Nesse texto, você confere 23 erros no marketing que podem estar prejudicando a sua empresa. Para esse guia, reunimos as dúvidas e principais erros encontrados em empresas brasileiras e internacionais.
Com certeza, essa rápida leitura pode ser fundamental para reajustar ou até mesmo reconstruir sua estratégia de marketing digital e presencial.
Além de apontar os erros, mostraremos como evitá-los e adequar suas táticas para se manter em destaque no mercado. Acompanhe!
Um dos principais erros no marketing é quando você não define objetivos claros. Cada post, conteúdo, e-mail ou qualquer outra ação deve ser feita com um propósito definido. Enquanto o anúncio de produtos pode te ajudar a vender mais, outras ações podem gerar diversos outros resultados, como engajar clientes ou atrair novos seguidores.
O objetivo é o ponto de partida do processo na sua estratégia de marketing. Além de saber claramente onde e quando você chegar, é importante saber os seus passos até lá. Qual a estratégia principal da sua empresa? Como ela se desmembra em diferentes ações?
Se a mensagem mais criativa do mundo não conversa com o público-alvo certo, será apenas uma mensagem criativa. Por isso, qualquer empresa precisa saber para quem quer vender. No marketing, a lógica é a mesma.
Definir quem são as pessoas é fundamental para saber em quais canais investir, como estruturar páginas, anúncios etc. Não focar nisso é um dos erros no marketing digital que mais podem prejudicar você.
Afinal, como definir seu público-alvo sem uma pesquisa? E claro, se você se esquecer de consultar seus competidores com certa frequência e não procurar ter um conhecimento do mercado, a tendência é ficar para trás. Um marketing de sucesso também envolve inspiração, estudo e atenção para as mudanças do mundo.
Os usuários da sua marca querem uma empresa que resolva os problemas deles. Por isso, além de saber suas dores e necessidades, você precisa saber comunicar que tem essas soluções.
Por isso, no marketing digital, não se esqueça de segmentar seu público e personalizar suas ações. Enquanto a segmentação se refere a dividir suas campanhas conforme perfis de clientes, a personalização se refere à customização dessas para atender cada um desses perfis.
Você pode ter redes sociais muito bem organizadas, mas sem um site, há grandes chances de que esteja perdendo credibilidade. Basta pensar no caminho dos usuários ao ter contato com uma empresa nova.
Por isso, o investimento em um site de qualidade, com uma imagem consistente para a sua marca e elementos diferentes do marketing digital, são fundamentais.
Embora existam formas diferentes de aparecer na frente dos seus concorrentes gastando bem menos, quem não faz anúncios pode mesmo ficar para trás. E isso não quer dizer divulgar um produto ou serviço específico.
Basta ser criativo ao apresentar informações sobre a sua empresa nas redes sociais, por exemplo. Observação: aqui, também não basta simplesmente pagar sem um planejamento prévio.
O maior erro que você pode cometer no marketing da sua empresa é não usar uma plataforma de CRM e Marketing para organizar e automatizar o trabalho com clientes e estratégias de marketing.
EXPERIMENTE AGORAOs sites clássicos contando a história da empresa e textos mais longos são importantes. Entretanto, uma forma de aumentar os resultados que faz a diferença são as landing pages. Nesse tipo de página, o objetivo é promover uma comunicação bem mais direta.
Nela, a ideia é dizer diretamente quais são os problemas e dores dos clientes e como você irá resolvê-los. Caso não conheça esse termo, o artigo o que é landing page e como fazer uma dá uma excelente perspectiva.
Se mais acima falamos dos anúncios pagos, não podemos deixar de mencionar o SEO marketing (Search Engine Optimization). Essa é uma estratégia de marketing digital voltada para atrair usuários e clientes para as suas redes naturalmente.
Diferentemente do tráfego pago, no qual é necessário um investimento monetário, aqui você gera um tráfego orgânico, uma forma excelente para grandes resultados no longo prazo. Aqui, a dica fica para o artigo 6 passos para criar uma estratégia de SEO.
Uma dica rápida para SEO são as palavras-chave. Identifique as principais palavras de busca relacionadas ao seu mercado e sempre crie conteúdos e anúncios de acordo com elas. Assim, o Google ou redes sociais te darão um posicionamento privilegiado automaticamente.
Sim, o e-mail marketing ainda é uma das estratégias de marketing digital que mais gera resultados. Bolar campanhas por e-mails pode ser o conteúdo que está faltando para atrair novos clientes e conseguir mais vendas na sua empresa. Logicamente, para alguns tipos de públicos, o e-mail pode ser ainda mais adequado.
Tudo bem, as mídias sociais são uma das formas mais eficazes para um melhor posicionamento da sua empresa e para atrair novos clientes. Entretanto, é muito difícil que alguém vá para o Instagram para fazer uma compra, por exemplo. Por isso, não se esqueça de sempre diversificar seus canais.
Não tente divulgar sua empresa em todos os canais de marketing digital possíveis. Uma boa estratégia também sabe filtrar os locais onde não vale a pena estar. Aqui, a importância de um bom planejamento se mostra novamente. Querer entregar tudo para todos é um dos grandes erros no marketing digital.
Em algum momento do seu marketing, a presença física da empresa pode ser um diferencial. E não nos referimos apenas a um outdoor, rádio, panfletos, mas uma forma de se conectar com o público. Que tal aparecer em eventos ou estabelecer parcerias? Sempre se apoie na sua segmentação para atingir o cliente ideal.
O marketing de conteúdo é uma das melhores formas de alavancar a sua empresa. Além das redes sociais, o blog é uma estratégia de marketing digital que continua dando muitos resultados, mas acaba sendo esquecida.
A importância de gerar conteúdos está em tornar seu negócio uma referência para o seu público-alvo. Quem confia em uma pessoa e sabe que ela entrega valor, tende a recompensá-la. Quando precisar de algo, a tendência é que você seja a primeira busca.
Quem faz um inbound marketing no Instagram deve estar atento aos erros mais frequentes nesse importante ramo da Internet:
Exagerar no uso ou não usar hashtags.
Criar publicações sem planejamento.
Não seguir tendências, como vídeos e reels.
Não focar no engajamento.
Esquecer-se de fazer um conteúdo único.
Não adicionar link ao perfil.
Seja estruturando seu site ou campanhas de marketing, é fundamental ter em mente a experiência dos usuários que te acessam por dispositivos móveis. Suas páginas devem estar otimizadas para mobile e cada processo precisa funcionar muito bem para eles.
Facilite o acesso a links, compras e outros processos com elementos como códigos QR e aplicativos, quando for conveniente. A disponibilidade de conversa por aplicativos de mensagem também é uma parte importante.
Pequenos negócios também precisam investir em marketing, e por que não contar com profissionais da área? Você pode contar com especialistas em diferentes setores, seja e-commerce, sites, redes sociais, etc.
No seu planejamento, identifique qual delas pode ser mais importante terceirizar ou contratar e busque por ajuda. Não adianta tentar fazer tudo sozinho.
Além de ter metas claras, você precisa saber com clareza se elas foram cumpridas. Se tem dificuldade para entender quais são as métricas mais importantes, como defini-las e como analisá-las, softwares de negócios podem ser grandes aliados. Baseie-se em dados para saber se suas ações foram corretas de verdade.
Principalmente para quem opera em vários canais, é fundamental que sua marca tenha uma mesma identidade em todos os lugares. Isso inclui cores, textos e a similaridade e atualidade das informações apresentadas.
Os clientes insatisfeitos são a sua maior fonte de aprendizado. Essa não é uma afirmação nossa, mas de Bill Gates. Por mais que esse seja um grande desafio para o seu negócio e muitas dessas queixas não façam sentido, é fundamental ter atenção a elas. Por isso, não se esqueça de ler e se esforçar para receber feedbacks.
Antes de conquistar o próximo cliente, lembre-se de ter atenção a quem já comprou seus produtos ou contratou seus serviços. Manter clientes e fazê-los tomarem as ações que você deseja é bem mais barato que conquistar um novo público.
Ao organizar ações de marketing, pense também em campanhas que atingem esse público, mesmo que essas pessoas ainda não tenham comprado com você. Construir confiança e relacionamento são etapas cruciais até a venda.
Por isso, não ignore o conceito de funil de vendas. Posicione seus leads estrategicamente em cada etapa do funil. Algumas ferramentas como o CRM com funil de vendas podem facilitar muito seu gerenciamento.
Em qualquer campanha de marketing, fique sempre atento a dois tipos de ações que podem prejudicar sua empresa:
Excesso de mensagens ou anúncios. Aqui, vale a pena solicitar feedbacks e sempre incluir a opção de cancelamento de assinaturas e recebimentos.
Evitar a inconveniência de enviar mensagens para quem não terá nenhum interesse em sua oferta. As etapas de pesquisa, segmentação e personalização são importantes aqui.
Quando se apresentar aos seus clientes, sua empresa precisa saber como fazer isso de forma convincente. Por isso, independentemente dos canais e formas que encontrar na sua estratégia, não se esqueça do próprio marketing. Lembre-se de princípios clássicos como:
Ser único – além de tentar oferecer uma solução única no mercado, saiba mostrar isso na sua campanha. Por isso, vale investir em profissionais como copywriters e publicitários.
Prova social – muitas empresas cometem o grande erro de não apresentar provas sociais. Por exemplo, já venderam bastante e tem alguns resultados excelentes, mas não os divulgam. Mostre quantas pessoas já confiam em você para conquistar novos clientes.
Autoridade – além da prova social, você pode apresentar reconhecimentos, prêmios e focar em um conteúdo de alto nível. Parcerias também são úteis aqui. Contribua, traga a autoridade para jogo e diminua suas chances de erro.
Conexão emocional – citar fatos não convence tanto as pessoas como pensamos. Você precisa focar em gerar emoções e experiências, em vez de apenas convencer alguém logicamente.
Escassez e urgência – promoções e ofertas temporárias, produtos limitados e muitas outras estratégias são úteis para um marketing de sucesso.
Call to action (CTA) – incluir links e botões bem posicionados em suas páginas é fundamental. Após convencer alguém, direcione o caminho mais fácil para a tomada de ação.
Hoje, você conferiu 23 erros de marketing que podem atrapalhar os resultados da sua empresa e distanciá-la de seus clientes. Reunimos erros de marketing digital identificados pelos próprios profissionais dessa área. Por isso, com certeza, aqui você tem um guia importante para as suas campanhas.
Como dica final, por que não descobrir como a tecnologia pode te ajudar a diminuir e prevenir seus erros? Confira as ferramentas de marketing Bitrix e conheça um software com recursos completos, envolvendo todos os processos mais importantes da sua empresa.
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O maior erro que você pode cometer no marketing da sua empresa é não usar uma plataforma de CRM e Marketing para organizar e automatizar o trabalho com clientes e estratégias de marketing.
EXPERIMENTE AGORANo marketing digital, diversos erros são bastante comuns. Não conhecer o público, falta de pesquisa de mercado, não segmentar e focar apenas em vendas imediatas podem ser alguns dos principais erros. Lembre-se também de medir seus resultados após cada campanha.
Talvez o principal dos erros de iniciantes no marketing é não definir para quem se deseja vender. Isso é, não definir o perfil do seu consumidor ou persona. Além disso, não analisar métricas e números também são equívocos comuns.
O marketing é uma estratégia excelente para aumentar vendas e conquistar novos clientes, mas, não apenas isso. Você também pode e deve praticá-lo para reter clientes e marcar uma presença mais forte no mercado.