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10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso

Ariane Jaeger
21 de fevereiro de 2023
Última atualização: 9 de outubro de 2024

Para liderar com eficácia e atingir uma gestão de sucesso, é preciso ir além de dominar metodologias e entender de sistemas, tarefas e projetos. Mais do que nunca, alguém em posição de comando precisa saber como lidar com o próximo, desenvolver as suas habilidades interpessoais, fomentar o autoconhecimento e progredir em sua posição constantemente.

Por sorte, há uma gama de ferramentas de liderança que te ajudam na hora de se conhecer melhor, entender os pontos fortes e fracos da sua equipe, identificar pontos cegos, ter uma visão global para direcionar os processos e muito mais. E é exatamente o que você confere neste artigo!

Saiba quais são as melhores ferramentas para a liderança segundo os especialistas

Liderar é mais do que ser autoritário e dar ordens a todo o momento. Um líder de verdade orienta, estimula e lidera pelo exemplo – sendo uma real referência para o seu grupo de trabalho. A questão é que, embora muitas pessoas tenham nascido com o dom de liderar, comandar uma equipe com sucesso é uma aptidão que pode ser aprendida e desenvolvida. Ainda assim, é preciso colocar em prática uma gama de táticas.

Além das aptidões pessoais, algumas ferramentas pensam fortemente ao estabelecer um processo gerencial eficiente, atuando como um líder exímio. De acordo com os especialistas do nicho, fatores comunicativos, organizacionais e análises individuais e globais são algumas das principais. Fora as melhores ferramentas de avaliação de liderança, altamente empregadas. Quer entender mais para atribuir em sua carreira? Então siga a leitura na íntegra:

1. Habilidades interpessoais

A seguir, você verá que vários testes e ferramentas para a liderança são mencionados. Assim, por que falar sobre aptidões interpessoais aqui? Este aspecto é citado como número um em nossa lista por um grande motivo: o fato de ser crucial para um líder.

De fato, você pode ser equipado com as melhores aptidões técnicas do mundo – mas se não souber lidar com o próximo, dificilmente terá sucesso ao gerir uma equipe. Agir com empatia, praticar a escuta ativa, ser sociável, nutrir a confiança, cultivar relacionamentos duradouros e motivar os outros são algumas das preocupações que você deve ter para atingir um time mais motivado, minimizar os contratempos e seguir com o máximo desempenho. Assim, nunca ignore tal aptidão – e saiba que é uma das ferramentas que trarão o sucesso para o seu processo de gerenciamento como um líder!

2. Ferramentas comunicativas dinâmicas

A comunicação é a chave para uma liderança de sucesso. Portanto, uma das ferramentas de liderança para ter uma gestão bem-sucedida está, de fato, no uso de recursos comunicativos eficientes, que se encaixam nas novas necessidades e padrões do mercado – altamente instantâneo e volátil.

Para que o seu comando flua com a máxima produtividade, entre si e os seus liderados, é preciso reduzir as ineficiências, minimizar os desentendimentos, estimular a troca de ideias e promover a transparência. E tudo isso é fomentado com o diálogo adequado.

Graças ao desenvolvimento da tecnologia, nunca foi tão fácil ter o acesso a tais ferramentas de liderança. Hoje, em plataformas colaborativas como o Bitrix24, a equipe toda pode ter acesso a canais comunicativos (dos mais diversos possíveis), integrações com videoconferências e até redes sociais corporativas – facilitando a troca de mensagens e o fluxo de informações em tempo real.

Com a comunicação certa, a sua gestão será de outro nível – mas lembre-se de que você precisa fornecer os recursos certos para isso. Portanto, não perca tempo e implemente!


3. Avaliação das forças

Para uma gestão de sucesso, um líder deve ser capaz de direcionar os indivíduos em prol de suas melhores habilidades. Portanto, uma das ferramentas de liderança altamente recomendadas e aplicadas é o teste conhecido como CliftonStrengths (antes chamado de Strengths Finder), que permite avaliar as forças dos funcionários.

Basicamente, tal avaliação permite que os líderes e gestores identifiquem as áreas nas quais os talentos mais se destacam, descobrindo os cinco principais pontos fortes (ou até mais, dependendo da versão), a fim de maximizar o potencial no trabalho e ter uma maior assertividade na delegação de tarefas.

Na prática, os gestores notam um aumento considerável do envolvimento dos funcionários, reduzem o atrito interno e alavancam o desempenho. Desta maneira, vale a pena considerar entre as suas ferramentas e técnicas de liderança!


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4. Análise de liderança

Em todo o mundo, quase meio milhão de pessoas em posição de comando – seja ele empresarial ou não – já realizaram esta avaliação da Optimal Thinking, que figura como uma das melhores ferramentas de avaliação de liderança.

O principal objetivo do Leadership Assessment Questionnaire, ou Questionário de Avaliação de Liderança, em tradução livre, é analisar os seus próprios traços em busca de áreas de melhoria constante. Ao responder sobre a frequência com que cada fato mencionado é realizado, chega-se a uma lista de recomendações positivas acerca do que vale a pena otimizar como líder.

Assim, trabalha-se com tal ferramenta em busca do aprimoramento de suas habilidades pessoais. Que, consequentemente, te levarão a uma gestão mais efetiva – em todos os sentidos!

5. Teste de Associação Implícita

O Teste de Associação Implícita (TAI) proposto pela Harvard já é famoso no mundo inteiro. Apesar de ser uma medida da psicologia social, ele acaba sendo usado como uma das ferramentas de liderança. No Brasil, inclusive, dada a usabilidade, a avaliação já foi completamente traduzida para o português e segue facilmente disponível on-line.

O maior propósito é revelar preconceitos implícitos para que os profissionais tenham ciência de suas próprias crenças – ainda que ínfimas e inconscientes, impedindo que isso prejudique a sua governança e as atitudes diárias relacionadas ao trabalho, incluindo casos como a atribuição de tarefas e promoções internas.

6. Identificação de arquétipos

O indicador tipológico de Myers-Briggs é outra das ferramentas de liderança que podem te ajudar a atingir um maior sucesso na gestão de equipes – independentemente do tamanho do grupo ou do nicho de atuação. Tal instrumento é utilizado para identificar preferências e características, determinando a personalidade a partir de 16 arquétipos diferenciados. O interessante é que a tipologia pode ser explorada tanto por si quanto pelos demais membros do time.

A partir dos resultados, os indivíduos podem entender mais sobre si mesmos – e o líder pode ter uma ideia a respeito dos pontos fortes naturais, das motivações intrínsecas e do caráter. Todo este conhecimento pode ser aplicado a fim de melhorar as relações interpessoais, direcionar melhor as tarefas para atingir, de fato, uma gestão exemplar!

7. Avaliação de dimensões comportamentais

Quer outro exemplo de ferramentas de liderança altamente usuais? Então você precisa conhecer o DISC. Baseada em quatro dimensões comportamentais, descritas ainda em 1928 na obra "As Emoções das Pessoas Normais", tal ferramenta serve para identificar o perfil comportamental dos líderes, direcionando as suas atividades e tomada de ação e levando a um processo gerencial de sucesso!

Embora não seja uma ferramenta para a liderança em si, o DISC permite detectar os profissionais que são mais estratégicos, planejadores, visionários ou executores. Ao mesmo tempo, a metodologia pode ser empregada na busca dos pontos fortes e fracos dos demais colaboradores, valendo a pena para o seu time!

8. Análise dos pontos cegos

Uma coisa é certa: todos os líderes possuem pontos cegos – que nada mais são do que coisas sobre as quais eles nem sequer possuem ciência. A boa notícia é que, com as ferramentas de liderança adequadas, é possível identificá-los e superar tais percalços. E é aí que entra a avaliação de ponto cego de liderança – também chamada de Leadership Blind Spot Assessment.

Com ela, os executivos não apenas enxergam pontos sobre si mesmos, como também a respeito da sua equipe, da organização e dos mercados nos quais atuam. A fim de alavancar o processo de gestão e somar autoconsciência, pode ser uma das ferramentas para a liderança que mais podem contribuir em sua carreira!

9. Mensuração da eficácia na liderança

Engana-se quem pensa que as ferramentas de liderança só se repetem. Apesar de muitos conceitos se mostrarem extremamente similares, cada um dos recursos servem a propósitos que se complementam e auxiliam, de forma multifacetada, a compor uma gestão eficaz. Neste caso, o teste Leadership Effectiveness 360º é uma das ferramentas e técnicas de liderança que são extremamente bem-vindas – sobretudo como uma ferramenta para avaliar a liderança em si.

Tal instrumento é baseado em oito habilidades cruciais para grandes líderes – permitindo que tais indivíduos melhorem o seu desempenho, e funcionando como um catalisador para mudanças efetivas. Ela é nomeada como "360º" porque o objetivo é que o dirigente se enxergue como os outros o veem – sejam os colegas ou os seus liderados.

As oito aptidões abordadas nesta ferramenta incluem:

  • Comunicação;

  • Gestão de mudança;

  • Tomada de decisão;

  • Inteligência emocional;

  • Definição de metas e padrões;

  • Delegação de tarefas;

  • Visão de futuro;

  • Orientação de equipe.

Dentre as ferramentas para avaliar a liderança, é uma das mais recomendadas – então aproveite!

10. Ferramentas organizacionais

Quer você esteja buscando ferramentas para avaliar a liderança ou, simplesmente, táticas para melhorar a gestão como um todo, a organização irá fazer você e a sua atuação se destacarem – e são as ferramentas de liderança que promovem a ordem diária que irão te apoiar!

Os sistemas de gerenciamento de tarefas e projetos são peças-chave para garantir que todos os processos sigam o seu fluxo e que sejam devidamente mensurados. Em conjunto, a organização a partir de tarefas delegadas e calendários irá proporcionar um processo de gestão impecável – apoiado por dados e atitudes reais.

Como recomendação, é válido desbravar os recursos do Bitrix24, que ajuda a tornar gerenciável até aquilo que parecia impossível de se administrar. Em uma única interface, tenha acesso a mais de 35 ferramentas colaborativas, equipando-se junto com o seu pessoal de forma ordenada para atingir o sucesso

A constância é a chave para se tornar um líder cada vez melhor

Explorar ao máximo as ferramentas de liderança e não desistir do processo evolutivo profissional é a chave para vencer qualquer instabilidade. Como líder, cabe a você buscar a melhoria contínua, seguindo os passos expostos neste artigo e aprofundando o seu autoconhecimento a fim de otimizar os processos sempre.

Lembre-se, ainda, que tudo está plenamente relacionado. Se você for um bom líder, a sua gestão tende a ser eficiente. Portanto, tudo começa de dentro para fora – partindo de você. Ainda que o seu ambiente laboral pareça conturbado e impossível de ser melhorado, seja resiliente e busque por inspirações. Dedique-se a colher os frutos de um bom trabalho e lidere dando o exemplo – o seu time notará a diferença nos pequenos detalhes e os resultados se expandirão por todo o negócio!


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Perguntas frequentes

Quais são as 7 principais habilidades e ferramentas para uma liderança bem-sucedida?

As 7 principais habilidades e ferramentas para uma liderança bem-sucedida são:

  • Tomar decisões;
  • Delegar tarefas;
  • Comunicar-se;
  • Resolver problemas;
  • Construir relacionamentos;
  • Definir metas e se orientar por elas;
  • Gerenciar o tempo pessoal e da equipe.

Qual é a ferramenta de liderança mais eficaz?

A ferramenta de liderança mais eficaz é a união entre a direção, a competência e a implementação – exatamente o que faz um líder ser eficaz e atingir grandes feitos em meio ao seu time.

Quais são as ferramentas de gestão para a liderança?

As ferramentas de gestão para a liderança incluem:

  • Instrumentos organizacionais;
  • Habilidades interpessoais e de facilitação;
  • Canais de comunicação dinâmicos;
  • Avaliação de pontos fortes, fracos e de liderança; 
  • Visão 360 graus dos sistemas e demais acontecimentos que permeiam a sua função.

O que são ferramentas de liderança?

As ferramentas de liderança são instrumentos úteis para identificar e aprimorar as competências profissionais – seja do próprio líder ou dos colaboradores no geral. Elas servem para melhorar o processo de gestão, agregar produtividade e desempenho e criar um ambiente de trabalho mais positivo, focando no paralelo entre os resultados e a real motivação dos funcionários.

Qual é a ferramenta mais importante para o desenvolvimento de um líder?

A ferramenta mais importante para o desenvolvimento de um líder é a comunicação excelente, já que esta é uma aptidão que todo líder precisa dominar para ter sucesso em seu processo de gestão. Em conjunto, a organização, as capacidades interpessoais, o senso estratégico, a tomada de decisão e o gerenciamento de conflitos tendem a ajudar fortemente.


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