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Os 6 principais softwares gratuitos de pesquisa de mercado deste ano

Ariane Jaeger
11 de agosto de 2021
Última atualização: 2 de agosto de 2024
Está em busca de softwares gratuitos de pesquisa de mercado? Há uma grande quantidade deles para os mais diversos propósitos. As ferramentas de estudo de mercado são essenciais para a expansão de qualquer empresa.

Para facilitar a sua vida na hora de escolher as ferramentas certas para analisar o seu mercado, fizemos uma seleção de ferramentas.

O que é uma pesquisa de mercado e como fazer uma eficiente?

A pesquisa de mercado fornece informações importantes sobre o cenário do seu negócio. Ela pode dizer como sua empresa é vista por seu público-alvo e pelos clientes que você deseja alcançar. Ela pode fornecer uma visão precisa de sua empresa e mercado.

Além disso, ela permite que você possa descobrir novas possibilidades, produtos ou serviços que o mercado demanda e que seu negócio pode fornecer. Nesse sentido, você pode expandir o seu negócio.

Para fazer pesquisas eficientes, você precisa ter um propósito, comparar seus competidores, conhecer a indústria e claro fazer uso de uma ferramenta adequada. Então, confira a nossa seleção de softwares gratuitos de pesquisa de mercado.

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6 melhores ferramentas para fazer pesquisa de mercado

Todas as ferramentas abaixo são softwares gratuitos de pesquisa de mercado, mas algumas delas podem possuir recursos extras pagos. Aliás, a seleção representa a opinião da nossa equipe editorial com base em nossas investigações.

1. Bitrix24

O Bitrix24 é um dos melhores software gratuitos de pesquisa de mercado e um CRM, isto é, uma ferramenta para gestão de relacionamento com o cliente. Usar um CRM para essa tarefa tem diversas vantagens.

Além de contar com ferramentas pesquisa de mercado como formulários de feedback, análise de cliques e interações em seu site e funil de vendas, ele também oferece outros recursos gratuitos. Por exemplo, e-mail marketing gratuito, faturas, comunicação, gestão de tarefas e muito mais.


O Bitrix24 funciona em computadores e dispositivos móveis, bem como oferece suporte à integração com diversos outros serviços. Dessa forma, as equipes de marketing estarão bem servidas mesmo com a versão gratuita do CRM.

Por outro lado, ainda há a possibilidade de assinar um dos planos para obter mais recursos ilimitados ao passo que o seu negócio escala de tamanho. Com o  CRM, você pode centralizar a maioria dos aspectos de gestão da sua empresa.

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2. Google Trends

O Google Trends é um dos softwares gratuitos de pesquisa de mercado mais populares. Afinal, é uma ferramenta que conta com a credibilidade da Google e que não requer nenhuma assinatura nem mesmo cadastro para funcionar.

Ela é uma das ferramentas de pesquisa de mercado mais úteis da Internet, desde que você a use da maneira certa. O Trends fornece informações sobre os termos mais comumente pesquisados ​​na web.

Isso pode ser ótimo para entender o que é relevante para o seu mercado-alvo quase em tempo real. A principal oportunidade que essas informações fornecem envolve ser capaz de capitalizar as tendências atuais para promover ou aumentar o conhecimento de sua marca.

Os dados são subdivididos em interesses regionais, pesquisas relacionadas e termos de pesquisa exatos. Você pode detalhar mais esses dados editando a segmentação geográfica e temporal da pesquisa de acordo com suas necessidades exatas.

3. TrendWatching

A princípio, o Trendwatching atua de forma similar à ferramenta da Google.  Entretanto, ao invés de permitir que você explore os dados por si mesmo, ele fornece dados gratuitos e acessíveis sobre a maioria dos temas.

Nesse sentido, eles fornecem relatórios sobre consumidores regionais, bem como dados personalizados para lidar com quase todos os tópicos contemporâneos. Há uma mina de ouro de informações gratuitas fornecidas nos relatórios.

Obviamente, todas essas informações podem ser usadas para entender melhor o mercado em que você está operando ou até mesmo formar uma estratégia de mercado com visão de futuro.

4. Make My Persona

Ao passo que você tem acesso às informações de seus clientes e leads, uma excelente estratégia para atingir os seus objetivos é ter uma persona mais detalhada. Isto é, pessoas cujas características mais combinam com o seu produto ou serviço.

No contexto da pesquisa de mercado, as personas são úteis porque ajudam a sintetizar e compreender as informações que você está coletando. Nesse sentido, uma das boas opções de software gratuitos de pesquisa de mercado é o Make My Persona. 


Com uma ferramenta para facilitar esse processo, o Make My Persona define certos passos que o orienta através dos componentes essenciais para definir o seu cliente-alvo.

Por exemplo, informações demográficas, informações, cargos, pontos fracos e assim por diante. E se você quiser ir além do básico, pode adicionar quantas seções extras de informação desejar.

5. SurveyMonkey

Uma das estratégias mais eficientes para fazer uma pesquisa de mercado eficiente é receber feedback diretamente dos seus clientes. Para isso, você precisa conduzir questionários orientados a obter os dados que precisa.

O SurveyMonkey é uma das boas opções que possibilitam fazer pesquisas gratuitamente com seus clientes. Ou seja, você pode investigar por que um determinado cliente comprou seu produto, a impressão dele e muito mais. Com apenas algumas perguntas, você pode aprender um pouco sobre seu mercado-alvo.

Se, por exemplo, a maioria dos entrevistados disse que comprou seu produto porque estava tentando economizar, isso lhe dá uma ideia mais clara dos pontos fracos de seus clientes potenciais e do que é mais importante de melhorar em seus produtos e serviços.

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6. Facebook Audience Insights

O Facebook ainda é a rede social com maior público do mundo. São 2 milhões e meio de usuários que participam mensalmente da mídia social. Aliás, ela fornece uma ferramenta para fazer pesquisa de mercado especialmente útil para os marketeiros.

O Facebook Audience Insights é mais um dos softwares gratuitos de pesquisa de mercado desta lista. Ele oferece informações detalhadas das pessoas que seguem a página do seu negócio do Facebook.

Isso o ajudará a criar e direcionar conteúdo e encontrar mais pessoas que correspondem ao seu público-alvo. Por exemplo, você pode ver detalhes de idade, gênero, nível de escolaridade, profissão, status de relacionamento, hobbies entre outras diversas informações relevantes.

Com o uso desses dados, você pode otimizar suas estratégias de marketing para alcançar melhores resultados.

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