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10 razões pelas quais a comunicação de sua equipe não é suficiente

Ariane Jaeger
12 de abril de 2021
Última atualização: 18 de outubro de 2024

A comunicação de sua equipe está com problemas? Existem várias razões que podem interferir num relacionamento de qualidade. Além da própria interação em si, fatores como senso de pertencimento, interpretações incorretas e falta de motivação dos funcionários podem prejudicar a comunicação no trabalho.

A importância da comunicação no trabalho em equipe envolve melhora no clima organizacional, aumento da produtividade e eficácia em realizar tarefas além do maior alinhamento entre os membros de um time.

As principais razões para a falta de comunicação de sua equipe

Problemas na comunicação podem ser ocasionados por vários fatores. Conhecer as razões para uma comunicação deficiente ajuda a prevenir problemas e reverter cenários desastrosos. Confira as principais razões logo abaixo:

1. Há falta de interação entre os membros do time

Uma das principais razões para problemas de comunicação no trabalho em equipe é a própria falha na interação entre os colaboradores. Muitas empresas esquecem que a comunicação é essencial e não promovem meios efetivos para que os funcionários se comuniquem com efetividade.

Mas como melhorar a comunicação na equipe, afinal? A solução pode ser a implementação de softwares colaborativos com comunicação integrada – que permitem interações em tempo integral.

Bitrix24 permite que times inteiros possam realizar conferências por vídeo, bate-papos e usufruir de redes sociais internas. Se sua equipe sofre com falta de interação, vale a pena explorar as funcionalidades. 

2. Um senso de pertencimento não é estabelecido

Além da própria falta de comunicação, muitas empresas sofrem prejuízos pela falta do senso de pertencimento. No ambiente corporativo, o senso de pertencimento é a interação e valorização entre empresa e colaborador.

Por isso, funcionários que não se sentem pertencentes à cultura organizacional possuem mais dificuldades para se comunicarem e usufruírem de um senso de comunidade – o que prejudica muito o trabalho em equipe.

O grande segredo para mudar este cenário é fazer com que funcionários se sintam importantes dentro da companhia, além de instigar a conexão entre membros de um time.

3. As conversas geram interpretações incorretas


Comunicação não se trata de simplesmente passar uma informação à diante. A importância da comunicação no trabalho em equipe está totalmente ligada com informações claras. Afinal: a falta de clareza pode gerar interpretações incorretas e comprometer todo o trabalho de um time.

Gestores que desejam melhorar a comunicação de sua equipe precisam minimizar as inconsistências e promover diálogos mais claros. Isso evita retrabalho, perda de produtividade e desavenças; além de contribuir para os relacionamentos e andamento de projetos.

4. Os membros da equipe não conseguem ter um bom relacionamento

Seja qual for a área da vida, os relacionamentos são essenciais. E se considerarmos que um funcionário passa grande parte do seu dia no ambiente de trabalho, é claro que as interações corporativas são igualmente importantes.

Quando há falta de relacionamento interpessoal entre membros de equipe, toda a comunicação fica comprometida – e isso pode trazer prejuízos que se multiplicam a longo prazo.

Quer um exemplo de como a comunicação influencia grupos, equipes e empresa? Quando uma equipe tem dificuldades em criar sinergia e relacionamento positivo entre o grupo, fica mais difícil alcançar os resultados almejados.

Geralmente, os colaboradores perdem tempo com desavenças e não conquistam a máxima produtividade laboral. É por isso que é crucial estimular um bom relacionamento para promover comunicação de sua equipe e manter o time engajado como um todo.

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5. Houve perda da motivação dos funcionários

Quando colaboradores se sentem desmotivados, é mais fácil se desnortear das tarefas diárias. E claro que isso interfere de maneira direta sobre a comunicação e produtividade.

Visto que a comunicação no trabalho em equipe é muito importante para o andamento de projetos e alcance de resultados, gestores precisam motivar seus funcionários.

A motivação no ambiente de trabalho move todas as ações do funcionário no ambiente corporativo – e contribui fortemente para a interação do time.

6. Não há troca de feedbacks

Culturas organizacionais rígidas perdem muito por não aceitar troca de opiniões e feedbacks entre empresa e colaboradores. E, sem dúvidas, a falta de feedbacks é um dos principais fatores que interferem sobre uma comunicação de qualidade.

A ausência de feedback afasta talentos, reduzindo o relacionamento entre organização e colaborador. Como isso está interligado com o estímulo à comunicação, a troca de ideias e opiniões sempre deve ser estimulada.

7. Falta de ferramentas de colaboração em equipe

A era pós-internet facilitou ainda mais as comunicações. Mas, infelizmente, muitas empresas ainda se sentem perdidas em utilizar a tecnologia para promover a colaboração laboral.

Sabendo como a comunicação influencia grupos, equipes e empresa, softwares modernos investem em soluções de colaboração gratuitas. Um exemplo é a plataforma Bitrix24, que agrega colaboração on-line, gestão de projetos e documentos e CRM num só lugar.


8. Ausência de sinergia entre o time

Quando colaboradores não interagem bem entre si, a falta de sinergia leva à perda de um propósito comum. Tudo isso está relacionado com a falta de comunicação e senso de pertencimento à cultura organizacional.

Treinamentos dinâmicos, estímulos motivacionais e reuniões periódicas podem ajudar a manter o time mais conectado. Além disso, a presença de uma rede social interna pode estimular a interação e trazer ótimos benefícios para o convívio empresarial.

9. Problemas para compartilhar dados e documentos

Para impedir que a falta de compartilhamento gere problemas na comunicação, as companhias precisam pensar em estratégias efetivas no gerenciamento de documentos.

Muitas informações relevantes são perdidas em times que não conseguem coordenar documentos de forma rápida. Contar com soluções digitais pode ser o grande segredo para vencer obstáculos de comunicação e resolver problemas com a gestão de documentos.

10. Falhas na gestão de tarefas e projetos

Falhas no gerenciamento fazem com que colaboradores se sintam perdidos. Portanto, não é de se admirar que problemas de gestão possam interferir na interação entre membros de um time.

Aproveitar a modernização para adotar uma gestão de tarefas e projetos on-line pode ser uma grande saída para vencer a complicação. Vale a pena explorar!

Como melhorar a comunicação da equipe?

A comunicação de sua equipe é peça chave para o sucesso do clima organizacional e até mesmo para as atividades da própria empresa. Por isso, confira algumas dicas para alavancar a comunicação no trabalho em equipe:

  • Torne a informação bem acessível para todos os membros da equipe (incluindo dados e documentos essenciais para o trabalho);

  • Mantenha todos em plena sincronia através de softwares de colaboração on-line;

  • Promova a troca de feedbacks e opiniões;

  • Estimule o senso de pertencimento e comunidade à cultura organizacional;

  • Realize treinamentos dinâmicos constantes e reuniões periódicas em equipe.

Depois de entender a importância da comunicação no trabalho em equipe e as razões para problemas de comunicação, fica mais fácil seguir as dicas e melhorar a interação entre membros da sua equipe. Adapte para de acordo com as necessidades corporativas e eleve a comunicação de sua equipe a outro patamar.

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