Ter eficiência na gestão logística é essencial em meio a um mercado tão competitivo. Então, de que maneira transportadoras e empresas podem garantir entregas ágeis e com qualidade, organizando seus processos com mais facilidade? Acelere o seu desempenho e gestão de logística com as dicas que trouxemos logo a seguir!
O que é gestão de logística?
Dentro da cadeia de suprimentos, a gestão logística é uma área responsável por implementar, planejar e coordenar fluxos de envios – em conjunto com o devido armazenamento dos bens, estoques ou matérias-primas.
Alcançar eficiência de logística é quase que uma necessidade. Afinal de contas, o processo leva a redução de custos, melhor posicionamento de mercado e aumento da satisfação a nível de usuário.
Listamos os principais benefícios em obter eficiência na gestão logística logo a seguir:
· Maior organização dos processos;
· Redução de custos;
· Otimização de etapas;
· Aumento da margem de lucros;
· Maior nível de satisfação e fidelização de clientes;
· Melhor reputação e posicionamento de mercado;
· Benefícios com relação à concorrência.
Alcançar eficiência na indústria de logística é indiscutível, mas requer uma visão multifacetada. Abaixo, confira 6 maneiras de alavancar os processos e garantir os benefícios na prática:
O comércio eletrônico nunca esteve tão em alta. Para acompanhar as necessidades do momento, é preciso tornar o gerenciamento de estoque mais eficiente. Agregue dinâmica ao processo com inventários atualizados em tempo real, previsão de demanda/comportamento do consumidor e controle de atividades envolvendo logística reversa.
Ter tudo documentado e disponível rapidamente, on-line, fará com que sua empresa alcance eficiência na gestão logística, satisfaça os clientes e fique à frente dos concorrentes. A eficiência na indústria de armazenamento não é impossível de alcançar, basta ter tudo registrado e estruturado.
Em termos de operações, a logística atua de uma ponta a outra da empresa, atuando com a aquisição, armazenamento e entrega de produtos. Uma das principais maneiras de conquistar eficiência na gestão logística é organizar os processos internos da própria companhia.
Tenha o controle total para atender aos pedidos, planejar demanda e abastecimento e manter todos os dados interligados. Até porque não adianta pensar em uma rota inteligente se o armazém não estiver bem coordenado. Use a tecnologia a seu favor e mantenha tudo bem administrado com a ajuda do Bitrix24.
Para ter maior eficiência no trabalho e na execução das operações, as equipes devem estar bem coordenadas. Quando o time está bem capacitado, há aumento da produtividade e alcance de excelentes resultados. Portanto, os operadores devem estar plenamente prontos para realizarem as suas atividades.
Além de promover treinamentos e deixar todos bem-informados sobre as suas funções, gerencie o time e instigue a colaboração de toda a equipe. Lembre-se, ainda, que a administração logística envolve mais de uma atribuição. Por isso, funções de marketing, finanças, manufatura, TI e vendas devem atuar interligadas.
Além de auxiliar como sistema de gerenciamento, o Bitrix24 é uma plataforma colaborativa que permite a comunicação em tempo real, gestão de tempo e calendários, compartilhamento de documentos e organização de tarefas e projetos. Assim, sua equipe pode trabalhar a partir de um único ambiente on-line, até pelo celular!
Quer garantir eficiência na gestão logística? Então você deve pensar de forma estratégica sobre o planejamento de rotas de entrega. Quando as rotas são pensadas de forma estratégica, toda a rede de envolvidos têm a ganhar. Isso vai desde a transportadora e a empresa contratante até chegar ao cliente final.
A roteirização logística reduz custos e avarias, soma pontualidade, preservação da mercadoria e maiores índices de satisfação de clientes. Empresas modernas vêm adotando o planejamento das rotas de entrega para uma gestão de logística eficiente. Por que não fazer o mesmo?
Tenha em mente, ainda, que é possível explorar a combinação entre diferentes modais de transporte, chegando mais longe com o seu time!
Será que os processos adotados pela sua empresa estão condizentes com a nova realidade de mercado? Para se sobressair e garantir eficiência na indústria de transporte, não basta olhar apenas para as rotas e entregas.
Áreas como CRM, TI, do operacional em si e finanças devem atuar de forma conectada. Ter transparência e uma boa comunicação entre diferentes setores, garantindo estratégias conjuntas, levará a melhoria dos processos e maior eficiência na gestão logística.
Será que todas as operações da companhia estão sendo abordadas de forma otimizada? Existe alguma etapa refém de desperdícios ou avarias em excesso? Há algo no qual a redução de custos pode ser aplicada – sem perder a qualidade? Será que é possível atuar integrando diferentes modais?
Constantemente, você e sua equipe deverão estar analisando suas ações e encontrando pontos de melhoria. Embora a revisão da malha logística demande tempo, ela pode resultar em ganhos incríveis de eficiência para a companhia.
A todo o momento, reveja suas operações, mensure os resultados (aplicando KPIs), teste estratégias inovadoras e esteja pronto para se adaptar ao mercado. Afinal, times que estão prontos para pensar de forma ágil em meio a mudanças ou instabilidades são capazes de se sobressair e se manterem firmes mesmo em cenários difíceis.
Atingir a eficiência na gestão logística pode não ser fácil, mas também não é impossível. Vários cases de sucesso mostram que, com esforço, organização e trabalho em equipe, é totalmente viável chegar a níveis ideais de operação.
Através do planejamento, mapeamento de rotas e custos, capacitação da equipe, gestão de estoque, armazenagem e coordenação dos processos internos, é possível chegar lá.
Para que sua empresa atinja o máximo de eficiência logística, não basta apenas enxergar a cadeia de suprimentos. Organize cada etapa do processo com a ajuda do Bitrix24 e garanta redução de custos, aumento da produtividade, maior satisfação do cliente e colaboração em equipe. Cadastre-se hoje e aproveite todas as vantagens.