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10 estratégias cruciais de marketing digital para escritórios de advocacia

Ariane Jaeger
27 de outubro de 2021
Última atualização: 15 de outubro de 2024

Em um mundo tão tecnológico, em que todos andam com o smartphone na palma da mão, todos os tipos de negócios precisam se atualizar. No ramo legal, não é diferente. Para que você tenha sucesso com as ações adotadas, reunimos 10 dicas e estratégias de marketing para escritórios de advocacia. Acompanhe já e faça o seu negócio decolar!

Como fazer o marketing do escritório de advocacia?

As ações de marketing em escritório de advocacia ainda são uma incógnita para você? Simplificamos o seu entendimento sobre o marketing digital explicando cada uma das estratégias essenciais. Acompanhe já.

1. Trabalhe bem no seu site

Está pensando em ações de marketing em escritório de advocacia? Uma das primeiras atitudes a serem tomadas é construir o seu próprio site. Apesar de as indicações por “boca a boca” ainda terem o seu potencial, a maioria dos clientes de escritórios de advocacia podem surgir a partir de pesquisas na internet.

Criar um site agradável e fácil de ser encontrado é um dos passos cruciais dentro das estratégias de marketing para escritórios de advocacia. Estabeleça sua própria identidade visual e crie um conteúdo jurídico de qualidade para repassar ainda mais valor aos clientes interessados.

2. Utilize palavras-chave para ser encontrado nos buscadores

Hoje em dia, muito se fala sobre SEO, que é a otimização de um site para os principais motores de busca on-line. Embora as estratégias de SEO envolvam vários princípios técnicos, trabalhados dentro e fora da própria página, é possível ter resultados satisfatórios ao utilizar palavras-chave de acordo com o seu nicho específico.

Se você trabalha com direito imobiliário, por exemplo, pode focar em palavras-chave como “advogado imobiliário” para direcionar melhor a busca dos clientes – em vez de colocar apenas “advogado” ou “escritório de advocacia”. As hashtags, presentes em algumas redes sociais, também podem exercer o mesmo papel.

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3. Esteja presente nas mídias sociais

As mídias sociais já passaram de tendências, fazendo parte do nosso cotidiano. Cada vez mais, estratégias de marketing para escritórios de advocacia devem levar em consideração a presença em redes sociais.

Obviamente, você não precisa criar um perfil profissional jurídico em cada rede. Mas estar presente naquelas usuais para o seu público-alvo é crucial. Por mais que você atue de forma autônoma e não tenha um escritório com profissionais associados, lembre-se de construir um perfil puramente profissional. E, de preferência, sempre separe essa conta da sua mídia social pessoal.

4. Não menospreze o poder do marketing de conteúdo

Engana-se quem pensa que o poder do marketing digital está resumido a criar um perfil jurídico ou site e esperar que os clientes cheguem até você. Para garantir sucesso a longo prazo, diferenciando-se da concorrência, é preciso atualizar suas plataformas com conteúdos relevantes para a sua audiência. Focando em interagir e expor assuntos do mundo legal.

Quanto maior for a sua capacidade de gerar conteúdo e agregar expertise para o seu trabalho, maior tende a ser o reconhecimento gerado.

5. Procure um diferencial para o seu marketing – em comparação com a concorrência

Utilizar templates pré-prontos e seguir o mesmo estilo e visual que os concorrentes não é a melhor das estratégias de marketing para escritórios de advocacia.

Atuar com conteúdo autêntico é o que lhe fará atrair e manter mais clientes – repassando toda a sua personalidade jurídica. Caso você não tenha ideia de onde começar, pode ser interessante buscar apoio profissional.


6. Atualize seus canais on-line constantemente

Na área de direito, as atualizações surgem a todo o tempo. E com o mercado em geral (sobretudo o marketing digital), é igual. A inatividade de abandonar o seu site e deixar de postar conteúdos não reflete em boas estratégias de marketing para escritórios de advocacia.

Muito pelo contrário: invista seu tempo e capital em estratégias que se atualizam constantemente – seguindo as tendências e se adaptando conforme as necessidades de mercado. Estar presente no dia a dia dos seus clientes, postando conteúdos relevantes sobre o âmbito legal em seus canais, fará toda a diferença!

7. Invista em anúncios direcionados para o seu público-alvo

É quase impossível focar em marketing digital para escritórios de advocacia sem investir capital. Mas a boa notícia é que o seu dinheiro pode ser bem aplicado, desde que as ações estejam direcionadas e bem pensadas para o seu público-alvo.

Uma ótima maneira de atrair audiência e clientes para o seu negócio é investir em anúncios e campanhas de marketing pagas. Mas para que elas tenham sucesso dentre as estratégias de marketing para escritórios de advocacia, o ideal é que a sua presença on-line já esteja sendo trabalhada.

8. Promova campanhas de e-mail marketing

Seguindo o raciocínio anterior, o marketing digital para escritórios de advocacia pode ser acompanhado por boas campanhas de e-mail marketing. Apesar de poder atuar com disparos automáticos, é importante segmentar as campanhas e mensagens de acordo com a fase em que o cliente se encontra no funil de vendas.

Afinal de contas, se você está apenas tentando convertê-lo, não pode chegar informando o seu preço de imediato. Pelo contrário: deve mostrar a ele quais são os benefícios que podem ser conquistados.

Nesse sentido, é interessante ter o apoio de uma plataforma de CRM como o Bitrix24. Já que a interface possibilita automatizar o marketing e se comunicar com o cliente em múltiplos canais. Tudo de maneira personalizada!

9. Considere contratar serviços profissionais de marketing digital

Nada melhor do que contar com um profissional para que o serviço fique com a melhor qualidade possível. Embora muitos editores on-line já permitam criar suas próprias artes para mídias sociais, por exemplo, nada se compara com a qualidade e autenticidade de contratar um profissional. Isso também vale para a redação de textos, anúncios ou blog posts.

Se o seu desejo é caprichar no marketing digital jurídico e sair à frente da concorrência, é válido considerar contratar uma agência ou prestadores de serviços. Certamente, as suas estratégias de marketing para escritórios de advocacia serão muito mais bem aplicadas!

10. Direcione o tom de voz e os materiais gráficos de acordo com o seu nicho de mercado

Cada profissional tem um público-alvo. Portanto, é muito importante que você direcione todas as suas estratégias de modo que converse com os clientes em potencial. Tanto a identidade visual quanto a mensagem devem ser adaptadas de forma condizente com o nicho de mercado. Afinal de contas: aquela porção de clientes deve ser atraída e fidelizada.

Encontre o tom de voz específico para se comunicar com seus clientes, além de trabalhar com produtos gráficos que façam sentido para eles. Algumas fatias de mercado tendem a mostrar ainda mais peculiaridades, esteja atento aos detalhes!

O marketing digital atrai mais clientes e rompe barreiras físicas

Que benefícios você pode obter com as estratégias de marketing para escritórios de advocacia? Além de garantir um melhor faturamento, captando e fidelizando o público-alvo, advogados podem atuar mesmo com clientes distantes. Assim, acabam rompendo barreiras geográficas (desde que sua área permita, claro).

Para otimizar o seu potencial com o marketing digital, organize os processos com a interface ideal. O Bitrix24 é uma plataforma voltada para as necessidades de escritórios de advocacia.

Nela, você irá encontrar funcionalidades que apoiam o marketing digital para advogados. Explore Website Builder, CRM, Controle de Campanhas, E-mail Marketing, Relatórios do Funil de Vendas, Formulários On-line e mais. Até mesmo com a versão grátis!

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