Com a explosão de popularidade de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT e o Midjourney, as IAs tornaram-se o assunto principal da internet por semanas. Muito se discutiu sobre a capacidade e as possibilidades que ferramentas como estas poderiam trazer para quem soubesse como utilizá-las corretamente, já que nos apresentaram conceitos vistos apenas em filmes de ficção científica.
Mesmo que essas ferramentas ainda sejam utilizadas pela maioria para fins de entretenimento e arte, não demorou muito para que grandes empresas e empreendedores iniciassem uma jornada em busca das possibilidades que essas ferramentas de inteligência artificial poderiam criar para os seus negócios.
O que temos agora é um mercado próspero que não para de crescer. Basta uma pesquisa simples no Google para encontrar centenas de ferramentas focadas em diferentes partes de negócios. No entanto, muitos empreendedores e gerentes ainda estão céticos sobre a utilização de IA, o que é completamente plausível, já que é uma ferramenta com grandes promessas e pouco tempo de existência.
Para desmistificar um pouco dessa desconfiança, trouxemos aqui neste artigo tudo o que você precisa saber sobre inteligência artificial e um apanhado das principais formas que você pode utilizar uma inteligência artificial para tornar o seu negócio mais eficiente e até lucrativo.
A inteligência artificial é um dos campos de estudo da ciência da computação. Este campo desenvolve hardware e software projetados para coletar e processar informações, aprender, realizar tarefas definidas e até mesmo tomar decisões como um ser humano.
Uma inteligência artificial, dependendo de seu tipo, pode avaliar determinados cenários coletando dados e processando-os para tomar decisões e até aprender, aprimorando assim seu processo decisório.
Portanto, podemos dizer que uma inteligência artificial pode agir como um humano no processo decisório, com duas grandes vantagens sobre nós: a primeira é que não processam emoções, e a segunda é que possuem uma capacidade muito maior de armazenamento de dados, que podem ser processados no momento da decisão, calculando os cenários possíveis e aprendendo com eles por meio do machine learning.
Dessa forma, uma inteligência artificial pode tomar decisões mais eficientes e rapidamente do que um ser humano. Ao compreender isso, podemos imaginar que existam infinitas possibilidades e funções que uma inteligência artificial pode executar.
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EXPERIMENTE AGORADiferentes versões de inteligência artificial têm existido desde o início. Vamos explorar quais são e como cada uma delas funciona:
A IA limitada representa o primeiro estágio em todas as pesquisas e testes neste campo. É uma IA com capacidade de armazenamento limitada, restrita apenas ao seu código. Como resultado, pode executar somente tarefas específicas em resposta a estímulos detalhadamente programados.
Este é o tipo mais comum encontrado em diversas ferramentas e plataformas online. Trata-se de uma versão aprimorada da IA limitada, com capacidade para armazenar e processar dados. A partir dessas capacidades, ela consegue aprender e tomar decisões baseadas nos dados processados.
Aqui, temos um tipo de inteligência artificial ainda em desenvolvimento, sem exemplos práticos em funcionamento. Esta IA é modelada com base na mente humana, incorporando nossas características principais, como processamento e armazenamento de emoções e memórias, além de tomada de decisão baseada nesses dados, semelhante ao cérebro humano.
Este representa o nível máximo imaginável para uma inteligência artificial, algo presente apenas em filmes de ficção científica: a IA de autoconhecimento. Essa IA seria capaz de sentir emoções, ser consciente de sua própria existência e desenvolver um nível intelectual próximo ou superior ao de um cérebro humano.
Todo empreendedor e gerente está constantemente em busca de maneiras de tornar seu negócio mais eficiente, utilizando os mesmos recursos ou até menos, visando a redução de custos por meio da incorporação da inteligência artificial no dia a dia.
Afinal, o objetivo de qualquer negócio é alcançar a máxima eficiência e obter resultados positivos. Estamos vivendo em uma era em que a inovação tecnológica atinge níveis impressionantes, capazes de facilitar, automatizar e aprimorar cada processo dentro de uma empresa.
Com uma simples pesquisa, é possível encontrar centenas de ferramentas de IA com diversas funções. Cada uma delas oferece um potencial de eficiência distinto para os diferentes setores da sua empresa. Imagine a possibilidade de automatizar processos de atendimento e tarefas burocráticas e repetitivas. Quanto tempo seria economizado para que você possa se dedicar a decisões estratégicas cruciais?
A utilização de ferramentas de IA torna esses cenários totalmente possíveis, permitindo que a empresa otimize seus processos, torne-os mais ágeis e evite a perda de tempo com tarefas repetitivas. Ao explorar a fundo as ferramentas de inteligência artificial disponíveis, qualquer gerente compreenderá as possibilidades e como cada uma pode se integrar eficientemente ao seu negócio.
Considerando todas as possibilidades para a implementação de ferramentas de inteligência artificial em seu negócio e levando em consideração os principais processos vitais para o seu funcionamento, selecionamos as cinco melhores formas de aproveitar soluções de inteligência artificial. Acompanhe:
Principalmente para empresas que lidam com uma alta demanda de atendimento a possíveis clientes e clientes estabelecidos, as ferramentas de IA podem ser a solução ideal para suporte e atendimento. Os chatbots representam a forma mais comum de inteligência artificial utilizada para essa finalidade, pois podem oferecer atendimento aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Essas ferramentas de IA podem ser configuradas com informações relacionadas às perguntas mais frequentes sobre a empresa e seus produtos, permitindo respostas eficientes e rápidas aos clientes. Além disso, podem funcionar como triagem, direcionando os clientes para os departamentos específicos de acordo com a natureza de seus problemas.
Um exemplo prático do uso de inteligência artificial são os grandes eventos que já adotam chatbots ou assistentes virtuais para lidar com uma alta demanda de usuários solicitando atendimento simultaneamente. Essa demanda exigiria um grande número de atendentes, mas a implementação dessas ferramentas permite que a empresa economize em contratações, tornando-se mais eficiente, uma vez que essas ferramentas podem realizar atendimentos rápidos e precisos.
As áreas de marketing e vendas trabalham em conjunto incessantemente para aumentar a receita da empresa e direcionar um número cada vez maior de clientes até o processo final de venda. Esses setores são cruciais para a empresa e são altamente indicados para automação e implementação de ferramentas de inteligência artificial que possam oferecer suporte.
Os setores de marketing e vendas, por natureza, envolvem uma série de processos repetitivos e burocráticos que podem ser otimizados por meio da automação. Além disso, lidam com uma quantidade significativa de dados, que podem ser analisados por inteligência artificial para fornecer insights valiosos.
Nesses dois setores, a seguir, vamos explorar as principais áreas e processos que podem se beneficiar da implementação de inteligência artificial, destacando como isso pode resultar em maior eficiência. Veja:
A prospecção é frequentemente destacada por gerentes e empreendedores como um dos processos mais desafiadores para executar e gerenciar. Nesta etapa, a empresa emprega um processo de pesquisa e contato com todos os possíveis clientes que se alinham ao perfil principal de consumidor de seus serviços.
Esse processo envolve a captação e análise de dados, bem como o contato via e-mail com possíveis clientes ou leads. Se feito manualmente, pode consumir significativo tempo e recursos financeiros da empresa. A utilização de uma ferramenta de inteligência artificial nesta fase é quase obrigatória, pois pode automatizar todos os canais de prospecção, organizar os dados, segmentar os clientes e até mesmo entrar em contato com o texto de vendas ideal para o perfil de consumidor específico.
O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, representa um banco de dados crucial para qualquer negócio, contendo informações de contato via e-mail e interações dos clientes com a empresa. O objetivo principal é facilitar e proporcionar um atendimento aprimorado aos clientes, utilizando seus dados para oferecer soluções personalizadas de acordo com suas necessidades.
Um dos benefícios da inteligência artificial nesse contexto é a sua utilidade em diversos setores da empresa e sua capacidade de lidar com grandes volumes de dados. Isso pode ser otimizado com o uso de uma ferramenta adequada, como a integrada na Bitrix24, que conta com mais de 12 milhões de empresas cadastradas e utilizando a ferramenta, clique e saiba mais.
No processo de vendas, diversas atividades são identificadas como burocráticas e repetitivas, consumindo o tempo do vendedor. Uma das vantagens da inteligência artificial é sua capacidade de automatizar esses processos e processar dados de vendas. Quando combinada com o CRM, a inteligência artificial pode oferecer sugestões de vendas para clientes que possam precisar do produto, além de insights organizacionais que simplificam a vida do vendedor, tornando-a mais eficiente.
Assim como no setor de vendas, a área de marketing possui diversos processos que podem ser facilmente automatizados por uma ferramenta de inteligência artificial. A empresa pode se beneficiar da segmentação de discursos de vendas, disparo automáticos de e-mails e até insights de eficiência que uma ferramenta completa de IA pode oferecer.
Um dos principais objetivos de qualquer empresa é encontrar maneiras de tornar seus processos e decisões mais eficientes. Dado que o mercado está sempre em evolução, os gerentes precisam constantemente avaliar a situação de cada setor que estão responsáveis, buscando entender o que pode ser aprimorado e como. Isso requer uma perspectiva inovadora para gerar novas ideias.
No entanto, esse processo de avaliação é complexo e demanda muito trabalho, pois os gerentes devem analisar cada processo individualmente. Essa situação pode ser solucionada com a integração de inteligência artificial aos sistemas da empresa, como o próprio CRM. Ao avaliar todos os dados armazenados, a IA pode analisá-los de acordo com os processos de cada setor, fornecendo insights valiosos sobre o que pode ser melhorado e como implementar essas melhorias.
Um dos principais desafios enfrentados por negócios de todos os tamanhos é a perda de tempo e energia em processos repetitivos e burocráticos essenciais para o bom funcionamento da empresa. Muitas vezes, a contratação de um ou mais colaboradores é necessária para lidar com tarefas simples, mas repetitivas, que precisam ser realizadas em diferentes áreas da empresa.
A automação de processos por meio de ferramentas de inteligência artificial já não é mais uma novidade e representa uma das principais vantagens dessa tecnologia. Diversas empresas já integraram ferramentas em seus sistemas para aumentar a eficiência operacional. Com uma ferramenta de IA gerenciando esses serviços, a empresa pode se tornar mais eficiente e ágil, reduzindo custos sem comprometer sua receita.
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EXPERIMENTE AGORAPor último, mas não menos importante, temos as ferramentas de IA que podem não apenas armazenar, processar e controlar os dados e informações do negócio, como também podem entregar acesso organizado para todos os setores da empresa.
Estas ferramentas facilitam muito diversos processos gerais em todos os tipos de negócios, já que entregam as informações com facilidade e também organizadas para que o setor a utilize imediatamente.
Além dos tipos mencionados, existem outros dois tipos importantes de inteligência artificial:
IA reativa: este tipo de IA é projetada para executar tarefas específicas sem a capacidade de aprender com experiências passadas. Sua atuação é limitada ao conjunto de instruções programadas e não envolve aprendizado contínuo ou adaptação.
IA de memória limitada: essa abordagem permite que a IA aprenda com experiências passadas até certo ponto, mas não retém conhecimento a longo prazo. Ela utiliza informações recentes para tomar decisões, mas não mantém uma memória extensa de eventos anteriores.
A IA traz uma série de benefícios em empresas, como a automação de processos, análise e organização de dados, compartilhamento acessível de informações e um dos pontos positivos da inteligência artificial é que pode oferecer até segmentação de clientes.