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7 dicas essenciais para gerenciamento de clientes remoto eficaz

Ariane Jaeger
21 de outubro de 2021
Última atualização: 21 de junho de 2024
Empresas mais modernas já perceberam que não é preciso ter um escritório físico para trabalhar. Mas, atuar digitalmente soma diversos desafios quando o assunto é o gerenciamento de clientes remoto – já que é preciso vencer distâncias físicas para gerar a satisfação do consumidor mesmo on-line.

Pensando nisso, confira algumas dicas que poderão ajudá-lo a gerenciar clientes remotamente, com alta qualidade. 

As melhores dicas para a gestão remota de clientes

Facilmente aplicáveis no dia a dia, tais dicas farão toda a diferença no seu gerenciamento de clientes remoto – onde quer que o consumidor esteja. Acompanhe já! 

1. Antes de tudo: conheça bem o seu cliente

A primeira dica que trouxemos para um gerenciamento de clientes remoto eficaz é: saber com quem você está lidando. Tal dica está relacionada com uma estratégia de fidelização de clientes que foca em conhecer e estabelecer uma relação pessoal com o consumidor.

Principalmente com a expansão do ramo digital, muitas vezes a relação entre empresa-cliente pode se tornar um pouco fria. Mas quando o consumidor percebe que a companhia se preocupa com ele e entende suas necessidades, isso gera um enorme diferencial.

Em muitos casos, serão diversos clientes com os quais se preocupar. Para evitar deixar passar qualquer detalhe, é recomendado manter armazenado dados e informações relevantes sobre cada cliente. Então, um sistema de gerenciamento de cliente como o Bitrix24 pode ajudar.

Desta maneira, quando for prestar um atendimento, você e sua equipe se lembrarão com mais clareza sobre cada situação em particular.

2. Cumpra com os prazos

Quando se lida com o relacionamento junto ao cliente, uma das piores condutas pode ser deixá-lo esperando ou não cumprir com aquilo que foi combinado. Ambas as partes merecem seriedade, portanto, é essencial garantir o cumprimento de prazos para com o seu cliente.

O gerenciamento de clientes remoto requer alta pontualidade. Afinal: se você começar a deixar o cliente frustrado por perder prazos e condições, aumentará ainda mais a distância entre você e ele.

Como a rotina por si só já é bastante agitada, certifique-se de manter todos os compromissos coordenados em apenas um lugar. Utilizar um calendário on-line para se organizar pode ser uma excelente saída para coordenar prazos e cumprir com tudo aquilo que foi combinado. Assim, você evita gerar insatisfação, más avaliações e deixar o outro esperando. Além, claro, de correr o risco de perder um cliente.

3. Esteja disposto a atendê-lo de forma eficiente


Empatia e paciência fazem parte das habilidades que qualquer profissional deve desenvolver se deseja lidar com clientes. No gerenciamento de clientes remoto, então, é ainda mais importante garantir um atendimento de qualidade (atuando de forma cordial e empática).

Coloque-se à disposição do consumidor para compreender seus anseios, tirar suas dúvidas e solucionar suas problemáticas. Quanto mais eficiente for a sua prontidão e vontade em atendê-lo, maiores as chances de sucesso em atraí-lo e fidelizá-lo. 

4. Estabeleça uma ótima comunicação

Criando um gancho com a dica anterior, a comunicação se mostra parte do processo de atração, fidelização e, sobretudo, gerenciamento de clientes remoto. Independente da relação, seja ela pessoal ou profissional, um processo comunicativo de qualidade é imprescindível.

Ainda, é importante ter em mente que cada cliente terá uma forma preferencial para a comunicação. Durante a gestão e atendimento remoto, alguns irão preferir falar só pelo chat (em conversas de texto), outros fazem questão de serem atendidos por vídeo e os demais podem dar ênfase para mensagens de voz.

Deve-se entender as necessidades do cliente em particular e procurar estabelecer um eixo comunicativo que faça sentido para a sua satisfação pessoal. Optar por um sistema de gerenciamento de cliente que tenha soluções de comunicação integradas pode ser uma excelente maneira de reduzir as distâncias – mesmo que seus clientes estejam do outro lado do planeta.  

5. Mensure os resultados constantemente

Em um mundo sujeito a mudanças recorrentes, empresas que mensuram seus resultados estão prontas para agir com prontidão caso necessário. O que permite, sem dúvidas, modificar cenários indesejados.

Ao emitir relatórios constantes sobre o que está acontecendo entre você e seus clientes, torna-se mais simples identificar falhas. E, logicamente, agir antes mesmo de situações desastrosas. Alie o constante monitoramento no funil de vendas e tenha um gerenciamento de clientes remoto ainda mais eficiente.

6. Abra-se para feedbacks e para melhorar o nível de satisfação do cliente

A concorrência de mercado exige atenção especial com relação a satisfação do cliente. E muito mais do que isso: ao atuar remotamente, é preciso garantir que o cliente esteja engajado e feliz com o serviço prestado ou produto oferecido – mesmo que você esteja a quilômetros de distância dele. 

Uma maneira de evitar perder clientes e estimular a melhoria constante é abrir um espaço transparente para troca de feedbacks. Permita que o cliente exponha pontos a serem melhorados e haja sobre tais opiniões, encarando-as como possibilidade de melhoria.


Com as instabilidades sofridas pelo mercado, em praticamente todos os nichos, perder um cliente pode significar muito mais do que uma redução no faturamento mensal. Foque no índice de satisfação de clientes para mantê-los fidelizados e gerar ótimos resultados para sua companhia.

7. Faça uso da tecnologia para o gerenciamento de clientes remoto

Gerenciar clientes remotamente sem fazer uso de tecnologia é praticamente impossível. Atuando com a coordenação de processos on-line, você é capaz de reduzir o trabalho manual e somar ainda mais vantagens. Tais pontos positivos se aplicam, principalmente, em termos de organização e produtividade.

Portanto, vale a pena desfrutar de um sistema de gerenciamento de cliente para te ajudar. Soluções como o
Bitrix24 permitem realizar a gestão remota pensando em cada área. Isso vai desde o controle de agenda e coordenação de e-mail marketing até a central de atendimento ao cliente (omnicanal) e geração de faturas.

Encurte as distâncias ao gerenciar clientes remotamente

Os benefícios de uma boa gestão de clientes vão muito além de aumentar o faturamento ou as vendas. O gerenciamento de clientes remoto permite que sua empresa atue rompendo barreiras geográficas e lucrando a partir de qualquer lugar!

Como vantagens, você ainda garante um melhor conhecimento sobre seu público-alvo, atendimento mais preciso e processos controlados. Sem contar o maior índice de receita por cliente, fidelização e expansão da sua marca.

Para expandir tudo isso a cliques de distância, conte com uma plataforma eficaz. O Bitrix24 oferece uma solução de CRM focada nas reais necessidades do seu negócio, para gerenciar clientes e processos em apenas um lugar. E o melhor de tudo: é grátis. Experimente já!
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O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
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