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9 principais ferramentas de Business Intelligence para sua empresa

Ariane Jaeger
20 de janeiro de 2022
Última atualização: 18 de janeiro de 2022
Diante de um mundo imensamente competitivo e instável, é preciso aproveitar os recursos tecnológicos e as ferramentas de inteligência de negócios para coletar dados, definir métricas e mensurá-las para tomar decisões viáveis e bem apoiadas de forma ágil. Neste guia, conheça algumas ferramentas de Business Intelligence que podem otimizar o seu sistema organizacional, avaliar melhor as possibilidades, reduzir o trabalho manual e minimizar a possibilidade de retorno negativo durante processos decisórios.

Ainda com dúvidas sobre o que é Business Intelligence?

Também conhecido como “Inteligência de Negócios”, a partir da tradução para o nosso idioma, o Business Intelligence (BI) é todo o conceito que envolve a coleta, armazenamento, processamento, análise e operações com dados que direcionam processos assertivos de tomada de decisão. Em geral, isso envolve toda a estrutura, conjunto de ferramentas, táticas e soluções tecnológicas que são usadas para gerar relatórios de inteligência de negócios, definir estratégias e criar exímios planos de ação.

As melhores ferramentas de inteligência de negócios para a sua empresa:

Como não adianta apenas coletar dados e informações, as empresas que operam com BI devem definir métricas para a sua análise de dados, monitorá-las, compartilhar os resultados com os membros essenciais da equipe e manter tudo bem documentado. Para isso, nada melhor do que apoiar o processo a ferramentas de inteligência de negócios de alta qualidade. Te apresentamos as principais logo abaixo!

1. MicroStrategy

A primeira das ferramentas de inteligência de negócios que expomos aqui é o MicroStrategy. Indicada para pequenas empresas, ela auxilia no processo decisório através de um painel com múltiplas funções – que permite não apenas armazenar os dados coletados, como também visualizá-los. A experiência de BI promovida pelo programa pode ser desfrutada em português, o que é uma vantagem e tanto. Embora haja uma versão demonstrativa limitada, os preços para os planos pagos só podem ser consultados mediante pedidos especiais.

2. Bitrix24

Existem vários motivos pelos quais o Bitrix24 é considerado como referência em software de inteligência de negócios em todo o mercado. No entanto, o principal deles está atrelado ao fato de que permite ter o controle completo da sua empresa. Tudo de maneira personalizada, conforme as suas necessidades. Com recursos tecnológicos avançados, mas simples de utilizar, a ferramenta analisa todos os dados de contatos e prospectos, campanhas de marketing e desempenho dos funcionários. E, a partir disso, gera relatórios detalhados para otimizar a performance, produtividade, melhorar as vendas e o retorno do investimento. Você pode até comparar períodos de vendas ou gerar relatórios de tendências! Ainda, permita que a sua equipe inteira acesse os dados relevantes para a organização rapidamente, mantendo-os em uma interface intuitiva e completa. A atuação é apoiada por recursos comunicativos, calendários e até gerenciamento de projetos – para colocar as estratégias do processo decisório em prática. Você pode se registrar gratuitamente e experimentar o software de Business Intelligence do Bitrix24. Use e surpreenda-se!

3. Cluvio

Em Cluvio, a análise dos dados empresariais ocorre através de uma série de gráficos com design agradável. Bem como de painéis interativos (como os de visualização de KPIs) atualizados em tempo real. O interessante é que os gerentes podem definir condições (sejam metas ou limites de receita) e, uma vez que elas atinjam tal limite, recebam alertas rápidos e personalizados. Auxiliando, assim, na tomada de decisão ágil! Apesar de qualquer time poder explorar os recursos de Cluvio, as suas ferramentas de inteligência de negócios são mais direcionadas para startups. Se for este o caso, é válido conhecer a oferta de perto, através de uma avaliação gratuita de 14 dias.

4. Tableau

O Tableau entende que não adianta somente criar um painel rico em dados. É preciso ter formas concisas, eficientes e práticas para analisá-los. Portanto, as suas ferramentas de inteligência de negócios possibilitam descobrir informações relevantes, formatar configurações manualmente e criar pontes ilimitadas de avaliações de dados. Por mais que o site e as funcionalidades sejam ofertados para o idioma do público brasileiro, as cobranças de Tableau ainda são feitas em dólares. O que pode gerar custos extras (em impostos e conversões) durante a implementação.

5. Sisense

Uma das principais vantagens das ferramentas de inteligência de negócios é permitir adicionar e analisar informações e dados relevantes em apenas um lugar. E, por sorte, o Sisense apoia muito bem isso. A plataforma de análise é baseada em IA, tem uma arquitetura customizável e que, mesmo sendo completa, permite a utilização de forma simplificada. Ainda que se trate de uma alternativa extremamente recomendada, infelizmente, ela ainda não está disponível em português. Se isso não atrapalhar o desenvolvimento da sua equipe, experimente-a através de um teste grátis.

6. Zoho Analytics

O Zoho Analytics é uma das ferramentas de inteligência de negócios que permite preparar dados para a análise e gerar insights rápidos (com relatórios baseados em critérios) – que apoiem o time todo. As análises são construídas com o auxílio de inteligência artificial (IA) apropriada, gerando previsões hipotéticas e permitindo a criação de alertas em modo automático. Seguindo sempre as recomendações estipuladas pela própria equipe – dentro das suas prioridades, claro. O ponto interessantíssimo é que o Zoho pode ser integrado a outras soluções de negócios tão eficientes quanto – como o Bitrix24. Vale a pena explorar!

7. Oracle BI

Como o próprio nome BI já incita, este produto da Oracle é focado em ferramentas de inteligência de negócios, permitindo trabalhar com análises, alertas e gerenciamentos sobre um banco de dados. Um benefício e tanto é que tal interface conta com uma versão em português, pronta para atender o público local. Mas, infelizmente, não permite realizar um teste gratuito – extremamente indicado – antes de implementar.

8. BigID

A proposta do BigID é criar um ecossistema de dados coordenado em sintonia: seja na área técnica, comercial ou de segurança empresarial. Tudo com a ajuda de inteligência artificial (IA). Assim, através das suas funcionalidades, a equipe pode classificar, agrupar e relacionar os nichos e informações para atingir – em conjunto – os melhores resultados. Caso tenha gostado da proposta e queira conhecer mais as funções, recomendamos agendar uma demonstração customizada para ver este software de inteligência de negócios em ação. No entanto, saiba que não existe uma versão grátis específica para desbravar.

9. Active Batch

Embora o Active Batch ocupe a última posição da nossa lista, isto não significa que ele seja a nona posição em nossa análise – já que não criamos uma seleção realmente ordenada. Procurando por razões para considerá-lo como uma possibilidade dentre as ferramentas de inteligência de negócios? Então saiba que este software de automação é ainda mais bem-vindo se a sua equipe trabalha com TI. Isso porque ele foi projetado para simplificar tais fluxos de trabalho, utilizando a inteligência de negócios para emitir alertas caso algum fator apresente o comportamento fora do esperado. Tudo com tecnologia, inteligência e de forma rápida. Caso o seu nicho seja o de TI, considere verificar análises detalhadas e testar na prática.

Otimize os processos de tomada de decisão com organização e automação

Com a Business Intelligence, transforme informações em verdadeiras aliadas para o seu negócio. E agora que você já entendeu o que são ferramentas de inteligência de negócios, escolha a sua plataforma preferida para alavancar a tomada de decisão.

A seleção do software ideal dependerá, unicamente, das preferências (em sintonia com os recursos oferecidos) e a disponibilidade (em termos de idioma e custos) do seu time. Pondere com cautela, administre as etapas e desfrute do apoio da tecnologia de qualidade durante o seu processo decisório. Aproveite!

A aquisição de leads é facilitada no Bitrix24 CRM. Você pode gerar leads por meio de vários canais, incluindo site, telefone ou mídia social, e adicioná-los ao seu sistema de CRM automaticamente.

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