Os melhores gestores buscam ferramentas que otimizam processos e aumentam a lucratividade da empresa. Se você se identifica e busca eficiência, o uso de estratégias de CRM é a resposta para melhorar suas vendas, oferecer um atendimento de qualidade e ajudar a conhecer melhor seus clientes, sendo uma solução pode ajudar tanto equipes de operação quanto a administração.
Porém, antes de escolher um sistema para o seu negócio, é muito importante entender como ele funciona e quais ferramentas são necessárias para oferecer os resultados esperados. Se você se interessa pelo tema e quer saber o que é o CRM de uma empresa, continue a leitura para entender melhor.
Também conhecido como Customer Relationship Management, a ferramenta CRM é um sistema que armazena informações importantes de todos os seus clientes. Funciona como um banco de dados inteligente no qual você registra tudo o que considerar importante sobre eles. Nesse sistema, você consulta dados cadastrais, insere novos registros e analisa o histórico de interações feitas com os consumidores. Uma vez que as informações estão disponíveis, a ferramenta facilita sua administração e a interação com os eles.
Se seu negócio busca uma solução tecnológica para seu RH, marketing, atendimento ao cliente e um excelente sistema de gestão, o Bitrix24 pode te ajudar. Conheça mais sobre nosso sistema de CRM a seguir e entenda como nossa empresa pode ser sua aliada. Além disso, para serviços premium, as taxas são fixas, ou seja, você nunca tem surpresas com as cobranças. Use o CRM gratuito do Bitrix24 agora mesmo!
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EXPERIMENTE AGORAUm dos benefícios do CRM para as empresas, é que quando as informações estão corretas e atualizadas, o CRM permite que você conheça melhor seu público, crie novas estratégias na sua empresa e ainda capacite seus funcionários e vendedores para lidar diretamente com o perfil das pessoas atendidas. Com essa ferramenta, o atendimento se torna mais especializado.
Além de ajudar a atender seus clientes de maneira mais exclusiva, fidelizando e retendo eles na empresa, você ainda consegue descobrir como captar leads e conquistar novos consumidores para sua organização. Esse processo resulta em maior lucro e aumento da produção. Quando falamos sobre as principais vantagens do CRM para as empresas, precisamos mencionar que você consegue extrair e importar dados para gerar relatórios e obter informações precisas de maneira muito prática. Nunca foi tão simples visualizar seus resultados e realizar a análise mercadológica na sua empresa.
A experiência com CRM para empresas não se refere a apenas um tipo de software. Existem vários disponíveis no mercado. Para descobrir os melhores para seu nicho, é preciso conhecer quais são os principais utilizados pelas organizações. Saiba mais a seguir.
Esse CRM permite mostrar os dados coletados de maneira que você consiga acompanhar tendências, reduzir a probabilidade de falhas, identificar gargalos e conhecer melhor seu público. Se você precisa de um sistema para te ajudar com a criação de estratégias a curto, médio e longo prazo, esse modelo pode ser essencial na sua gestão.
Esse é o software que reúne as informações dos outros CRMs da empresa. Assim, você tem uma visão geral de toda a trajetória que seu cliente percorreu. Esse é o mais interessante para sua equipe de marketing, pois assim consegue enxergar tendências que os outros setores não conseguem perceber em sua área de atuação.
Este é o CRM que te ajuda a enxergar os dados coletados de maneira mais mercadológica. Com ele, é possível encontrar um aliado na análise SWOT, por exemplo. Afinal, você não pode focar apenas nos seus resultados. Uma estratégia completa envolve análise dos concorrentes e das tendências no seu nicho de atuação. É essencial para quem busca proteger e fortalecer seu negócio.
É nele que seus funcionários visualizam os dados dos clientes e registram os contatos com eles, como follow-ups de vendas, oferta de serviços, entre outras. A plataforma permite simplificar os atendimentos prestados e tornar a interação entre cliente e empresa muito mais personalizada e eficiente. É indicado que você use ele com sua equipe de atendimento ao consumidor.
Como o próprio nome já descreve, a eficiência do CRM neste caso é voltada para ajudar na rotina dos seus vendedores. Ele registra os dados dos clientes e todas as informações referentes ao pedido, tornando-se uma ótima ferramenta para o seu e-commerce. Isso facilita o processo de vendas e diminui a chance de ocorrerem erros, pois toda ação tomada pela equipe de vendas fica documentada.
Apesar de os termos serem parecidos e o tema ser fácil de confundir, é importante entender a diferença entre eles. Como explicamos, o CRM para empresas é o sistema onde se obtém informações e se acompanha os dados dos seus clientes e leads. Se trata do software que você e seus funcionários usam para desempenhar suas funções na empresa.
Já a estratégia de CRM se refere ao que você faz com as informações coletadas no programa. Afinal, os dados que a empresa obtém certamente mostram tendências e preferências dos clientes. Assim, você consegue fazer todo um planejamento e definir seu processo de tomada de decisão com base no sistema.
Em resumo, o software é responsabilidade de uma empresa parceira, enquanto a estratégia é de sua responsabilidade. Como você pode notar, a estratégia depende do sistema e eficiência do CRM, enquanto o programa depende da exatidão dos dados e de um bom desenvolvimento para que você consiga obter o que busca. Tudo é um processo que se retroalimenta.
Agora que você entendeu a diferença entre CRM para empresas e estratégia com base na experiência com CRM, vamos mencionar 4 itens que precisam ser considerados ao gerenciar sua organização:
É o que te ajuda a identificar o que precisa ser corrigido ou alterado imediatamente em seus processos. Seja na identificação de falhas na produção, atraso no recebimento de produtos e problemas específicos com questões logísticas, por exemplo.
A computação em nuvem (CRM cloud) voltada para CRM aprimora ainda mais a agilidade e escalabilidade do seu negócio ao oferecer ferramentas de automação, armazenamento em nuvem, análise de dados em tempo real capazes de otimizar a gestão de relacionamento com o cliente. Além dessas vantagens, a computação em nuvem se destaca por ser uma solução mais econômica e eficiente em comparação com alternativas que dependem de hardware físico.
Não adianta ter o melhor produto e o melhor sistema de entrega se o atendimento é eficiente. Se seu cliente não consegue um bom atendimento quando precisa fazer compras, realizar uma troca ou tirar uma dúvida, ele não vai ficar satisfeito.
Explique aos seus funcionários que a automatização do software deve servir para aumentar a humanização do atendimento e o contato com clientes durante a venda e no pós-venda. Esta é a oportunidade de mostrar um serviço ainda mais completo.
O uso de plataformas de automação de marketing, como o RD Station, simplifica e otimizm os processos de vendas e marketing. Assim, CRM e marketing se integram para automatizar tarefas repetitivas, como campanhas de e-mail, posts em redes sociais, geração de leads, além de contribuir para a retenção de clientes.
Quando sua empresa presta um serviço de qualidade e o cliente tem uma ótima experiência na contratação, você o fideliza e ainda consegue indicações. Se você quer crescer e se manter no mercado, o ideal é que sua reputação seja impecável. Entendemos que sempre haverá disputas com clientes e insatisfações, mas a maneira como sua empresa lida com isso é o que define sua imagem.
É possível fazer a gestão do relacionamento com os clientes usando a tecnologia e os dados ao seu favor. Através da análise de informações, interações e comportamento dos clientes, você pode personalizar suas ofertas, como o envio de um e-mail de follow-up para estabelecer uma conexão ainda maior entre a marca e os clientes.
Use o melhor CRM para segmentar seu público e definir estratégias para atender quem sua empresa deseja atender. Quando você gera relatórios, consegue descobrir o que seu público tem em comum e como se aproximar dele.
Todos esses itens te ajudam na definição de novas campanhas de marketing, na criação de novos produtos, em novas formas de atendimento ao consumidor e na descoberta de novas formas de comunicação. É bom para você, seus colaboradores e consumidores.
Para aumentar a captação de clientes, você precisa investir em ferramentas específicas para esta equipe, afinal eles devem, obrigatoriamente, conhecer o público com o qual negociam. Esta é a única forma de alcançar a simpatia e atingir as metas do time de vendas da empresa.
Quem busca eficiência nas vendas e no pós-vendas, precisa confirmar se o sistema mostra tudo que o setor precisa saber. Um bom software oferece:
Dados básicos coletados do histórico de interações com clientes;
Dados geográficos e logísticos;
Análise de dados específicos referentes ao nicho;
Registros dos pedidos feitos e concluídos;
Dados referentes à entrega de mercadorias ou serviços prestados;
Conexão de dados de pagamentos realizados e situação financeira;
Registros de inadimplências, desistências e reclamações;
Verificação da posição do cliente em relação ao funil de vendas.
É comum que alguns funcionários resistam à implementação de novos sistemas, como o CRM. Então, para convencê-los, é preciso apresentar o programa e mostrar o quanto ele pode ajudar na rotina e aumentar resultados. A capacitação e treinamento prévio são fundamentais, principalmente em empresas onde os funcionários não estão acostumados ao uso de sistemas e automação.
Após apresentar o sistema, explique que seu uso é obrigatório, já que informações gerenciais também são coletadas por meio dele. A adesão e aceitação tendem a ser maiores quando os colaboradores percebem os benefícios na prática.
Depois que o treinamento for concluído e os funcionários começarem a se adaptar ao novo sistema, é preciso que você acompanhe o progresso, faça reuniões e confirme se realmente o programa está sendo utilizado. Você pode aplicar sanções aos que não respeitarem o uso.
Após algum tempo, quando os vendedores perceberem que as comissões e adicionais nos pagamentos são calculados com base nos registros do novo sistema, a chance de aceitarem o software só aumentará. Além disso, quando perceberem as funcionalidades e colocarem em prática, perceberão que o programa é um aliado para alcance de metas.
Uma vez que elas têm a habilidade de tornar os processos mais eficientes e rápidos, a partir de 2020, a inteligência artificial, também conhecidas como IA, também começaram a influenciar nos CRMs. Elas são usadas para analisar, categorizar, descobrir preferencias e até mesmo prestar suporte aos clientes.
O estudo encomendado pelo Bitrix24 mostrou que empreendedores que usam ferramentas de inteligência artificial nas vendas perceberam um aumento de 50% dos leads. Além disso, o artigo também confirmou que a IA consegue reduzir o tempo de ligações em até 70% e os custos operacionais em até 60%. O que tornar uma opção muito lucrativa.
Um sistema integrado com IA também escrever textos, para nichos variados e deve ser usado em canais variados. Ele pode ser usado em e-mails, textos institucionais, comunicados oficiais, descrição de mercadorias e em ações de marketing, ao divulgar eventos e promoções na sua empresa. Além disso, outra vantagem da IA é inspirar humanos. Afinal, se já somos criativos antes do surgimento dela, imagina o que é preciso conseguir com novas tecnologias. Ela pode tornar suas ideias mais inovadoras com muita rapidez quando oferece esboços.
Seguindo a tendência a partir de 2022 e dado ao grande sucesso e eficiência percebidos com o surgimento e crescimento das inteligências artificiais, o Bitrix24 também começou a promover seu uso em CRMs. Após análise de resultadas que puderam ser coletados, a decisão se mostrou bastante conveniente para os clientes quer adotaram a tecnologia com IA. Percebemos isso quando notamos:
Um aumento considerável de negócios fechados com sucesso.
Aumento na emissão de notas fiscais, indicando aumento nas atividades.
Maior uso das ferramentas integradas, como reconhecimento de fala, por exemplo.
Aumento na frequência de posts publicados com auxílio dessa ferramenta.
Considerando as tendências e os resultados, além de confirmar que a integração com IA é vantajosa, notamos que, na verdade, ele é obrigatório para tornar um CRM ainda mais funcional para os clientes e colaboradores.
Quando há eficiência, o CRM exibe um conjunto de qualidades que o destacam e o torna indispensável por todas as equipes e liderança. Desta forma, um bom software:
Segue as tendências tecnológicas para simplificar tarefas, de preferência com IA;
Ajuda a identificar em qual fase do funil de vendas os clientes se encontram;
Exibe os motivos dos cancelamentos e desistências de serviços;
Mostra informações e tendências financeiras para te auxiliar na precificação;
Um bom CRM te situa em relação ao mercado global e à concorrência;
Precisa permitir a personalização dos resultados exibidos, considerando informações importantes no seu setor de atuação;
Gera resultados claros no relatório e simplifica as informações sempre que solicitado.
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