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O que é copywriting e como aplicar no seu negócio

Ariane Jaeger
26 de janeiro de 2024
Última atualização: 20 de junho de 2024

Para entender a importância do copywriting, diversas pesquisas podem nos ajudar. O MarketSplash, por exemplo, diz que utilizar a palavra "porque", seguida de uma justificativa, pode aumentar o engajamento em cerca de 50%.

Se essa simples mudança causa esse efeito, imagine criar um conteúdo repleto de técnicas de escrita? Sem dúvidas, o marketing da sua empresa tomará outra proporção, e seu público-alvo sairá bem mais satisfeito.

Aprenda, nesse artigo, como fazer isso se tornar realidade. Mova seus leitores para a tomada de decisão que você precisa.

Copywriting: o que é e onde surgiu

Para falar a verdade, o que faz um copywriter é bem parecido com o trabalho de redação publicitária. Entretanto, o que marca a diferença entre essas técnicas é o fato do copywriting ser mais focado em vendas e conversões. Diferentemente do marketing de conteúdo, a ação buscada com um texto de copy é mais direta.

Essa técnica de escrita nasceu nos Estados Unidos, no século XX, visando construir textos persuasivos. Hoje, um profissional de copywriting bom de conversão pode faturar um salário que chega até a casa das dezenas de milhares de reais.

6 habilidades imprescindíveis de um copywriter

Se você pensa em se tornar um copywriter ou quer apenas aplicar essa estratégia no seu marketing digital, essas são as habilidades que precisará desenvolver para gerar vendas:

  1. Escrita persuasiva e criativa.
  2. Capacidade de pesquisa e análise de informações.
  3. Conhecer sobre marketing.
  4. Ser um bom leitor e ler com frequência.
  5. Trabalho em equipe.
  6. Concentração e atenção, para revisar e perceber detalhes no texto e na estratégia.
  

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Onde aplicar copywriting no marketing digital

O copywriting é uma estratégia de marketing que pode ser utilizada em empresas de qualquer área. A forma como o texto se encaixará muda a depender do público e do seu objetivo, é claro. Nas diversas etapas do funil de vendas, as técnicas de escrita persuasiva poderão se encaixar em vários formatos.

Para ajudar nisso, nossa dica são as ferramentas de CRM, que ajudam a organizar, divulgar e automatizar seu conteúdo com maior facilidade. A seguir, veja algumas ideias de formatos para encaixar técnicas de copywriting em seus textos.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de negócios que continua sendo muito eficaz. Você pode criar campanhas que guiam o leitor em diferentes momentos do seu funil de vendas. Alguns exemplos de aplicação dos e-mails no marketing digital são:

  • Alimentar leads obtidos a partir de outras páginas.
  • Entregar ofertas ou conteúdo de valor para o seu público-alvo.
  • Divulgar novidades do seu serviço.
  • Registrar feedbacks ou recuperar pessoas que perderam o engajamento com a empresa.

No e-mail marketing, os textos persuasivos do copywriting devem começar com um assunto único e criativo. Após isso, vale acrescentar imagens e fazer um conteúdo curto, chamando o público para a ação.

E-commerce

No e-commerce, você deve caprichar nos anúncios de seus produtos. A ideia do copywriting nesse setor entra como a técnica para mostrar porque seu curso, e-book ou qualquer outro serviço é o ideal para o leitor. Na loja virtual, aplique:

  • Verbos que o conduzam à ação.
  • CTA - call to action - ainda apresentaremos esse conceito.
  • Gatilhos mentais - você verá alguns mais abaixo.
  • Quebra de possíveis objeções à compra.

Landing pages e página de vendas

Esses dois tipos de página têm um objetivo bem semelhante. A landing page apresenta sua empresa ou serviço, focando na conversão, mas sem necessariamente a venda imediata. Já a página de vendas deve cumprir o que seu nome diz. Transformar o leitor do conteúdo em um comprador do produto ou serviço.

Você pode encontrar alguns modelos e estruturas para usar o copywriting nessas categorias de sites. Os requisitos para converter mais são semelhantes ao e-mail. Porém, ao invés do assunto, tudo começa pela headline e pelo subtítulo, que pode ou não ser utilizado logo abaixo dela. A chamada para a ação pode vir através de um formulário, botão ou outras formas de contato com a empresa.


Vídeos e áudios

A popular VSL significa carta de vendas por vídeo. Ela é basicamente uma narração de um texto em copywriting pensado com bastante cuidado. Essa é uma das estratégias de marketing mais utilizadas também, e sua duração pode ir desde 1 ou 2 minutos, até mais de 15 minutos.

Nesse formato, o copywriter precisa pensar também em quem será o narrador. O trabalho em equipe é importante para que as palavras do texto sejam ouvidas pelo público-alvo da forma como quem produziu a escrita pensou.

Flyers, folders, banners

O marketing de uma empresa precisa, muitas vezes, sair do mundo digital e ir para o físico. E, se alguém precisa de uma escrita persuasiva, o copywriter pode entrar em cena. Nesses formatos, a recepção do público pode ser um pouco diferente. Para ter sucesso, tudo é uma questão de imaginar o contexto em que eles receberão cada um deles.

Rede social

Nas redes sociais, o objetivo é sempre atingir as pessoas no pouco tempo de leitura que destinarão ao seu conteúdo. Vídeos e imagens também precisam estar presentes e conversar bem com os textos criados.

Nesse contexto, o copywriter e o especialista precisam pensar em termos de um calendário e projeto. Por isso, entender de social media e marketing digital como um todo, ajuda muito. Essa é uma excelente estratégia para a formação novos clientes e fidelização de pessoas.

Como fazer uma copy de sucesso

Agora, mostraremos o passo a passo e dicas fundamentais para o seu copywriting. Aplique essas técnicas utilizadas pelos maiores copywriters do mercado e veja o marketing da sua empresa decolar.

Defina e conheça o público-alvo

Certamente, dentre as pessoas que lerão seus textos persuasivos, pode não ser tão fácil descobrir de primeira quem realmente pode converter uma venda. Porém, você deve mesmo deve definir quem é o público-alvo da sua empresa. Isso tem a ver com o objetivo dela e qual diferencial ela traz para o mercado.

Conhecer o público-alvo é saber, dentre outras coisas:

  • Dados demográficos - idade, gênero, cidade, etc.
  • Dores, problemas e dificuldades.
  • Desejos, sonhos e vontades.
  • Preferências e gostos pessoais.

Estudar o mercado

Ao estudar e definir o público-alvo, é importante saber o que esse leitor já encontra no mercado atualmente. Em que estado de consciência as pessoas estão em relação ao seu produto ou serviço? Para um copywriting ser único, é essencial pensar nisso. Algumas técnicas para identificar isso antes da sua escrita são:

  • Ler textos especializados sobre o assunto.
  • Procurar em diversos sites, fóruns e redes sociais os comentários e visões mais comuns do público sobre esse mercado.
  • Identificar qual diferencial sua oferta realmente poderia trazer.

A pesquisa de palavras-chave, por exemplo, é uma excelente estratégia para saber as dúvidas, objeções e desejos dos leitores. Explore várias outras formas e seja criativo ao descobrir o que no seu copywriting realmente poderia conduzir a uma tomada de decisão.


Proposta única de vendas

Após muito estudo, defina o diferencial do seu produto e transmita essa ideia principal em todo o conteúdo do texto. Ele deve ser focado no público-alvo e visar, de preferência, um único benefício, uma única ideia.

Gere a primeira impressão com uma headline de sucesso

Seja por texto ou vídeo, o primeiro contato do público-alvo com seu marketing será na headline. Ela deve provocar um efeito crucial, que além de tudo, mantenha as pessoas interessadas pelo conteúdo que virá. Nela, você já pode apresentar sua proposta de vendas, seu produto ou serviço, ou pelo menos colocar uma pulga atrás da orelha do leitor.

Paulo Maccedo, um dos maiores copywriters do mercado, deixa claro como as primeiras palavras contam muito. Ele afirma em um dos seus livros, de maneira categórica, que os grandes profissionais da redação publicitária do mundo passam a maior parte do tempo pensando apenas no título dos anúncios.

Gatilhos mentais

Conhecendo os gatilhos mentais, o copywriter tem o poder de convencer tocando naquilo que todo ser humano vive. A grande vantagem é que utilizar essas técnicas no seu texto é bem simples. Veja abaixo algumas delas, com exemplos para facilitar.

  • Escassez

Se você insere, na escrita da sua copy, algo como "faltam 5 unidades", a tendência é que o leitor interessado aja mais fácil. Algo acabando significa medo de perder.

  • Urgência

Quem nunca viu ofertas temporárias? Esse é um dos gatilhos mentais mais utilizados no copywriting e uma das melhores técnicas no marketing.

  • Curiosidade

Colocar algo curioso e inusitado, como por exemplo, a famosa onda de fazer dinheiro com robô na internet, de fato gera mais conversões.

  • Prova social

Você está querendo comprar um novo celular na internet e encontra duas opções semelhantes. Entretanto, um deles tem bem mais avaliações e 5 mil usuários já compraram. É fácil pensar qual deve ser melhor. Exponha esses dados no seu texto de copywriting se quiser ter sucesso.

  • Autoridade

Convoque argumentos de autoridade. Um profissional conceituado na área, a comprovação científica ou até mesmo o fato de um famoso utilizar o produto. Seu público-alvo levará sua copy bem mais a sério.

  • Inimigo em comum

Esse é simples de entender. Se torne amigo do leitor encontrando um inimigo em comum e escreva isso no texto. É muito comum que os copywriters usem essa estratégia para se aproximar do público-alvo.

Foque nos benefícios e não características

Um bom marketing não descreve o fato de uma câmera de celular ser de altíssima qualidade, por exemplo. O copywriter profissional transforma características em benefícios. Use as técnicas de escrita para mostrar que um smartphone como essa dispensa a compra de uma máquina fotográfica.


Use storytelling

Contar histórias é uma das habilidades mais antigas do mundo. Para engajar o leitor em seu texto, aprenda habilidades de storytelling e use isso a seu favor. Você pode aplicar essa técnica de escrita desde uma copy direta, focada em vender, até uma comunicação para se conectar melhor com o público-alvo.

Não apenas defina, mas repita o que é importante

Ao longo do conteúdo, repita no seu texto o que é mais importante. Evitando fazer isso de maneira repetitiva demais, garanta que os seus leitores estão entendendo de verdade a grande solução que seu produto pode trazer.

Boa escrita: revisar é fundamental

A porcentagem de pessoas que desistem de uma empresa por erros ortográficos ou escrita confusa é enorme. Caso sua ortografia não seja impecável, basta utilizar diversas ferramentas, incluindo a inteligência artificial, para revisar e gerar ideias de escrita.

Nesse tópico, a maior dica que um copywriter profissional te daria é: faça seus textos como se fossem uma conversa. Inclua perguntas, linguagem simples (ou mais elaborada, a depender do público) e abuse das técnicas de retórica.

Chamada para ação

Após ter sido convencido da sua ideia, o leitor não quer ficar na mão. Esse é o motivo do famoso call to action ser indispensável. Ele funciona de forma simples: coloque botões ou outras opções de contato e uma frase criativa. Evite os famosos "Clique aqui". Um exemplo melhor seria: "quero mudar meu sono".

Faça testes

Aqui está uma triste notícia: mesmo que os textos de copywriting pareçam perfeitos, pode ser que seu cliente não compre a ideia. Por isso, é importante testar o que funciona melhor para seus leitores. Os testes A/B são um exemplo excelente. Em cada produção de conteúdo, colete feedbacks e análises e otimize o seu marketing. Acompanhar a atualização do mercado também é um movimento importante.

Modelo AIDA - o beabá do marketing e do copywriting

Como começar, continuar e terminar uma copy? O modelo AIDA pode te ajudar a fazer uma estrutura de escrita de sucesso. Os 4 passos são:

  1. Chamar atenção - como dissemos, a headline é um dos itens mais importantes. Em seus textos, comece chamando a atenção do leitor.
  2. Interesse - no segundo momento, sua copy deve parecer interessante para o leitor. Comece a mostrar que a solução para o problema dele está ali.
  3. Desejo - para mantê-lo até a oferta final do produto, gere desejo e mostre as vantagens de comprar com você.
  4. Ação - a chamada para ação é o movimento final, e caprichar nela é importante. Nesse último momento, vale apresentar descontos e outras vantagens finais para gerar as ações que você quer.

Conhecendo esse modelo, ficará bem mais simples fazer copywriting. Para finalizar: seja criativo, descubra a teoria e estude exemplos reais de copy. E, claro, não se esqueça de praticar com frequência. Bons textos!

  

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Perguntas Frequentes

O que é um copywriter?

Profissão de copywriter: o que é? Essa é uma ocupação voltada para a escrita de textos persuasivos com técnicas diferentes.

Onde o copywriter pode atuar?

O copywriter pode atuar em tudo que envolva técnicas de escrita. Existem diversos nichos e formatos de mídias em que o copywriting se adequa.

Qual o salário de um copywriter?

A média salarial do mercado de um copywriter está entre R$3.000 e R$10.000, dependendo do nível profissional. Isso varia, é claro, e os escritores do topo ganham mais.

O que significa copywriting?

O que copywriting significa é uma forma de escrever focada em fazer os leitores tomarem uma ação. Ele envolve habilidades e técnicas de marketing diferentes.

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