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Gestão de Produto vs Gestão de Projeto: 5 Diferenças Cruciais

Ariane Jaeger
24 de agosto de 2023
Última atualização: 1 de agosto de 2024

Levando em conta as questões tradicionais, é muito mais comum ouvir-se falar sobre a gestão de projetos no Brasil. No entanto, na era atual, em que o foco está voltado em superar as expectativas do cliente de modo ágil, uma nova área ganhou o mercado: a gestão de produto, quer eles estejam voltados ao nicho digital ou não.

As companhias mais modernas vêm explorando o melhor de ambas as abordagens para entregar projetos e produtos – ou mesmo serviços – cada vez melhores. Por isso, se você quer fazer como elas e sair na frente da concorrência, descubra tudo sobre o tema gestão de produto vs gestão de projetos aqui neste artigo e siga com um plano estratégico eficiente!

As grandes diferenças entre a gestão de projetos e de produtos

É claro que existem diferenças de papéis entre os gestores de produtos e de projetos – e isso se expande aos processos e atividades operadas por eles. Você até pode ter em mente como opera um time que gerencia um projeto do início ao fim de sua execução, contudo, é comum que a visão de quem lida com os produtos não esteja tão clara – ao menos para a maioria das pessoas. Então quais são, exatamente, tais pontos contrastantes? Descubra tudo sobre o embate entre gestão de produto vs gestão de projetos a partir dos 5 pontos expostos a seguir: 

1. O ciclo de vida de ambas as abordagens

Ao pensar na diferenciação entre gestão de produto vs gestão de projetos, vê-se que o ciclo de vida do trabalho, quando seguido por um gerente de projetos, é muito mais fechado e definido. Em contrapartida, têm-se uma maior abertura ao lidar com os produtos. 

O ciclo de vida dos projetos:

Mais ocluso, o ciclo de vida do projeto segue as seguintes etapas:

  • Escopo: é o início do trabalho, em que se define o que será realizado, os entregáveis almejados, os prazos, os custos e outros recursos envolvidos;

  • Desenvolvimento: no meio do processo, tem-se o progresso em si, no qual o gerente de projetos acompanha todo o cronograma e projeta os marcos para se certificar de que aquilo que foi proposto no escopo se concretize;

  • Conclusão: por fim, procede-se para a entrega do projeto, levando em conta tantos os entregáveis quanto os prazos – ou outros elementos relevantes – que tinham sido pensados para tal. 

O ciclo de vida dos produtos:

Em contrapartida, o ciclo de vida do produto segue outros processos, visto que o enfoque principal não está voltando para um início, meio e fim e os seus prazos e entregas – mas sim para os resultados que se espera atingir, escalando-o ao longo do tempo. 

Veja em detalhes as principais etapas da gestão de produtos:

  • Início: este ponto de partida ainda não converge muito da gestão de projetos em si, visto que o propósito é pensar em um produto e ter o pontapé inicial para todo o seu desenvolvimento;

  • Prototipação: trata-se do primeiro estágio intermediário (o ciclo de vida do produto possui vários deles). Aqui, tem início a concepção do produto, visando economizar recursos e se certificar de que o problema certo está sendo atingido;

  • Lançamento: tem-se mais uma etapa de desenvolvimento, continuando o ciclo com a validação do protótipo e o seu posterior lançamento como produto ou serviço.

  • Tração: é o próximo passo do pós-lançamento do produto, garantindo o uso do público e a análise da experiência;

  • Monetização: com o processo fluindo e os ajustes sendo realizados, a monetização do produto tende a surgir organicamente; 

  • Crescimento: continua-se com o crescimento e adaptação contínuas para garantir o sucesso do produto ao longo do tempo. 

2. O propósito e a atuação geral de cada um dos gerentes

Uma diferença crucial ao comparar a gestão de produto vs gestão de projetos está no objetivo almejado por cada um dos gerentes que comandam tais processos. Enquanto o  gerente de produto quer maximizar o valor do seu produto em si e gerar novos fluxos de receita, o propósito do gerente de projetos possui outra ênfase. Neste caso, tal profissional quer maximizar a qualidade como um todo e minimizar os riscos associados a ele.

Pensando na rotina corporativa, o time de projetos tende a agir com um escopo mais sólido e menos flexível, uma vez que a eficiência na entrega é colocada como um dos pilares. Entretanto, mesmo com toda a pressão por seguir prazos e seguir firme com os recursos oferecidos, a qualidade sempre deve ser considerada para se manter competitivo no mercado, já que isto pode vir a falhar. 

No planejamento estratégico para os produtos, toda a gestão tem enfoque nos resultados. De modo geral, o time trabalha quantas vezes for preciso em uma etapa, o mais importante é ter o problema do consumidor plenamente solucionado e conquistar a sua posição ideal no mercado. 


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3. As habilidades aplicadas pelo gerente de produto e gerente de projeto

Ao colocar lado a lado as diferenças de papéis e das próprias abordagens em si, percebe-se que as habilidades, ou skills, requeridas pelos gerentes de tais áreas também mudam fortemente. Normalmente, os gestores de projeto cultivam um alto senso de liderança; têm facilidade em trabalhar com a colaboração; são bons comunicadores e trabalham com excelência na gestão de stakeholders do projeto; lidam tranquilamente com métricas e KPIs relacionadas com a produtividade; são organizados e gerenciam o tempo muito bem. 

No cenário oposto, quem cuida da gestão de produtos tem mais conhecimento de user experience (UX); trabalha comumente com a estratégia de cliente no centro (customer centric); possui maior visão de negócios e de análise de dados e uma alta capacidade de conciliação.

Entre os pontos comuns deste confronto de gestão de produto vs gestão de projetos, destaca-se a skill de resolução de problemas, que está presente em ambos os casos. Paralelamente, vale saber que as empresas tradicionais tendem a trabalhar mais com a gestão de projetos, enquanto é comum encontrar cargos de gestores de produtos envolvidos, fortemente, com o meio digital ou com abordagens metodológicas mais modernas e ágeis. 

4. Os principais desafios enfrentados por cada um dos profissionais responsáveis pela gestão

Diversos são os pontos que podem ser explanados em uma comparação direta envolvendo a gestão de produto vs gestão de projetos, e um deles abrange os desafios de cada uma das coordenações. Ainda que tudo esteja relacionado com a resolução de problemas, o monitoramento do progresso do trabalho, a gestão do time responsável e a devida comunicação entre os envolvidos, que são pontos em comum, o foco de produtos e projetos faz toda a diferença em meio aos alvos e dificuldades. 

Nos projetos, usualmente, os desafios do gestor estão relacionados com pontos tais quais:

  • Garantir que todos os sprints do projeto sejam terminados na data adequada;

  • Identificar os riscos do projeto e monitorá-los frequentemente; 

  • Adaptar-se de acordo com quaisquer mudanças que interfiram no escopo do projeto;

  • Seguir as tendências do mercado e trabalhar com outras equipes e departamentos para garantir a consistência do trabalho e a sua entrega ao macroambiente. 

Embora compartilhem algumas responsabilidades e rotinas complexas, como mencionado previamente, o gestor do produto tem a mente mais voltada para o desenvolvimento dos seus produtos e a equipe que o permeia. Por conseguinte, os seus desafios frequentes costumam envolver:

  • O respeito aos prazos de lançamento do produto;

  • O cuidado com as parcerias envolvendo os fornecedores de matéria-primas;  

  • A correção de falhas nos produtos.

Assim, chega-se a um imenso ponto diverso, que mostra bem na prática como funciona a distinção entre gestão de produto vs gestão de projetos. 

5. Diferentes critérios de sucesso que afetam o desenvolvimento no gerenciamento de projetos e de produtos

Outra das diferenças da rotina vivida entre gerente de produto vs gerente de projeto está relacionada com a hora de pausar cada um dos seus ciclos de trabalho, tendo diferentes critérios sobre o sucesso. Basicamente, os processos têm um desfecho quando se fala em projetos, mas o desenvolvimento segue contínuo cogitando os produtos. Tal ponto faz toda a diferença no planejamento estratégico e na própria conduta abordada no dia a dia de cada um dos times. 

Nos projetos, como o ideal está direcionado para a entrega daquele trabalho em particular, o desenvolvimento contínuo não é o foco principal. Assim, objetiva-se efetuar a gestão de stakeholders, formalizar as entregas e, basicamente, o trabalho se encerra com este feito – considerada uma abordagem um tanto quanto tradicional e unidirecional, também em termos de sucesso. 

Contudo, voltando a visão para os produtos neste comparativo de gestão de produto vs gestão de projetos, o ciclo deve seguir de modo constante para que a perspectiva de crescimento seja mantida. Sobretudo ao considerar que o mercado e as preferências do consumidor mudam constantemente. Deste modo, desistir da gestão é como um sinônimo de fracasso para os produtos, gerando um desenvolvimento contínuo. 


Gerenciamento de produtos e gerenciamento de projetos mais fácil com o Bitrix24

Saber qual é o melhor caminho a seguir entre gestão de produto vs gestão de projetos depende muito da sua abordagem e do que a sua empresa oferece. No entanto, uma coisa é certa: é possível desfrutar o melhor das duas quando se tem o aporte tecnológico ideal. 

Ao fim deste debate de gestão de produto vs gestão de projetos, independentemente de qual seja a sua função, explore o poder do Bitrix24 para levar o seu planejamento a outro patamar. Com este software de gerenciamento, coordene os lançamentos dos produtos e todo o seu desenvolvimento ou acompanhe o cronograma e os entregáveis dos projetos nos mínimos detalhes – de acordo com as prioridades. 

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Perguntas frequentes


O que é a gestão do produto?

A gestão do produto é a área empresarial responsável pela concepção de produtos e todo o seu desenvolvimento interno e externo. Tais produtos devem estar atrelados à estratégia de negócio e às reais necessidades dos clientes e tendências de mercado. O mesmo conceito de gestão também pode ser aplicado a quem trabalha com serviços, seguindo ideias similares.

O que é um gerente de produto versus um gerente de projeto?

Um gerente de produto trabalha com a trajetória de negócios de um produto, pensando na sua visão e objetivos ao longo do tempo – atuando como um pensador estratégico. Paralelamente, o gerente de projeto lidera uma série de projetos para que tais propósitos venham a ser uma realidade corporativa, sendo também um executor. Normalmente, tais profissionais têm tais funções distintas, mas a colaboração efetiva entre ambos pode levar ao desenvolvimento bem-sucedido do produto e à execução do projeto.

Quais são as principais diferenças entre a gestão de produto e a gestão de projetos?

As principais diferenças entre a gestão de produto e a gestão de projetos são:

  • O ciclo de vida do projeto e dos produtos;
  • O propósito de cada um dos gestores responsáveis;
  • As habilidades dos gerentes de produto ou projeto;
  • Os desafios comuns de cada um dos gestores e de suas equipes.
  • Os diferentes critérios de sucesso que afetam o desenvolvimento de projetos e de produtos.

Como as diferenças entre a gestão de produto e de projetos afetam uma organização?

As diferenças entre a gestão de produto e de projetos afetam uma organização de diversas formas. Enquanto a gestão de produtos visa agregar valor ao negócio de modo amplo, a gestão e projetos se preocupa com a conclusão das entregas e o cumprimento do cronograma previamente planejado. Desta maneira, ambos são processos importantíssimos e complementares para um negócio que visa crescer com o máximo de sucesso.

Quem ganha mais: um gerente de produto ou gerente de projeto?

Quem ganha mais ao comparar um gerente de produto e um gerente de projeto, geralmente, é quem cuida da gestão do produto. No Brasil, a média de salário para tal profissional beira os R$10.000 (embora possa chegar a até R$60.000), enquanto para um gerente de projeto está na faixa dos R$9.000 (chegando a cerca de R$50.000). Ainda assim, tudo depende da localidade, da experiência, do nicho e da empresa em questão.


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