Quando uma empresa realiza um gerenciamento de inventário eficaz, ela minimiza os seus custos com manutenção de estoque, acelera o ciclo de vida de um produto (colocando-os nas mãos dos clientes com muito mais agilidade) e mantém os seus níveis de estoque equilibrados.
Portanto, implementar as dicas de gestão de estoque propostas por especialistas é um elemento-chave para ter um negócio varejista bem-sucedido. Neste artigo, saiba como aplicar o gerenciamento de inventário no comércio eletrônico, mantendo os clientes satisfeitos e a sua loja virtual em harmonia.
O gerenciamento de inventário é o conjunto de ferramentas e processos responsáveis por fornecer, ordenar, armazenar e utilizar o inventário de uma empresa. Neste caso, tem-se o apoio ideal para administrar o estoque, seja em um comércio físico ou eletrônico.
Os 4 tipos de gerenciamento de estoque são:
O principal objetivo da gestão de estoque é otimizar a composição e o investimento em estoques. Quando uma loja segue as melhores dicas de gestão de estoque, ela equilibra as suas compras, facilita a movimentação do ciclo de mercadorias e controla melhor as entradas e saídas de materiais.
As 3 principais técnicas de gerenciamento de estoque são:
Para quem lida com vendas on-line e armazenamento de produtos para distribuição, saber o que é gerenciamento de inventário não basta. Para ter sucesso, coloque em vigor as seguintes dicas de gestão de estoque:
Organizar-se é o primeiro passo para ter sucesso ao gerenciar o estoque da sua loja on-line – e o mesmo vale para os estabelecimentos físicos, é claro! O fato é que você precisará acompanhar o leque de produtos que possui e separá-lo de maneira estratégica, poupando perdas e retrabalho.
Dependendo do enfoque da sua loja virtual, tal separação pode ser feita:
Caso esteja buscando maneiras de facilitar a organização, administre os processos no melhor software de gerenciamento de inventário de comércio eletrônico seguindo as suas necessidades. É uma prática altamente recomendada!
Quanto mais você cresce na internet, mais oportunidades surgem. De repente, quando você vê, não está vendendo o seu produto apenas em landing pages próprias ou no Mercado Livre, mas também na Amazon e em outros marketplaces nacionais e internacionais.
É lógico que não há problema algum nisso, muito pelo contrário. O contratempo ocorre quando você não tem visibilidade sobre as vendas em todos esses canais – de forma integrada – e, a partir disso, passa por dificuldades para gerenciar o estoque e o inventário.
Portanto, atente-se a este ponto e evite problemas maiores pela falta de noção global. O mesmo insight vale para a visibilidade quando você trabalha com vários armazéns – requerendo o dobro de cuidado.
Em ambos os casos, definitivamente, seguir dicas de gestão de estoque como essa, administrando canal por canal – mas interligando as informações, só irá ajudar a impulsionar o seu e-commerce cada vez mais. Em paralelo, o gerenciamento de inventário de comércio eletrônico via software será o seu grande aliado – os seus detalhes serão listados mais para frente, não deixe de conferir!
Algo que não poderia faltar nestas dicas de gestão de estoque é a seguinte recomendação: não deixe de adotar processos padronizados ao receber novas mercadorias em estoque.
Quando cada funcionário ou grupo de trabalho estabelece o seu próprio comando, torna-se complexo gerenciar o inventário como um todo – garantindo a fluidez para o ciclo global. Afinal, mesmo uma pequena discrepância de valores ou quantidade de itens pode comprometer o seu processo de abastecimento ou vendas. Então tenha muita cautela!
Dentre as dicas de gerenciamento de inventário levando em conta tal detalhe, certifique-se de que os responsáveis recebam novos produtos e prossigam da mesma maneira. Por exemplo: conferindo as caixas e as notas fiscais, categorizando pelo padrão da empresa e mais – como em um passo a passo.
Prever a demanda com precisão é um dos segredos do gerenciamento de inventário eficaz. O grande problema, neste caso, é que esta é uma tarefa extremamente difícil de ser executada – envolvendo estudo de princípios relacionados, conhecimento sobre o seu ciclo de vendas e uma gama de outras variáveis (que nem sempre são controláveis).
Apesar da complexidade, é possível ter uma visão geral e prever cenários considerando:
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Quando se considera uma loja on-line, pode-se falar de centenas (ou até mais) pedidos diários. O fluxo constante de informações e necessidades aumenta o potencial de erros humanos – então implementar um sistema de códigos de barras no seu estoque poderá facilitar o controle do inventário, além de aumentar a previsão de coleta e envio de mercadorias.
Em grandes centros de armazenamento, ou quando você tem muitos produtos com os quais se preocupar, localizar itens para enviá-los em tempo hábil para o cliente (que está cada vez mais ansioso) pode ser um desafio. O uso de código de barras agiliza o processo de encontro, separação e envio, previne situações desagradáveis (como o envio do produto errado) e poupa custos extras advindos de tais problemas – como o retorno de um item errôneo.
Sobretudo no ramo digital, adaptar-se rapidamente é crucial. Portanto, se você deseja ter sucesso, uma das dicas de gestão de estoque é: estabeleça um relacionamento forte com os seus fornecedores, fazendo com que eles estejam muito mais dispostos a te ajudar a suprir demandas e resolver problemas. Além de ser gentil, isso inclui transparência, proatividade e boa comunicação.
Por vezes, você pode precisar de um produto novo – o quanto antes – para seguir as tendências. Em outros casos, será necessário expandir a fabricação para picos sazonais. Ou, ainda, reabastecer um de seus parceiros rapidamente – caso lide com um e-commerce B2B, por exemplo.
O comum em todos os cenários é que, firmando relacionamentos sólidos com os fornecedores, você não apenas vence as demandas, como obtém melhores negociações (em termos de valores e pedido mínimo) e consegue trazer benefícios para o seu estoque e operação – até adaptando as promoções da loja on-line pensando naquele suprimento em especial.
Todas as dicas de gestão de estoque mencionadas neste artigo são válidas e dependem muito das operações internas da própria empresa. Mas se tem uma que se aplica a todos os tipos de negócios e ramos de atuação é esta! De fato, independentemente do seu nicho ou do formato da sua loja on-line, parta para as auditorias frequentes!
Auditar nada mais é do que realizar uma checagem dupla para garantir que esteja tudo certo. Em resumo: os dados listados no seu inventário realmente condizem com a realidade?
Em e-commerces, a auditoria é ainda mais importante, porque os dados digitais podem se confundir facilmente com os números reais do estoque físico – e eles podem nem se atualizar na mesma velocidade. Por isso, é preciso ter cuidado!
E não se engane: você não estará perdendo recursos como o tempo e dinheiro para fazer isso. Muito pelo contrário: erros na gestão do inventário podem ser mais penosos para o seu negócio, levando a custos não planejados com retornos de produtos, perdas de clientes e mais. Por motivos como tais, sempre é válido reconsiderar.
Ninguém quer ser pessimista a ponto de pensar que tudo pode dar errado ao gerenciar o inventário. No entanto, como os problemas podem surgir a qualquer momento, você precisa se preparar – atuando para mitigar os riscos o quanto antes possível.
O que acontecerá se:
De fato, essas são apenas algumas das preocupações ao pensar no gerenciamento de inventário de comércio eletrônico. Portanto, antecipe os cenários desagradáveis e fora de controle pensando em quais estratégias você colocaria em prática para resolver o problema.
Questione-se sobre:
Traçar um plano de contingência é a melhor alternativa após identificar onde estão os seus riscos e como você pode reduzir o impacto desastroso de cada um deles. Tenha sempre em mente como uma das principais dicas de gestão de estoque!
O foco apenas no imediatismo pode trazer sérios problemas para uma loja on-line. Apesar de tudo mudar e requerer uma adaptação em tempo recorde, é preciso pensar e olhar adiante, pautando-se em dicas de gerenciamento de inventários futuros. Por sorte, os dados do seu estoque atual (e recente) podem ser os melhores indicativos para tal – desde que eles estejam bem organizados, sejam precisos e a equipe realize uma exímia análise sobre eles, é claro.
Analise os dados de vendas e pedidos de compra de períodos anteriores para prever a movimentação dos produtos, ver quais itens devem ser reordenados e com que frequência – bem como se existe uma época particular para isso. Tal ação te ajudará não apenas a gerenciar o estoque que já existe, como também direcionar melhor o processo de compra, mantendo os inventários bem supridos e sem prejudicar a sua saúde financeira.
Os excessos podem ocupar espaço importante no armazém, além de impactar negativamente o seu fluxo de caixa. A falta de uma classe de produtos pode gerar insatisfação do cliente e levar o consumidor a buscar pelo concorrente. Assim, é preciso analisar os seus processos internos para tomar melhores decisões de compra e de reordenamento.
Quer dicas de gestão de estoque direcionadas para isso? Então:
Você até pode aplicar as dicas de gestão de estoque e seguir com o trabalho manual – atuando planilha por planilha ou mantendo um livro físico para gerenciar os seus estoques. Mas conforme a sua demanda vai crescendo e você vai se desenvolvendo como um negócio de sucesso, isso tende a não funcionar!
Portanto, contar com soluções digitais é a chance perfeita de manter o estoque bem organizado, administrar com afinco a entrada/saída de produtos, poupar o retrabalho, minimizar os erros, facilitar a automação e sair na frente da concorrência.
Para tal, conte com o melhor software de gerenciamento de inventário de comércio eletrônico do Brasil: o Bitrix24. A partir de sua ferramenta 100% focada no gerenciamento de inventário, integre loja on-line e CRM em apenas um lugar, cuidando amplamente do inventário, das baixas e transferências e dos pedidos de venda.
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