O estilo de vida nômade digital ganhou o mundo, ainda que não esteja tão propagado pelo Brasil. A ideia de trabalhar remotamente, de onde desejar, e não ter uma base fixa, encanta não apenas a geração mais jovem – como também os profissionais mais maduros que buscam maior liberdade, mobilidade e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
No entanto, garantir a produtividade na estrada nem sempre é uma tarefa fácil – então surgem as incríveis ferramentas para os nômades digitais, repletas de recursos que ajudam a se organizar, manter a comunicação ativa e as tarefas automatizadas, quer você esteja se mudando de cidade ou, simplesmente, atuando em um café longe de casa. Quer saber quais são estes programas? Fique com a leitura deste artigo e confira a lista com os nomes indispensáveis!
O funcionamento do nomadismo digital envolve a liberdade de poder trabalhar remotamente, de onde desejar. É um estilo de vida no qual o indivíduo aproveita tal feito para ter mais liberdade em sua vida pessoal e profissional.
Para trabalhar como nômade digital, você precisa encontrar uma vaga de trabalho remota ou então montar o seu negócio digital. Depois, planeje-se para viajar em tempo parcial ou integral pensando em aspectos de organização financeira, de saúde e legal (cuidando com vistos se viajar ao exterior, por exemplo).
Os aplicativos úteis para nômades digitais pertencem às categorias de:
As melhores ferramentas de produtividade para nômades digitais são:
Um nômade digital precisa ter uma boa conexão com a internet, fontes de renda digitais e acesso às melhores ferramentas para os nômades digitais, tanto no aspecto de comunicação, gerenciamento de projetos e de arquivos, quanto pensando em viagens, saúde e privacidade.
Atingir a produtividade ideal é mais do que cumprir com o trabalho em si. Por conseguinte, as ferramentas de produtividade para nômades digitais englobam não apenas uma categoria – mas sim várias, como:
Com diversas alternativas disponíveis no mercado, pode ser difícil, à primeira vista, selecionar os melhores apps para nômades digitais – mas esta lista pode resolver tal problemática. Confira:
Os nômades digitais lidam, constantemente, com projetos – quer se esteja falando ao nível pessoal (para organizar as próprias viagens) ou profissional, ao pensar em entregáveis. Por conta disso, contar com um gerenciador de projetos como o Bitrix24 é mais que recomendado.
Este software, geralmente, é mencionado entre as ferramentas de produtividade para nômades digitais porque ajuda tais profissionais a acompanharem o seu progresso no trabalho, receberem alertas ou atribuírem tarefas, e se manterem plenamente organizados no geral. Com ele, controle os seus calendários, acione lembretes importantes, crie checklists para os seus afazeres e coordene tudo em um espaço de trabalho único – com aplicativo disponível para facilitar a sua vida, sem barreiras geográficas. Leve o seu trabalho remoto ao nível superior com o Bitrix24!
Dentre as ferramentas para os nômades digitais, o Calendly é ideal para quem deseja agendar compromissos e gerenciar a sua agenda com mais facilidade. Seja para combinar uma reunião de negócios com um parceiro ou um cliente, o Calendly elimina as trocas de e-mail, ajuda ambas as partes a encontrarem o horário perfeito – mesmo com as diferenças de fuso horário – e automatiza esta parte da rotina. Ainda que você esteja se locomovendo. Assim, ele é um dos aplicativos para nômades digitais que vale a pena explorar!
Sem dúvida alguma, o Google Drive se destaca entre as melhores ferramentas para os nômades digitais – sobretudo porque ele é versátil, englobando uma gama de funcionalidades e sendo útil para profissionais de diversas áreas. Este serviço de sincronização e armazenamento de arquivos não só é útil para compartilhar documentos ou mantê-los na nuvem, já que engloba também folhas de cálculo, apresentações, aplicativos que contribuem para a produtividade e muito mais. Podendo, é claro, ser acesso a qualquer hora e lugar – o que é elementar para os nômades digitais!
O Mailchimp está imerso no universo de ferramentas para nômades digitais. Ele promete auxílio completo para estratégias de e-mail marketing e é muito explorado por profissionais que querem atrair novos clientes por abordagens no funil de vendas e envio de e-mails – nutridos via ciclos de newsletters, por exemplo. Graças aos recursos de automação eficientes, você pode se envolver mais com o seu público, ainda que esteja longe do notebook. Aumente o reconhecimento da sua marca – seja ela pessoal ou não – e agregue para as vendas!
Na maioria dos casos, gerenciar mídias sociais a fim de aumentar o seu alcance faz parte da rotina dos nômades digitais. A boa notícia é que tal tarefa tende a ficar muito mais fácil com o uso do HootSuite, um programa de gerenciamento que colabora na hora de acompanhar as contas desejadas e atingir melhores resultados, desenvolvendo a sua presença digital. Administre várias contas com poucos passos, programe postagens, planeje conteúdos e siga as tendências do momento com o HootSuite!
Por facilitar imensamente a comunicação, o Zoom ficou muito famoso recentemente – e é claro que também ganhou ênfase ao pensar nas ferramentas para os nômades digitais. Trata-se de um programa útil para que as equipes remotas realizem reuniões virtuais – via recursos de videoconferência de alta qualidade, chat em equipe e agendamento. Para quem precisa se manter conectado onde quer que vá, é elementar!
Você pode trabalhar remotamente e, até quem sabe, viajar para lugares distantes. No entanto, sempre precisa estar em plena comunicação com terceiros, ainda que trabalhe como autônomo. Pensando nisso, nada melhor do que passar uma boa impressão e agregar qualidade ao seu trabalho por meio de uma ferramenta de escrita que verifica ortografia, gramática e pontuação, como o Grammarly. Como o Grammarly vale para a língua inglesa, lembre-se de que você também pode usar softwares parecidos se precisar da mesma abordagem em português. Neste caso, o LanguageTool pode ajudar.
Já pensou organizar todo o seu trabalho e vida como nômade digital através de um planejador de tarefas? Esta é a proposta do Todoist, frequentemente nomeado em listas de ferramentas para os nômades digitais. O seu sistema de gerenciamento ajuda tais profissionais a ficarem em dia com os seus prazos e compromissos – permitindo criar lembretes, compartilhar os planos, definir níveis de prioridade para tarefas, dentre outros detalhes.
Aos que seguem o estilo de vida nômade digital e estão sempre lidando com projetos, o Trello pode se encaixar entre as necessidades diárias. Trata-se de uma ferramenta visual que ajuda as equipes a se organizarem em termos de tarefas, detalhes requeridos e prazos – sendo perfeito para o gerenciamento de projetos digitais!
Quando atuam de forma autônoma e precisam liderar o seu próprio negócio, os nômades digitais devem explorar programas que os ajudem a alavancar as vendas. Ou, ao menos, trabalhar melhor em sua presença digital. Assim, uma interface que funciona como uma grande aliada é o Canva.
Basicamente, o Canva é uma ferramenta de design gráfico que possibilita a criação de designs profissionais – ainda que você não tenha experiência prévia com o setor. Seja para atualizar as redes sociais profissionais com postagens mais atrativas, ou para gerar uma boa impressão na entrega do seu cliente, vale conhecer e experimentar!
As soluções de armazenamento são ferramentas essenciais para os nômades digitais. Afinal, longe do escritório, você precisa guardar tudo o que é fundamental para a sua atuação profissional – e compartilhar, constantemente, arquivos com outros indivíduos. Desta maneira, nada melhor do que contar com o Dropbox, que promove o armazenamento em nuvem, para acessar e compartilhar os seus documentos aonde quer que vá!
Expandir os seus negócios digitais e gerenciar a sua presença on-line ficou muito mais simples em plataformas como o Hubspot. Isto porque ela promove uma abordagem completa em marketing (focando, sobretudo, no inbound marketing), auxiliando em procedimentos de vendas e atendimento ao cliente – sem que você precise sair de casa. Para quem está em constante movimento, ter um aporte como este é fundamental – já que você conecta dados, equipes e clientes em apenas um lugar.
Na rede, há uma infinidade de ferramentas para os nômades digitais. Mas em termos de organização e produtividade, o Evernote é uma das principais! Mesmo em trânsito, enquanto estiver em conexão, mantenha as suas ideias organizadas e acessíveis com este aplicativo de anotações que vale tanto para a parte profissional, quanto para a pessoal. Com o Evernote, lembre-se de tudo e mantenha calendários, notas e tarefas integrados!
Quem trabalha remotamente e precisa se comunicar com outros membros da equipe tem grandes chances de já conhecer o Slack. Ele é listado como uma das ferramentas para nômades digitais mais usadas por ser prático e manter todos conectados, independentemente de localização.
Através dele, você troca mensagens de texto, áudio, cria canais para discussões, tem um workspace dedicado e até faz videochamadas, se desejar. O melhor de tudo é que dá para usar com agilidade, ainda que esteja longe da mesa de trabalho, em pleno aeroporto, por exemplo.
Quem trabalha pela internet pode até ter mais afinidade tecnológica do que outras pessoas – isto é verdade. Ainda assim, a agenda cheia pode impedir tais profissionais de atingirem o seu melhor potencial – e é aí que o Buffer entra para auxiliar. Ele nada mais é do que uma ferramenta para o gerenciamento de mídias sociais, que permite que os nômades digitais possam agendar e publicar as suas postagens de conteúdo em múltiplas plataformas. Desta maneira, a falta de tempo não será desculpa para ir além e garantir um posicionamento melhor na rede!
Quando se está em trânsito, é mais fácil se perder no tempo. Para que isso não afete a sua capacidade de trabalhar de forma exímia, dentre as suas ferramentas para nômades digitais, não pode faltar o Toggl. Com ela, controle o tempo para se manter com a produtividade desejada nos projetos, acompanhe as suas horas faturáveis ou fique atento à performance da sua equipe (se aplicável). É incrível tanto para agregar desempenho pessoal, quanto para somar em termos de lucratividade.
O Skype já é conhecido antes mesmo do nomadismo, e pelo fato de ser amplamente empregado por times globais, deve entrar em sua lista de programas para se comunicar enquanto viaja como nômade digital. Compartilhe arquivos, faça chamadas de voz e vídeo em tempo real e mande mensagens instantâneas com conforto – e até de graça. Fora o aspecto profissional, você pode se comunicar até com os amigos e a família enquanto viaja. É uma incrível alternativa entre as ferramentas para nômades digitais.
Tudo pronto para atingir outro patamar de produtividade na sua vida itinerante? O IFTTT é uma ferramenta que te auxilia pensando em automatizar tarefas de rotina, integrando centenas de aplicativos, serviços e dispositivos em uma única interface. Em poucos cliques, por exemplo, você pode tornar o seu assistente de voz mais pessoal (com sincronizações diárias), compartilhar conteúdo automático em múltiplas plataformas e muito mais. Foque no que é importante e esqueça do resto – o IFTTT te permite isso!
O FreshBooks ainda não é tão conhecido entre as ferramentas para os nômades digitais, ao menos no Brasil. Mas ele vem ganhando fama e atraindo a atenção global por permitir que os viajantes itinerantes gerenciem as suas finanças com simplicidade e assertividade e emitam invoices (ou faturas) a qualquer lugar e momento. Quando o propósito é cuidar do faturamento e ficar de olho na contabilidade, trata-se de um aplicativo indispensável, que não pode faltar nessa grande aventura!
Quando você está em trânsito, deve buscar aplicativos para nômades digitais que garantam a sua segurança cibernética – e o LastPass é exatamente um deles. Este recurso é um gerenciador de senhas que armazena informações a respeito de logins com a máxima segurança. Assim, você pode acessar as suas contas tendo a plena certeza de que está protegido, seja aqui no Brasil ou do outro lado do mundo!
Após conferir essa seleção com as 20 ferramentas fundamentais para nômades digitais, comece a se programar com os downloads, registros e integrações antes mesmo de sair para viajar. Quanto mais controlada estiver a sua vida e fluxo de trabalho, mais fácil será se manter em plena organização e produtividade – o que é elementar para seguir a rotina como nômade digital.