Marketing orientado a dados
Cadastrar

7 Dicas Para Criar uma Identidade Corporativa Poderosa

Ariane Jaeger
19 de fevereiro de 2024
Última atualização: 20 de junho de 2024

Estar no mercado atualmente exige ter uma identidade corporativa sólida, chamativa e memorável. Afinal, é preciso se destacar entre vários concorrentes, buscando não só nutrir uma autoridade em seu segmento, mas também ser facilmente identificável pelo público.

Nesse sentido, o desenvolvimento de identidade empresarial abrange várias práticas e estratégias distintas. Todas possuem algumas características em comum: focam em criar uma relação de confiança com seus clientes, mostrar que os produtos e serviços são de qualidade e, acima de tudo, expandir sua base de atendimento.

Mas como construir uma identidade corporativa de forma eficiente? Apesar de exigir planejamento e esforço, é algo possível para qualquer organização.

Assim, o texto abaixo mostrará cada passo necessário para quem está construindo identidade de marca. São 7 etapas gerais, com informações que podem ser aplicadas para diferentes setores. Leia com atenção para conhecer os elementos-chave da imagem corporativa.

O que é identidade corporativa e como criar uma de forma eficiente?

Apesar de ser um termo que parece simples, identidade corporativa é um conceito relativamente complexo. Para aplicá-lo em sua organização, é preciso entender o significado do termo, porque é tão importante e qual seu objetivo para com o público.

A identidade corporativa abrange uma série de elementos distintos, incluindo os seguintes fatores:

  • Elementos visuais padronizados, incluindo logos ou marcas da empresa;

  • Os objetivos, visões e valores da organização;

  • Os serviços ou produtos ofertados, em conjunto com os resultados buscados ao oferecê-los ao público;

  • A linguagem corporativa, ou seja, como ela dialoga com seus clientes e com seu segmento

Pense numa empresa consolidada e facilmente reconhecível: sua identidade corporativa será claramente formada pelos fatores acima. Todos eles trabalham em conjunto, de forma que, seja isoladamente, seja ao se deparar com todos, o cliente possa identificar rapidamente sua organização.

1. Defina sua identidade corporativa

Como iniciar a criação da identidade corporativa? Em primeiro lugar, é interessante avaliar sua própria organização, usando informações internas como ponto de partida. Com isso, será mais simples encontrar uma abordagem comum para todos os procedimentos que virão no futuro.

Claro, um grande objetivo deve ser considerado: a impressão que o público terá com suas estratégias de branding corporativo. É preciso ter uma visão sólida de quais objetivos devem ser alcançados nesse sentido.

Um caso em que isso pode ser visto na prática é a nossa própria organização, a Bitrix24. Mais do que oferecer serviços digitais para possibilitar a entrega de serviços e gestão de negócios com eficácia, temos como objetivo o aumento da produtividade e da receita, com uma plataforma SaaS capaz de substituir diversas outras ferramentas.

Além disso, outras questões, como a cultura empresarial, missões existentes e visão defendida, podem ser avaliadas neste momento inicial. Com isso, será possível construir ou aprimorar uma identidade corporativa genuinamente ligada ao que a empresa representa e entrega.

Grátis. Ilimitado. On-line.

O software de gestão de empresas e clientes do Bitrix24 vai te ajudar a criar a identidade necessária para o seu sucesso!

EXPERIMENTE AGORA

2. Desenvolva o design da sua identidade corporativa

Após uma avaliação interna da sua organização, chegará finalmente o momento de pôr as estratégias de branding corporativo na prática. Dessa maneira, o design de identidade corporativa costuma se iniciar justamente pela parte gráfica.

Em outras palavras, aquilo que é visto: os logos que representam a organização e seus serviços, o conjunto de cores utilizadas, as fontes em partes escritas e assim por diante. Também é neste ponto que uma padronização da “voz” da empresa deve surgir. Ou seja, a forma como se comunica interna e externamente.

Mas por que a parte visual e a linguagem utilizada pela empresa são tão importantes? Pois são a primeira forma de comunicação entre a organização e o público.

Por exemplo, uma empresa do ramo alimentício seguirá uma determinada abordagem, como uso de cores quentes e convidativas. Já uma corporação do ramo da saúde pode priorizar aspectos como higiene, sofisticação e assim por diante.

O mesmo vale para a linguagem utilizada. Pense numa loja de roupas focada em consumidores jovens, adeptos dos estilos mais inovadores. Sua comunicação será completamente diferente de, por exemplo, uma organização direcionada a produtos para a terceira idade ou para o público empresarial.

Assim, quem está construindo identidade de marca e aplicar essas dicas poderá conquistar duas coisas muito importantes: uma imagem memorável e que satisfaça ao público.

3. Conecte sua audiência com a história da sua marca

Conectar-se aos seus clientes pode ser algo complicado, mas possível de ser feito melhorando a reputação da empresa. Dentre um dos elementos-chave da imagem corporativa úteis para isso, a história da organização é uma das que costumam dar bons efeitos, desde que bem comunicada.

O objetivo é justamente humanizar a identidade corporativa, dando uma motivação para que o público se identifique com sua empresa. A cultura seguida pela organização também tem um forte papel nessa construção de um bom relacionamento.

Dito isso, não é preciso “criar” uma história que fuja da realidade. Em vez disso, basta responder algumas perguntas simples:

  • Qual foi a motivação para a criação da empresa?

  • Quais são os objetivos, seja de forma geral ou específica?

  • A organização superou algum obstáculo relevante ou teve uma grande conquista?

  • Quais mudanças sua empresa trouxe para o público ou até mesmo para a sociedade?

Aliás, um dos canais principais para veicular a história e cultura da empresa é o site da marca. É interessante ter uma seção exclusiva para isso, mostrando até mesmo declarações de clientes mais conhecidos ou com uma relação mais chamativa. Elementos visuais podem auxiliar, como uma cronologia mostrando os momentos mais relevantes.


4. Alinhe com os valores que você acredita

Uma empresa com missões, valores e cultura bem definidos costuma ser uma empresa com identidade corporativa forte. Mas o que isso significa?

Inicialmente, é preciso pontuar uma questão controversa: abordar questões sociais ou necessidades humanas não são um problema. Tendo a abordagem certa, o efeito será positivo, chamando atenção até mesmo de um público que não conhece ou não é adepto dos seus serviços.

Todavia, antes disso, é preciso alinhar os valores da sua organização com aquilo que seus clientes desejam. Por exemplo, a sustentabilidade é imensamente importante em certos setores. Já em outros, uma busca por sofisticação e exclusividade são mais chamativas.

Basicamente, é preciso entender que clientes costumam buscar consumir produtos e serviços que reflitam aquilo que acreditam. Aliás, é importante demonstrar os valores da empresa com solidez. Demonstrações rasas ou sem esforço podem ter um efeito oposto ao desejado.

Mas como demonstrar tudo isso para o seu público? A identidade corporativa na era digital pode tirar proveito de técnicas modernas de branding empresarial, como divulgação de boas práticas ou metas conquistadas recentemente. Por exemplo, se sua organização recicla todo o lixo produzido internamente, isso pode ser utilizado como uma demonstração da cultura seguida.

5. Concentre-se no atendimento ao cliente e na prosperidade

Acima de qualquer outra dica ou fator, a satisfação do cliente é algo que realmente tem um impacto positivo na construção de uma identidade corporativa. Elevar o padrão dos seus serviços ou produtos resultará em benefícios significativos. Mas não é só isso que importa, já que há algo chamado “experiência do cliente”, que considera a percepção geral do usuário após utilizar um serviço ou produto, incluindo sua impressão do atendimento.

Isso inclui oferecer soluções preventivas para os problemas mais comuns, com um atendimento ao cliente eficiente, intuitivo e acessível. Há muitas ferramentas capazes de proporcionar isso, mas o grande destaque vai para sistemas CRM, ou gestão de relacionamento com o cliente.

Um bom sistema dessa categoria oferecerá não só canais de atendimento, mas várias formas de controlar e monitorar a comunicação com o público. É possível saber a frequência de contato, conferir o histórico de aquisições ou contratos, saber se o atendimento é satisfatório, etc.

Dessa maneira, o desenvolvimento de identidade empresarial será feito não apenas no campo visual ou com investimento na cultura corporativa, mas também com uma impressão positiva de quem é genuinamente cliente. Isso poderá resultar numa imensa solidez e confiabilidade para a sua marca.


6. Evolua e cultive uma identidade comercial consistentemente

Conhece o conceito de manual de identidade corporativa? Basicamente, é um material utilizado como referência para manter o branding da sua organização sempre alinhado, mesmo com novos colaboradores entrando para a equipe. Ele deve ser acessível para quem é contratado e intuitivo o suficiente para não causar confusão.

Assim, é muito importante investir em soluções como essa justamente para manter a consistência de sua identidade corporativa.

Outro aspecto que exige consistência é na implementação e mudança de estratégias. Sendo necessário sempre acompanhar as tendências de mercado, as organizações precisam se esforçar para tomar a dianteira e não perder as características que a fazem única.

Adaptar-se também é algo necessário para manter o contato com sua clientela. Por exemplo, para a maioria dos segmentos, é preciso dar atenção às redes sociais. Em certos casos, organizações até precisaram adotar uma linguagem levemente distinta. Por exemplo, tornando-se mais comunicativa ou informal em canais específicos.

Tudo isso precisa ser implementado seguindo as diretrizes que fazem sua identidade corporativa ser memorável. Por isso, é vital ter referências claras para passos futuros, seja especificamente para novos funcionários ou de forma geral, para novos serviços ou produtos.

7. Avalie periodicamente a identidade corporativa

Com estratégias de branding corporativo já aplicadas, chega uma das últimas etapas: avaliar os resultados obtidos, mensurar quais práticas se mostraram mais proveitosas e manter a estratégia funcionando.

Mas como fazer isso? Um dos principais benefícios de utilizar um sistema de CRM eficiente é justamente ter acesso a vários dados, com ferramentas que permitem analisá-los, compará-los e organizá-los. Dentre eles, é possível ter acesso a:

  • Desempenho em redes sociais, como interações com seu perfil ou postagens;

  • Resultados de pesquisas de satisfação;

  • Pesquisas sobre como os clientes veem sua marca.

Tais dados podem ser utilizados tanto para mensurar o sucesso das estratégias, como para saber para onde direcionar os próximos esforços.

Uma comparação honesta e realista com a abordagem de outras organizações é outra prática útil para avaliar sua identidade corporativa. Por exemplo, o seu esquema de cores está condizente com as tendências modernas de design? A linguagem utilizada é condizente com o segmento?

Manter-se no topo exige melhorar com frequência, aprimorando pontos em que a empresa não é tão forte e reforçando aquilo em que é referência. Dessa maneira, é preciso equilibrar uma abordagem simpática às mudanças e inovações, mas que mantém as características basilares de sua marca.

Bitrix24: sua aliada para criar e desenvolver uma identidade corporativa forte

Notou como a identidade corporativa é algo de suma importância? Apesar da complexidade que envolve o conceito, é possível adotá-lo de várias formas, principalmente quando se tem uma plataforma com várias soluções de qualidade.

Dito isso, o Bitrix24 oferece exatamente isso: integração de diferentes ferramentas, como um sistema de CRM que gere dados com eficiência, um construtor de sites com várias opções de personalização e um grande número de canais de atendimento ao cliente.

É esse o objetivo da identidade corporativa construída pela Bitrix24: ser a base para sua empresa alcançar diferentes objetivos.

Se tem interesse em pôr em prática todas as dicas e passos mostrados, vale a pena se registrar na Bitrix24 e descobrir como uma plataforma de qualidade pode mudar sua cultura empresarial.

Grátis. Ilimitado. On-line.

O software de gestão de empresas e clientes do Bitrix24 vai te ajudar a criar a identidade necessária para o seu sucesso!

EXPERIMENTE AGORA

Perguntas Frequentes

Quais são os componentes essenciais de uma identidade corporativa forte?

Os componentes essenciais de uma identidade corporativa forte são claros e fáceis de entender, incluindo:

  • Aspectos visuais diretamente ligados à identidade, como o conjunto de cores, marcas e fontes utilizadas;

  • Linguagem padronizada, assegurando comunicação uniforme e coerente com as propostas da empresa;

  • Princípios organizacionais transparentes, refletindo uma abordagem honesta e alinhada com as melhores práticas do setor;

  • Avaliações e melhorias contínuas em diferentes serviços, setores e procedimentos da empresa.

Como as empresas modernas podem desenvolver efetivamente sua identidade corporativa?

Empresas modernas podem desenvolver efetivamente sua identidade corporativa ao alinhar sua missão, valores e cultura com as inovações tecnológicas, utilizando plataformas digitais, inteligência artificial e análises de dados para aprimorar a comunicação e o engajamento com o público. Essa abordagem tecnológica permite não apenas uma comunicação mais eficaz, mas também a personalização das experiências do cliente, reforçando a identidade e os valores da empresa no mercado digital.

Qual o papel do branding digital na formação da identidade corporativa?

O papel do branding digital na formação da identidade corporativa é possibilitar uma relação mais próxima com seus clientes, já que estes se encontram cada vez mais imersos no mundo virtual. Além disso, o branding digital amplia o leque de opções para implementar diferentes estratégias e práticas, permitindo que a empresa se adapte rapidamente às tendências e expectativas do mercado, mantendo sua relevância e visibilidade em um ambiente online em constante evolução.


Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
Cadastrar
Você pode gostar também
Sucesso com clientes
8 Motivos pelos quais o seu negócio está perdendo clientes
Gerenciamento de projetos orientado por metas
Software de gerenciamento de oportunidades grátis
Encontrando a ferramenta perfeita
Atualizado: top 7 softwares de controle financeiro para empresas
Aumentando a produtividade
O que é a automação de documentos: 9 etapas iniciais para começar
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação - Saiba mais.
Agora você está na versão lite da página. Se deseja encontrar mais informações sobre nossa política de cookies, por favor, vá para a versão completa do site.