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6 dicas simples para uma gestão eficaz de equipe

Ariane Jaeger
11 de abril de 2021
Última atualização: 21 de junho de 2024

A gestão de equipe é um dos aspectos mais importantes para atingir os objetivos de um projeto. Independentemente se a sua equipe é remota ou presencial, é importante que você saiba como geri-los de forma harmoniosa e eficiente.

Tendo isso em consideração, nós preparamos um pequeno guia com 6 dicas de como fazer a gestão de uma equipe eficientemente.

O que é gestão de equipe?

A gestão de equipe pode ser entendida como a forma que uma empresa ou organização coordena as atividades de um grupo de pessoas. Nesse sentido, quanto melhor for gestão desses indivíduos, maior é a chance dos objetivos em comum serem atingidos.

Existem muitos obstáculos envolvidos no processo de gestão de equipes. Por isso, seguir algumas dicas e boas práticas pode ajudá-lo a superar as dificuldades que limitam uma gestão de equipe eficiente.

Como fazer a gestão de uma equipe?

Para gerir uma equipe, você precisa ser um bom líder. Entretanto, isso não é algo que não pode ser aprendido com o tempo e as experiências profissionais. Além disso, você pode sempre melhorar vários aspectos do gerenciamento de equipes. Confira algumas dicas que selecionamos que podem fazer a diferença para você.


1. Mantenha um canal de comunicação aberto

Primeiramente, é indispensável que você mantenha uma comunicação estável com o seu time. Ou seja, como um gestor, você deve estar disponível para responder as suas dúvidas, ajudá-los e receber sugestões sobre o projeto.

O seu objetivo durante a gestão de equipe é proporcionar um ambiente em que todos se sintam à vontade para expor as suas opiniões. Desse modo, a sua equipe estará confiante para comunicar as suas ideias.

Para a gestão de equipes remotas, você pode fazer uso de diversas ferramentas de comunicação. Por exemplo, se você usa um software CRM como o Bitrix24, você tem recursos de bate-papo e videoconferência gratuitos, bem como um sistema de gestão de equipes.

Já em caso de equipes de trabalho primariamente de escritório, deve-se manter a comunicação cara a cara.

2. Dê feedback aos membros da equipe

Além de manter um canal de comunicação aberto, é importante que você forneça feedback para os membros da sua equipe. Os feedbacks são fundamentais para que a sua equipe de trabalho possa se desenvolver e melhorar nas suas áreas.

Como um gestor de equipe, você precisa definir um momento semanal para os feedbacks sempre que for apropriado. Tanto elogios como críticas construtivas são bem-vindas nesse momento.

Entretanto, seja razoável com as críticas para não criar atritos com a equipe. Um bom gestor consegue apontar inconsistências no trabalho do seu time de forma amigável e inofensiva.

3. Delegue as tarefas sabiamente

A delegação de tarefas é outro aspecto importantíssimo da gestão de equipe. Basicamente, ela é um indicador do quanto você confia no seu time. Fazer tudo você mesmo nunca é uma opção. Por isso, você precisa selecionar os membros mais capacitados do seu time para realizar as tarefas. 

Às vezes é um pouco difícil abrir mão de uma tarefa que você esteve diretamente envolvido desde o começo. Entretanto, essa possessividade é algo que não deve fazer parte da personalidade de alguém responsável pela gestão de equipe.

Ao passo que as tarefas de um projeto aumentam e se tornam mais complexas, é impossível não delegá-las. Portanto, o melhor que você pode fazer é certificar-se de entregá-la nas mãos da pessoa certa e acompanhar o seu andamento.

Após delegar as tarefas, você deve acompanhá-las de perto. Obviamente, você deve confiar no seu time, mas sempre certificando-se que tudo está andando como o planejado para evitar quaisquer imprevistos.


4. Demonstre entusiasmo com o projeto

Uma coisa é inegável: Pessoas com bom humor contagiam as outras. Em outras palavras, a chave para o sucesso de um projeto é uma equipe capacitada e motivada. Nesse sentido, a positividade faz toda a diferença no ambiente de trabalho.

Ainda que você não seja uma pessoa muito positiva, evite ao máximo expor a sua negatividade acerca do projeto com o seu time. Ainda assim, as críticas construtivas e preocupações com as tarefas são sempre bem-vindas.

Durante as etapas de execução de um projeto, existirão muitas ocasiões difíceis. Fracassos e experiências mal sucedidas fazem parte da vida profissional, entretanto nesses momentos o que o seu time menos espera é que você seja negativo.

Portanto, encontre maneiras de manter uma atitude primariamente positiva e entusiasmada com os aspectos do projeto.

5. Use ferramentas de colaboração simultânea

As ferramentas de gestão de equipe e colaboração são indispensáveis na sua vida como gerenciador de equipes. Por isso, fazer uso dessas ferramentas é fundamental para manter o time em sintonia e atualizado do que está acontecendo.

Há uma vasta gama de ferramentas que facilitam a colaboração. Igualmente, se você usa um CRM como o Bitrix24, tudo o que você precisa já está incluído. Por exemplo,  armazenamento e calendários compartilhados entre todos os membros da sua equipe, bem como um sistema para controle e gestão de equipes externas.

6. Gerencie o tempo eficientemente

A gestão de tempo é um fator diretamente impactante no desempenho de qualquer projeto. Ao ligar com um grupo de indivíduos, administrar o tempo de todos eles pode ser um grande desafio.

Por isso, para facilitar a sua vida, é interessante usar uma ferramenta de gestão de tarefas. Eles permitem que você defina quem deve fazer quais tarefas, as datas de entrega e possa acompanhar os resultados. A longo prazo, você terá estatísticas e métricas bem detalhadas para mensurar o seu sucesso na gestão de equipe.

Qual o papel de um gestor de equipe?

Um gestor de equipe possui um papel fundamental para o sucesso de um projeto. Podemos fazer uma analogia ao papel de um maestro em uma sinfonia. Nesse sentido, ele deve coordenar de forma harmoniosa as atividades realizadas pelo seu time.

Em um ambiente de trabalho remoto, ele é ainda mais necessário. Afinal, a gestão de equipes remotas se torna um desafio maior pela distância entre os membros do time. Enfim, é o papel de qualquer bom gestor coordenar o seu time eficientemente rumo ao sucesso.

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