Muito se fala sobre softwares de gestão, análise de clientes e inteligência artificial, mas você sabia que esses três elementos estão ligados ao processo da gestão de relacionamento com o cliente? Eles podem transformar a administração e a maneira com a qual você cria as estratégias para sua empresa. Continue a leitura e entenda como um CRM com inteligência artificial integrada pode te ajudar.
A análise de clientes por meio de CRM é basicamente a interpretação de dados coletados durante interações com seu público. Essas informações são filtradas, categorizadas e transformadas em relatórios que ajudam a definir novos rumos para seu negócio. Esses relatórios podem facilitar a criação de estratégias de marketing digital, o desenvolvimento de planos de pós-venda, o follow-up de clientes ou a otimização do funil de vendas.
O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que permite o armazenamento e atualização de dados, além da geração de relatórios para análise dos clientes. As empresas que implementam CRM relatam que um dos principais benefícios é a otimização do acesso aos dados dos usuários. Isso, por consequência, melhora a qualidade das análises baseadas nessas informações.
A gestão de clientes com CRM, quando somada às tecnologias de inteligência artificial, permite a personalização do atendimento, a análise preditiva do comportamento dos consumidores, a segmentação mais eficiente do público-alvo e a otimização das estratégias de marketing e vendas. O resultado? Clientes mais satisfeitos e operações muito mais eficientes. No próximo tópico, vamos explorar com mais detalhes como a IA pode transformar a experiência do cliente e impulsionar os resultados do seu negócio.
[BANNER type="lead_banner_1" title="Domine a IA com estes 10 prompts" content-title="Domine a IA com estes 10 prompts" description="Insira seu e-mail para receber uma lista abrangente dos prompts de IA mais essenciais." picture-src="/images/content_br/articles/1-lead.png" file-path="/upload/files/BR-Top-10-essential-AI-prompts-you-need-B24.pdf"]É fundamental saber como usar o CRM com a IA, já que uma pesquisa mostrou que apenas 26% das empresas conseguem extrair valor real de ferramentas de inteligência artificial. Portanto, vale a pena entender suas aplicações para investir estrategicamente e gerar mais valor para o seu negócio.
Usar tecnologias a favor de suas estratégias traz diversos benefícios, como a otimização de processos, o aumento da lucratividade e a melhoria da imagem da empresa perante seu público. Confira a seguir algumas vantagens de combinar CRM e IA:
As equipes de vendas, marketing e atendimento ao consumidor precisam ter as informações certas para oferecer as melhores opções e entender seu público. Dados mostram 32% dos representantes de vendas perdem mais de uma hora por dia com a inserção de dados de clientes. Sendo assim, não usar um CRM aumenta a chance de erros cadastrais graves ou desatualizados, o que, consequentemente, atrapalha na análise de dados dos clientes no momento de gerar relatórios.
Com a análise de CRM e IA, os dados estão sempre atualizados e suas equipes têm acesso a todo o histórico do consumidor. Além disso, seus funcionários terão mais tempo para focar em atividades estratégicas, como o fortalecimento do relacionamento com os clientes, a personalização do atendimento e a otimização das vendas.
Uma característica da inteligência artificial é a capacidade de gerir grandes volumes de dados. E o melhor é que sua empresa não precisa ser de grande porte nem estar há anos no mercado para poder coletar uma quantidade considerável de dados. Apenas com uma amostra, o sistema já consegue fazer previsões e identificar padrões que muitas vezes não seriam detectados em sistemas sem essa tecnologia.
Com o uso da análise preditiva baseada em IA, o CRM fica ainda mais poderoso. A tecnologia consegue prever tendências de comportamento dos clientes, antecipar necessidades e sugerir ações estratégicas com base em dados concretos. Dessa forma, a empresa pode personalizar abordagens, otimizar campanhas de marketing e aumentar a taxa de conversão, tornando a experiência do cliente mais eficiente e assertiva.
Como a IA possibilita um acompanhamento mais preciso, também é possível usar o CRM para análise de resultados e comparar o desempenho de sua empresa com os principais concorrentes diretos e indiretos do seu setor de mercado. Com esses dados em mãos, é possível avaliar algumas métricas do seu negócio, como a taxa de conversão, retenção de clientes ou até mesmo ticket médio, e identificar pontos fortes e áreas que necessitam ser melhoradas.
De acordo com um estudo da Gartner, até 2026, 75% das organizações que usarem IA para análise de dados terão uma vantagem competitiva considerável em relação às demais. Por esse motivo, é tão importante investir em ferramentas inteligentes para otimizar seu processo de tomada de decisão e fortalecer a posição no mercado.
[BANNER type="lead_banner_1" title="Seu CRM está pronto? Confira o guia" content-title="Seu CRM está pronto? Confira o guia" description="Insira seu e-mail para baixar um guia que ajudará você a começar com qualquer sistema de CRM." picture-src="/images/content_br/articles/2-lead.png" file-path="/upload/files/BR-CRM-implementation-Essential-checklist.pdf"]Os dados de leads e toda a movimentação de vendas permitem uma segmentação e personalização mais precisas. Com isso, fica mais fácil criar campanhas, enviar e-mails marketing e desenvolver promoções personalizadas. Isso tornará a experiência do cliente mais imersiva e contribuirá para um melhor relacionamento com a marca.
Segundo aDe acordo com a McKinsey & Company, empresas que investem em personalização podem gerar até 40% mais receita em comparação aos concorrentes que não utilizam essa estratégia. Esse dado reforça a importância do uso de CRM e IA para criar interações mais relevantes e impactantes, elevando o engajamento e impulsionando os resultados do negócio.
Por fim, se você se pergunta como prospectar clientes com IA e como utilizar a IA para vendas, a resposta está na quantidade e qualidade de dados coletados. Quando o CRM coleta mais dados, as formas de atrair clientes se tornam ainda mais eficientes.
A prospecção com inteligência artificial permite identificar padrões de comportamento, prever necessidades e personalizar abordagens de maneira mais assertiva. De acordo com um relatório da Harvard Business Review, empresas que usam IA para vendas e prospecção de clientes registram um aumento de até 50% na geração de leads qualificados.
O CRM indica tendência de mercado e preferências pessoais. Após a análise de dados a partir do CRM, é possível enviar cupons de desconto, criar campanhas mais personalizadas e pensar em estratégias pós-venda. Tudo isso ajuda o consumidor a se aproximar da sua marca, e o torna mais propenso a continuar usando seus produtos. Um estudo da Harvard Business Review concluiu que conquistar um novo cliente chega a ser de 5 a 25 vezes caro do que reter um cliente existente. Isso mostra a importância de investir em tecnologias que podem facilitar esse processo.
A pesquisa CX Trends de 2023 mostra que os clientes dão preferência às marcas que oferecem uma boa experiência. E 65% deles disseram que já desistiram de uma compra após uma experiência ruim. A análise de dados pode ser usada para melhorar a qualidade do atendimento. Seu cliente não precisará informar o histórico e seus funcionários não precisarão ficar interagindo o tempo inteiro com as outras equipes para buscar informações.
Além disso, com um sistema que registra as interações por meio de múltiplos canais, fica muito mais fácil entender o perfil de cada consumidor e suas preferências. Com isso, seu público tem maior liberdade para conversar e está mais propenso a fornecer informações para sua análise de cliente.
Como é possível notar, a inteligência artificial não é mais uma tecnologia do futuro. Ela já está se aperfeiçoando e trazendo inúmeras vantagens para as empresas. Então, se você trabalha com um CRM, mas ele não tem IA integrada, é recomendável procurar um software alternativo. Quanto antes você integrar um CRM com tecnologias de IA, maior a chance de se destacar no mercado. E o melhor: não é difícil nem caro implementar essa tecnologia. Comece a usar nosso CRM gratuito com IA agora mesmo!
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Ver já!Um estudo realizado pela Visa revelou que mais de 50% das empresas da América Latina já utilizam IA para automatizar atendimentos. Além disso, 40% das empresas da região usam inteligência artificial para proteção cibernética, programação e criação de conteúdo para campanhas de marketing. Dito isso, não faltam exemplos de empresas que melhoraram seus resultados com inteligência artificial. Aqui estão alguns casos de sucesso:
Implementamos a IA em nosso CRM desde novembro de 2023 e os resultados foram surpreendentes. Em apenas dois meses, 89% dos clientes utilizaram nosso sistema de geração de textos, o que mostra que a ferramenta é uma forma de engajar consumidores. Na mesma época, notamos que nossos clientes emitiram 30% mais notas fiscais após a inclusão da IA no CRM Bitrix24, confirmando que a tecnologia não ajuda apenas na presença virtual: também traz resultados financeiros.
Imaginadora é uma agência boutique de marketing e relações públicas especializada no setor de turismo. A empresa adotou IA para analisar dados e antecipar tendências relacionadas às necessidades dos clientes. Segundo a gestora da marca, antecipar-se com o uso da tecnologia é fundamental para se destacar entre as concorrentes. Ela aconselha usar a inteligência artificial no contato com o cliente, para descobrir necessidades e criar serviços personalizados.
A gigante Unilever é outro exemplo de como a inteligência artificial ajuda a acompanhar tendências e gerenciar a cadeia de suprimentos suplementos. Quando iniciou os testes, conseguiu um aumento de 12% na disponibilidade de produtos e ainda reduzir seu inventário. Atualmente, a empresa utiliza a IA em 30 países e pretende expandir ainda mais o uso da tecnologia para agilizar seus processos e reduzir o esforço dos colaboradores, permitindo que os clientes sempre tenham acesso aos produtos.
Se você pretende integrar essa tecnologia em seus processos, mas não sabe como fazer a análise de clientes, aqui estão algumas dicas para se considerar:
Escolha um software que seja completo, simples e fácil de navegar, e que conte com inteligência artificial, como o Bitrix24. Também escolha um sistema que permita testar todos os recursos antes da compra. Isso evita arrependimentos e garante que a ferramenta é o que sua empresa realmente precisa. Lembre-se de que a implementação de um sistema é uma parceria de longo prazo. Uma vez que migrar informações é um processo trabalhoso, não é desejável pensar em trocar de software poucos meses após a contratação.
Por mais intuitivo que um sistema pareça, é sempre válido treinar sua equipe para utilizar o sistema da forma mais produtiva possível. Sendo assim, apenas coloque o sistema em operação após ter certeza de que todos entenderam o funcionamento do CRM. Após o treinamento, confira se as interações com clientes estão sendo registradas e identifique possíveis problemas. Quando os procedimentos estiverem alinhados, você já pode usar o sistema para extrair informações e criar estratégias.
Gestores que buscam um sistema para análise de clientes com funcionalidades de inteligência artificial precisam conhecer nossas soluções, que oferecem recursos incríveis. Confira a seguir o que nosso software gratuito pode oferecer:
O Bitrix24 conta com o CoPilot, um assistente de inteligência artificial que ajuda no preenchimento de dados e transcrição de chamadas, perfeito para acompanhar e fazer a análise de perfil de clientes. Além disso, ele também ajuda com o preenchimento automático de cards de negócios e leads.
Os benefícios não param por aí: o sistema é perfeito para sua campanha de marketing, pois oferece ideias para criação de conteúdos em sites e redes sociais. Ele gera tanto texto quanto imagens, basta fazer um esboço do que você tem em mente e a IA se encarrega de produzir. Quanto mais detalhadas forem as instruções, maior a chance de atingir o resultado desejado.
Não basta ser um ótimo sistema: o CRM para análise de dados Bitrix24 também pode ser acessado de qualquer lugar. É possível fazer a análise de dados dos clientes usando IA por meio de computadores e smartphones. Além disso, o acesso está disponível pelo site e aplicativo: você escolhe se deseja baixar.
A plataforma é ideal para gestores que precisam acompanhar o andamento das tarefas em tempo real. Também é perfeito para vendedores externos e equipes que trabalham em home office, caso seja o caso da sua empresa.
Sabemos que sua empresa precisa de muito mais que um sistema com automação de vendas e CRM e sistemas de pagamento. Considerando este cenário, oferecemos também as seguintes funcionalidades:
Criador de sites e lojas virtuais com SEO otimizado;
Gerenciador de tarefas e projetos para organizar seu time;
Sistema de RH com marcação de ponto e geração de relatórios;
Criador de BI para análise de dados avançada;
Contact center e chatbot com transcrição de chamadas;
Ferramentas de colaboração e comunicação, incluindo videochamadas.
Nosso CRM de clientes é gratuito, assim como nossa inteligência artificial, mas, se você precisar de funcionalidades extras, como contatos, orçamentos e faturas ilimitados, criador de BI ou configurações avançadas, como permissões de acesso e gerenciamento de inventário, oferecemos opções no plano Standard, Professional ou Enterprise.
Como confiamos na eficiência dos nossos serviços, permitimos que você teste estas funcionalidades antes mesmo de contratar. Oferecemos um teste de 15 dias. Não pedimos números de cartão de crédito, nem outro tipo de pagamento. Assim, você tem total liberdade e segurança ao escolher o melhor sistema.
Em um mercado competitivo, investir em CRM é essencial para entender e antecipar as necessidades dos clientes, promovendo interações mais significativas e duradouras. As estatísticas demonstram que essa abordagem não apenas melhora a retenção de clientes, mas também contribui significativamente para o crescimento das empresas.
Como você pôde perceber neste artigo, o Bitrix24 oferece tudo o que sua empresa precisa! Independentemente do porte ou da atividade do seu negócio, acesse agora mesmo o Bitrix24 e surpreenda-se com as funcionalidades exclusivas e recursos automatizados deste sistema de inteligência de mercado líder de mercado!
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