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12 táticas inteligentes para melhorar a reputação on-line da sua empresa

Ariane Jaeger
23 de agosto de 2022
Última atualização: 1 de agosto de 2024

Melhorar a reputação on-line da sua empresa é vital em uma era totalmente influenciável pelas opiniões e pela presença digital. E mesmo que a sua atuação não seja puramente virtual, atualmente, tudo aquilo que você reflete neste meio se propaga para a “vida real”.

Ao atingir uma boa reputação em canais digitais, as marcas garantem visibilidade, credibilidade e melhores resultados. Por isso, acompanhem as melhores táticas para agir com inteligência e alavancar a reputação on-line da sua empresa!

Perguntas frequentes

O que é necessário para ter uma boa reputação?

Para ter uma boa reputação, seja no ramo digital ou não:

  • Seja respeitoso;
  • Tenha paciência e seja empático;
  • Esteja sempre presente nos principais canais;
  • Cumpra com as suas promessas;
  • Produza conteúdos conforme os valores da marca;
  • Foque no atendimento ao cliente.

Como manter uma boa reputação on-line?

As principais táticas para manter uma boa reputação on-line incluem:

  • Caprichar na experiência do usuário;
  • Monitorar os perfis de avaliação;
  • Expor os seus valores;
  • Contatar um especialista em branding;
  • Incentivar as opiniões públicas de clientes;
  • Responder todos os feedbacks;
  • Realizar uma auditoria de SEO;
  • Ouvir os clientes e focar em melhorias;
  • Alinhar as estratégias de mídia aos valores da marca;
  • Manter as informações digitais atualizadas;
  • Desenvolver o seu perfil de negócio no Google;
  • Monitorar o progresso constantemente.

Por que a reputação on-line é importante?

A reputação on-line é importante porque ela é capaz de:

  • Conceder uma maior credibilidade para a marca;
  • Aumentar a lucratividade da empresa;
  • Gerar uma melhor classificação nos buscadores digitais;
  • Alavancar as vendas e atrair ainda mais clientes.

Como melhorar a imagem e a reputação de uma empresa?

Existem muitas maneiras de melhorar a imagem e a reputação de uma empresa. Para isso:

  • Conheça e valorize o seu cliente;
  • Motive e trate bem os funcionários;
  • Dedique-se aos canais on-line;
  • Invista em comunicação;
  • Participe de programas e ações sociais;
  • Patrocine causas que se conectem ao propósito da marca.

As principais estratégias para melhorar a reputação on-line da sua empresa

Quem já está há algum tempo no mercado sabe que para melhorar a reputação on-line das empresas é preciso se dedicar constantemente. Por isso, abaixo você confere um conjunto de táticas infalíveis que podem ser aplicadas ao longo do tempo para aumentar ainda mais a visibilidade e credibilidade da sua marca. Conheça e coloque em prática já!

1. Proporcione uma excelente experiência ao cliente

Quer melhorar a reputação on-line da sua empresa? Então, sem dúvidas, uma das suas maiores preocupações deve ser a de otimizar a experiência do usuário (UX).

Atender os clientes bem, oferecer os melhores produtos e serviços e se dedicar, do início ao fim, para que a sua experiência seja única deve ser a prioridade. Isso porque os clientes satisfeitos voltam para repetir compras e ainda indicam a sua solução para os amigos, conhecidos e parentes – melhorando ainda mais a reputação.

Portanto, durante a gestão da reputação, direcione os esforços para garantir que a interação empresa-consumidor seja exímia, maximizando, assim, o alcance, a satisfação e as vendas!

2. Monitore o seu perfil em sites de avaliações

Sites de avaliações, como o Reclame Aqui, o TrustPilot ou a própria página de negócios do Google ou Facebook podem ser peças-chave para prejudicar ou melhorar a reputação on-line da sua empresa. Afinal de contas, os consumidores que buscam informações sobre uma companhia na internet se deixam levar pelos comentários e classificações que encontram pelo caminho – isto já está mais que comprovado.

Portanto, uma das principais recomendações é permanecer atento ao que os clientes estão dizendo sobre você em tais canais. Mesmo que existam problemas a avaliações extremamente negativas, sempre há tempo de tentar contornar a situação antes que ela chegue ao ponto de atrapalhar, de fato, a sua reputação on-line.

3. Exponha os seus valores ao público

Com tantas opções a considerar, os clientes estão em busca de marcas que se conectem, de alguma forma, a eles. Por isso, expor publicamente quais são as crenças, o propósito e os valores da sua organização é uma maneira de engajar os consumidores e melhorar a reputação on-line da sua empresa.

Ao mesmo tempo, você deve cuidar para que os conteúdos planejados e distribuídos por si estejam em conformidade com tal defesa – jamais se afastando da visão e missão central, o que gera autenticidade.

Está cada vez mais claro que as companhias que conseguem compreender e agir sobre a necessidade do seu público e compartilhar um conteúdo que se encaixe em tais valores atinge um melhor potencial. Por isso, aproveite!

4. Entre em contato com um especialista em branding

Indiscutivelmente, não há tática tão poderosa quanto contatar um especialista em branding para avaliar e melhorar a reputação on-line da sua empresa. Este profissional possui o conhecimento ideal para analisar a sua imagem e posicionamento e propor estratégias para alavancar a sua reputação digital.

Seja para otimizar o site, o perfil nas redes sociais ou engajar e gerar reconhecimento de marca, tal ajuda é extremamente bem-vinda e precisa ser considerada. Assim, será mais fácil gerar uma boa primeira impressão e se conectar, fielmente, com a audiência desejada.

5. Incentive os clientes a avaliarem a sua marca digitalmente

A sua empresa pode até ser melhor que uma concorrente – mas se tal organização tiver muito mais avaliações positivas do que você, ela pode, facilmente, garantir mais clientes. Assim, diante deste cenário competitivo, o número de avaliações realmente pode fazer a diferença para o seu negócio.

Por sorte, existem várias estratégias que podem ser abordadas para conseguir ainda mais classificações de qualidade por parte dos clientes. E você pode explorá-las para conquistar mais “estrelinhas” e se destacar no mercado.

O segredo para melhorar a reputação on-line da sua empresa, neste caso, é pedir pela opinião do consumidor na hora certa! Pesquisas revelam, por exemplo, que os clientes se encontram mais direcionados a prover uma avaliação favorável logo após fecharem uma compra – já que eles estão animados e satisfeitos com o que acabaram de adquirir.

Portanto, aproveite este momento de fechamento para solicitar um feedback sobre a sua experiência. Um simples formulário ou pesquisa de satisfação com emojis avaliativos e um breve comentário pode ser o suficiente para gerar um diferencial. E tudo o que você precisa fazer é enviar um link com tal pesquisa no momento ideal!


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6. Responda às avaliações com honestidade e respeito

Por mais que a atuação seja exemplar, sempre haverá uma avaliação ou outra que não será do seu agrado – sobretudo quando a companhia atinge um grande potencial. Exatamente por tal motivo, é preciso saber lidar com as críticas e respondê-las, prontamente, de forma aberta, respeitosa e honesta.

Treine os responsáveis para garantir que nenhum feedback (seja ele positivo ou não) passe despercebido e fique sem respostas. E, ainda que seja muito mais simples agradecer por uma opinião positiva, jamais ignore os comentários desagradáveis.

Neste caso, reconheça o problema, desculpe-se e tente contorná-lo. Ficar na defensiva, em tal situação, nem de longe é a abordagem mais viável. Pois, lembre-se: aquele cliente pode não fazer mais negócios com você, mas o que ele falará para os outros a respeito disso fará a total diferença!

7. Contrate uma auditoria em SEO para avaliar o cenário atual e se programar

Para ser encontrado e melhorar a reputação on-line da sua empresa, você pode contar com a ajuda dos mecanismos de otimização on-line. Por isso, incluir uma auditoria de SEO para analisar os rankings da companhia é uma estratégia e tanto!

Inicie o processo pesquisando por avaliações gerais concedidas para a empresa – tanto as positivas quanto as negativas. O seu foco deve estar sempre nas primeiras páginas de pesquisa – já que são elas as exploradas facilmente pelos consumidores.

Em seguida, com tais dados em mãos, dedique-se a criar um plano de conteúdo otimizado que consiga melhorar a reputação da sua empresa – reduzindo as impressões negativas, combatendo a desinformação e elevando todo o seu potencial. Tanto o tráfego orgânico quanto o pago serão beneficiados com isso, já que a impressão causada a longo prazo terá o seu peso diferencial!

8. Ouça os clientes para focar em melhorias pensadas neles

Seja no meio físico ou para melhorar a reputação on-line da sua empresa, ouvir genuinamente o cliente te fará ir além. Afinal, ele deve ser o foco de otimização de todo e qualquer negócio!

Considerando tal importância, acompanhe as necessidades do consumidor e veja como está a sua interação com os concorrentes – baseando as suas decisões também nos interesses dele.

Em paralelo, é interessante que a sua empresa atue com um CRM como o Bitrix24 para manter as opiniões dos consumidores organizada. Pois, a partir de tal banco de dados, o processo de tomada de decisão é direcionado e atrai grandes resultados.

9. Alinhe todas as suas estratégias de promoção aos reais valores da marca

Definitivamente, para melhorar a reputação on-line da sua empresa, você deve garantir que a imagem repassada seja incrível. E que ela represente, de fato, os propósitos e valores seguidos pela sua companhia.

Um grande exemplo é quando um cliente chega na sua loja graças a um material publicitário que ele viu na rede parceira. Aquele conteúdo, por si só, já falou muito sobre a companhia e gerou uma primeira impressão (positiva ou negativa) para ele.

Quando a abordagem de marketing, de relações públicas e de mídia se conectam com aquilo que faz uma organização ser autêntica, o sucesso se torna mais fácil de ser alcançado!

10. Sempre atualize as suas informações gerais na rede

As inconsistências de informações sobre uma empresa podem ser prejudiciais a longo prazo. Imagine, por exemplo, que detalhes como o endereço do site ou o número de telefone foram postados erroneamente. Além da potencial perda de clientes, tais dados podem se propagar rapidamente – levando a desfechos negativos para a sua reputação on-line.

Como consequência, fique de olho nos perfis virtuais da sua companhia (como sites avaliativos e de reclamações) e busque por quaisquer informações que possam estar incorretas. Embora todos os dados importem, os mais relevantes são: o seu site e redes sociais, e-mail de contato, número telefônico e o endereço físico e horário de funcionamento (quando aplicável).

11. Capriche na sua página empresarial do Google

Hoje em dia, o “Google Meu Negócio” é um grande aliado das organizações. Pois, ao estabelecer o perfil da sua empresa no buscador, ela fica mais visível para os clientes – incluindo recursos como o direcionamento direto para o site, rota via Google Maps e até o acesso a classificações gerais. Assim, o Google é um novo cartão de visitas – e a sua atuação por lá deve ser impecável.

Além de criar, agregue visibilidade com um perfil completo e aproveite as funcionalidades presentes na própria plataforma para se diferenciar. Empresas que possuem fotos, site, avaliações e que respondem as perguntas deixadas por consumidores reais saem um passo à frente das demais.

12. Monitore o progresso e a gestão da reputação constantemente

Não importa quão boas sejam as suas estratégias para melhorar a reputação on-line do seu negócio: se você não garantir o cuidado e as avaliações constantes, todos os esforços feitos inicialmente podem ser perdidos ao longo do tempo.

Exatamente por isso, tenha o cuidado de monitorar constantemente a sua reputação – seja nos canais digitais ou não. Acompanhe o progresso e garanta que, frequentemente, as táticas que você decidiu abordar estão sendo seguidas, avaliando, igualmente, os resultados gerados.

Seguindo tais princípios, não há dúvidas de que melhorar a reputação on-line do seu negócio será apenas uma consequência!


É preciso melhorar a reputação on-line das empresas para ir além

Neste mundo moderno, a reputação que uma empresa constrói na internet é vital. Apesar dos esforços constantes, a verdade é que as companhias têm pouquíssimo controle sobre o que é dito na rede – por isso, elas precisam se dedicar para melhorar o seu posicionamento e contornar as situações desagradáveis que podem afetá-la.

Com tantas táticas e dicas a serem seguidas para tal, melhorar a reputação on-line da sua empresa pode parecer um grande desafio. Portanto, quanto maior for a sua capacidade de absorver tais insights, estudá-los e convertê-los em ações reais, separando etapa por etapa, maiores são as chances de melhorar a imagem da sua marca e a sua reputação no mercado.


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