Não é necessário ser um especialista em empresas digitais para saber da necessidade de se investir no uso de ferramentas de anúncios online. E o META é a principal empresa dentro deste meio que oferece a ferramenta mais poderosa e completa, já que pode proporcionar um grande alcance de dados com as três redes sociais populares que estão sob o seu comando.
A utilização de IA na plataforma de anúncios do META não é uma novidade, já que, não só esta empresa, como também diversas outras de anúncios online já vinham aplicando inteligência artificial com diferentes objetivos.
Em geral, a utilização de machine learning na inteligência artificial executa o processamento de bilhões de dados a fim de encontrar padrões, apurar dados de comportamento e definir os melhores caminhos até a compra de seus anunciantes.
Mas, em 2023 tivemos uma grande explosão de popularidade da inteligência artificial que foi iniciada pelo ChatGPT, criando discussões, notícias e colocando o uso de inteligência artificial em destaque. Esta popularidade levou vários setores a desenvolver novas ferramentas para facilitar a vida de seus usuários e entregar inovação em um mercado de rápida mudança.
O META foi uma das empresas que acelerou seu setor de inteligência artificial e anunciou, em 2023, novas ferramentas de inteligência artificial para as suas plataformas de anúncios online. Vamos entender melhor quais foram estas ferramentas e a importância da inteligência artificial neste momento de mudança no mercado mundial.
Com a popularidade do ChatGPT e todas as possibilidades que esta ferramenta trouxe, muitos estão se perguntando: como a inteligência artificial funciona? Uma explicação simples e bem resumida é a de que a inteligência artificial é um computador que tem a capacidade de “pensar” como um ser humano, tomando decisões, processando informações e resolvendo problemas.
Esta é uma tecnologia criada para que a máquina pudesse desempenhar algumas funções específicas sem uma interferência direta de um ser humano em seu uso. Para isso, o estudo da ciência da computação se empenhou em técnicas e métodos para o processamento de dados, para que assim pudesse definir algoritmos específicos.
O hardware é a parte física em um computador, como o nosso cérebro, e o software é responsável pelos comandos que o hardware fará, como as sinapses e pensamentos. Então, os algoritmos são os dados com uma sequência específica de instruções que dizem ao hardware o que fazer.
É neste ponto que a inteligência artificial entra, já que são algoritmos desenvolvidos para processar dados e tomar decisões baseados em diferentes cenários. Esta é uma forma simples de se explicar a sua função, já que existem algoritmos complexos que podem avaliar milhões de cenários a partir de dados e tomar decisões em prol de seu objetivo e uso.
Desta forma, a partir de um algoritmo que serve como a base para suas ações, uma inteligência artificial é capaz de avaliar milhões de cenários a partir dos dados recebidos e tomar decisões.
A inteligência artificial está inserida em diferentes mercados e em diferentes tipos, separamos aqui abaixo os principais disponíveis:
Este é o tipo mais comum de IA, aqui temos um sistema baseado em regras, onde um conjunto de regras é definido por especialistas em ciência da computação e a IA tem o poder de avaliar cenários e dados para tomada de decisão.
Diferente do tipo anterior, a inteligência artificial baseada em aprendizado de máquina, ou machine learning, não está presa a regras específicas e tem o poder de aprendizado e evolução com base em dados.
Este tipo de inteligência artificial foi criado para se comportar como um cérebro humano, com neurônios artificiais que estão conectados, formando uma rede neural que pode processar dados e tomar decisões a partir de exemplos, analisando padrões e se tornando capaz de fazer previsões precisas.
Baseados na teoria de seleção natural, este tipo de inteligência artificial utiliza esta teoria para solucionar problemas complexos. As teorias de recombinação genética e mutações também são utilizadas nesta IA, como uma forma de chegar à melhor decisão possível para um problema.
Estas são as inteligências artificiais que funcionam a partir da linguagem dos humanos, ou seja, se comunicam tanto entre si quanto com usuários de seus serviços com a linguagem humana, entendendo as palavras e resolvendo problemas e se comunicando em diferentes línguas.
Mesmo que esteja em foco e se tornando popular apenas agora, a inteligência artificial vem sendo inserida em diversas partes do cotidiano de todos, sem mesmo que percebam. Os principais exemplos da aplicação de IA no dia a dia são:
Os assistentes de voz como a Siri e a Alexa são exemplos claros de que estamos usufruindo do trabalho da IA todos os dias, estes sistemas têm o poder de processar dados, tomar decisões e repassar informações de forma eficiente e eficiente.
Os chatbots estão em todos os lugares, tanto no seu blog preferido, quanto no atendimento do seu banco. São uma inteligência artificial de linguagem natural criados para facilitar o atendimento e trabalho.
As redes sociais utilizam inteligência artificial para o processamento de dados e machine learning, reconhecimento de padrões de comportamento dos usuários e apresentação de conteúdo personalizado, além de outras funções importantes de trabalho.
Uma tecnologia útil que muitos utilizam todos os dias é o reconhecimento facial, a inteligência artificial pode focar na segurança e reconhecer o rosto do usuário a partir de padrões pré-programados, este é seu trabalho.
O Ads Manager é uma plataforma vital para empresas online, e o META bem trabalhando incessantemente nos últimos anos para oferecer uma experiência mais simples e eficiente em sua plataforma. Por isso, a plataforma anunciou melhorias baseadas em inteligência artificial para 2023, são elas:
Sabendo da importância da geração de leads para o marketing de qualquer negócio, o META está desenvolvendo uma automação mais completa para campanhas com este objetivo. O Meta Advantage oferece a criação de uma campanha completa através de inteligência artificial, desde o posicionamento até os criativos do anúncio, para dar mais liberdade e tempo à empresa.
O AI Sandbox é a principal aposta do META quando falamos de IA, aqui temos uma ferramenta de criação completa para os anúncios no Ads Manager da plataforma, aplicando testes e entregando diferentes opções para a empresa anunciar com eficiência o seu trabalho, que pode ser uma combinação poderosa com as ferramentas da Bitrix24.
O Bitrix24 é a ferramenta de IA para negócios ideal para a sua empresa.
EXPERIMENTE AGORAO AI Sandbox é uma inteligência artificial que funciona como uma ferramenta de apoio ou total criação para os criativos dos usuários no Ads Manager. Muitos anunciantes acabam sem criatividade para escrever diferentes copys, precisam testar diferentes versões semelhantes de conteúdos, alterar imagens em seu tamanho ou composição e tudo isso pode levar tempo para ser feito em outra ferramenta de criação.
O META promete que o AI Sandbox pode fazer todas estas tarefas e outras utilizando a inteligência artificial para entregar os melhores resultados para o anunciante. Esta é a descrição do AI Sandbox de acordo com o META no evento de lançamento:
“O AI Sandbox servirá como nosso ambiente de testes para as versões iniciais de novas ferramentas e recursos, incluindo ferramentas publicitárias de IA generativa. Nosso objetivo é aprender o que funciona para os anunciantes e tornar esses recursos fáceis de usar em nossas ferramentas de anúncios.”
As 3 principais funções da ferramenta que serão úteis no processo de criação são:
O objetivo principal da ferramenta é facilitar a vida do anunciante, melhorando os seus resultados e economizando o seu tempo durante a criação de seus anúncios no Ads Manager.
Outro foco principal do META para 2023 é o Meta Advantage, esta ferramenta que é composta por diferentes produtos de automação para campanhas completas utilizando recursos de ciência da computação, IA e machine learning.
Com esta ferramenta, o anunciante pode definir as opções corretas no tempo certo dentro de suas campanhas, além de automatizar boa parte delas para que possa ter os melhores resultados no menor tempo de configuração possível. Com a utilização de inteligência artificial, o Meta Advantage entrega as seguintes mudanças:
O META desenvolveu um relatório completo que é atualizado em tempo real e entrega sugestões de mudança que são resultado da análise de dados de sua IA de machine learning.
Para facilitar a logística dos anúncios, as empresas podem mudar de manual para a função de automação do Advantage+ com um clique.
Em vez de trabalhar com campanhas de público restrito, o anunciante pode entregar sugestões de público utilizando o Advantage+ que o META encontrará públicos fora daquela bolha que são possíveis clientes.
Em 2023, o META anunciou que vem investindo bilhões de dólares em sua estrutura tecnológica, com um foco cada vez maior no poder de processamento de sua inteligência artificial em diferentes partes da empresa, além do machine learning aplicado em sua plataforma de anúncios.
O Ads Manager é o principal foco da plataforma, que vem criando diferentes ferramentas baseadas em inteligência artificial para criar soluções que possam facilitar todo o processo de anúncio em qualquer site e tornar tudo mais eficiente.
Uma prova disso é a implementação da ferramenta de inteligência artificial com base em machine learning no Ads Manager, o Meta Lattice. Esta ferramenta tem como objetivo análise de informação em milhões de anúncios para aumentar o seu poder de previsão e entregar soluções mais eficientes para anúncios das empresas no site do Ads Manager.
De acordo com a empresa, o Meta Lattice tem potencial de análise em tempo real para definir os possíveis cenários que estão em constante mudança e definir, através da tomada de decisão, quais são as melhores opções que trarão os melhores resultados.
A popularização da inteligência artificial para diferentes bolhas sociais acabou levantando uma série de discussões e notícias sobre quais seriam as suas vantagens e desvantagens reais. Entre polêmicas e públicos divididos, podemos destacar aqui abaixo quais são os principais prós e contras desta tecnologia impressionante:
Se compararmos a tomada de decisão de humanos em comparação com uma inteligência artificial, podemos perceber que a taxa de erros é sempre mínima ou inexistente. Esta é uma tecnologia baseada em dados e com ações determinadas por algoritmos sem a interferência de humanos.
Outro grande recurso da IA é a rapidez na tomada de decisão, mesmo analisando milhões de dados e possíveis cenários, uma inteligência artificial pode tomar decisões rapidamente e de forma ininterrupta. Uma grande vantagem sobre o capital humano que precisa de pausas e de maior tempo para a análise de dados.
Máquinas possuem uma tomada de decisão pautada em dados, e esta ausência total de emoções é o fator determinante para que se diferencie do cérebro humano e possa tomar decisões mais assertivas.
Uma das poucas vantagens que temos sobre as máquinas de IA é a improvisação, mesmo com uma rede neural, esta tecnologia não pode reproduzir a tomada de decisão improvisada que temos através de experiências e até emoções.
Um dos principais focos de discussão sobre a inteligência artificial é a tomada das funções antes feitas por humanos. Com a aplicação da IA, estima-se que milhões de pessoas ficarão desempregadas em todos os setores e indústrias.
As IA’s são extremamente dependentes de uma infraestrutura robusta para funcionar corretamente, se feita de forma errada, a IA não terá poder total e pode não operar de forma correta.
O que quer dizer a palavra META?
O conglomerado chamado de META não é uma sigla, mas sim um nome próprio.
Quais são as vantagens da inteligência artificial?
A inteligência artificial pode apresentar diversas vantagens, as principais são:
Qual a melhor IA gratuita?
O ChatGPT se destaca em popularidade e é considerado a melhore inteligência artificial gratuita.