Embora a inteligência artificial seja uma ferramenta feita para facilitar o nosso trabalho e economizar tempo, ainda há controvérsias sobre o seu uso. Nesse sentido, alguns dos maiores dilemas são relativos justamente às IA para produção de conteúdo. Temas como direitos autorais, propriedade intelectual, bem como a ausência de originalidade dos textos gerados por inteligência artificial vêm se tornando centrais nesse debate.
Não é por acaso que o próprio Google lançou (e certamente continuará lançando) ferramentas para evitar que a Internet fique poluída por conteúdos genéricos produzidos por IA. De forma similar, já existem algoritmos e ferramentas para detectar IA disponíveis para os usuários. Hoje, apresentamos os 10 melhores e comentamos a respeito da eficácia deles.
Oferecemos também dicas exclusivas para a detecção de IA em texto sem o uso desses softwares. Acompanhe!
Antes de tudo, temos que discutir a precisão dessas ferramentas de IA. Infelizmente, nenhuma das ferramentas oferece 100% de qualidade na detecção de conteúdo gerado por IA.
Esses softwares estão em pleno desenvolvimento e, até o momento, não encontraram um equilíbrio ideal de análise. Entretanto, não se desanime, pois esses modelos ainda podem te ajudar bastante no seu trabalho.
Para detectar se há uma linguagem natural e humana e não gerada por IA, os algoritmos desses detectores fazem um processamento para identificar o modelo de escrita. Em geral, textos gerados por máquina tem alguns elementos em comum:
Perplexidade – indicador importante analisado na pesquisa dos detectores de IA: seres humanos tendem a gerar mais perplexidade, inovando na escrita, com termos não tão usuais. Os próprios erros de digitação podem ser incluídos aqui. Já ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, tem grande precisão, mas são mais previsíveis e focam em respostas e estilos mais fáceis de se entender.
Nível de variação: no atual momento das IA, a probabilidade de que palavras e estilos se repitam é bem grande. Dessa forma, textos com termos mais variados ficam mais únicos, e provavelmente são feitos por seres humanos e usuários reais.
O Bitrix24 é o software de negócios movido por IA para gerenciar a sua empresa com as mais de 35 ferramentas disponíveis em um único espaço de trabalho on-line.
EXPERIMENTE AGORAEm seguida, apresentamos nossa lista de ferramentas para detectar IA. Ao final, confira nossas dicas únicas para aproveitar esses softwares da melhor forma, evitando erros e problemas com o manejo deles.
O ZeroGPT é um verificador que permite detectar uso de IA gratuitamente e também conta com outros tipos de serviço, como:
Checagem de gramática;
Contagem de palavras;
Resumir documentos e conteúdos;
Chatbots;
Reescrita de textos.
Esse detector de IA identifica GPT 3 e GPT 4, apresentando os resultados em forma de porcentagem. Além disso, o software indica exatamente qual parte do conteúdo foi identificado como escrito por IA, permitindo que você ajuste as partes sinalizadas.
O ZeroGPT ainda permite carregar arquivos, suportando todos os idiomas e contando com uma versão premium, com recursos aprimorados. Porém, a versão gratuita já deve ser suficiente para vários contextos. Nela, o limite por uso é de 15.000 caracteres, algo perto de 2200 palavras. Você pode fazer novos testes ilimitados.
O GPTZero permite detectar uso de IA em texto de forma bem semelhante ao detector de conteúdo anterior, indicando a porcentagem humana e de máquina no texto. Você também pode carregar documentos e ainda há uma interface para organizar seus projetos e o histórico de verificações, permitindo um maior controle caso você verifique o conteúdo de um mesmo escritor repetidas vezes.
Nesse sistema, há como convidar outras pessoas e trabalhar em equipe. Como o software de detecção de IA anterior, também há como checar quais frases foram sinalizadas como feitas por um ser humano ou não.
O GPTZero também conta com planos premium, ampliando a quantidade de palavras suportadas por mês. Outros recursos também são disponibilizados pela empresa, como detecção de plágio e revisão da qualidade e padrão de escrita. Se quiser, é possível utilizar a ferramenta gratuitamente, mas os limites por checagem ficam apenas em 5.000 caracteres, sendo esse um dos principais pontos negativos da plataforma.
Copyleaks é um software para detectar IA que diz ter uma "segurança de nível militar", contando com certificações e métodos de proteção importantes. Como destaque, há uma extensão disponível para que você copie facilmente um texto gerado e identifique se há IA ou não.
Também é possível identificar plágios não só de textos, mas de códigos-fonte, ampliando o leque de profissionais atendidos por lá. Outra ferramenta importante é seu assistente de redação para aprimorar escritas. Usuários podem convidar membros para a plataforma, formando equipes, bem como aproveitar diferentes integrações com sites e apps.
Somente para a detectar texto de IA, o plano da ferramenta custa 7,99 dólares mensais. Se quiser contar com o recurso de detecção de plágio em conteúdos, o valor muda para 13,99 dólares.
No Content at Scale, há dois elementos importantes que tornam a marca única: primeiramente, ele "joga para os dois lados", digamos assim. Ou seja, além de detectar IA, também é capaz de gerar artigos com inteligência artificial.
O segundo destaque é que sua criação de textos tem um contexto bem específico, como conteúdo SEO, voltado para posicionamento nos mecanismos de busca do Google. O seu site é muito claro na proposta: substituir os escritores humanos por um conteúdo gerado por IA diferenciado, que promete ser único em relação ao que há no mercado.
Seu verificador de IA, por sua vez, fica na seção específica do site AI content detector. Ele identifica vários geradores populares, como Chat GPT, Gemini e Claude. Infelizmente, seu limite é de 2.500 caracteres por detecção de conteúdo. Mas, seu plano pago, por sua vez, tem alguns recursos únicos:
Detector de IA ilimitado;
Detecção de imagem gerada por IA;
Escaneamento de conteúdos por URL;
25 mil créditos para reescrever textos.
O valor não é tão atrativo, ficando na casa dos 49,00 dólares mensais.
O Crossplag é, principalmente, um detector de plágio, e em segundo lugar, vem o seu recurso AI Content Detector. Ele se destaca por ser um verificador de IA simples para estudantes e profissionais.
Em sua interface, é possível fazer o upload de arquivos e um dos pontos mais interessantes é o registro que a plataforma forma de conteúdos com alto nível de plágio ou IA. Assim, você pode ter um panorama completo em uma faixa mais ampla de textos, tornando a análise bem mais eficaz.
A ferramenta é gratuita, mas o seu limite é de 3.000 caracteres por checagem. Para o plano pago, o limite mencionado é de 5.000 palavras, porém, não há informações se isso também é válido para detectar IA ou apenas plágio.
A grande vantagem do Originality.AI é a capacidade de chegar 4 principais tipos de dados e padrões em um texto:
Detecção de conteúdo IA, é claro;
Detecção de plágio;
Checagem de fatos, para verificar se o conteúdo está correto ou não;
Análise de legibilidade do texto gerado.
Assim, você pode verificar a integridade do texto e suas fontes de acordo com os parâmetros da ferramenta. No plano pago, é possível fazer isso enviando arquivos ou colando URLs específicos.
Os valores ficam entre 14 e 30 dólares mensais, incluindo o acesso a informações sobre todos os fatores acima, gerenciamento em equipes, histórico de escaneamentos, dentre outros recursos.
Smodin é a ferramenta mais completa em recursos desse artigo, pois além de detectar IA em texto, conta com:
Reescrita de artigos e textos com IA;
Detecção de plágio;
Localizador de referências dos artigos;
Produção de conteúdo IA, incluindo geradores de roteiros, títulos etc;
Converter conteúdos, como de imagem para texto;
Corretor gramatical;
Etc.
Seu detector de IA é gratuito e suporta até 5.000 caracteres por checagem. Ele divide o texto em grupos para facilitar a identificação de possíveis partes feitas por inteligência artificial. No plano gratuito ilimitado, há apenas 3 créditos de escrita por mês, e os três planos pagam custam de 15 a 79 dólares. O mais caro rende até 1.500 créditos mensais.
Se você se interessa por ferramentas mais completas envolvendo IA como o Smodin, o Bitrix24 também pode ser uma boa solução. O CoPilot, inteligência artificial utilizada pela plataforma, é um assistente virtual que te ajuda não apenas na escrita, mas em várias outras tarefas do seu dia a dia.
O Bitrix24 é o software de negócios movido por IA para gerenciar a sua empresa com as mais de 35 ferramentas disponíveis em um único espaço de trabalho on-line.
EXPERIMENTE AGORAO TraceGPT é uma ferramenta da empresa Plagiarismcheck.org, que também conta com testes de plágio para textos. Nela, você precisa fazer um cadastro e se identificar enquanto estudante, escritor ou gerente de um negócio. Após essa escolha, poderá optar entre planos que variam entre 5,99 dólares e 45,00 dólares, para o caso de indivíduos. Em empresas, o valor é um pouco mais alto.
Além do detector de IA, a vantagem desses planos é que o checador de gramática vem automaticamente incluso. E não apenas isso, mas também um suporte 24 horas, válido para todas as versões individuais ou em equipe.
O Undetectable é especializado em detecção de conteúdo IA e humanização de textos. Ele aceita até 10.000 caracteres por verificação e funciona em diferentes idiomas, incluindo o português. A ferramenta também conta com um programa de indicação, com uma comissão de 25% a 30% para quem consegue trazer novas pessoas através do seu link.
O detector de IA é totalmente gratuito, mas para utilizar o serviço de reescrita, é necessário se cadastrar e contratar um dos planos. O destaque é para a personalização da contratação, na qual você pode escolher a quantidade de palavras e receber o preço exato.
Quem fecha um plano anual, pode pagar, no mínimo, cerca de 5,99 dólares para uma capacidade de 10.000 palavras por mês.
Winston AI é um detector de IA para textos e imagens, além de também contar com a verificação de plágio para artigos. É possível enviar arquivos, fotos e textos para o processamento. Ele também oferece extensão para navegadores e algumas integrações interessantes, incluindo com o Google Classroom. Apesar de exigir um cadastro, a detecção de conteúdo feito por inteligência artificial é gratuita.
Como grande vantagem, o limite é de até 2.000 palavras, estando entre os primeiros na capacidade de trabalho por verificação. Os planos pagos combinam um bom preço, de 12 e 19 dólares mensais, e a capacidade para grandes volumes de texto. O primeiro suporta até 80.000 palavras, e o segundo, até 200.000.
Como dissemos acima, todos os detectores de conteúdo IA ainda precisam ser bastante aprimorados. Não há uma só ferramenta que dê conta de afirmar que um texto foi ou não feito pela máquina.
Por isso, se quer saber como detectar IA, você deve aprender a analisar outros fatores para melhores respostas sobre a probabilidade de cada texto ser IA. Agora, nós reunimos os principais, veja:
Use mais de um detector de IA. Teste cada um deles e veja quais são os seus preferidos. Quando um deles indicar uma alta probabilidade, tente em outros modelos.
Conheça quem está escrevendo – entender os padrões do escritor é fundamental. Um dos problemas mais comuns é que pessoas específicas tenham seus artigos mais vezes marcados como IA. Para saber se elas não estão usando a tecnologia, é bom entender o modelo e estilo de escrita delas.
Analise o texto gerado e veja se há mais termos genéricos ou alguns termos que se aproximam da linguagem natural falada. A IA ainda é polida em excesso, por isso, estamos em um bom momento para identificar isso com precisão.
Nesse texto, você viu que nem sempre o detector de conteúdo IA entregará, sozinho, a resposta para o que você deseja. Entretanto, com as ferramentas listadas aqui, sua investigação será bem mais simples.
Se você tem interesse em diminuir seu esforço e tempo gasto em tarefas desgastantes, contar com a tecnologia da inteligência artificial pode ser importante. E, talvez, isso acabe sendo algo fundamental para o nosso futuro. Por isso, que tal começar a se preparar desde já? Conheça o Bitrix24 CoPilot, um assistente virtual impulsionado por IA.
Ele pode ajudar você e a sua empresa em uma infinidade de tarefas, fazendo parte do nosso ecossistema de CRM e outras soluções compartilhadas por milhões de usuários pelo mundo. Entre gratuitamente e comece já a sua experiência!
Para identificar se um texto foi gerado por IA, utilize detectores especializados, mas não apenas isso. Conte com seu próprio discernimento e pesquisa.
Existem ferramentas para isso, entretanto, não as recomendamos. O próprio Google pode penalizar quem produz conteúdo com IA, por isso, o ideal é sempre contar com a escrita humana em seus projetos.