetos vs. gerente de projetos.

Um coordenador de projeto e um gerente de projetos é a mesma coisa?

Pela similaridade do nome dos cargos, muitas pessoas podem achar que um coordenador de projeto e um gerente de projetos se trate da mesma coisa. No entanto, ao compreender mais sobre o tema, fica claro que há uma diferenciação ampla entre ambas as carreiras.

Além das habilidades distintas, um coordenador de projetos possui responsabilidades e funções totalmente diversas ao compará-lo diretamente com um gerente de projetos. Inclusive, até o potencial de ganhos no mercado varia.

Portanto, vale a pena se aprofundar no assunto a fim de distingui-los adequadamente – quer você esteja pensando em se dedicar a alguma destas atuações, ou seja um empresário em busca com parceiro certo para comandar os seus projetos.

Uma visão geral dos profissionais de gerenciamento de projetos

Imergindo na discussão exposta, chegou o momento do embate: coordenador de projetos vs. gerente de projetos. Afinal, quais são os principais diferenciais? Para facilitar a assimilação do conteúdo, inicialmente, compreenda a abordagem de cada um separadamente:


Características do coordenador de projeto

Normalmente, o papel do coordenador de projeto é mais mecânico e administrativo. Isso quer dizer que tal profissional auxilia o gerente do projeto a fim de minimizar os seus afazeres operacionais e permitir o seu foco em tarefas que envolvem o treinamento da equipe, a tomada de decisão, a resolução de problemas e a comunicação – englobando a liderança do projeto como um todo.

Partindo para a prática, é comum que um coordenador de projeto se torne responsável por comandar toda a organização e distribuição do trabalho e cuidar do cronograma e dos recursos do projeto. Mas, diferentemente do gestor, ele não possui o poder de tomar decisões.

Particularidades do cargo de gestor de projeto

O gerente ou gestor de projetos possui um papel mais sênior do que o de coordenador de projeto, sobretudo porque ele está apto para tomar decisões. Ainda assim, a sua responsabilidade não se restringe a avaliar os riscos associados ao projeto e agir.

Ele também planeja o trabalho e executa uma gama de etapas, que envolvem liderar e se responsabilizar pelo projeto como um todo. Isso vai desde o relacionamento com os stakeholders do projeto e a equipe (ou alta administração) até a proposta de custos e elaboração do cronograma do projeto.

Comparativo direto entre um gerente e um coordenador de projeto

Tópico por tópico, confira a comparação direta entre os gerentes e coordenadores de projeto. Assim, você poderá guiar melhor as suas contratações corporativas. Ou, ainda, direcionar melhor o papel profissional que deseja seguir – caso o seu intuito seja se aprofundar na gestão de tarefas e projetos em si.

Responsabilidades

Imagine as atividades diárias e operacionais requeridas para manter um projeto em pleno andamento. Pois, o foco de um coordenador de projeto está, exatamente, nelas. O coordenador pode agir no projeto inteiro ou apenas em algumas de suas etapas.

Em contrapartida, o gestor de projetos tem como papel principal a criação do plano do projeto, a seleção da equipe e o acompanhamento de prazos, orçamentos e metas – atuando como um membro sênior do time. Basicamente, a sua meta é acompanhar o processo e garantir que tudo finalize de forma bem-sucedida. Assim, a sua atuação é muito mais ampla – e um tanto quanto mais complexa.

Tarefas típicas

Quer um exemplo das tarefas rotineiramente executadas por coordenadores e gestores de projetos? Fique com o seguinte:

  • Habitualmente, alguém que coordena o projeto: agenda reuniões; gerencia aquisições e aspectos logísticos do projeto; faz a gestão dos materiais, fornecedores e pessoas; comanda as entregas; supervisiona os marcos e gera relatórios de status.
  • Já o gestor de projetos possui tarefas como: construção e garantia da motivação da equipe; obtenção de aprovações de partes superiores; revisão dos resultados do trabalho; tomada de decisão; atualizações aos executivos; resolução de problemas que assolam o ciclo de vida do projeto e criação do cronograma e composição do orçamento inicial.

Formação técnica

Em sua grande maioria, os coordenadores de projetos possuem o ensino médio completo (ou até mesmo uma formação superior) e uma experiência na área de ao menos quatro anos, no geral.

Dada a maior complexidade, os gestores de projeto costumam possuir o grau de bacharel em administração, gestão de negócios ou comercial, ou tópicos similares. Muitos deles completaram um mestrado ou um MBA, além de possuírem experiência e certificações em gerenciamento de projetos.

A verdade é que não existe um manual pronto de como se tornar um gerente de projetos, nem mesmo um coordenador, mas é fato que ambas as abordagens exigem muitas aptidões, conhecimento teórico e prático e experiência na área. Portanto, formações e cursos de capacitação frequentes, como a famosa certificação PMP – indicada para profissionais de gestão de projetos – nunca devem deixar de ser buscados.

Salário

Ainda que o quesito renda seja muito variável entre os estados brasileiros, no país, a média de salário para um coordenador de projeto é de R$6.000. Inicialmente, o profissional ganha em torno de R$4.000, o que pode se estender até R$9.000 dependendo da performance, da companhia que o emprega e da sua experiência.

No caso do gestor de projetos, dada a maior capacitação e responsabilidade, a média de salário no território brasileiro é de R$9.000 – o que costuma ser o teto máximo de um coordenador. Inclusive, gerentes de projetos sêniores podem ganhar até R$15.000 ou mais, dependendo da indústria em que estiverem incluídos.

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As habilidades dos coordenadores e gerentes de projeto

O que é preciso ter, em termos de habilidades, para agir como tais profissionais? Descubra abaixo:

Coordenadores de projetos

Para cumprir os seus afazeres com qualidade e eficiência, os coordenadores de projetos devem ter uma gama de habilidades. No entanto, uma que se destaca é a sua capacidade de se organizar. Dada a sua função multitarefas, a falta de tal aptidão pode inviabilizar o trabalho. Portanto, ele deve ser capaz de seguir um fluxo de trabalho e agregar produtividade com o ordenamento máximo.

Fora isso, a comunicação e a gestão do tempo são pontos-chave. Sem um bom potencial comunicativo, como o coordenador irá ajudar o gestor? E, na ausência da gestão de tempo, como garantir o cumprimento adequado daquelas etapas do trabalho pelas quais ele é o responsável? Assim, tais pontos se destacam pensando nas habilidades deste profissional.

Algo mais é necessário? Aptidões variadas deixam os profissionais mais fortes. Portanto, é igualmente interessante que aqueles que coordenam projetos também sejam bons e tenham:

  • Conscientização comercial e mercadológica: é interessantíssimo que os coordenadores estejam cientes das necessidades do mercado para fornecer os serviços e concluir os processos de forma adequada. Quando tais profissionais estão desatualizados, torna-se muito difícil entregar algo de excelência em projetos e superar a concorrência.
  • Ideia sobre orçamentos: dada a necessidade de alocar recursos com eficiência, a fim de garantir que as tarefas cumpram o cronograma do projeto, os coordenadores também devem ter ao menos uma ideia sobre a gestão de orçamentos.
  • Aptidão para resolver problemas: ainda que não sejam responsáveis pelas tomadas de decisão em si, os coordenadores têm um papel fundamental – já que eles podem atuar como um elo entre a resolução de percalços entre os funcionários, comunicando a gerência. Assim, tal capacidade é mais que bem-vinda!

Gestores de projetos

Por outro lado, dada a própria natureza de sua função, um gerente precisará ter grandes aptidões envolvidas com o processo de liderança. Isso porque as suas responsabilidades podem estar envolvidas com o treinamento e a capacitação da equipe de projetos e a resolução de problemas que possam estar intervindo no progresso do time.

Fora o aspecto de líder, tal cargo requer altas habilidades comunicativas. Seja via e-mail, telefone ou chat, um gestor de projetos deve trocar informações com diversas pessoas o dia todo.

E, claro, não se pode esquecer do fator planejamento: já que é fundamental que tal indivíduo transforme metas em planos de projetos viáveis de serem concluídos. Caso contrário, todas as projeções podem chegar ao fracasso.

Em paralelo, outras aptidões imensamente relevantes aos gerentes incluem:

  • Habilidades logísticas e analíticas: a partir de dados, os gerentes devem ser capazes de explicar cenários e propor estimativas racionais. Excelentes aptidões analíticas o ajudarão a encontrar os melhores caminhos e abordagens para tal trabalho.
  • Gestão de recursos: administrar recursos e conseguir propor cenários e cronogramas é fundamental para os gestores de projeto. Pois é a sua obrigação evitar a ausência de materiais para que o trabalho seja concluído com sucesso e no orçamento e no prazo acordados.
  • Atendimento ao cliente: os gestores atuam em contato direto com as partes finais, plenamente interessadas no sucesso do projeto. No entanto, para atingir tal feito, o profissional deve compreender quais são as expectativas, entendendo como irá lidar com o cliente final.

Como fazer a transição do papel de coordenador de projeto para um gestor de projeto?

Por meio da diferenciação entre ambos os papéis, fica claro que se tornar gestor requer muito mais do que atuar como o coordenador de um projeto. Por isso, se o seu objetivo é realizar a transição para este cargo que requer mais responsabilidades – mas que também é mais bem recompensando (ao menos monetariamente), tenha em mente o seguinte:

  • Você precisará desenvolver as suas habilidades interpessoais, se tornando um mestre em termos de comunicação e negociação – já que terá que lidar com os stakeholders frequentemente;
  • A transição irá requerer um forte investimento a fim de obter certificações em gerenciamento de projetos e concluir uma formação superior (de preferência, indo além do bacharel);
  • Será necessário ganhar experiência no ramo e se aprofundar em formações específicas e conhecimentos técnicos, para então começar a se candidatar a um emprego envolvendo um papel mais sênior na gestão de projetos.

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Perguntas frequentes

O que é um coordenador de projetos?

Um coordenador de projetos é o profissional que atua junto ao gerente de projetos, lidando com as tarefas mais administrativas. Ele garante que o projeto flua sem interrupções, realizando atividades como o gerenciamento de prazos, reposição de suprimentos, organização do pessoal, agendamento de reuniões e compromissos e mais.

O que faz um coordenador de projetos?

Um coordenador de projetos faz todas as tarefas necessárias para garantir um pleno andamento do projeto. Ele supervisiona o cronograma e os marcos, gerencia os recursos e as comunicações, mantém os materiais gerais do projeto, garante a atualização sobre o progresso às partes envolvidas e controla e revisa os riscos para o projeto.

O que é a coordenação de projetos?

A coordenação de projetos é um processo realizado com o intuito de garantir uma gestão eficiente. Assim, o conhecimento, a habilidade, as técnicas e as ferramentas são colocadas em prática para acompanhar os projetos com êxito – colaborando para resultados bem-sucedidos.


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