Não é necessário ser um grande especialista em como a Internet funciona ou em marketing digital para saber que o Google nos apresenta uma ferramenta poderosa em seu mecanismo de buscas, o console Google Search. Ali, todos os dias, milhões de pessoas tiram suas dúvidas e procuram por opiniões, assuntos e, principalmente, produtos, serviços e empresas que possam atender às suas demandas.
Os usuários do Google têm nas mãos uma forma simples de conseguirem diferentes opções gerais do que precisarem e as empresas têm um canal direto até milhões de possíveis consumidores para o seu produto ou serviço. Por isso, a grande maioria dos líderes, gerentes e donos de negócios de todos os tipos já estão se perguntando: como aparecer no Google?
A boa notícia é que, se você se encaixa nestes perfis e está com esta dúvida, então está no lugar certo. Separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o Google, SEO e como aparecer no Google na primeira página com alguns truques vitais, então, acompanhe com muita atenção até o final.
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que buscam otimizar os processos em mecanismos de busca como o do Google para alcançar o melhor posicionamento possível de forma orgânica. O objetivo principal é mostrar para o Google que o conteúdo apresentado em seu site tem muita qualidade e pode trazer benefícios para o leitor, fazendo com que a plataforma o posicione entre os primeiros.
Para isso, o Google utiliza o SERP (Search Engine Result Page) que é a página em que os resultados são alocados, e cada um dos conteúdos é avaliado a partir de algoritmos de qualidade desenvolvidas pelo próprio Google. Estes algoritmos, também chamados de motores de buscas, tem a função de rastrear, indexar e classificar o conteúdo a partir de uma série de parâmetros.
Então, o SEO possui diversas estratégias adotadas para mostrar aos motores de busca as qualidades do conteúdo apresentado por um site, de forma que estes sejam ranqueados entre os primeiros no mecanismo de busca do Google, tudo isso sem o site gastar um tostão em anúncios, apenas uma forma orgânica de como aparecer no google.
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EXPERIMENTE AGORAÉ importante para toda empresa ir aonde o seu consumidor está, aumentando as suas chances de chamar a sua atenção para o seu produto e/ou serviço. Com o crescimento assustador do comércio online, toda empresa já tem uma obrigação de ter uma presença digital, seja com um site ou redes sociais.
Observando o Google, podemos perceber que, entre os milhões de usuários que passam pelo seu mecanismo de busca todos os dias, seu cliente ideal está presente. Por isso, é imprescindível que este cliente possa te encontrar no ambiente online, mesmo se não estiver procurando pela sua marca diretamente, mas sim, pelo problema que o seu produto ou serviço resolve.
Mas, 75% dos usuários que utilizam o Google para pesquisar sobre dúvidas, produtos ou serviços, não passam da primeira página. Existe uma alta confiança dos usuários no serviço do Google, por isso, deixam a função de procurar os melhores resultados para o mecanismo de busca e chegam à conclusão de que os melhores resultados possíveis estão nas primeiras posições.
Este é o principal motivo para ter o site do seu negócio posicionado na primeira página do Google, além do comportamento do consumidor digital, existem outros motivos para que se pergunte como aparecer no Google e deve pensar em posicionar seu site no topo do Google:
A atenção é um item valioso no mundo digital que vivemos, afinal, o usuário é bombardeado com diferentes tipos de conteúdo a cada segundo e está cada vez mais difícil criar envolvimento. E, o site do Google e seu mecanismo de busca têm a atenção de seus usuários, já que estão interessados em resolver problemas, tirar dúvidas e encontrar produtos e serviços.
Esta é a oportunidade perfeita de fazer com que a sua marca apareça para estes usuários e que haja um reconhecimento de marca por meio de visibilidade que o site do Google oferece.
Existem opções de anúncios pagos no Google Ads para que o seu site apareça no topo das pesquisas no Google, mas, utilizando o SEO através de palavras-chave e outras estratégias, é possível conseguir boas colocações apenas na criação de conteúdo e com baixo custo.
Desta forma, o site do seu negócio não precisará liberar um orçamento de marketing para aparecer no Google e para que uma estratégia de SEO seja aplicada e tenha sucesso.
Agora que já entendemos como funciona todo o sistema do Google e os motivos pelos quais o site do seu negócio deve aparecer no topo das pesquisas, vamos ver os truques de como aparecer no Google que você pode começar a aplicar hoje mesmo:
A base para uma boa estratégia de conteúdo através do SEO para qualquer site é focar em palavras-chave que trarão resultados. As palavras-chave são o fator analisado pelo algoritmo do Google e que podem identificar o assunto e o tipo de conteúdo apresentado, ou seja, é a ligação direta entre o seu site e o seu público.
Para descobrir boas palavras-chave, a empresa deve saber qual é a sua persona, um cliente ideal que possui dados demográficos, descritivos e alguns interesses definidos a partir de informações de mercado. Com a persona de seu negócio definida, é possível descobrir quais são os assuntos que podem interessar esta persona, definindo as palavras-chave por trás destes assuntos e as incluindo em seu conteúdo no site, e assim, aparecer no Google de forma eficiente.
O Google é uma empresa que sempre teve como objetivo principal oferecer uma experiência rápida e de qualidade aos seus usuários. Por isso, os seus algoritmos estão sempre passando por mudanças e melhorias para apresentar sempre o melhor conteúdo aos usuários do mecanismo de buscas.
Então, para que possa ganhar um lugar entre as primeiras colocações na pesquisa do Google, o conteúdo apresentado em seu site precisa ter qualidade e se adequar aos padrões do Google. Isso significa que as palavras-chave tem de estar dispostas de forma fluída, o formato do texto deve facilitar a leitura do usuário e o conteúdo deve ser útil e direto.
Um dos pontos cegos para vários sites de empresas dentro do mundo digital, é a otimização de imagens. Cada vez mais, os usuários estão migrando para pesquisas que utilizam imagens como fonte para encontrar serviços e produtos na internet, o próprio Google possui a ferramenta com este objetivo, o Google Lens.
E, para que as imagens possam ser identificadas, é necessário utilizar o “alt text” que descreve a imagem para os algoritmos. Neste ponto, é necessário utilizar a palavra-chave mais forte do site e complementar com as informações do artigo em que a imagem está postada.
O Google avalia diferentes fatores para poder classificar a qualidade do conteúdo apresentado em um site, e um destes fatores mais influentes, é a de outros site mencionando o conteúdo do site. Isso demonstra para o algoritmo que o conteúdo tem tanta qualidade que está sendo indicado por outros sites.
Por isso, muitas empresas estão investindo na construção de link como uma estratégia de longo prazo, estabelecendo parcerias com outros sites que podem incluir o seu link em seus artigos, ou de forma orgânica criando conteúdo interativo que pode chamar a atenção de outros sites que o querem indicar.
O Copywriting é uma técnica antiga utilizada para chamar e prender a atenção de leitores em jornais, mas que ganhou uma importância ainda maior com a revolução digital. Esta é uma técnica que pode ser bem complexa para quem quer se tornar um profissional na área.
Porém, existem técnicas simples e poderosas de copywriting que podem ser incorporadas ao conteúdo do site de sua empresa, auxiliada pelas técnicas de SEO, para que tenham o melhor resultado possível no ranqueamento do Google, atraindo um maior número de leitores.
Um dos truques mais simples e eficientes de se conseguir atrair um tráfego maior para o seu site é o de aproveitar assuntos que se tornaram tendências dentro do nicho de atuação do seu negócio. Os assuntos tendências estão sempre presentes nas pesquisas, basta criar um conteúdo para o seu site que possa fazer uma ponte entre o seu negócio e o assunto em alta.
Para que o Google possa saber para quem entregar o site do seu negócio, é necessário oferecer o máximo de informações sobre ele ao mecanismo de buscas. Se é um negócio local, é necessário ir até o Google Meu Negócio e preencher todos os dados solicitados pela plataforma, para que o Google te indique a possíveis clientes por perto.
Já empresas de nível nacional, como e-commerce e loja virtual, deve definir no site as dores e problemas que resolve, além dos seus valores, metas e outros fatores que motivam a empresa.
Uma dica antiga que já funcionava antes mesmo da revolução digital é a avaliação da concorrência, todo site de empresa deve fazer avaliações periódicas das suas concorrentes para entender melhor o que está funcionando e o que não está funcionando para elas, e assim aplicar no site do seu negócio.
Principalmente quando estamos falando sobre o mundo digital, e posicionamento de busca no Google, algumas técnicas aplicadas por suas concorrentes podem estar dando a elas uma vantagem no ranqueamento sobre o seu site, fique atento.
No momento de postar sobre o seu conteúdo em seu site, é possível fazer a personalização da url para aquele conteúdo no construtor de sites, e uma dica simples, mas muito poderosa, é inserir a sua principal palavra-chave em todas as urls de conteúdos no seu site.
Desta forma, ficará muito mais claro para o Google sobre o que é o seu site e onde posicioná-lo na busca, mas é necessário pesquisar com cuidado em seu nicho e definir uma palavra-chave poderosa para funcionar.
Nenhum usuário do Google e seu buscador quer acabar caindo em um site que não possui segurança o suficiente. O próprio algoritmo não irá ranquear um site que não possui as ferramentas básicas de segurança para os seus usuários, como o Certificado SSL e o Protocolo HTTPS.
Por isso, é importante investir, ao menos, nestas duas ferramentas para que o seu site não acabe levando uma punição do algoritmo e sendo colocado nas últimas páginas de pesquisa por não ser considerado seguro o suficiente.
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EXPERIMENTE AGORAComo aparecer no Google de forma gratuita?
A melhor forma de como aparecer no Google e seu buscador é através do conteúdo de qualidade enriquecido com técnicas de SEO. Assim, o seu site não precisará gastar com anúncios, já que o próprio Google, se julgar o conteúdo útil e de qualidade de verdade, o colocará nas primeiras posições de pesquisa.
Por que meu site não aparece nas buscas do Google?
Muitos sites acabam falhando e não aplicando técnicas e estratégias de SEO em seu conteúdo, além de não investirem em ferramentas de segurança. Tudo isso influencia diretamente na decisão do algoritmo do Google que não o classifica como conteúdo útil e de qualidade o suficiente para aparecer nas pesquisas e acaba deixando o seu site em uma posição ruim nas pesquisas.
Quanto custa para aparecer no Google?
Utilizando os anúncios pagos no Google Ads o valor pode variar dependendo do URL, objetivos e mercado da empresa. Para conteúdo utilizando técnicas de SEO, não se gasta nada, pois é orgânico.