Durante muito tempo, o Zoom foi o aplicativo para reuniões on-line do momento. No entanto, o mundo ganhou ainda mais agilidade e recursos tecnológicos inovadores, fazendo com que surgissem várias alternativas ao Zoom prontas para baterem de frente com a interface.
Portanto, se você está procurando um software semelhante ao Zoom, saiba que está no lugar certo! Aqui, serão expostas as melhores ferramentas do ano para conduzir as suas reuniões on-line com eficiência e imersividade. Conheça-as e escolha a sua preferida a partir da seleção abaixo!
As conversas virtuais nunca estiveram tão em alta. Hoje, as pessoas podem se comunicar em segundos com indivíduos do outro lado do planeta – e até trabalhar em equipes geograficamente distribuídas como se estivessem sob o mesmo teto. Com alto engajamento!
Diante deste cenário, você até pode encontrar várias propostas de aplicativo gratuito de videoconferência ou softwares para comandar reuniões mais elaboradas em grupo. Mas poucos deles se destacam como verdadeiras alternativas ao Zoom – um dos mais famosos do mercado. Os mais incríveis estão à sua disposição, prontos para serem desbravados:
Para quem precisa gerar um link de reunião on-line gratuita sem limite de tempo, explorando uma das melhores alternativas ao Zoom, a solução perfeita está no Bitrix24. No plano gratuito (nomeado como Free), as videochamadas em HD individuais são ilimitadas e incluem o acesso a bate-papo em tempo real, calendário e clique na tarefa. Em um só ambiente!
Todas as informações sobre o encontro – pensando tanto em aúdio quanto em vídeo – podem ser armazenadas no CRM da empresa. As videoconferências gratuitas para até 48 usuários estão igualmente disponíveis.
Com a assinatura de planos mais completos, disponíveis em real brasileiro, funcionalidades diferenciadas surgem para complementar a colaboração em equipe, incluindo o recurso único de "resumo da reunião".
Fora isso, o aplicativo gratuito de videoconferência é perfeito para quem quer incentivar o trabalho como um time, já que agrega outros pontos cruciais para a colaboração, que não vemos no Zoom, por exemplo.
Se preferir unir o melhor dos dois mundos, você pode integrar o aplicativo Zoom ao Bitrix24, desfrutando de todas as suas possibilidades!
Com o Bitrix24, vá além das conversas em vídeo com:
Uma única plataforma para administrar seus negócios
EXPERIMENTE AGORA!Localmente, o Teams, da Microsoft, é uma das principais alternativas ao Zoom. Graças ao suporte oferecido pela gigante Microsoft, o Teams foi totalmente traduzido para o português e está pronto para atender o público brasileiro – incluindo cobranças em reais.
Com ele, as empresas podem usufruir de funções como compartilhamento de tela, planos de fundo personalizados e reuniões agendadas ou instantâneas com a máxima qualidade. Aqui, não há reunião on-line gratuita sem limite de tempo – já que a versão grátis tem a limitação de 100 pessoas por até 60 minutos. Ainda assim, este limite temporal acaba sendo mais alto do que o próprio Zoom.
Para equipes que desejam contratar um plano pago para ter acesso a mais funcionalidades, ele está entre um dos aplicativos de videoconferência mais acessíveis em termos de custos – embora não vá muito além dos recursos comunicativos em si, diferentemente do recentemente citado Bitrix24.
Quando as organizações saem em busca de alternativas ao Zoom, elas podem se deparar com o nome "GoToMeeting" sem compreenderem a fundo as suas funcionalidades – visto que ele não é tão popular por aqui.
Então por que ele está presente em nossa seleção, listado como um dos aplicativos como o Zoom? Pois, de fato, trata-se de um excelente software de videoconferência que apoia as empresas que adotam o trabalho remoto – seja ele independente de localização, com equipes 100% internacionais, ou ainda híbrido.
Com o propósito de simplificar e flexibilizar, o GoToMeeting disponibiliza reuniões on-line de acesso rápido e seguro – com qualidade audiovisual impecável. Até superando certos recursos do Zoom!
O único detalhe a ser considerado é o seu custo-benefício, já que não é possível usufruir de um plano gratuito. O GoToMeeting oferece três opções de assinatura (Professional, Business e Enterprise) bastante completas, mas todas com cobranças em moedas estrangeiras, o que pode aumentar os custos de implementação locais – devido aos impostos e outras taxas. Portanto, coloque os custos na ponta do lápis antes de se registrar!
Se tem um aplicativo de videoconferência que ainda não é tão famoso, mas que pode se enquadrar como uma das mais poderosas alternativas ao Zoom, este é o BlueJeans Meetings. Isto porque a qualidade audiovisual proposta em suas reuniões é indiscutível!
Infelizmente, não há uma assinatura gratuita no momento. Mas os recursos padrão do plano Standard incluem reuniões ilimitadas para até 100 participantes – agregando efeitos em imagem e mais!
Além de permitir o agendamento de encontros individuais ou em grupo, o BlueJeans Meetings apoia empresários e empreendedores com a criação de webinars e eventos que engajam o público-alvo – a partir de uma assinatura isolada. Portanto, se isso fizer parte das suas estratégias corporativas, também vale a pena explorar!
Falar das alternativas ao Zoom sem mencionar o Google Meet seria difícil. Afinal, recentemente, este software se expandiu por todos os cantos do país, conquistando usuários corporativos – diferentemente do Google Hangouts, indicado para as conversas entre amigos.
Este software de videoconferência oferece acesso gratuito a recursos como legendas ao vivo, compartilhamento de tela, exibição em grade, layouts personalizados e mais. Assim como o Teams, o Google Meet possibilita a realização de reuniões on-line gratuitas por até 60 minutos – somando pontos positivos em termos de limites (se comparado ao Zoom).
Para quem usa o Google Agenda, pode ser interessante usufruir da sincronização de calendários – mantendo o planejamento dos compromissos e das reuniões previamente agendadas no Meet. No entanto, muitas empresas vêm reconsiderando o seu uso, já que, apesar de ser um software semelhante ao Zoom, ele requer o login via Google – o que acaba reduzindo a praticidade ao lidar com certos clientes ou fornecedores que não tenham uma conta como tal.
Literalmente: as equipes de todos os tamanhos podem contar com o Cisco Webex ao procurarem por alternativas ao Zoom. Abrangendo a proposta de "um aplicativo para tudo", o Cisco Webex engloba mensagens, chamadas e reuniões em apenas um lugar. Mas em uma dimensão ainda maior que os concorrentes – já que visa o alcance com tradução em tempo real para até 100 idiomas e de até 10.000 participantes por evento.
Pensando localmente em termos de organização, os colaboradores têm o auxílio de breves ferramentas colaborativas integradas – facilitando a troca de ideias e o fluxo de trabalho.
Apesar de o Cisco Webex ser oferecido em português, as suas chamadas gratuitas não são ilimitadas, tendo o mesmo limite de 40 minutos visto no Zoom – o que não acontece em softwares como o Bitrix24. Ainda, as demais cobranças (além do básico) são efetuadas em dólares, o que pode não ser tão interessante para empresas nacionais.
Através de uma identidade visual animada e envolvente e um serviço de colaboração que abrange comunicação por voz, texto ou vídeo, o Discord rapidamente vem ganhando o meio corporativo – embora ele não tenha sido criado com o propósito de servir o ramo organizacional (mas sim o de jogos).
Comparando-o diretamente com o Zoom, percebe-se que o grande atrativo está na total gratuidade. Assim como o Zoom, o seu download segue ativo para uma gama de dispositivos e sistemas operacionais (como Android, iOS, Mac, Windows e mais). No entanto, a quantidade de participantes por encontro ainda é reduzida, limitando-se a 50 membros na modalidade "Go Live".
Um aplicativo de videochamadas que apoia o senso colaborativo e pode ser listado como um substituto do Zoom é o Livestorm. Além de organizar os eventos em si, enviando convites para os colaboradores, os gestores têm acesso a um painel interativo que permite avaliar o engajamento e outras métricas. Indo além do comando de eventos em tempo real, como ocorre no Zoom e demais soluções.
Como ponto negativo para os brasileiros, esta interface ainda não foi localizada em português. Ainda assim, os indivíduos com a versão em inglês ou espanhol – ainda mais familiar – para realizar, gerenciar ou participar de reuniões ou webinars. Ainda, os planos gratuitos são limitados e as versões pagas envolvem cobranças em dólares ou euros (mensalmente ou anualmente). Fatores a considerar!
Quando cogitam adotar uma interface interativa para promover videochamadas, diversas companhias não olham para o Zoom – mas sim para o Skype – sobretudo pela proposta de menções e grupos de trabalho (que está acoplada).
Entretanto, embora existam funcionalidades que apoiem grandes chamadas em grupo – para até 100 pessoas, o Skype acaba sendo mais usado para videoconferências pontuais (entre poucos colegas de trabalho). Isto porque muitos indivíduos reclamam de perda de fluidez – devido a travamentos – com diversos acessos por chamada.
Ainda assim, pela presença de planos gratuitos e funções de desfoque de fundo, compartilhamento de tela e gravação de chamadas, é uma alternativa ao Zoom a ser cogitada.
Já imaginou testar na prática as melhores ferramentas de IA durante uma conversa corporativa? Esta é a proposta da Dialpad, uma companhia americana que oferece produtos focados em comunicação – incluindo o seu software para videoconferências, que é uma alternativa ao Zoom.
Via controles de reunião robustos (que incluem ajustes no microfone e câmera), compartilhamento de tela fácil, segurança de último nível e ajustes automáticos para melhorar a qualidade da transmissão, a sua empresa estará bem auxiliada a contar com esta funcionalidade de reuniões on-line!
Infelizmente, por enquanto, não há a previsão de oferta de uma interface traduzida para o português – ou mesmo de cobranças em moeda local. Então os interessados devem se submeter a implementação em outros idiomas (que incluem inglês e francês) e pagamentos mensais em dólares (por usuário).
Agora que você já conheceu diversos aplicativos como o Zoom, é só optar pelo seu preferido e seguir para a implementação. Quanto mais próximo os recursos do software estiverem dos seus objetivos corporativos, maiores são os índices de sucesso.
Portanto, avalie com cautela, pondere o custo-benefício e escolha entre estes aplicativos de videoconferência para surpreender os seus colegas, clientes ou fornecedores, adicionando praticidade ao workflow e muita qualidade ao ficar cara a cara – ainda que virtualmente. Lembre-se de considerar a aptidão de uso por parte dos usuários (os seus colaboradores ou clientes, no caso) antes mesmo de seguir para a prática. É mais que recomendado!
Uma única plataforma para administrar seus negócios
EXPERIMENTE AGORA!O Zoom Reuniões ou Zoom Meetings é uma plataforma digital que serve para a realização de videoconferências. Ela inclui uma série de funcionalidades, como o compartilhamento de tela, acesso móvel, reuniões em nuvem e gravação de eventos, sendo altamente explorada por empresas e indivíduos no Brasil e no mundo.
A diferença entre o Zoom e o Google Meet está no tempo de duração das reuniões gratuitas para até 100 participantes. Enquanto este período é de 40 minutos no Zoom, no Meet ele chega até 60. Fora isso, o Zoom também permite a maior visualização de usuários em tela e suporte via aplicativo para MacOS.
Para usar o Zoom gratuito por mais de 40 minutos, você e os demais participantes da reunião devem entrar novamente no link assim que a sessão estiver terminando. Se quiser mais praticidade, vale a pena explorar alternativas ao Zoom que oferecem mais flexibilidade em planos gratuitos.
Existe mais de um aplicativo que substitui o Zoom e que pode conter até mais funcionalidades interessantes do que ele. Os principais substitutos são:
Para escolher a melhor das alternativas ao Zoom, você precisa: