O planejamento é a grande chave para garantir que o seu conteúdo tenha maior potencial de impactar os usuários, nutrir o público alvo adequadamente e agregar valor para a sua marca. Mas como criar um calendário de mídia social eficaz na era atual? É exatamente o que você descobre neste guia, composto de 10 estratégias poderosas para criar a sua programação de social media!
Os empreendedores mais criativos até podem ter algumas ideias em mente ao pensar em postar nas suas redes sociais. Contudo, muitos deles carecem do planejamento perfeito para dar vida às estratégias de marketing capazes de funcionar de verdade.
Se o seu objetivo é saber como resolver isso, confira, a seguir, as maiores dicas para a criação de um calendário de mídia social, saiba o que você precisa incluir na sua programação e como alavancar as suas taxas de conversão e a interação ao máximo!
Para criar um calendário de mídia social eficaz, o primeiro passo envolve analisar a sua atual presença nas redes sociais. Em sua auditoria, além de simplesmente olhar a frequência com que a sua empresa vem postando nas redes, avalie outros fatores.
Tenha uma visão clara de todas as suas contas criando um relatório de visão abrangente, incluindo detalhes como: os dados demográficos do seu público; a constituição da sua persona; métricas e KPIs dos conteúdos; as postagens que mais engajaram com o alvo; resultados decepcionantes já observados; as estratégias colocadas em prática anteriormente; lacunas sentidas nos perfis e oportunidades diversas de melhoria.
Em posse de tais informações, tenha pistas sobre a influência das suas ações para a taxa de conversão e cogite o que pode ser aplicado para ter grandes resultados — vendo o que vale a pena entrar no seu calendário de conteúdo para mídia social e o que merece ser evitado ou melhorado.
Ao pensar na criação de um calendário de mídia social, as primeiras etapas envolvem eleger os canais utilizados para tal. Pois tal seleção irá mudar drasticamente a sua estratégia de marketing de conteúdo e a sua programação mensal.
Dependendo do canal de mídia social selecionado, haverá mudança no formato de conteúdo, nas demandas do público que se deseja atingir e até na frequência das postagens. Como consequência, programe-se com antecedência para evitar perder recursos como o tempo — fora todo o estresse envolvido — ao programar táticas que não surtirão efeitos na prática. Ainda, tenha em mente que não existe uma resposta absoluta: você pode equilibrar a presença em uma gama de plataformas, ou decidir focar apenas em duas delas, por exemplo. Mas, em todo o caso, deverá customizar a sua operação tática!
Considere sempre a sua persona, ou seja, a representação fictícia do seu cliente ideal. Onde ela está? Quais são as suas redes preferenciais? Leve em conta sempre tal ponto — e não onde a população geral prefere interagir — para se planejar visando o sucesso. Afinal de contas, o real objetivo deve ser engajar com o seu público, e não somente ganhar mais e mais seguidores.
Tendo ciência do que pode gerar um efeito positivo sobre as suas mídias e os canais visados para tal, selecione o que entrará no seu planejamento – já que isso será frequentemente monitorado em suas estratégias de marketing. Normalmente, ao criarem um calendário como este, as empresas acabam abrangendo informações tais quais:
Neste caso, tenha em mente que um calendário de mídia social para pequenas empresas será totalmente diverso do de uma companhia maior. Portanto, mesmo tendo modelos em mãos, adapte-o considerando as suas peculiaridades.
Divulgar o seu negócio constantemente ou seguir de forma intermitente postando conteúdos informativos não é a melhor estratégia para criar um calendário de mídia social eficaz. Deve-se achar o equilíbrio a fim de atingir o sucesso, focando em uma certa variedade.
Desta maneira, ao pensar em ideias de calendário de mídia social, segmente as publicações em 80% para materiais informativos, de entretenimento ou educativos; e 20% para promover o seu negócio em si ou gerar conversões diretas, levando a criação de um calendário de mídia social mais assertivo através de um mix!
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Um excelente jeito de ter ideias para compor o seu calendário de mídia social e ainda gerar mais valor ao longo do tempo é fazer uma avaliação da atuação e performance da concorrência.
Diante do que eles estão postando, questione-se sobre fatos como: o que está funcionando e gerando uma interação interessante? Que tipos de conteúdos são frequentemente vinculados? Com que frequência são feitas as postagens? Há alguma brecha que ainda não está sendo explorada? Há indício de um grande envolvimento? Existe alguma rede social na qual eles atuam que você ainda não está presente, utilizada pelo mesmo perfil de cliente?
Então a partir de tais informações, tenha mais suporte para saber como criar um calendário de mídia social que se conecte com as necessidades do seu nicho de atuação.
Você e sua marca já trabalham com influenciadores digitais – ou pretendem colocar tal ação em vigor? Pois saiba que tal parceria deve ser considerada ao criar um calendário de mídia social eficaz. Já que, na maioria dos casos, o conteúdo que você posta na sua rede deve se integrar ao que está sendo exposto por tais indivíduos.
Se vocês estiverem trabalhando juntos em alguma campanha em particular, certifiquem-se de que ambas as ações ocorrem em paralelo. Ou, ainda, vale a pena olhar para o seu calendário a fim de notar possibilidades de divulgação conjuntas em datas festivas ou épocas sazonais de interesse, por exemplo.
Criar um calendário de mídia social eficaz requer tal conciliação, que pode trazer vantagens ao seu negócio que você ainda nem sequer pode imaginar – como a criação de conteúdos estratégicos, a economia de tempo e dinheiro, o desenvolvimento de uma identidade forte e muito mais.
A tarefa de criar um calendário de mídia social eficaz requer a preocupação com uma série de detalhes, e um deles é a frequência ideal para as suas postagens. Isto porque será preciso não apenas definir quando as publicações serão efetuadas, como também a sua programação prévia para prepará-las.
Se você opera com postagens semanais, por exemplo, com que antecedência irá executar a produção do conteúdo em si? Pensar sobre tais pontos vai contribuir para otimizar a geração de conteúdo e evitar falhas que possam comprometer a sua consistência nas redes sociais.
Além do mais, aqui, vale a pena já montar a sua biblioteca de recursos para facilitar a escolha de materiais – como imagens e vídeos – para as postagens. Caso ainda não o tenha feito, organize o ritmo da programação em conjunto com tais materiais para prevenir problemas, evitar o estresse e a sobrecarga da equipe e somar qualidade – graças ao planejamento prévio – em períodos prolongados.
Quando for criar um calendário de mídia social eficaz, preocupe-se em seguir as demandas do momento e fazê-lo on-line. Afinal de contas, você não vai querer ficar andando com papéis e canetas ao pensar sobre as suas postagens, certo? Além de dificultar o compartilhamento de ideias entre a equipe, tal conduta é arriscada – já que é fácil perder um documento como tal – e está um tanto quanto defasada, indo no sentido oposto de promover agilidade.
Portanto, adicione mais fluidez e facilite os processos de postagem e organização dos materiais ao automatizar a rotina de criação e veiculação de conteúdo. Se você não sabe como criar um calendário de mídia social, apoie-se com o Bitrix24 e explore na prática as dicas que nós mencionamos neste artigo. O programa fornece calendários personalizados ilimitados, que vão ao encontro das suas estratégias e campanhas de marketing.
Ao imergir em um marco de projeto, como criar um calendário de mídia social eficaz, o responsável pode deixar passar algum detalhe importante — já que correm muitas coisas em sua mente durante o planejamento. Deste modo, solicite ajuda da sua equipe de marketing para ter um feedback sobre a programação.
Para funcionar, o seu calendário de conteúdo para mídia social precisa fazer sentido para o resto do time, visto como eficaz, e não ser aprovado apenas por si — sobretudo em empresas de maior porte. Portanto, peça por ideias para que os conteúdos cheguem o mais próximo possível dos efeitos desejados no ambiente corporativo.
À medida que o negócio muda e vai crescendo — ou que o mercado vai sofrendo impactos, a proposta de marketing se adapta em conformidade, requerendo otimizações na proposta inicial para evitar ter que criar do zero um calendário de mídia social eficaz.
Consequentemente, a melhor estratégia é manter um modelo de calendário de marketing de mídia social e apenas seguir com o refinamento a partir de mudanças no micro ou no macroambiente, ou pelo resultado que se vê a partir de suas postagens.
Por meio de relatórios inteligentes emitidos rapidamente por programas como o Bitrix24, pode-se monitorar o seu desempenho nas mídias sociais, identificar tendências e ver se em alguma métrica do engajamento com o público se destacou. Portanto, mantenha o acompanhamento frequente depois de criar um calendário de mídia social eficaz.
Use o Bitrix24 para estabelecer um calendário de mídia social para a sua empresa e depois fomentá-lo e editá-lo conforme as necessidades, vencendo as mudanças do mercado!
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Um bom calendário de mídia social é aquele que apresenta claramente tudo o que uma empresa visa publicar em suas redes sociais por um determinado período de tempo, incluindo as datas exatas dos posts, o propósito da publicação e imagens e texto de forma direcionada.
Um calendário de mídia deve incluir informações que vão apoiar o monitoramento das publicações feitas nas redes sociais corporativas. Ele deve citar os canais que serão utilizados, os recursos que vão acompanhar a publicação, o planejamento temporal e qualquer outro pormenor que a equipe de marketing achar relevante.
A frequência com que devemos postar nas redes sociais depende da plataforma utilizada e do número de seguidores. Em interfaces em que o engajamento dos usuários aumenta com a frequência das publicações, é recomendado postar três vezes ao dia. Já em outros casos, uma vez por dia ou três vezes por semana pode ser o suficiente, cabendo uma avaliação caso a caso.
Para fazer um calendário de social media para a sua pequena empresa: