Elaborar apresentações é uma tarefa complexa e exigente. O desafio pode se tornar maior ainda quando se trata das apresentações corporativas. Responsáveis pelo fechamento de parcerias-chave, geralmente, elas carregam consigo um grande nível de responsabilidade.
Exatamente por isso, é preciso ir além de dominar técnicas de oratória e saber como estruturar um pitch deck adequadamente. Mas, afinal: o que uma apresentação de negócios de sucesso precisa ter para o êxito máximo? Descubra os 10 elementos que não podem faltar no seu planejamento logo a seguir!
Dentre as técnicas eficazes de apresentação de negócios, o primeiro ponto que transformará a sua exposição, tornando-a vencedora, é a sua abordagem inicial. De fato, a elaboração de conteúdo cativante para as suas apresentações pode dizer muito sobre a sua capacidade de aproveitar melhor as oportunidades – principalmente ao considerar a importância da primeira impressão do público.
Por isso, inicie com uma abertura envolvente, que declare o real propósito da sua apresentação de negócios, e haja com imponência. Foque em captar a atenção do público imediatamente, fazendo-o querer ouvir o que se tem a dizer. Se puder atuar com estratégias de storytelling em apresentações, ainda melhor! E não se esqueça de que pode valer a pena investir em habilidades de oratória para as apresentações, tendo maiores chances de se comunicar com eficácia e conquistar o seu público-alvo.
Durante a estruturação de uma apresentação de negócios, e a sua posterior execução, é preciso expor para o espectador quem é você. Assim, forneça um breve resumo da sua companhia, expondo a sua atuação e qual é a missão, a visão e os valores empregados por si. Mas, logicamente: com tudo voltado para o que o seu consumidor-chave do momento quer saber – com a personalização das apresentações para a audiência de negócios.
A exposição desta visão geral, por si só, já tende a formar um maior vínculo de confiança em quem está te ouvindo, além de dar um maior direcionamento a respeito das partes envolvidas, vendo se o fechamento de um acordo realmente se encaixa em ambas as prioridades.
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EXPERIMENTE AGORAEm meio a uma apresentação de negócios, incluir uma análise de mercado pode fazer toda a diferença em sua abordagem — expondo-o como entendido do assunto que irá tratar. Se possível, discuta as tendências, as oportunidades e os desafios que sejam relevantes para o seu nicho.
Isso dará mais embasamento para que o cliente decida por fechar negócio consigo e saiba, exatamente, o que esperar em termos de mercado para tal parceria. Ignorar esta etapa pode ter consequências futuras negativas, fazendo com que o consumidor se sinta até enganado por não ter uma clara visão do que esperava. Se tiver muitos dados a expor, talvez seja interessante apelar para elementos interativos em apresentações, facilitando o entendimento do público-alvo e não o fazendo perder o foco em meio ao que está sendo mostrado.
O próximo foco da sua apresentação de negócios deve envolver a descrição clara do que se tem a oferecer. Fale mais sobre os seus produtos e serviços e tire quaisquer dúvidas que a outra parte possa ter sobre a sua atuação. Caso o assunto seja muito complexo, talvez valha a pena abraçar estratégias de storytelling em apresentações para torná-lo mais palpável.
Além de pensar nas características, de modo particular, supere este ponto e fale sobre os reais benefícios vislumbrados. Lembre-se de que atuar com uma linguagem persuasiva neste momento, adaptando a sua fala ao pensar nas reais necessidades dos clientes, te fará ter uma apresentação de negócios mais bem-sucedida.
Seguindo a mesma lógica de focar naquilo que se pode entregar ao cliente, exponha a sua vantagem competitiva em meio ao mercado. Explique o que diferencia o seu negócio, bem como a sua proposta, do que é visto na concorrência e gere uma proposta de valor única. Além de verbalizar, os auxílios visuais em apresentações de negócios são úteis, já que eles permitem cobrir um público que preza mais por tal tipo de aprendizado.
Antes de montar a sua apresentação de negócios em particular, pesquise mais sobre este consumidor em potencial e descubra o que o atrai, com a personalização das apresentações para a audiência de negócios. Customize brevemente e sua apresentação de modo que os recursos e vantagens mostrados nela vão ao encontro das necessidades do cliente, agregando maiores índices de sucesso para a abordagem.
Outro aspecto relevante da estruturação de uma apresentação de negócios inclui as provas sociais, que funcionam como poderosos gatilhos de autoridade. Quando tal abordagem é incluída no seu marketing, ela realmente tende a aumentar a confiança da sua audiência.
Na prática, utilize estudos de caso e testemunhos dos seus clientes para demonstrar o valor das suas ofertas, cativar e estimular a confiabilidade na sua marca. Se fizer sentido, exponha números como índices de satisfação e avaliações e comentários em especial para dar mais aporte ao que vem sendo defendido.
Em paralelo, também cuide com as suas avaliações e reputação geral em outros canais. Já que, na era virtual, as estrelinhas avistadas na rede têm muito a somar para o fechamento de uma venda ou contrato. Empregando as dicas de design profissional para apresentações, você pode expor isso de modo mais atrativo e conquistar ainda mais os espectadores.
O olhar pode cativar e ser um ponto decisivo para a abordagem de uma marca, sendo uma das técnicas eficazes de apresentação de negócios. Quando uma empresa atua com visuais atrativos, ela pode ter mais sucesso do que as concorrentes que não o fazem — sobretudo se estivermos pensando em uma apresentação de negócios.
Sendo assim, empregue visuais envolventes ao ponto da sua apresentação e capriche em elementos interativos em apresentações como vídeos e infográficos para facilitar o entendimento e ilustrar pontos-chave do seu discurso. Busque dicas de design profissional para as apresentações a fim de alavancar a sua abordagem, tendo insights valiosos para colocar em prática, ainda que não seja expert no assunto.
Tal conduta contribuirá pensando em ter o engajamento do público em apresentações e agregará para a sua exposição. Apenas tome cuidado para não exagerar nas cores e imagens, prezando sempre pelo bom senso e qualidade. Inclusive, seguindo a paleta de cores e a identidade visual da sua marca, tende-se a demonstrar mais constância e profissionalismo — o que não pode ficar de fora em uma apresentação de negócios ideal.
Caso faça sentido para a sua proposta, exponha uma visão financeira para que o prospecto tenha mais aporte para se guiar — decidindo se vale a pena, ou não, estabelecer negócios com você. Fale mais a respeito de projeções de receita, necessidades de aportes e financiamentos e outros cálculos do retorno sobre o investimento (ROI). Novamente, conte com os auxílios visuais em apresentações de negócios de modo a facilitar a comunicação de tais dados.
Embora todos queiram realizar vendas após uma apresentação de negócios, é fundamental ser transparente neste estágio a fim de evitar decepções futuras. Por isso, aborde o real benefício que poderá ser obtido e prometa apenas o que tem viabilidade para se cumprir – cuidando com a exposição de números e informações fidedignas.
Os números, de modo geral, podem se mostrar extremamente atrativos. Mas o que será preciso fazer para atingi-los? Chegou o momento de falar sobre as perspectivas para o futuro, voltando os olhos para as metas, e as tomadas de ação para alcançá-las.
É importante, aqui, não se deixar levar pelo emocional e partir para objetivos racionais. Como ir do ponto A ou B para chegar ao cenário esperado? Apresente, mesmo que brevemente, o planejamento proposto pela companhia e, se possível, apoie-se em metodologias, como a SMART, para traçar metas com mais assertividade. Além de somar profissionalismo, isso promove o aporte para cumprir com o planejado.
A sua apresentação de negócios chegou ao fim. Então qual é a melhor maneira de encerrar este momento? Pois, a persuasão pode ser a chave para a elaboração de conteúdo cativante para as apresentações.
Para ter uma apresentação vencedora, finalize o discurso com um tom persuasivo e reforce as principais mensagens que incentivam o público a tomar uma ação real. Se puder abordar gatilhos, como o de escassez, será ainda mais interessante para instigar o fechamento de vendas a um curto prazo. Também é bem-vindo, claro, cuidar com a sua linguagem – praticando habilidades de oratória para as apresentações ao expor as informações e atingir o engajamento com o público em apresentações.
Seja amigável, haja com empatia e se prontifique a tirar dúvidas e responder a quaisquer questionamentos que possam surgir. Ter confiança em meio ao que foi exposto e defender a sua marca do início ao fim, respeitando ao máximo o cliente e a sua missão, visão e valores como companhia, te fará ter mais sucesso em suas vendas e apresentações corporativas.
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EXPERIMENTE AGORAUma apresentação de negócios, também conhecida como pitch deck, é um tipo de apresentação que explana sobre o panorama geral de uma companhia. Normalmente, este recurso é empregado para atrair investidores, convencendo-os que vale a pena fechar negócios com tal empresa a fim de obter lucratividade.
O que torna uma apresentação de negócios verdadeiramente profissional e eficaz é o modo como ela é abordada, do início ao fim. Atuar com uma abertura cativante, falar mais sobre a empresa e fornecer uma visão de mercado, descrever os seus produtos e serviços e vantagem competitiva, atuar com um bom design e provas sociais, mostrar metas, estratégias e planos financeiros e concluir de forma persuasiva são as grandes chaves para o sucesso.
Os auxílios visuais podem aprimorar uma apresentação de negócios ao:
Algumas dicas para manter o público engajado durante uma apresentação são:
Para fazer uma apresentação de negócios: