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7 vantagens de usar um software de CRM para agências de viagens

Ariane Jaeger
23 de dezembro de 2022
Última atualização: 2 de agosto de 2024

O setor de turismo é amplo e há clientes disponíveis para todos os tipos de abordagens – esteja o foco em viagens luxuosas, de baixo orçamento, nacionais, via cruzeiros ou para o outro lado do planeta. No entanto, em qualquer uma das ênfases, o cliente é a parte-chave, e gerenciar tal conexão a partir de um software de CRM para agências de viagens é altamente indicado.

Dada a proporção de melhorias que tais programas vêm recebendo nos últimos tempos, um CRM para agências de viagens vai muito além de uma solução que permite se relacionar melhor com os clientes. Os grandes softwares prometem muito mais vantagens – e sete delas, listadas neste artigo, podem ser enormes aliadas do seu negócio. Confira ao acompanhar a leitura na íntegra e corra para experimentar!

Perguntas frequentes

O que é um software de CRM para agências de viagens?

Um software de CRM para agências de viagens é um tipo de programa que ajuda empresas do setor de turismo a gerenciar o relacionamento com o seu cliente. É normal que tais interfaces possuam recursos para armazenar os dados dos clientes e detalhes sobre o seu comportamento de compra e interações recentes – ajudando a personalizar a sua experiência e melhorar o engajamento.

Qual é o melhor sistema de CRM para agências de viagens?

O melhor sistema de CRM para agências de viagens é aquele que se encaixa nas necessidades do seu negócio. As agências de turismo devem considerar as suas particularidades e os objetivos almejados para escolherem entre as melhores alternativas do mercado. Avalie os recursos, a usabilidade, o custo-benefício, o idioma e a facilidade de implementação em sua rotina corporativa.

Por que o CRM é importante no setor de viagens?

O CRM é importante no setor de viagens para gerenciar o relacionamento com o cliente. Através dele, as agências personalizam as ofertas de pacotes turísticos aos clientes-alvo, se comunicam mais eficientemente, armazenam os dados dos clientes e controlam todo o ciclo de vendas para uma melhor tomada de decisão.

Qual é o melhor CRM para a indústria de viagens?

O melhor CRM para a indústria de viagens é aquele que:

  • Permite categorizar os clientes por preferências de destino;
  • Ajuda a visualizar o seu histórico de engajamento e comportamento de compra;
  • Apoia a criação de conteúdo digital a partir de um banco de dados inteligente e recursos acoplados de e-mail marketing e criador de páginas;
  • Possibilita o monitoramento de prospectos e a geração de formulários e relatórios on-line;
  • Possui integrações a outros softwares utilizados corriqueiramente.

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Por que a sua agência de viagens deve usar um software CRM?

A verdade é que, não importa qual seja o nicho: um CRM consegue agregar valor ao negócio ao permitir que as empresas dominem o mundo complexo – mas fundamental – do relacionamento com o cliente.

Graças ao desenvolvimento tecnológico, bem como aos esforços constantes para melhorar a experiência dos usuários, um CRM para agências de viagens nunca foi tão recomendado. Programas deste tipo, definitivamente, devem ser desbravados por sua agência de viagens por uma série de motivos – confira os principais logo a seguir:

1. O aumento nas vendas é claro

Já está mais que comprovado: o uso de um software de CRM para agências de viagens pode sim alavancar as suas vendas! Embora os motivos sejam extensos, a aptidão para criar um plano de vendas específico a partir de tal programa, assim como de coletar dados e automatizar porções do ciclo de vendas, é o que faz uma enorme diferença – gerando um impacto extremamente positivo.

Ao gerenciar o relacionamento com o cliente através de um software de CRM para agências de viagens, fica mais fácil se organizar, qualificar os leads, descobrir boas oportunidades comerciais e engajar ainda mais com os clientes. E, claro: isso leva ao aumento das vendas – trazendo mais lucratividade ao seu negócio.

2. O time de vendas ganha agilidade e produtividade

Os programas de CRM para agentes de viagens como o Bitrix24 prezam pela automação de tarefas repetitivas, reduzindo o trabalho manual e poupando o tempo precioso da sua equipe. Seja nos fluxos de trabalho automatizados, via tarefas, projetos ou aprovações – ou na automação do e-mail marketing, por exemplo.

Como consequência, os seus colaboradores se concentram em tarefas mais estratégicas e inteligentes, que realmente não podem ser automatizadas. Um bom exemplo é a produção de conteúdo de viagens de qualidade – o que não pode ser realizado por um bot focado em tarefas que se repetem.

O resultado disso? Além do fluxo de trabalho e dos processos internos melhorados, os funcionários acabam mostrando mais motivação, produtividade e entregando incríveis resultados. É por motivos como estes que um software de CRM para agências de viagens é essencial para ser competitivo atualmente – e que a sua implementação é extremamente válida!

3. Há um maior índice de retenção de clientes

O sucesso do seu negócio de turismo depende da capacidade de reter clientes. E, nesta hora, um CRM para agentes de viagens pode ser aquele apoio que você e o seu time tanto precisavam!

Graças ao conjunto de funcionalidades, nunca foi tão fácil atingir um relacionamento avançado para atrair, conquistar e manter os clientes. Com funcionalidades que apoiam o seu processo de atendimento ao cliente e monitoramento de atividades no ciclo de vendas, tenha uma visão detalhada dos seus processos comerciais e encante o consumidor!

Vale lembrar, ainda, que CRMs de qualidade, como o Bitrix24, são adequados porque são 100% personalizáveis. A solução fornece uma gama de ferramentas para analisar os dados sobre os clientes, prospectos, vendas, tendências e o mercado no geral. Isso permite que você customize as interações, acione campanhas de e-mail marketing direcionadas e cause uma boa impressão geral em cada atendimento. Explore hoje mesmo!


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4. Os dados dos clientes ficam reunidos em apenas um lugar

Na era atual, repleta de recursos tecnológicos, é inviável armazenar os dados dos seus clientes longe de um software de CRM para agências de viagens. Isso porque ter os detalhes sobre os consumidores em locais diferentes (como planilhas e folhas de papel) pode comprometer a atuação do seu pessoal – impactando não só na experiência do cliente, como também nas vendas.

Pensando nisso, ter um banco de dados centralizado para armazenar as informações dos clientes – com acesso instantâneo a partir de qualquer hora e lugar – é o ideal. Os agentes de viagens pouparão tempo durante o atendimento, melhorarão a sua abordagem ao cliente e isso trará um impacto ainda mais positivo ao seu negócio.

De preferência, alimente o seu banco de dados não apenas com as informações gerais (como nome e e-mail), como também com as interações passadas que os clientes tiveram com a sua empresa, os seus gostos pessoais e possíveis viagens ou destinos preferenciais. A longo prazo, se bem utilizados, tais dados podem ser os seus grandes aliados!

5. É possível gerar campanhas de publicidade e e-mail pensando em cada perfil de viajante

Você já parou para pensar que, ao usar um sistema CRM para agências de viagens, torna-se possível customizar a experiência do viajante a partir de suas preferências e proporcionar um atendimento ainda mais efetivo? Sobretudo, com a ajuda do banco de dados dos clientes, esta prática permite pensar em estratégias de marketing que funcionam de verdade – totalmente personalizadas.

A produção de conteúdo específico ao seu público, bem como o trabalho com campanhas de e-mail marketing que convertem, são só alguns dos exemplos de como um software de CRM para agências de viagens pode te ajudar a lidar melhor com o seu cliente e direcionar as estratégias de negócios para ele.

Você pode segmentar os clientes pensando em suas particularidades e, a partir disso, disparar conteúdos que estejam relacionados a tal gosto, tanto via publicidade paga, quanto ao compartilhar conteúdos gratuitos e enviar e-mails com links para certas landing pages, por exemplo. Divida os esforços por viagens de inverno, tropicais, de cruzeiro, por destino, tipo de experiência ou como preferir – as possibilidades são quase infinitas!

Ao notarem que os esforços estão totalmente voltados para a sua preferência, automaticamente, os clientes se inclinam a reservar uma viagem com a sua agência – ainda que eles nem sequer se deem conta de que isso está acontecendo. Quanto mais natural for o processo, melhor para o seu negócio.

Portanto, explore o quanto antes o CRM para agências de viagens de sua preferência e vença a concorrência de mercado – gerando experiências personalizadas e voltadas para o seu alvo!

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6. Fica mais fácil capturar leads realmente interessados no que você tem a oferecer

De fato, são diversas as vantagens de um software CRM para agências de viagens. No entanto, um dos pontos de maior destaque fica por conta da enorme facilidade para capturar leads a partir de uma gama de fontes – sejam eles formulários on-line em páginas de venda específicas (pensadas por destino), mensageiros instantâneos ou mesmo perfis de redes sociais. E o melhor de tudo: pensando em prospectos que realmente se interessam por aquilo que você está oferecendo.

Imagine, por exemplo, que você usou um criador de sites para gerar um portfólio de destinos de férias com clima de verão e outra página totalmente diversificada – voltada para roteiros de inverno. Quando um interessado se registrar no formulário de uma das páginas para baixar algum material ou saber mais, você já saberá exatamente o que lhe atrai – e pode firmar os vínculos com ainda mais efetividade focando em sua experiência.

Ainda, a partir do software de CRM para agências de viagens, torna-se muito mais ágil ver as atividades e movimentar os leads ao longo do funil, sobretudo se você souber usufruir o melhor de todas as possibilidades – trabalhando em conjunto com os canais de venda, o banco de dados e a automação das estratégias. Assim, vê-se que, realmente, há mais de uma razão para implementar um software de CRM para agências de viagens já!

7. A geração de relatórios em tempo real apoia a sua tomada de decisão

Se você está se perguntando quais são as vantagens de um software CRM para agências de viagens, saiba que o apoio para a tomada de decisão assertiva é um dos pontos-chave.

Pois, o monitoramento de todo o funil de vendas e dos KPIs desejados, em conjunto com a geração de relatórios inteligentes – porém, automatizados – lhe confere insights poderosíssimos sobre o que está acontecendo no seu negócio. E, a partir disso, o processo de tomada de decisão se torna otimizado – e ganha assertividade.

Com tal interface:

  • Tenha uma visão detalhada de como andam as vendas;
  • Veja se os tickets de atendimento estão terminando de forma bem-sucedida;
  • Acesse todos os detalhes sobre as interações com os clientes;
  • Cheque os negócios em andamento (por empregado/vendedor) e acompanhe o valor total de negócios onde quer que vá.

Evite tomar decisões precipitadas que podem impactar negativamente o sucesso da sua agência e olhe os detalhes calmamente junto a outros gerentes – para pensar em melhorias e traçar as novas ações. Sem dúvidas, isto te levará muito além de tornar as experiências de viagens enxutas para os seus clientes – o que é mais que merecido pelo seu negócio de turismo!

E você, está esperando o que para escolher o seu CRM para agências de viagens? Tenha em mente todas as oportunidades a partir do que foi exposto neste artigo e aproveite para aplicá-las logo na prática!


Destaque-se na indústria de viagens com a ajuda da tecnologia simplificada

O mercado está saturado e você não sabe como conquistar os clientes? Não é preciso ser o mestre em TI ou programação para contar com um software de CRM para agências de viagens e driblar a concorrência. Ofereça uma experiência de viagem aprimorada com o Bitrix24, utilizando um programa fácil de implementar e usar e rico em funcionalidades.

Explore agora mesmo este sistema CRM para agências de viagens e anote os dados dos clientes de maneira automatizada. Fora isso, planeje os conteúdos a partir de um único lugar e atenda o consumidor em múltiplos canais – com um Contact Center completo (que inclui até mídias sociais), e uma série de ferramentas simples de utilizar. Você não vai querer voltar atrás!


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