De que um negócio de sucesso é feito? Certamente não existe uma única receita. Entretanto, é fato que podemos aprender com quem já trilhou o caminho do sucesso. Nesse texto, discutiremos justamente esse ponto.
No mundo das empresas, nada melhor que aprender com a prática. Então, vamos entender o que fazer e não fazer com quem já passou por vários desafios até atingir o seu objetivo. Hoje, você descobrirá 30 dicas de empreendedores de sucesso válidas para qualquer segmento.
Abaixo, organizamos seções específicas com conselhos que você pode obter diretamente de grandes personalidades como Steve Jobs e Bill Gates. Ao final, também responderemos as dúvidas mais frequentes e citaremos brasileiros que conseguiram ter sucesso em seu negócio.
Use esse artigo como inspiração para a sua empresa e esteja um passo mais perto da resposta para a pergunta: como ser um empreendedor de sucesso?
Para ter uma visão de negócio, comece por você. Quais são seus objetivos, sonhos e como deseja entregar valor ao mundo? Como o seu negócio se alinha à sua forma de ver a vida? Essa é uma etapa que será a fundação da sua empresa.
Não apenas decida isso, mas saiba compartilhar. Uma excelente ideia é começar escrevendo, mesmo que seja inicialmente apenas para você. Nessa escrita, oriente a visão para o futuro, seja autêntico e específico. O que deseja oferecer e como? Pense na necessidade das pessoas ao seu redor também, é claro.
Instinto, intuição ou qualquer outro nome que você queira dar. Por mais que o sucesso dependa de um planejamento e gestão estratégicos que passem pela racionalidade, esse elemento mais subjetivo também é fundamental. Isso é válido tanto para o início, com aquela ideia que insiste, quanto para as pequenas decisões tomadas ao longo do caminho.
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EXPERIMENTE AGORADefinitivamente, o sucesso de uma empresa não está apenas nas mãos do dono, mas de diversas pessoas. Não importa a sua capacidade ou o quanto você acredita nela, é necessário ter espaço para a vulnerabilidade. O que isso quer dizer?
Ser vulnerável é uma forma de se conectar melhor com as pessoas. Como um empreendedor, seja claro com aquilo que você não é capaz de fazer e permita que o outro tenha espaço para contribuir no seu sonho.
A procrastinação pode acabar "esfriando" as suas ideias. Você tem uma ideia que parece boa, mas está em dúvidas se vai dar certo? Tome os primeiros passos e teste. Toda experiência, no final, será válida, afinal, o que mais vemos são histórias de grandes personalidades que começaram do básico. O primeiro emprego do Silvio Santos, por exemplo, foi camelô, vendendo simples produtos, como capas de plástico.
Nem sempre isso é fácil, mas encontrar um mentor que trará dicas diretas a partir da experiência prática pode mudar seu jogo. Seu crescimento pessoal e conhecimento tomarão outras proporções. Algumas formas para encontrar um mentor:
Comunidades online e redes sociais.
Conversar diretamente com alguém do seu segmento. Você pode, inclusive, oferecer seu trabalho em troca do aprendizado.
Reuniões, palestras, workshops.
Reduzir custos é fundamental para a durabilidade de um negócio. É importante ter um excelente planejamento, incluindo um orçamento mental exato. Outras formas de diminuir gastos é recorrer a freelancers, definir suas prioridades, aproveitar a tecnologia e automatizar o que for possível. Como um empreendedor, esteja atento aos impostos também: existem diversas formas legais e honestas de evitá-los.
Uma dica óbvia, mas é fundamental ter em mente que pessoas que têm sucesso no empreendedorismo acabam sacrificando outras partes da vida. No início do caminho, principalmente o tempo de lazer e as relações pessoais podem ficar em segundo plano.
Mas, não adianta ir para o extremo oposto. Seu bem-estar é fundamental para manter o foco no empreendimento.
Nunca é demais relembrar aquilo que já se tornou um clichê: o que, por quê, onde, quando, quem e como? Como empreendedor, estabelecer uma estratégia para a sua loja, empresa ou organização é uma recomendação imprescindível.
No artigo 10 passos para criar um plano de negócios de vendas online, por exemplo, você confere um guia útil para diversos segmentos.
O mercado é capaz de provar constantemente que nossos pensamentos estão equivocados. Por isso, além de utilizar a intuição e sua personalidade, apoie-se nos dados.
Como um empreendedor, saiba onde e como coletar os dados, analisá-los e estabelecer um planejamento para lidar com eles.
Ao contrário do que muitos pregam, não existem soluções de um dia para o outro. Mesmo as grandes inovações precisam de um tempo maior para serem aceitas. Dependendo do seu ramo, os resultados podem vir em um prazo ainda mais longo.
Otimizar tempo, custos e acelerar resultados: são o que ferramentas para melhorar o seu negócio podem trazer. Algumas soluções, como a Bitrix, são capazes de atender a diferentes tipos de empreendedores e empresas.
Um empreendedor que busca o sucesso precisa correr riscos. Principalmente quando os resultados desejados não acontecem ou as coisas parecem muito nebulosas, é bom analisar se você realmente já fez tudo que é possível. Tentar novas técnicas, equipamentos e recursos pode retomar os trilhos de um negócio.
Grandes empresas como a Apple utilizam o recurso de análise SWOT (ou FOFA, em português) para identificar características positivas e negativas de uma situação ou pessoa. Em um quadro simples com 4 fatores, você precisa definir, com clareza:
Strength (Força).
Weaknesses (Fraquezas).
Opportunities (Oportunidades).
Threats (Ameaças).
Principalmente quando se está criando algo novo, a tendência é que outras pessoas julguem e dêem opiniões não muito qualificadas. Por isso, uma das habilidades mais importantes para um empreendedor é ser capaz de filtrar toda essa negatividade que aparece. Mas, isso não quer dizer que você deve ignorar feedbacks.
Ouvir pessoas que têm experiência no seu segmento de negócio é uma ótima forma de progredir, repensar as últimas etapas e os próximos passos. Porém, também é válido ouvir dicas de empreendedores que estão em outro ramo. Identificar, acolher e filtrar as diferenças é uma parte importante na gestão do negócio.
Nada de limitar o estudo à leitura, é claro. Entretanto, essa com certeza é uma parte importante. Existem livros para os mais diversos temas no empreendedorismo. Mas, você pode (e deve, principalmente sendo um empreendedor) tentar outras formas de estudo: vídeos, palestras, filmes, aulas, cursos e muitas outras opções.
Nossa primeira dica foi ter uma visão clara. Nela, sua meta também está presente, de certa forma. Entretanto, é fundamental sempre definir um objetivo, seja mensalmente, anualmente etc. Você pode fazer isso coletivamente, criando um verdadeiro pacto em direção ao sucesso.
Antes de continuarmos nossa lista, fazemos uma pequena pausa para dizer que, a partir daqui, você confere dicas para negócios diretamente de Steve Jobs.
Isso virou uma campanha de marketing importante na história da Apple e teve inspiração direta de Steve Jobs. Incluindo nomes como Pablo Picasso e Albert Einstein no comercial, a empresa se destacou justamente por inovar e trazer a diferença para o mercado.
Steve Jobs sempre foi muito claro em sua forma de lidar com negócios: ele não vendia computadores, mas vendia ferramentas para melhorar a vida e o potencial das pessoas. Por isso, procure encontrar o diferencial e o que torna sua marca única. Um dos principais pontos de um marketing eficaz.
Em uma das clássicas falas de Steve Jobs, ele diz "ser tão orgulhoso das ideias que não colocou em prática quanto das ideias que colocou". Quando se trata de negócios de sucesso, você precisa aprender a dizer não. Seja para as próprias ideias, pessoas ou outras coisas. Selecione bem, é o que o grande empreendedor diria para você agora.
Para encontrar um meio de vender sonhos, você precisa saber como apresentá-los às pessoas. Aí entra uma parte fundamental para ser um empreendedor de sucesso: saber se comunicar e engajar as pessoas. Essa é uma das habilidades totalmente treináveis e úteis para qualquer setor.
O grande cofundador da Apple diz que "a única forma de fazer um trabalho de sucesso é amar o seu trabalho". Por isso, se você gosta da sua área de atuação, é bem mais provável que tenha motivação para sustentar o negócio a longo prazo.
Agora, continuaremos nossas últimas dicas de empreendedorismo com aprendizados compartilhados por Bill Gates.
Como falamos acima, ser vulnerável é uma parte importante. E, para pedir ajuda, você precisa assumir que precisa de outra pessoa para ser um melhor empreendedor. Não precisamos dizer que a vergonha de pedir ajuda é inaceitável, certo?
Bill Gates sabia como criar uma cultura empresarial de sucesso e aplicou isso em seu negócio. O empreendedor focou não apenas em selecionar as pessoas certas para a empresa, mas em permitir que elas participem das decisões e trouxessem sua criatividade para o meio de trabalho. Aqui, a habilidade de delegar é fundamental.
Para o grande empreendedor de sucesso e fundador da Microsoft, as pessoas agem quando duas coisas se combinam. É quando alguém é capaz de expor seus problemas, como se os espelhassem, e ao mesmo tempo oferecer as soluções para eles.
Em muitos momentos, sequer nós mesmos sabemos os problemas que temos. Você, como empreendedor, é o responsável por desvelar isso.
Uma frase dita pelo empresário de sucesso que mostra sua visão sobre negócios. Saber aceitar feedbacks dos clientes é uma estratégia eficaz para um aprendizado sólido nesse caminho.
Não apenas aceitar reclamações, mas promover e facilitar o contato dos clientes com o seu negócio é fundamental. Para o fundador da Microsoft, quem prioriza o atendimento ao cliente está um passo à frente nesta conta.
Celebrar as pequenas conquistas durante o caminho, mas também entender que certo número de falhas é inevitável. Utilize o fracasso como um companheiro e a fraqueza como uma potencial força futura.
Encontrar ferramentas de automação de negócios será uma parte fundamental na sua carreira e negócios. Porém, o fundador da Microsoft alerta com clareza: cuidado ao automatizar processos ineficazes. Por exemplo, lançar um anúncio com altos valores para um público-alvo mal definido.
O criador da Microsoft tem um estilo de vida bastante característico. Um dos principais elementos dele é a curiosidade. Procure aprender sobre diferentes assuntos e jamais limite o seu mundo. Adquirir conhecimento e leitura, mas também procurar viver novas experiências constantemente.
Nesse texto, reunimos dicas de diversos empreendedores de sucesso e citamos algumas frases ditas por eles próprios. Após essa leitura, você está municiado para começar ou alavancar o seu negócio.
Utilize cada conselho de forma sábia, e lembre-se de dar um passo de cada vez. E, que tal dar o próximo passo de forma mais acelerada? Quer entender como otimizar seu empreendimento?
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EXPERIMENTE AGORASe quer saber como ser empreendedor, você apenas precisa escolher uma ideia e oferecê-la ao mundo. Agora, se quiser ter sucesso, confira as 30 dicas que selecionamos acima.
É difícil selecionar apenas 5 empreendedores do Brasil, pois existe uma série de nomes nos quais você pode se inspirar. Cinco deles são: Luiza Helena Trajano, Abílio Diniz, Fabiana Salles, Roberto Nogueira e Antonio Luiz Seabra.
Para começar do zero, inicie com uma boa ideia, que tenha um público suficiente e específico. Na sequência, desenvolva um plano de negócios e confira outras dicas que reunimos aqui.
Alguns dos negócios mais lucrativos são nos setores de alimentação, saúde, beleza e bem-estar. Entretanto, para ter lucro, não foque em descobrir o melhor setor de todos, mas o melhor setor para você.