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IA na logística 4.0: tudo sobre seu uso no setor de transportes

Ariane Jaeger
5 de dezembro de 2024
Última atualização: 5 de dezembro de 2024

A IA na logística 4.0 veio para ficar, e se você possui ou trabalha em uma empresa, precisa se atualizar e saber um pouco mais sobre o assunto. Sendo assim, neste texto, vamos te ajudar desde o princípio para que compreenda o que é a logística 4.0, as principais tecnologias envolvidas, os benefícios da sua implementação em um negócio, como preparar uma empresa para as mudanças, e, é claro: qual o papel da IA na logística 4.0.

Além disso, para te acompanhar neste processo e em muitos outros dentro da sua empresa, você pode contar com o Bitrix24. Seja com CRM, aplicação de IA, construção de sites, RH e automação, entre muitos outros campos, temos a solução que você precisa. Entre em contato ou comece de maneira gratuita hoje mesmo!

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Sobre a logística 4.0

Antes de falarmos sobre a IA, é importante que você entenda o que é essa tal de logística 4.0. É por isso que vamos começar compreendendo melhor sua definição, evolução e suas principais características dentro do mercado atual.

Definição e evolução da logística 4.0

Colocando de maneira simples, a logística 4.0 nada mais é do que a atualização do processo de logística graças ao uso das tecnologias mais recentes para facilitar e melhorar os processos já existentes. Sendo assim, a logística 4.0 tem como propósito otimizar as operações e torná-las mais tecnológicas. E, para isso, utiliza-se ferramentas como a inteligência artificial (IA), a internet das coisas (IoT), robôs, Big Data e sistemas de automação.

Em relação a sua evolução, podemos considerar que a logística 4.0 surgiu como reflexo da indústria 4.0 (ou 4ª revolução industrial), que por sua vez busca oferecer processos mais automatizados e mecanizados. No dia-a-dia da logística, isso se traduz em maneiras de melhorar os processos habituais, otimizando a cadeia de suprimentos, facilitando a tomada de decisões e o cotidiano logístico dentro da empresa.

Características principais da logística 4.0

Alguns elementos são mais recorrentes do que outros quando falamos em otimizar a logística 4.0. Dentro destes, podemos citar alguns, como por exemplo:

  • Inteligência artificial;

  • Internet das coisas (IoT);

  • Big Data;

  • Sistemas de automação;

  • Robôs.

A seguir, vamos entender um pouco melhor cada uma destas características, tornando mais simples o processo de aplicação na sua empresa!


Logística 4.0: exemplos das principais tecnologias

Como mencionamos acima, a logística 4.0 possui algumas tecnologias principais, e, caso você ainda não esteja familiarizado com alguma delas, vamos explicar de maneira simples a seguir!

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas, também conhecida como IoT (sigla que deriva do seu nome em inglês Internet of Things) diz respeito a uma infraestrutura que atua conectando objetos físicos para que possam se comunicar entre si e com a nuvem por meio da internet. Para isso, estes objetos possuem tecnologias como sensores e softwares, que fazem com que seja possível que realizem tal comunicação.

Big Data

Alguns conjuntos de dados são rápidos, grandes, ou complexos demais para serem geridos e processados de forma tradicional, o que requer um processamento um pouco mais tecnológico. É nesse cenário que surge o Big Data, Macro Dados, Mega Dados, ou simplesmente dados muito grandes em português, que diz respeito à área que estuda como obter as informações e/ou analisar tais tipos de dados de maneira simplificada.

Computação em nuvem (cloud computing)

A computação em nuvem, como o próprio nome já diz, é a entrega de recursos computacionais através da internet. Colocando de maneira mais simples, a computação em nuvem possibilita que serviços, como armazenamento de dados, softwares, recursos de rede, capacidade de computação, entre outros, sejam utilizados sob demanda e sem que a empresa precise se preocupar com a parte física, pagando apenas pelo que utilizarem de fato.

Aprendizado de máquina (machine learning)

O aprendizado de máquina (ML) é um subcampo da inteligência artificial que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos computacionais que permitem que os sistemas aprendam a partir de dados, identifiquem padrões e tomem decisões com base em experiências anteriores.

Inteligência artificial na logística 4.0

Uma vez que a logística 4.0 está relacionada com o maior uso de tecnologia para otimizar os processos do setor, é claro que a IA não ficaria de fora. A IA pode ser aplicada em diferentes aspectos da logística 4.0, como por exemplo:

  • Monitoramento e gestão de estoques;

  • Melhor roteirização da frota;

  • Segurança no transporte;

  • Resposta a mudanças na cadeia de suprimentos;

  • Análise de dados;

  • Atualização de dados em tempo real;

  • Conexão de sistemas para otimização logística;

  • Automação de processos logísticos previamente manuais;

  • Aumento da conectividade;

  • Previsão de demanda.

Nas próximas seções, entenderemos um pouco melhor como cada um destes tópicos, entre muitos outros, podem ocorrer a partir do uso da IA.


Estudo de caso: aplicações práticas da inteligência artificial na logística da empresa JSL

Um bom caso para entendermos melhor a aplicação da inteligência artificial na logística é a da empresa JSL, que trabalha com logística, fretamento e transporte rodoviário de cargas. Ainda em 2010, a JSL começou a implementação de tecnologias como forma de otimização e digitalização dos seus setores, principalmente com automação e Big Data. 

Porém, o foco aumentou alguns anos depois e, entre 2017 e 2018, a empresa investiu também em Machine Learning, principalmente na otimização de rotas e na gestão das suas frotas. Depois, passou a investir em IA para a gestão dos seus estoques e em uma maior automação, tornando-se ainda mais avançada na logística 4.0.

Tudo isso torna a  JSL um bom estudo de caso principalmente por ter investido nas novas tecnologias do mercado desde cedo, o que permitiu que a empresa reduzisse muitos custos, aumentasse sua eficiência, se tornasse mais produtiva e criando uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Benefícios da logística 4.0 para os negócios

Como já mencionamos ao longo do texto, a IA tem várias aplicações dentro da logística 4.0 no Brasil e no mundo. Mas como isso ocorre? Para te ajudar a compreender melhor, vamos destrinchar a seguir os principais benefícios de tal aplicação. Vamos lá?

Otimização da gestão de estoque

A IA pode ser utilizada no monitoramento do estoque, fazendo com que sejam mais precisas, rápidas e eficientes, tornando todo o processo de gestão otimizado. Dessa forma, ao precisar de uma informação em relação ao estoque, como a quantidade de matéria prima disponível, é possível obter dados mais confiáveis e atualizados, o que pode melhorar o desempenho geral da empresa.

Dados atualizados em tempo real

Seja em relação ao estoque, pedidos, rotas ou entre outros tipos de dados, a IA pode auxiliar na sua atualização em tempo real. Desta forma, ao invés de ter que esperar ou checar manualmente, a apresentação de dados pode ser realizada de maneira mais eficiente e otimizada.

Melhoria na roteirização

Em relação à logística de transporte, a inteligência artificial já é utilizada frequentemente para avaliar fatores como o tráfego e possíveis alterações de rotas, o que pode auxiliar na roteirização de frotas da empresa. Mas, além disso, alguns algoritmos já são capazes de otimizar os custos, tornando-os mais baratos e eficientes.


Automação de processos logísticos

Quando pensamos em IA dentro de empresas, a palavra que mais costuma surgir é automação, e com a logística não seria diferente. A IA é capaz de automatizar grande parte dos processos, otimizando suas funções.

Controle eficiente da cadeia de produtos

A inteligência artificial pode auxiliar ao longo de toda a cadeia produtiva, mas, mais do que isso, ela pode atuar no seu controle e manutenção. Isso pode ocorrer através de softwares que permitam uma visão completa e holística de todos os processos da cadeia, tornando mais simples sua visualização e, portanto, seu controle geral.

Aumento da eficiência operacional

Como você já deve ter percebido com os exemplos citados acima, a IA pode aumentar a eficiência operacional de maneira geral, uma vez que tem aplicação nos mais diversos setores de uma empresa. Afinal, quando unimos a otimização dos estoques, das frotas, da cadeia produtiva e entre outros processos, o resultado natural é uma melhor eficiência das operações.

Redução de perdas

Principalmente quando pensamos na gestão do estoque e na otimização das frotas, a IA reduz as chances de perdas. Seja porque as entregas ocorrem de forma mais organizada e rápida com o transporte logístico, ou pela gestão mais organizada dos produtos, é mais difícil que aconteçam grandes perdas quando aliamos a inteligência artificial aos processos logísticos.

Aumento da satisfação dos clientes

O aumento da satisfação dos clientes pode vir com as mais diversas otimizações causadas pelo uso da inteligência artificial. Seja por uma gestão de contatos mais eficiente, otimização de entrega, um aumento da qualidade devido à constante otimização, e entre várias outras possíveis melhorias. Um bom exemplo disso é a aplicação da inteligência artificial na gestão de relacionamento com o cliente (CRM). O Bitrix24 fez um estudo sobre o impacto da IA no CRM de empresas e concluiu que seus clientes fecharam negócios de maneira mais rápida, ganharam tempo e dinheiro com esforços de copywriting e automatizaram processos antes tidos como manuais de maneira eficiente. Ou seja, a IA impactou positivamente o CRM das empresas.

Previsão de demandas e estoques

Alguns algoritmos já conseguem prever, a partir de dados do histórico de clientes, por exemplo, quando acontecerão demandas futuras. Similarmente, podem prever também padrões de estoque, avisando quando pode ser interessante aumentar a produção de algum serviço ou produto ou quando um cliente provavelmente abrirá uma nova demanda. Esta previsão pode ser extremamente útil, e pode aumentar a satisfação e fidelização de clientes.


Alta conectividade

Principalmente quando aliamos a internet das coisas à inteligência artificial, tudo se torna mais conectado. Assim, processos podem se relacionar de uma forma mais tecnológica, aumentando a interação entre todos os setores.

Maior economia

Seja na hora de otimizar uma frota e gastar menos gasolina e tempo, na redução de perdas relacionadas à má gestão de estoque, no controle eficiente da cadeia produtiva ou em qualquer uma das outras aqui citadas, o aumento da otimização na logística está intrinsecamente relacionado a uma maior economia. Dessa forma, podemos dizer que a aplicação da IA da logística 4.0 é um grande aliado também dos bolsos das empresas.

Porque é tão importante que a logística 4.0 seja implantada nas empresas?

Há sempre um movimento parecido quando uma nova tecnologia surge. Primeiramente, há um movimento global de resistência, para depois ser estabelecida, deixando os que não se adaptaram em desvantagem no mercado. Isso aconteceu com a própria internet, com as redes sociais, com o uso de aparelhos móveis e agora estamos vendo o mesmo processo com a IA – e, de maneira mais abrangente no setor, com a logística 4.0. Sendo assim, a implementação da logística 4.0 não deveria ser vista como uma opção, e sim como via de regra para quem quer manter sua empresa bem estabelecida no mercado.

Como preparar sua empresa para a Logística 4.0?

Agora que você já entende melhor todos os benefícios e possíveis aplicações da IA na logística 4.0, deve estar se perguntando como preparar sua empresa para tais mudanças. Portanto, separamos a seguir pontos que acreditamos serem essenciais para tal preparação.

Mudança cultural

Primeiramente, algumas pessoas são resistentes à ampliação do uso da inteligência artificial por não entenderem muito bem como ela funciona. Porém, não é possível realizar uma boa aplicação da IA nos processos logísticos sem uma equipe disposta a aceitar e trabalhar junto com tais mudanças. Por isso, antes de qualquer outra coisa, é importante que haja uma mudança cultural dentro da empresa, de maneira a facilitar a aplicação de novas tecnologias logísticas.

Investimento em tecnologia

Esta costuma ser uma das maiores preocupações. Afinal de contas, as novas tecnologias não costumam ser muito baratas. Dessa forma, é importante que a empresa não apenas tenha ciência de tais investimentos, mas esteja disposta a realizar e a arcar com tais custos.

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Como o Bitrix24 pode ajudar?

Além de tudo que comentamos ao longo deste texto, temos mais uma dica importante sobre uso de IA na logística 4.0: já existem ferramentas e empresas que contam com soluções tecnológicas para te ajudar! O Bitrix24 está no mercado há décadas e é a principal solução quando o assunto são softwares e sistemas empresariais, sendo uma opção completa para te auxiliar nos mais diversos aspectos do seu espaço de trabalho. Além disso, você pode começar de maneira gratuita hoje mesmo e comprovar a eficiência do Bitrix24 no seu negócio!


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